CEMRI | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CEMRI | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books by Title
Now showing 1 - 10 of 96
Results Per Page
Sort Options
- Adolescentes imigrantes brasileiros no contexto escolar de Portugal: representações sociais e vivências psicoafetivas em contexto interculturalPublication . Coutinho, Maria da Penha de Lima; Ramos, NatáliaO vivenciar de situações de stresse, entre outras, derivadas do processo migratório e intercultural, envolve momentos de desorganização nas esferas afetivas e sociais e pode favorecer a emersão da Síndrome da Depressão, distúrbio psicoafetivo que pode afetar a integração e desenvolvimento dos adolescentes imigrantes. Os adolescentes migrantes além da crise vital própria da fase de desenvolvimento, enfrentam outras crises, em particular a incerteza quanto ao grupo de afiliação ou quanto ao significado da sua pertença ao grupo e é neste cenário que as instituições de ensino se apresentam como elo de inclusão ou exclusão social. Este estudo objetivou investigar os distúrbios psicoafetivos, em particular a depressão em adolescentes brasileiros migrantes, inseridos no contexto educacional de Portugal. A amostra foi constituída por 490 adolescentes, desses 82, eram migrantes brasileiros, com idade entre os 12 e os 17 anos. Nessa investigação foram utilizados os instrumentos: Inventário da Depressão Infantil (CDI) e a Associação Livre de Palavras. O material recolhido pelo CDI foi processado pelo software SPSS (versão, 13) e os dados da Associação Livre de Palavras processados pelo software Tri-Deux-Mots e analisados pela Análise Fatorial de Correspondência. Os resultados do CDI apontaram um índice epidemiológico de 22%. Também, através da análise das associações livres de palavras a depressão foi ancorada nas esferas psicoafetiva e físico/orgânica e fez emergir campos semânticos constituídos pelos elementos seguintes: problemas de relacionamento, dificuldade de aprendizagem, comportamentos de isolamento e anti-sociais (irritabilidade e agressão), ideias de suicido e morte. A tristeza e o pessimismo emergem como elementos figurativos desencadeados pela carência afetiva e pelo sentimento de rejeição. Espera-se que estes resultados venham auxiliar na elucidação etiológica da depressão em adolescentes migrantes, assim como, na compreensão da complexidade de fatores intervenientes no desenvolvimento, inclusão escolar e social e sucesso educativo dos jovens originários de outras culturas em contexto migratório.
- Antropologia filmica e pesquisa em saúdePublication . Serafim, José Francisco; Ramos, NatáliaA utilização da imagem em movimento na pesquisa em Saúde vem colocar desafios e mudanças ao nível da observação direta e diferida, da descrição e da linguagem, da análise e da comunicação, fornecendo importantes contributos para o desenvolvimento do conhecimento, tanto ao nível da pesquisa como no âmbito da intervenção e formação em saúde.
- Anúncio da deficiência da criança: experiências vivenciadas pelas famílias e melhoria de procedimentos profissionaisPublication . Gronita, Joaquim; Ramos, NatáliaO nascimento de uma criança implica sempre a readaptação dos que a rodeiam, principalmente do seu sistema familiar. Este capítulo incide sobre o estudo do subsistema parental, de forma mais incisiva das tríades mãe-pai-filho, de pais biológicos com crianças com deficiência, que constituíram uma família. Procurámos compreender aspetos da experiência subjectiva, relacional e emocional vivenciada nos primeiros momentos e os processos comunicacionais ocorridos, apresentando uma análise teórico-conceptual e empírica sobre o anúncio da deficiência da criança e o impacto e significado desta informação ao nível parental e familiar. O anúncio da deficiência da criança implica dificuldades acentuadas tanto para os profissionais de saúde como para as famílias. A vivência dos pais revela um impacto emocional acentuado e dificuldades em lidar com a situação, implicando um processo de adaptação. Também analisámos o impacto dos atos de comunicação dos médicos, teoricamente e com a apresentação de dois estudos empíricos. existem recomendações para as práticas profissionais, que nem sempre se traduzem em competências. Empiricamente, são apresentados dois estudos um que analisa a vivência emocional dos pais, outro as dimensões do comportamento dos médicos na altura em que falam com os pais dos problemas dos filhos, pela primeira vez. Finalmente, o enquadramento teórico-científico exposto, decorrem implicações para as práticas profissionais e recomendam-se procedimentos profissionais que são desenvolvidos neste capítulo.
- Apresentação. A voz dos avós: família e sociedadePublication . Ramos, NatáliaApresentação de questões relacionadas com a família, a sociedade, o envelhecimento e as relações intergeracionais, nomeadamente entre avós e netos.
