Ciências da Vida | Recursos educacionais / Educational resources
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Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação preferencialmente sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros. Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos.
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Esta coleção pode incluir cursos completos, parte de cursos, módulos, livros, artigos de investigação, fotografias, ficheiros de áudio ou de vídeo, testes, software bem qualquer outra ferramenta que potencie o acesso ao conhecimento. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e a reutilização dos conteúdos.
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Browsing Ciências da Vida | Recursos educacionais / Educational resources by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Alimentação : promoção da saúdePublication . Carapeto, Cristina; Parente, Ana Maria; Trindade, Ana JoséA relação da alimentação saudável com a prevenção da saúde; a evolução da alimentação portuguesa ao longo dos tempos; os principais erros alimentares; o álcool na alimentação. Participação da professora Maria Daniel Vaz de Almeida, da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e o dr. Vítor Barros, nutricionista.
- Alimentação : rotulagem e publicidade dos produtos alimentaresPublication . Carapeto, Cristina; Parente, Ana Maria; Trindade, Ana JoséRotulagem de produtos alimentares: rótulo alimentar / rótulo nutricional. Publicidade de produtos alimentares: a publicidade e a saúde, a publicidade dirigida a crianças e a adultos. Participação de Maria Daniel Vaz de Almeida e Pedro Graça, nutricionistas, da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
- Alimentação em ambiente escolarPublication . Moura, Ana Pinto de; Manso, Nina Vigon; Luís, S.; Barroso, I.No âmbito do curso de Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar (MCCA)/DCeT, decorreu uma peça sobre "alimentação em ambiente escolar", com a participação da responsável do projeto refeições escolares da junta de freguesia do Restelo, da responsável do HACCP/Componente Apoio Família Pré-Escolar do Município de Santarém e da Vereadora da Câmara Municipal de Santarém com emissão na RTP2 (minutos: 0:00-19:01)
- Alimentação: alimentação de idosos e adolescentesPublication . Carapeto, Cristina; Trindade, Ana José; Parente, Ana MariaA alimentação dos idosos: principais problemas e como corrigi-los. A alimentação dos adolescentes e sua relação com a saúde no presente e no futuro. Participação dos nutricionistas Cláudia Ramos e Pedro Moreira, da Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto.
- O ambiente já não está na moda?Publication . Universidade Aberta
- A célula: organização IPublication . Nicolau, Paula BacelarRecurso em formato vídeo para apoio a aprendizagem de conteúdos das ciências biológicas: "Organização celular I".
- A célula: organização IIPublication . Nicolau, Paula BacelarRecurso em formato vídeo para apoio a aprendizagem de conteúdos das ciências biológicas: “A Célula: Organização II”.
- Ciência e método científico: parte 1Publication . Nicolau, Paula BacelarRecurso em formato vídeo para apoio a aprendizagem de conteúdos das ciências biológicas: “Ciência e Método Científico: parte 1”.
- Ciência e método científico: parte 2Publication . Nicolau, Paula BacelarRecurso em formato vídeo para apoio a aprendizagem de conteúdos das ciências biológicas: “Ciência e Método Científico: parte 2”.
- Como realizar uma análise da situação alimentar e nutricional: determinantes do consumoPublication . Carapeto, CristinaO acto de nos alimentarmos desenrola-se de acordo com as regras impostas pela sociedade, o que influencia a nossa escolha alimentar. Essas regras são representadas pelas maneiras de preparar os alimentos, pela forma de apresentar os pratos e pelos rituais das refeições (como, por exemplo, os modos e as posições das pessoas à mesa, a divisão da comida entre os indivíduos, os horários estipulados, entre outros). Tudo isto contribui para que a pessoa se identifique com o alimento e também com a sua representação simbólica. Nessa relação, pode-se destacar a questão do ser humano como um ser vivo omnívoro, representado pela capacidade de comer de tudo, o que lhe dá uma suposta liberdade de escolha alimentar. Todavia, nem tudo é escolhido por ele, uma vez que o indivíduo é determinado por diversos factores, que irão pesar na decisão da escolha dos alimentos. Esses fatores podem englobar o ambiente, o qual está relacionado com os recursos disponíveis, com as relações sociais, assim como com a história individual.