CEMRI | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books
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Browsing CEMRI | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
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- Cinema documentário e representação da migraçãoPublication . Serafim, José Francisco; Ramos, NatáliaO cinema ficcional e documental tem dado relevo à questão das migrações e dos refugiados, um fenómeno que atinge diferentes países e sociedades. O cinema vem contribuir para a divulgação, reflexão e aprofundamento desta questão societal de grande atualidade. Através de dois filmes documentários recentes, analisou-se a questão das migrações e sua representação, em particular a imigração haitiana (Migrantes do Haiti, 2015) e boliviana (100% Boliviano, Mano no Brasil, 2013).
- Desafios da educação a distância em tempos de pandemiaPublication . Ramos, Natália; Lopes, Ana Cristina DuarteA globalização e a crescente multi/interculturalidade das sociedades, o avanço cada vez maior das tecnologias da informação e comunicação e o acesso constante a informação e a conteúdos digitais via Internet, associados ao aumento das interações social, intercultural e profissional de pessoas provenientes de culturas diversas, exigem a aquisição de novas competências académicas, profissionais, pedagógicas, tecnológicas, (inter)culturais e sociais. No primeiro triénio de 2020, o mundo foi confrontado com a pandemia da Covid-19, a qual exigiu medidas imediatas e originou desafios, mudanças, crises e tensões, com fortes impactos sociais, económicos, culturais, psicológicos e educacionais. Este problema global de saúde pública veio acentuar as já existentes desigualdades sociais, económicas, educativas e de saúde nas atuais sociedades abertas, interdependentes e transnacionais, agravando as condições socioeconómicas, sanitárias, educacionais e os riscos da população, sobretudo dos grupos mais vulneráveis, onde se incluem muitos indivíduos e famílias nacionais e migrantes, em situação de precariedade e exclusão social e cultural. Trouxe, sobretudo, grandes desafios à educação e às instituições educativas, colocando em destaque vulnerabilidades e potencialidades da comunidade educativa, das metodologias e práticas educacionais e docentes, da educação a distância, das atitudes dos estudantes e das dificuldades de acesso e domínio dos meios tecnológicos. Colocou igualmente em relevo a necessidade de formação ao nível das tecnologias de informação e comunicação, sobretudo dos professores, e de repensar novas políticas, metodologias e práxis educativas. O século XXI e, em particular, contextos complexos e adversos de educação, como os que vivemos atualmente, exigem políticas, pedagogias e metodologias abertas, dinâmicas e flexíveis, integrando a diversidade de contextos, de espaços e de culturas; o desenvolvimento de modelos pedagógicos inovadores, assentes em perspetivas interdisciplinares e novas tecnologias comunicacionais; e a implementação de mudanças metodológicas, conceptuais e tecnológicas. O contexto de pandemia e o seu impacto na educação poderão ser também analisados como uma oportunidade de reflexão, aprendizagem, mudança e evolução, sobretudo do ensino superior em Portugal, nomeadamente ao nível do ensino a distância, desenvolvendo modelos pedagógicos integrados e sustentáveis e que melhor se adaptem às realidades e objetivos das instituições educativas e promovam a qualidade, a inovação e a equidade. Poderemos ter um mundo mais rico e uma educação mais inclusiva, global e sustentável se instituições e professores estiverem mais capacitados para o desenvolvimento educacional, individual, grupal, social, (inter)cultural e tecnológico.
- A diversidade cultural na cidade: problemas e desafiosPublication . Ramos, NatáliaNo mundo global contemporâneo as questões da diversidade cultural, da mobilidade das populações e das relações interculturais estão no centro da preocupação dos Estados, das populações e da academia, vindo colocar novas questões e desafios às sociedades, às diferentes organizações e serviços, às políticas do século XXI nos diferentes sectores e à gestão das cidades e aspirações dos seus cidadãos. As políticas públicas e as cidades terão de dar resposta às problemáticas, complexidades e necessidades criadas pelas novas realidades sociais, culturais, sanitárias, educativas, familiares e políticas, resultantes nomeadamente do número crescente de populações migrantes e refugiadas que afluem às cidades e partilham espaços, atividades e o quotidiano. Tanto a globalização, como a mobilidade das populações e a urbanização, aumentaram sem precedentes os contactos entre as culturas e a coabitação entre diferentes grupos étnico-culturais e modos de vida, particularmente nas cidades, colocando grandes desafios à gestão da diversidade cultural, do espaço, das identidades e dos conflitos, bem como às necessidades e promoção da integração, qualidade de vida e bem-estar psicológico e social dos indivíduos e grupos, nacionais e migrantes.
