LE@D - Laboratório de Educação a Distância e eLearning / Laboratory of Distance Education and eLearning
Permanent URI for this community
O Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D), da Universidade Aberta, é um centro de investigação financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020.
O LE@D encontra-se organizado em Áreas Estratégicas de Investigação onde se integram os investigadores e projetos nacionais e internacionais: Área 1 – Teorias e Práticas em Educação Aberta e a Distância; Área 2 - Educação e Sustentabilidades; Área 3 - Educação e problemáticas no pós-digital
Browse
Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e eLearning / Laboratory of Distance Education and eLearning by Sustainable Development Goals (SDG) "05:Igualdade de Género"
Now showing 1 - 10 of 39
Results Per Page
Sort Options
- AVASUS’ contributions to promoting lifelong learning in health: toward achieving the SDGs and strengthening global health securityPublication . Romão, Manoel Honório; Dias, Aline de Pinho; Caitano, Alexandre; Batista, Natalia Araujo do Nascimento; Valentim, Janaína Luana Rodrigues da Silva; Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de; Lima, Thaísa Góis Farias de Moura Santos; Morgado, Lina; Rêgo, Maria Carmem F. D.; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; Coutinho, Karilany Dantas; Medeiros, Kelson C.; Bonfim, Marilyn; Melo, Ronaldo S.; Gusmão, Cristine Martins Gomes de; Lacerda, Juciano; Melo, Marcella da Rocha; Gallego, Almudena; Valentim, RicardoThe Virtual Learning Environment of the Brazilian Health System (AVASUS) was developed by the Laboratory for Technological Innovation in Health (LAIS) and the Secretariat of Distance Education (SEDIS) at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) in partnership with Brazil’s Ministry of Health (MoH). AVASUS provides open educational resources in the health field and has emerged as the third largest platform for massive health education globally, with more than one million students. Among the various learning pathways AVASUS offers, some specifically focus on meeting the educational needs to address public health emergencies and overlooked health contexts. The main argument in this study is that technology mediated lifelong learning in health is an effective strategy for achieving the Sustainable Development Goals (SDGs) of the 2030 Agenda. This chapter analyzes the pathways related to COVID-19, syphilis, and prison health, focusing on the con tributions towards achieving SDGs 3, 4, 5, 10, 11, 16, and 17 and fulfilling the Global Health Security Agenda. Our analysis revealed two key findings. Lifelong learning in health (i) prompts decision-making on public health policies and (ii) contributes towards implementing the SDGs. Ultimately, AVASUS should be recognized as a tool to improve health services and support policy-making
- Como usa o tempo o estudante de ensino superior a distância?: estudo exploratório no contexto portuguêsPublication . Neves, Ana Maria; Morgado, LinaO estudo centra-se na experiência do estudante a distância e na forma como é experienciado e gerido o tempo, bem como a relação dessa gestão com as tecnologias digitais. O universo dos estudantes maduros universitários é ainda pouco estudado quer nos contextos presenciais quer online. A investigação reveste o carácter de um estudo de caso numa universidade a distância, numa abordagem e metodologia mista tendo como instrumentos de recolha de dados a análise documental, o inquérito por questionário e entrevistas semidiretivas com a consequente análise triangulada. Os resultados obtidos ainda são preliminares.
- A competencia escrita en español como lingua extranjera en el contexto digital: propusta de invetestigación en una universidad portuguesaPublication . Navas de Pereira, Grauben Helena; Morgado, Lina; Chenoll, AntonioSe presenta un proyecto doctoral circunscrito al área de didáctica de lenguas extranjeras que busca profundizar en la investigación sobre las herramientas digitales utilizadas por estudiantes universitarios de español como lengua extranjera (ELE) en el contexto universitario portugués. Se plantea explorar cómo los estudiantes integran (o no) los recursos lingüísticos digitales al escribir en un contexto digital para mejorar sus textos en el nivel lingüístico. Se propone trabajar con un diseño de investigación cuasiexperimental que proporcionará datos cuantitativos y cualitativos sobre la influencia del uso de tales recursos digitales en sus textos escritos. Esta propuesta de investigación se nutre de los aportes de disciplinas como la lingüística aplicada y análisis de errores e interlengua con el fin de ofrecer un aporte a la didáctica de lenguas extranjeras, particularmente a la promoción de la competencia escrita en español como lengua extranjera en el contexto universitario.
