Ciências da Educação | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Ciências da Educação | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 10 of 28
Results Per Page
Sort Options
- “Agir e compreender o mundo”: contributos para uma visão ampla do ato educativo. Darlinda Moreira conversa com Rui CanárioPublication . Canário, Rui; Moreira, DarlindaNesta entrevista, conduzida por Darlinda Moreira, emerge o papel pioneiro de Rui Canário, sobretudo no campo da Educação de Adultos e na sua intervenção cívica associada, mas também no que nos ensinou ao longo de gerações, mostrando que os atos, as posições e os ideários são indissociáveis dos interesses profissionais e exemplificando como as opções e princípios de vida são importantes, tanto na obra pedagógica como no desenvolvimento e afirmação do cientista social.
 - Comunidades de aprendizagem na WebPublication . Dias, PauloApresenta-se, neste artigo, uma análise das TIC e das abordagens construtivistas da educação no domínio da concepção e desenvolvimento educacional das comunidades de aprendizagem na Web. Esta análise compreende os aspectos gerais de organização das actividades nas comunidades de aprendizagem, os aspectos específicos que caraterizam a interação com os media do conhecimento e com a comunicação em rede e o desenvolvimento de estratégias para uma aprendizagem flexível e colaborativa, na criação de um curso de formação de formadores para as comunidades virtuais de aprendizagem.
 - Currículo de formação docente de 2.º CEB, professor inclusivo e gestão de diversidadesPublication . Inês, Helena; Seabra, Filipa; Pacheco, José A.O artigo resulta de uma pesquisa de doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (especialidade de Desenvolvimento Curricular), apoiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/136655/2018) e centrada na formação inicial e contínua dos professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) para a gestão curricular em resposta às diversidades, particularmente aos alunos com necessidades de aprendizagem ou incapacidades. Pretendemos analisar os normativos e as orientações que têm vindo a nortear os currículos de formação inicial e contínua de professores de 2.º CEB, problematizando esses dados face à gestão curricular e pedagógica apropriada de diversidades que atualmente caracterizam as salas de aulas do ensino regular público. Recorremos a uma metodologia de caráter interpretativo, com recursos mistos. Os dados aqui expostos foram recolhidos por pesquisa documental. Assim, apresentamos um apontamento histórico-legal sobre a formação inicial e contínua dos professores do 2.º CEB, questionamos qual o professor que a escola inclusiva do séc. XXI demanda, com consequências para a formação de que este profissional necessita com vista à gestão efetiva das diversidades, salientando o seu papel fundamental como ator curricular. A análise salienta a relação umbilical necessária entre a formação docente e o desenvolvimento de práticas mais inclusivas, assim como a convergência desses eixos numa figura emblemática do ato educativo: o professor. Nesta lógica, a tríade- formação docente, professor, gestão de diversidades- revela-se indissociável.
 - Das tecnologias da comunicação às tecnologias do pensamentoPublication . Dias, PauloO presente artigo apresenta uma breve análise do desenvolvimento das tecnologias interactivas, multimédia e hipermédia, e as suas implicações na concepção de ambientes avançados de educação.
 - Dinâmicas de construção de um ‘mega agrupamento’ de escolas: uma abordagem sistémica luhmannianaPublication . Salgueiro, João Esteves; Henriques, SusanaO texto que se apresenta parte da possibilidade de as dinâmicas de construção de um ‘mega agrupamento’ poderem fazer ressaltar elementos inovadores sustentados na produção de mecanismos autopoiéticos. Para o efeito, convoca-se a teoria dos sistemas sociais do sociólogo alemão Niklas Luhmann, numa abordagem teórica e metodológica, utilizando-se como instrumentos de recolha de dados a entrevista semidiretiva e notas de campo. Para a análise do corpus documental recorre-se ao método de análise de conteúdo.
 - A educação na sociedade da informaçãoPublication . Dias, Paulo
 - Educação para a democracia em ambiente virtual: práticas de formação docente para a aprendizagem estética e corporizada em eLearningPublication . Neves, Cláudia; Almeida, Ana Patrícia; Oliveira, Juliana Gazzinelli de; Abelha, Marta; Abrantes, PedroEste artigo apresenta resultados de um curso de formação contínua online desenvolvido no âmbito do projeto europeu AECED (Aesthetic and Embodied Learning for Democracy-as-becoming), com educadores e professores da educação pré-escolar, básica e profissional em Portugal. Assente numa abordagem centrada na Aprendizagem Estética e Corporizada para a Democracia (AELD) e ancorada na metodologia Investigação-Ação Participativa (IAP), o curso fomentou espaços de co-investigação, reflexão crítica e inovação pedagógica. A análise de dados qualitativos — provenientes de fóruns, diários reflexivos, entrevistas e propostas pedagógicas — revelou transformações no desenvolvimento de práticas democráticas e na valorização do corpo e da sensorialidade como dimensões de conhecimento. Apesar dos desafios técnicos e institucionais do eLearning, o curso potenciou a construção de comunidades de aprendizagem democráticas e colaborativas. O artigo conclui com recomendações para reforçar a acessibilidade, a usabilidade e a profundidade democrática na formação docente online, contribuindo para a consolidação de práticas educativas mais críticas, sensíveis e inclusivas.
 - Equidade e inclusão nas políticas de educação: perspetivas a partir dos relatórios de avaliação externa de escolasPublication . Seabra, Filipa; Mouraz, Ana; Abelha, Marta; Henriques, SusanaRegista-se uma centralidade crescente dos temas da equidade e inclusão em educação, e parece consolidar-se a viragem de perspetivas mais restritas sobre estes conceitos, para uma visão que entende a necessidade de os estender a todos os alunos, dando resposta à diversidade das suas características, necessidades e potencialidades. Em Portugal, o Decreto-lei 54/2018 veio plasmar essa viragem, acompanhando o que tem vindo a ser preconizado a nível internacional. Também a avaliação externa de escolas (AEE) salienta, no seu terceiro ciclo, temas relacionados com a equidade e a inclusão, incluindo no seu Quadro de Referência, referentes como a “Promoção da equidade e inclusão de todas as crianças e todos os alunos” e “Resultados para a equidade, inclusão e excelência” (IGEC, 2019). Assinalando esta convergência, e reconhecendo o papel que a AEE tem assumido em termos de indução de práticas e transformação dos discursos, apresentamos uma análise dos relatórios do terceiro ciclo de avaliação externa de escolas, salientando questões relacionadas com a equidade e inclusão. Concretamente, questionámos em que domínios do referencial se destacam as referências a estes conceitos, quais as perspetivas de equidade e inclusão presentes nestes documentos, quem são os alvos preferenciais desta preocupação com a equidade e inclusão, e que medidas adotadas pelas escolas são salientadas nos relatórios. Enriquecemos ainda a análise com uma perspetiva diacrónica, com base nos relatórios anteriores das mesmas escolas agora consideradas. Os resultados apontam para uma preocupação com estes conceitos desde o arranque da AEE e uma interpretação crescentemente aberta dos mesmos.
 - A evolução dos paradigmas educacionais à luz das teorias curricularesPublication . Correia, Ana Paula; Dias, Paulo
 - Flexibilizar a aprendizagem no ensino superiorPublication . Serrano, António; Godinho, Joaquim; Ramos, José Pires; Dias, Paulo
 
- «
 - 1 (current)
 - 2
 - 3
 - »
 