- Avós e interculturalidade: “o que ensina e aprende com os netos”?Publication . Azambuja, Rosa Maria da Motta; Rabinovich, Elaine; Ramos, NatáliaTrata-se de um estudo empírico, de caráter exploratório, qualitativo e intercultural realizado em contextos culturais diferentes a partir de entrevistas semi-estruturadas e abertas a avós brasileiras, portuguesas e são-tomenses. Através de uma abordagem ecológica e comparativa, foi analisada a convivência entre avós e netos, procurando compreender-se o tempo que as avós dedicam ao cuidado dos netos, os impactos no modo de vida familiar e identificar o que ensinam e aprendem com os seus netos/as, tendo como base a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (Bronfenbrenner).
- Avós e netos face às tecnologias de informação e comunicaçãoPublication . Azambuja, Rosa Maria da Motta; Ramos, NatáliaApresentação de uma revisão da literatura científica e de pesquisa empírica sobre o tema da relação avós e netos diante das novas tecnologias, tentando compreender a importância das tecnologias de informação e comunicação para netos e avós, a relação dos avós que acompanham o crescimento dos netos por meio do espaço virtual e o modo dos netos compartilharem com os avós as novas tecnologias.
- Avós: memória e patrimônio cultural na região dos AçoresPublication . Silva, Ana Isabel Mateus daApresentamos neste texto cantilenas que foram contadas ás crianças para adormecer e contos que eram contados nos serões de inverno pelos avós, especialmente durante a matança do porco e no esgalhar do milho, que recolhemos na ilha de São Miguel, Açores.
- Canções, ritmos e gestos de embalar: tecendo vínculos, afetos e relações de alteridadePublication . Ramos, NatáliaNos horizontes e espaços de alteridade, vislumbram-se diferentes rostos, sujeitos e interfaces, tecem-se subjetividades, vínculos, afetos e identidades, relações objetais, interpessoais, comunicacionais, intrafamiliares, intergeracionais e de alteridade muito precoces entre a mãe e a criança e outros familiares e cuidadores. Constrói-se um valioso património e espaço relacional, transicional, familiar, psicoafetivo, terapêutico, educacional, cultural, musical e poético, onde vozes, ritmos e gestos de embalar desempenham um papel estruturante e função fundamental para o bem-estar, a saúde e o desenvolvimento psíquico e físico do ser humano. As canções de embalar, de "acalentar", de "ninar", como são designadas nos países lusófonos, particularmente em Portugal e no Brasil, "lullaby songs", nos países anglófonos, "berceuses", nos países francófonos, são melodias e cantos milenares transmitidos de geração em geração, sobretudo através da cultura oral, no seio das famílias pelas gerações femininas, mães e avós, constituindo reportório ancestral cultural, psicológico e afetivo estruturante e enraizado no imaginário individual e coletivo, nas práticas de cuidados, de educação e de desenvolvimento infantil e na relação afetiva da díade adulto-criança. Em Portugal e através dos tempos e dos diferentes lugares do planeta, constituem espaços e expressão de afeto, proteção, segurança, criatividade, alteridade, vinculação e sensibilidade individual e familiar, bem como elementos da cultura e tradição de cada sociedade. A música, o canto, os ritmos sonoros, são importantes meios expressivos, subjetivos e interativos, fundamentos de uma comunicação primária, precoce e universal, sendo que o ambiente sonoro-musical acompanha a vida humana desde o nascimento e ainda no útero materno. O ambiente sonoro e rítmico faz parte do meio que nos rodeia desde muito cedo: absorvemo-lo de forma inconsciente, antes mesmo do nascimento, no útero, no ventre materno, pois o ambiente acústico uterino constitui um universo sonoro único e rico, que proporciona ao feto uma grande diversidade de sons externos e internos. Cada um traz em si, desde a sua existência, a memória do coração materno, e este batimento regular produz uma sensação de segurança, de reencontro e de bem-estar físico e psíquico. Na cultura portuguesa valoriza-se a importância dos cantos, ritmos e gestos de embalar, deste envelope sonoro e postural, nas atividades de maternagem, na relação entre o eu e o outro, nas interações e comunicação precoce, proporcionando um espaço afetivo, de cuidado, de desenvolvimento psicoemocional, cognitivo, físico e social, de harmonia e de reconforto, de construção e transmissão psíquica, cultural e intergeracional.
- Cinema documentário e representação da migraçãoPublication . Serafim, José Francisco; Ramos, NatáliaO cinema ficcional e documental tem dado relevo à questão das migrações e dos refugiados, um fenómeno que atinge diferentes países e sociedades. O cinema vem contribuir para a divulgação, reflexão e aprofundamento desta questão societal de grande atualidade. Através de dois filmes documentários recentes, analisou-se a questão das migrações e sua representação, em particular a imigração haitiana (Migrantes do Haiti, 2015) e boliviana (100% Boliviano, Mano no Brasil, 2013).
- Cinema documentário, memória, política e exílio: vivências no femininoPublication . Serafim, José Francisco; Ramos, Natália