- Educação para as relações étnico-raciais na EJAPublication . Musial, Gilvanice Barbosa da Silva; Moreira, Darlinda; Oliveira, Cristiane Coppe de
- Educational and cultural challenges: digital technologies in higher educationPublication . Ramos, Natália; Lopes, Ana Cristina Duarte; Paulos , Liliana; Merrill , Barbara; Valadas , Sandra; Galimberti , Andrea; Fragoso , AntónioIn the last decade we’ve been observing several changes in education, namely the introduction of a more open and digital education, aligned with the transformation of society, today more global and technological. Another significative change that has been observed in the past decades is the transformation into a multicultural society strongly characterized by increased migration, what brought a lot of challenges regarding intercultural communication, integration and interpersonal and intercultural relations.The inclusion of technology helps minimize these impacts facilitating intercultural communication, and also allowing greater cross-cutting accessibility to the education of the various students around the world regardless of their country of residence, as long as they can access to a computer and internet connection. The objective of this article is to analyze the impacts of the use of digital technologies. By including technology, in the pedagogical model, we are taking advantage of the information society and solidifying the relations between knowledge and society, improving social integration and intercultural relations, as well as developing a more open, inclusive, digital and networked education. Higher Education must be open and inclusive at all levels and for all students who attend it.
- Ficções do real no documentário Era o Hotel Cambridge (Eliana Caffé, 2016)Publication . Serafim, José; Andrade, Regina; Ramos, NatáliaO texto tem por objetivo analisar o documentário realizado em 2016 pela cineasta brasileira Eliana Caffé, Era o Hotel Cambridge, do ponto de vista sobretudo do real e da ficção, tendo em vista a hibridização de géneros proposta pela cineasta. Caffé na sua longa-metragem mistura atores profissionais e sociais entrelaçando histórias de migrantes e refugiados que se encontram vivendo naquele que outrora foi um hotel de luxo na região do centro da cidade de São Paulo, o Hotel Cambridge. Por razões diversas, encontram-se todos em situação de vulnerabilidade psicossocial e têm neste espaço coletivo, uma das poucas possibilidades de ter uma moradia, bem como alimentação, além de poderem compartilhar histórias e vivências que vão desde a de refugiados da guerra no Congo a sírios que foram obrigados a abandonar o seu país. O filme apresenta igualmente a situação de brasileiros, sobretudo nordestinos, que migram dos seus locais de origem em busca de melhores condições de vida, vendo essa possibilidade na grande cidade. Na sua vertente sociopolítica, apresenta os diversos movimentos e ONGs envolvidas na luta pelo direito à moradia, e o problema do abandono do centro da cidade de São Paulo e a ocupação por pessoas “sem-teto”. São muitos os temas assinalados no filme de Eliana Caffé. Neste texto, são sobretudo abordadas questões vinculadas à representação da pobreza, à vulnerabilidade e sofrimento psicológico destas pessoas, a sua luta por um espaço de moradia e de dignidade, como também a relação e imbricação entre o real e o ficcional.
