CEMRI | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books
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- Educational and cultural challenges: digital technologies in higher educationPublication . Ramos, Natália; Lopes, Ana Cristina Duarte; Paulos , Liliana; Merrill , Barbara; Valadas , Sandra; Galimberti , Andrea; Fragoso , AntónioIn the last decade we’ve been observing several changes in education, namely the introduction of a more open and digital education, aligned with the transformation of society, today more global and technological. Another significative change that has been observed in the past decades is the transformation into a multicultural society strongly characterized by increased migration, what brought a lot of challenges regarding intercultural communication, integration and interpersonal and intercultural relations.The inclusion of technology helps minimize these impacts facilitating intercultural communication, and also allowing greater cross-cutting accessibility to the education of the various students around the world regardless of their country of residence, as long as they can access to a computer and internet connection. The objective of this article is to analyze the impacts of the use of digital technologies. By including technology, in the pedagogical model, we are taking advantage of the information society and solidifying the relations between knowledge and society, improving social integration and intercultural relations, as well as developing a more open, inclusive, digital and networked education. Higher Education must be open and inclusive at all levels and for all students who attend it.
- Intervenções em saúde mental para estudantes universitáriosPublication . Ramos, Natália; Costa, Maria Samara; Franken, Ieda; CCTA, Universidade Federal da Paraíba/UFPB, João Pessoa, BrasilO capítulo tem por objetivo apresentar e caracterizar diferentes ações de assistência à saúde mental de alunos da Universidade Federal da Paraíba/UFPB realizadas por docentes e discentes vinculados ao Projeto de Extensão sobre “Assistência Psicológica aos alunos do Campus I da UFPB” e a adultos jovens da comunidade em geral, projeto iniciado no ano de 2010, bem como principais metodologias de trabalho e modalidades de atendimento. Ainda hoje as instituições de ensino superior, designadamente brasileiras carecem da constituição de espaços destinados a compreender e a dar resposta às principais dificuldades vivenciadas pelos estudantes e assim atuarem na prevenção de situações que podem contribuir para o sofrimento psicológico, adoecimento do estudante ou agravamento de riscos psicossociais e quadros psicopatológicos pré-existentes à entrada da universidade. O texto acentua ainda a necessidades das instituições do ensino superior terem em conta as vulnerabilidades e os sofrimentos psíquicos de seus discentes, de modo a construir e divulgar estratégias institucionais que apoiem e orientem os estudantes a lidar com os múltiplos desafios e riscos que a vivência e adaptação no ensino superior possam acarretar, e assim, promovam o seu desenvolvimento, saúde mental e bem-estar, assim como a necessidade da implementação de intervenções e medidas de prevenção específicas para o contexto em questão.
- Perspectivas Comunicacional, (Inter) Cultural e Educacional e Competências na Promoção da Saúde Sexual e na Prevenção da Sífilis e outras IST em Contextos InterculturaisPublication . Ramos, Natália; Lacerda, Juciano; Sousa, Suelayne; Almeida, Anderson; SEDIS-UFRNO diálogo multi/interdisciplinar e holístico entre saúde, comunicação e cultura coloca novos paradigmas e desafios estratégicos, políticos, teóricos, metodológicos e éticos na prevenção, informação, educação, comunicação e promoção em saúde, assim como acentua a necessidade de desenvolver competências diversificadas e adequadas neste âmbito, nomeadamente comunicacionais e interculturais. Revela-se importante que pesquisadores, decisores políticos, profissionais e gestores da área da saúde tenham em conta as dimensões comunicacional, cultural, socioeconômica e política entre os fatores que determinam, promovem ou minimizam a qualidade e as desigualdades em saúde das populações nacionais, migrantes ou de minorias étnico-culturais, designadamente no âmbito da saúde sexual e das IST, como é o caso da sífilis. São necessários mais estudos relativos à sexualidade, sobretudo nas comunidades migrantes e de minorias étnico-culturais, para um conhecimento mais aprofundado dos comportamentos sexuais e das medidas preventivas mais adequadas, designadamente ao nível das IST, em particular da sífilis.
- Conflitos interculturais no espaço europeu: perspetivas de prevenção e intervençãoPublication . Ramos, NatáliaA gestão da mobilidade humana, da diversidade cultural e da comunicação intercultural coloca desafios aos Estados, aos diferentes organismos nacionais e internacionais, aos migrantes e minorias, à sociedade em geral, bem como aos profissionais que trabalham nos vários setores de atividade. Ela implica um novo reposicionamento metodológico, epistemológico e ético ao nível da pesquisa, formação e intervenção no domínio das relações interculturais, sendo importante conhecer contextos, identificar conflitos e desenvolver competências interculturais em todos os que vivem na sociedade multicultural, nomeadamente europeia. O encontro intercultural, as relações entre o Eu e o Outro são influenciados por representações sociais, por estereótipos, preconceitos, projeções culturais, ideológicas e políticas. Estes elementos têm importância quer na aceitação/inclusão ou na discriminação/exclusão da diferença, do estrangeiro; quer na anulação ou valorização da identidade do Outro e da alteridade; quer na saúde e bem-estar, ou no sofrimento e doença; quer, ainda, nos conflitos e violência nas relações interculturais, entre maiorias e minorias. O encontro intercultural inscreve-se num movimento de confrontação com a alteridade e é fonte de enriquecimento, desenvolvimento e criatividade, mas igualmente de ambivalências, crises, tensões e conflitos. Torna se importante a identificação, compreensão e diminuição dos conflitos interculturais, o desenvolvimento de atitudes, comportamentos e competências, bem como a implementação de políticas públicas adequadas, tendo em vista gerir a diversidade cultural e a complexidade das relações interpessoais, intergrupais e interculturais e a prevenção dos conflitos daí decorrentes.