- A contribuição das abordagens do design educacional para a pesquisa-formação de professoresPublication . Carolei, Paula; Morgado, LinaEsse trabalho investiga a contribuição das abordagens do Design Educacional para a pesquisaformação de educadores a partir da criação e adaptação de artefactos a partir das metodologias do design que podem tornar-se dispositivos formativos e ajudar a desenvolver uma postura mais reflexiva, projetural e protagonista em educadores, apoiando a concretização de ações educacionais. O Design, como campo de conhecimento, que estuda a concretização de projetos, pode dispor de artefactos como frameworks, canvas, personas, cards ou jogos que têm a intenção de dar visibilidade ao pensamento e à complexidade dos processos ajudando a promover a consciência e concretude do que é abstrato e intuitivo, apoiando assim, ações mais estratégicas e viáveis. Apresentamos um quadro relacionando as abordagens do Design e os desafios da pesquisa formação de professores e a proposta de alguns frameworks que estão em desenvolvimento aprimoramento, prototipagem, validação como artefactos de apoio para lidar com esses desafios.
- Cyberbullying entre adolescentes y jóvenes portuguesesPublication . Pessoa, Teresa; Matos, Armanda Pinto da Mota; Amado, João; Freire, Isabel; Caetano, Ana PaulaEste estudio, elaborado en el ámbito del proyecto Cyberbullying - Un diagnóstico de la situación en Portugal, tiene como objetivo contribuir en el diseño de los perfiles de agresores y víctimas ocasionales y frecuentes de ciberacoso entre jóvenes adolescentes en Portugal.
- Desafios do estudante online no ensino superior: estudo das variáveis críticasPublication . Neves, Ana Maria; Morgado, LinaUma nova geração de educação aberta e a distância (EAD) aponta para uma vivência das fronteiras do espaço e do tempo, diferente. A distância deixa de ser apenas física e o tempo não é apenas cronológico. Com este estudo pretende-se contribuir para a construção de um quadro teórico sobre a variável tempo online.
- Digitally Competent Educators: presenting the short learning programme in 1 minutePublication . Bastos, Glória; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Cendon, Eva; Hiltunen, Leena; Firat, MehmetDigitally Competent Educators: presenting the short learning programme in 1 minute.
- e-Mentoring: challenges in the development of a modelPublication . Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Ferret, NathalieInitial and continuous support, such as mentoring (among peers), has been a strategy widely adopted by different distance higher education institutions, namely in the European context, in order to support new students in their academic integration, reduce isolation, facilitate collaboration and create a sense of belonging to a community; thus, this support is provided by students at more advanced levels of training. Not being a new practice, it has evolved over time, inspiring various interpretations of its action and implementation. Assuming to be a crucial factor for student success in the context of distance education institutions, this subsystem of student support emerges as a central aspect in social and cognitive presence (Garrison & Anderson, 2003) and in the creation of knowledge and ties in and on the community. It is in this sense that this presentation, based in a pilot e-mentoring project implemented in a department of an european Open University, framed in the paradigm of Virtual Learning Communities and within the framework of the Model of the Community of Inquiry (CoI), aims to present a set of assumptions for the construction of an e-mentoring model adapted to this teaching-learning modality and adapted to the students profile.
- Educação a distância e eLearning em instituições de ensino superior em Moçambique: construindo referenciais de qualidadePublication . Tumbo, Dionísio; Morgado, LinaEste texto, resultando do recorte do projeto de investigação em andamento para os estudos avançados de pós-doutoramento, centra sua a abordagem num Referencial de Qualidade para os Modelos de Educação a Distância e eLearning. Traz uma abordagem do cunho qualitativo operacionalizado pela revisão e análise bibliográfica com a intenção de diagnosticar o panorama da Educação a Distância (EaD) e eLearning para, seguidamente, sugerir um referencial de qualidade que poderá orientar a conceção, governação, práticas e (auto) avaliação dos programas de educação e formação em EaD e eLearning em IES moçambicanas. Entendemos que se trata de um tema bastante pertinente e instigante, pois a experiência que se tem, é que os docentes e investigadores desta modalidade são imigrantes, vindo com suas “trouxas”: teoria e prática de educação presencial, que nestes tempos pandémicos de SARS COV 2, associados aos tempos de cibercultura, começam já a perder sentido. Assim, esperamos apresentar e descrever as principais categorias, em termos de: Perfil dos atores educativos; Organização de cursos de Educação a Distância (EaD) e eLearning; Orientações pedagógicas; Tecnologias de comunicação; Distribuição e mediatização dos conteúdos; Infraestruturas tecnológicas de suporte. Estas tem sido comumente abordadas em vários referenciais de qualidade que tendem inspirar a conceção, acreditação e avaliação prévia e em funcionamento dos cursos e programas oferecidos em EaD e eLearning na Educação Superior.
- Educacional media in Portugal: the next decade (2011-2020)Publication . Morgado, LinaA discussion on the future developments on educational media in the context of higher education in Portugal will be the focus of this panel. This panel will represent different lines of research and development as well as a variety of experiences on implementing innovation in higher education. The panelists will share their expectations and visions for a next decade of development and innovation in the area of educational media in Portugal.