LE@D - Laboratório de Educação a Distância e eLearning / Laboratory of Distance Education and eLearning
Permanent URI for this community
O Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D), da Universidade Aberta, é um centro de investigação financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020.
O LE@D encontra-se organizado em Áreas Estratégicas de Investigação onde se integram os investigadores e projetos nacionais e internacionais: Área 1 – Teorias e Práticas em Educação Aberta e a Distância; Área 2 - Educação e Sustentabilidades; Área 3 - Educação e problemáticas no pós-digital
Browse
Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e eLearning / Laboratory of Distance Education and eLearning by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 2335
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de uma visita de estudo: a escola da rua Vitruve ou a pedagogia por projetosPublication . Morgado, Lina; Silva, Luís Nunes daEste artigo é o resultado da visita de estudo realizada à escola da rua Vitruve (Paris) e teve como objetivo o conhecimento de experiências educativas inovadoras e novos modelos pedagógicos. Durante o período da visita/estágio, os autores integraram e forma imersiva as atividades normais da escola e colaboraram com o Coletivo da Escola Vitruve (professores e equipa pedagógica). Esta abordagem permitiu estudar em aprofundidade a experiência, o modelo pedagógico centrado na pedagogia de projetos e o desenvolvimento de linhas de colaboração com o Coletivo Vitruve no futuro.
- Estilos de navegação no hipertexto: aspectos da construção do número na criança em Jean PiagetPublication . Morgado, LinaNovas formas de criar, organizar e interagir com a informação estão a mudar a natureza da relação entre o indivíduo e essa informação. Os hipertextos e os hipermedia constituem "ferramentas computacionais de alto nível" através das quais o utilizador pode explorar o conhecimento de um modo não-linear e de forma interactiva. O hipertexto revela-se mesmo como um conceito revolucionário de organização e acesso à informação por parte dos utilizadores, não se conhecendo ainda todo o impacto que terá a sua generalização na sociedade. O trabalho que aqui apresentamos teve 3 vertentes fundamentais, que passamos a enunciar: uma primeira que se centra na concepção do próprio hipertexto e em toda a problemática que a envolve; uma segunda vertente centra-se no desenvolvimento do próprio hipertexto, ou seja, na concretização do projecto de concepção; e, finalmente, uma terceira que se centra na análise da navegação efectuada por vários tipos de utilizadores no hipertexto desenvolvido.
- Ensino a distância e desenvolvimento sustentado: do Índico ao PacíficoPublication . Carmo, Hermano
- Hypermedia applications for children educatorsPublication . Amante, Lúcia; Morgado, LinaThe main goal of the two applications is to to support adult learning in self-learning contexts namely children educators, teachers, psychologists, and general educational scientists, as well as professionals in artistic fields. The application design promotes interaction and different paths to the student.
- Estilos de navegação no hipertexto:aspectos da construção do número em Jean PiagetPublication . Morgado, LinaNovas formas de criar, organizar e interagir com a informação estão a mudar a natureza da relação entre o indivíduo e essa informação. Os hipertextos e os hipermedia constituem "ferramentas computacionais de alto nível" através das quais o utilizador pode explorar o conhecimento de um modo não-linear e de forma interactiva. O hipertexto revela-se mesmo como um conceito revolucionário de organização e acesso à informação por parte dos utilizadores, não se conhecendo ainda todo o impacto que terá a sua generalização na sociedade. O trabalho que aqui apresentamos teve 3 vertentes fundamentais, que passamos a enunciar: uma primeira que se centra na concepção do próprio hipertexto e em toda a problemática que a envolve; uma segunda vertente centra-se no desenvolvimento do próprio hipertexto, ou seja, na concretização do projecto de concepção; e, finalmente, uma terceira que se centra na análise da navegação efectuada por vários tipos de utilizadores no hipertexto desenvolvido.
- O desenvolvimento da compreensão da metáfora na criançaPublication . Amante, Lúcia; Morgado, Lina
- Distance training of X applications through a multimedia co-authoring architecturePublication . Marcos, Adérito; Ferreira, Benjamim; Hornung, ChristophThe aim of the paper is to propose a global cooperative model for distance training of X Windowns applications. Our considerations are based on the experience and results acquired throughout the development of or own prototype: the VirtualX system.
- Contributo do ensino a distância para a formação contínua de professores (memorando)Publication . Carmo, Hermano
- Ensino a distância e desenvolvimento de quadros locaisPublication . Carmo, Hermano