- Políticas e estratégias de coesão económica, social e territorial para um desenvolvimento sustentávelPublication . Ramos, Maria da Conceição Pereira; Patricio, OlívioO desenvolvimento sustentável assume importância crescente na promoção de inovadoras respostas económicas e sociais e de um novo diálogo entre a economia e a sociedade e a sociedade e o planeta. Segundo a “Estratégia Europeia 2020”, a União Europeia deve estabelecer três prioridades que se reforçam mutuamente: o crescimento inteligente, mediante uma economia baseada no conhecimento e na inovação, melhorando a qualidade e a eficiência da educação e formação; o crescimento sustentável, através de uma economia mais eficiente em termos de utilização dos recursos, ou seja, mais ecológica; e o crescimento inclusivo, fomentando uma economia com níveis elevados de emprego que assegure coesão social e territorial e promova a equidade na distribuição dos recursos e serviços, bem como a cidadania ativa. O despovoamento das regiões periféricas e o desinvestimento territorial destes espaços colocam em causa o seu desenvolvimento sustentável nas dimensões económica, social, cultural e ambiental. Para implementar o desenvolvimento local sustentável, há que satisfazer necessidades básicas e melhorar a qualidade de vida, economia e emprego, inclusão social e administração democrática territorial, que evite o êxodo das populações, e repensar as políticas públicas de desenvolvimento e a intervenção do poder local. A economia social, o meio ambiente, a diversidade cultural, o desenvolvimento local, a governação, a eficiência, a inovação e a justiça social são componentes do desenvolvimento sustentável. Os impactos ambientais são uma preocupação central ao nível europeu e mundial, assumindo particular importância nos meios urbanos. A adoção de estratégias de desenvolvimento sustentável e de turismo sustentável suscita a consideração das relações entre educação, ambiente e responsabilidade social. Há que fomentar um crescimento sustentado centrado na economia “verde”, no emprego, na qualidade do trabalho e do ambiente, que promova a coesão social, económica e territorial. Um desenvolvimento sustentável e duradouro implica repensar as políticas e estratégias que contemplem as peculiaridades e singularidades territoriais e cumprir as agendas nacionais e europeias que adotam o modelo de sustentabilidade económica, social e ambiental.
- Migrações, desenvolvimento e dinâmicas locais e regionaisPublication . Ramos, Maria da Conceição PereiraO estudo das migrações e da sua relação com o desenvolvimento adquiriu grande importância com o processo de globalização em curso, visível nas preocupações de muitos organismos internacionais como a OCDE e as Nações Unidas, bem como de investigadores. No entanto, não tem ainda o lugar que merece na reflexão científica, sobretudo ao nível regional e local, nomeadamente em Portugal. O texto pretende contribuir para esta reflexão e para uma melhor integração das migrações nas estratégias e políticas de desenvolvimento, sobretudo locais e regionais.
- Espaços e tempos da(s) cultura(s) do mar: perspectivas e desafios sociais, interculturais e de saúdePublication . Ramos, NatáliaOs tempos e os espaços das comunidades marítimas, a vida social, económica e cultural das populações ligadas ao mar regem-se por representações, rituais, comportamentos, estilos de vida e atividades, as quais dão lugar, não só a modos de pensar e agir próprios dos indivíduos e dos grupos que a constituem, como também, promovem práticas e contextos, mais ou menos favoráveis à saúde, segurança e proteção. No mundo, nomeadamente em Portugal e no Brasil, a atividade piscatória constitui um trabalho perigoso, tanto no que diz respeito à saúde, quanto à segurança, comportando diversos riscos (físicos, psíquicos, químicos, biológicos e ergonómicos) e onde ocorre um elevado número de doenças e de acidentes, frequentemente fatais. Em relação à proteção, à educação e ao desenvolvimento das comunidades marítimas, à defesa do seu patrimônio cultural e ecológico-ambiental, e para um desenvolvimento mais sustentável há ainda muito a fazer. Sobretudo, no que diz respeito à saúde e segurança no trabalho das populações marítimas, à proteção social, qualificação profissional e remuneração, em particular, dos pescadores artesanais, em suma, ao desenvolvimento em geral, à qualidade ambiental e à melhoria das suas condições de vida. Realça-se a conexão existente entre clima e cultura e, em particular, defende-se o reconhecimento da importância do mar dos pontos de vista ambiental, socioeconómico e cultural e a necessidade de desenvolvimento de estratégias e políticas públicas adequadas que respeitem as necessidades e a importância das comunidades marítimas. Tendo Portugal, como o Brasil, ricas e diversificadas zonas costeiras, amplas áreas marítimas e uma grande riqueza ambiental, é prioritário o investimento nesta área ao nível da intervenção e da pesquisa, a promoção de pesquisas multi/interdisciplinares, sobretudo, no domínio educacional, ambiental e da saúde, onde os estudos são ainda reduzidos.