- A perspetiva dos profissionais de saúde sobre a influência cultural nos cuidados de mães angolanas aos recém-nascidosPublication . Tavares, Elsy; Ramos, NatáliaEstima-se que 56 milhões de crianças com menos de cinco anos venham a morrer entre 2018 e 2030, 80% dessas mortes devendo ocorrer no sul da Ásia e na África subsaariana. Desses 56 milhões de crianças, 28 milhões serão recém-nascidos (UNIGME, 2018). Angola encontra-se na cauda da tabela, a nível da mortalidade infantil mundial (WHO, 2017). Torna-se prioritária a assistência à saúde das mães e das crianças e a formação dos profissionais de saúde, de modo a que as suas intervenções junto daquelas e dos recém-nascidos sejam efetivas e de qualidade, no sentido de melhorar a saúde e reduzir os índices de mortalidade neonatal em Angola. O estudo deu voz aos profissionais de saúde que trabalham diariamente junto das mães e recém-nascidos em Angola e que conhecem o contexto cultural e de saúde da população, bem como as vicissitudes e vulnerabilidades existentes. Teve como objetivo analisar a influência cultural nos cuidados das mães angolanas aos recém-nascidos e as estratégias em saúde na perspetiva de profissionais de saúde angolanos, que exercem funções diretamente com mães e recém-nascidos, no sector público de saúde da cidade de Luanda, através de um estudo descritivo, exploratório e transversal que tem por base uma metodologia de cariz qualitativa. Com este estudo pretendeu-se sensibilizar para o tema, estimular a reflexão sobre cuidados culturalmente competentes e impulsionar estratégias e políticas por parte dos responsáveis políticos e da saúde relativamente à promoção da educação e literacia em saúde e ao desenvolvimento de medidas com vista à formação dos profissionais de saúde no país, bem como à melhoria do acesso à saúde e à qualidade na prestação de cuidados.
- Representação da migração e do trabalho no cinema documentárioPublication . Ramos, Natália; Ramos, Maria Conceição; Serafim, José Francisco; Serafim, José Francisco; Coelho , Sandra Straccialano; Carvalho, Ludmila Moreira MacedoAs questões relacionadas com os processos migratórios não são recentes e a mobilidade populacional através do mundo sempre ocorreu ao longo dos tempos, sendo bastante diversos os motivos que fazem com que indivíduos e famílias decidam viver noutro local que não aquele onde nasceram. A crise social e política atual, bem como as catástrofes ambientais e os conflitos políticos, étnicos e armados que o mundo enfrenta têm intensificado os fluxos migratórios, sobretudo no contexto europeu, particularmente em Portugal, pelo que muito se tem escrito e discutido sobre esta temática, incluindo a produção de filmes sobre migrações internacionais, esta constituindo uma problemática fundamental da globalização da interculturalidade e da contemporaneidade. O texto traz uma reflexão sobre a questão do binómio migração e trabalho e a sua representação através do cinema documentário. Alguns filmes documentários realizados no mundo e em Portugal nestes últimos anos, procuram representar a situação vivenciada por migrantes nas suas variantes e/imigração. A título de exemplo, o filme documentário “Lisboetas” (Sérgio Tréfaut, 2004) visa contribuir para a elaboração de uma discussão sobre a complexa questão do deslocamento de pessoas que, por razões muito variadas, se veem obrigadas a deixar os seus países de origem em busca de melhores condições de vida e de trabalho em países de acolhimento, designadamente em Portugal.
- Tecnologias digitais na comunicação e na integração educacional e intercultural: desafios globais contemporâneosPublication . Ramos, Natália; Lopes, Ana Cristina DuarteEm 2020, com o surgimento da pandemia COVID-19, o mundo foi confrontado com mudanças drásticas que originaram desafios, transversais à sociedade. Evidenciaram-se desigualdades sociais existentes entre países e nos países, com maior reflexo nos grupos mais vulneráveis, em situação de pobreza ou migração. Estes desafios refletiram-se particularmente na área da educação, salientando-se as vulnerabilidades do modelo educativo existente. Face a uma crise sem precedentes, destacaram-se as potencialidades decorrentes do uso das tecnologias digitais, da adaptação da comunidade educativa, assim como, a resiliência de docentes e estudantes. Este texto acentua a importância do uso das tecnologias digitais, enquanto facilitadoras da integração educacional e intercultural. Numa era de globalização e crescente multi/interculturalidade assente numa evolução tecnológica sem precedentes, o in(sucesso) do ensino, da aprendizagem e da sociedade, dependem da definição de políticas, metodologias abertas, inclusivas e flexíveis, que integrem a diversidade social e cultural em que vivemos, e, sejam adaptáveis a situações adversas e atípicas. Aproveitar estas mudanças e ensinamentos para desenvolver políticas sustentáveis, poderá não só ajudar a ultrapassar a crise atual, como a prepararmo-nos para novas adversidades futuras, diminuindo as desigualdades e tornando o ensino cada vez mais inclusivo e de qualidade.