CEMRI | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books
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- Le monde enchanté de l’apaisement et de l’endormissement au PortugalPublication . Ramos, NatáliaDans une perspective ethnopsychologique, interculturelle et comparative, sont présentées des représentations et des pratiques de soins, de protection et de santé aux jeunes enfants dans la famille et la culture portugaises, liés notamment aux rituels et aux soins de maternage pour endormir et apaiser les jeunes enfants.
- A metamorfose dos mitos n' O conquistador (1990) de Almeida FariaPublication . Sequeira, Rosa MariaEste artigo analisa o romance de Almida Faria, O conquistador, que funde num só, o mito europeu de Don Juan e o sebastianismo, mito português de relevância na cultura portuguesa.
- Contribuição do método fílmico para o estudo das representações sociais: perspectivas teóricas e de pesquisaPublication . Ramos, NatáliaO capítulo salienta a importância, as especificidades e as vantagens do método fílmico, da utilização da imagem e das técnicas audiovisuais, no domínio das ciências sociais e estudos inter/transculturais, nomeadamente no estudos das representações e atividades sociais, das práticas educativas e rituais, dos estilos relacionais e comunicacionais, na comparação inter/transcultural e na análise da comunicação verbal e não verbal. Destaca, igualmente, aspetos históricos, técnicos e éticos relacionados com esta metodologia.
- Dom João Tenório na modernidade : remitificação ou desmistificação?Publication . Sequeira, Rosa MariaEste artigo discute a tese de que no século XX o mito literário teria desaparecido e sido substituído por um tipo, o caçador de mulheres,fazendo uma revisão das obras do donjuanismo português do século XX.
- Migração, aculturação e saúdePublication . Ramos, NatáliaO capítulo analisa questões, processos, dinâmicas e modelos conceituais interculturais e migratórios, assim como problemas individuais e coletivos que se colocam ao indivíduo e família em contexto migratório, através de uma abordagem sistémica e do recurso a investigações nacionais e internacionais. São aprofundados contextos e políticas, vulnerabilidades e problemas psicossociais e de saúde mental e física que afetam a criança, o adulto e a família migrante, bem como as modalidades de aculturação psicológica e de adaptação. São discutidas estratégias e políticas promotoras da inclusão, saúde psíquica e somática, qualidade de vida e bem estar psicológico e social dos indivíduos e das famílias migrantes.
- Interculturalidade e comunicação nos cuidados de saúdePublication . Ramos, NatáliaO capítulo analisa e discute as questões da multiculturalidade, das relações interculturais, da comunicação e da gestão da diversidade cultural na sociedade e nos cuidados de saúde. Analisa os desafios teóricos, metodológicos e éticos colocados pelo paradigma intercultural ao nível da investigação e da intervenção, nomeadamente em saúde. Aprofunda as questões culturais e comunicacionais no domínio da saúde, bem como as dificuldades e problemas relacionais, comunicacionais e interculturais que se colocam aos utentes/doentes migrantes e de minorias étnico/culturais e aos profissionais face à diversidade cultural em contexto de cuidados de saúde.
- Depressão, migração e representações sociais no contexto escolar de PortugalPublication . Coutinho, Maria da Penha de Lima; Franken, Ieda; Ramos, NatáliaO capítulo versa sobre a temática da depressão e migração na criança e adolescente, no contexto escolar em Portugal, através do recurso à teoria das representações sociais.
- Crianças e famílias em contexto migratório e intercultural: desafios às práticas e políticas educacionais, sociais e de cidadaniaPublication . Ramos, NatáliaNa atualidade, as questões da diversidade cultural, da mobilidade das populações e das relações interculturais são da maior importância no contexto do mundo globalizado, estão no centro das preocupações da maioria dos Estados, vindo colocar novos desafios à sociedade e às políticas do século XXI nos diferentes sectores, em particular no domínio educacional e intercultural. O paradigma intercultural vem desafiar os paradigmas tradicionais em educação, introduzir a pluralidade, a heterogeneidade, a complexidade, a multi/interdisciplinaridade na pesquisa e intervenção em educação, implicando um novo reposicionamento metodológico e epistemológico, nomeadamente, ao nível da educação e da comunicação intercultural. Através de uma perspetiva multidimensional e intercultural e de investigações teóricas e empíricas, são analisados os múltiplos fatores que afetam as representações e as práticas relativas à educação e comunicação interculturais, à integração social e educacional das famílias e crianças migrantes, destacando-se factores de risco e de vulnerabilidade e, ainda fatores promotores de inclusão, de desenvolvimento e sucesso educativo. São igualmente analisadas estratégias e políticas que promovem a inclusão, a igualdade de oportunidades, o diálogo intercultural e o acesso à cidadania, nomeadamente dos grupos minoritários, em especial, das crianças migrantes e das suas famílias em tempos de grande mobilidade, multiculturalidade e globalização.
- Migração, qualidade de vida e saúde mental: um estudo com brasileiros migrantesPublication . Franken, Ieda; Coutinho, Maria da Penha de Lima; Ramos, NatáliaO capítulo é dedicado ao fenómeno da migração internacional e suas implicações na qualidade de vida e na saúde mental de imigrantes brasileiros residentes na cidade de Genebra, Suíça.
- Cultura e desenvolvimento: da saúde aos direitos humanosPublication . Ramos, NatáliaO texto destaca como nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, as mais variadas formas de desigualdades sociais, de pobreza, de exclusão e de atentados aos direitos humanos, bem como diversas problemáticas familiares, socioculturais, ambientais, políticas e sanitárias, têm perturbado e estão a afetar o desenvolvimento e a saúde dos indivíduos e das famílias, em particular da criança, multiplicando os fatores de risco, de doença e de mortalidade e agravando a qualidade de vida e bem-estar psicológico, social e físico das crianças, dos adultos e das famílias.