- Educação ambiental, empregos verdes e sustentabilidadePublication . Ramos, Maria da Conceição PereiraAs alterações climáticas constituem um dos maiores desafios do século XXI e as suas respostas devem ser integradas em estratégias nacionais e internacionais. A degradação ambiental, percebida pelo desequilíbrio ecológico e a desigualdade social advindas do processo de desenvolvimento socioeconômico impuseram à população mundial um ônus incalculável. O processo das alterações climáticas e as múltiplas catástrofes naturais, como as secas ou as enchentes, bem como, a longo prazo, a desertificação ou a subida do nível médio da água do mar, forçam milhões de pessoas a deslocarem-se. O desenvolvimento sustentável reduz a vulnerabilidade a catástrofes ambientais e alterações climáticas, podendo esta redução atenuar um dos importantes problemas atuais, o da migração forçada, ou o dos chamados refugiados ambientais. A participação dos especialistas das diferentes ciências humanas e sociais é essencial para a promoção do desenvolvimento sustentável, havendo muito a fazer, nomeadamente, nos domínios da conscientização ambiental, da educação e da formação. O texto chama a atenção para a necessidade de uma educação multidisciplinar que busque uma consciência ambiental, valores cooperativos relacionados à sustentabilidade e ao bem-estar social, económico e ambiental. Tendo em conta este objetivo, o texto defende que o sistema educacional precisa fazer frente à necessidade de desenvolvimento de competências na área ambiental. Destaca igualmente a necessidade de um novo paradigma económico, uma economia multidimensional que reconheça a paridade entre os diferentes pilares do desenvolvimento sustentável, em que o bem-estar social, o econômico e o ambiental sejam inseparáveis para construir um mundo mais igualitário, culturalmente diverso e ecologicamente viável.
- A diversidade cultural na cidade: problemas e desafiosPublication . Ramos, NatáliaNo mundo global contemporâneo as questões da diversidade cultural, da mobilidade das populações e das relações interculturais estão no centro da preocupação dos Estados, das populações e da academia, vindo colocar novas questões e desafios às sociedades, às diferentes organizações e serviços, às políticas do século XXI nos diferentes sectores e à gestão das cidades e aspirações dos seus cidadãos. As políticas públicas e as cidades terão de dar resposta às problemáticas, complexidades e necessidades criadas pelas novas realidades sociais, culturais, sanitárias, educativas, familiares e políticas, resultantes nomeadamente do número crescente de populações migrantes e refugiadas que afluem às cidades e partilham espaços, atividades e o quotidiano. Tanto a globalização, como a mobilidade das populações e a urbanização, aumentaram sem precedentes os contactos entre as culturas e a coabitação entre diferentes grupos étnico-culturais e modos de vida, particularmente nas cidades, colocando grandes desafios à gestão da diversidade cultural, do espaço, das identidades e dos conflitos, bem como às necessidades e promoção da integração, qualidade de vida e bem-estar psicológico e social dos indivíduos e grupos, nacionais e migrantes.
- Pesquisa fílmica antropológicaPublication . Ramos, NatáliaO texto procura contribuir para pesquisas nas quais metodologias fílmicas de cariz antropológico, etnográfico ou etnopsicológico possam ser utilizadas no trabalho de campo, no momento da coleta de dados, bem como na análise, descrição e comunicação dos dados da pesquisa empírica ou da intervenção. Salienta-se a importância da utilização da imagem animada sonora, do suporte fílmico, como um método científico para estudar, observar e analisar, de forma ordenada, rigorosa, repetida, minuciosa, o ser humano, os seus comportamentos e representações, as suas atividades, as suas formas de pensar e comunicar, as relações que estabelece com os outros, com o seu meio, com a alteridade e com os contextos históricos, culturais e sociais em que está inserido. Destacam-se princípios e procedimentos metodológicos, técnicos e analíticos, bem como características e vantagens da antropologia fílmica na pesquisa no âmbito das ciências sociais e humanas ou da saúde. O desenvolvimento da formação e integração da metodologia fílmica no âmbito dos métodos e técnicas de pesquisa científica, vem contribuir para aprofundar o conhecimento do ser humano na sua unidade e diversidade e nos diferentes contextos e culturas, sobretudo no mundo global, multicultural, aberto e em rede em que vivemos atualmente.