Línguas, Literaturas e Culturas Estrangeiras / Foreign Languages, Literatures and Cultures
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Línguas, Literaturas e Culturas Estrangeiras / Foreign Languages, Literatures and Cultures by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 10 of 30
Results Per Page
Sort Options
- A avaliação das aprendizagens em língua estrangeira em ambientes virtuais:práticas e reflexões na Universidade AbertaPublication . Martins, Margarida; Marques, Isabelle Simões; Göttsche, Katja; Setién, AnaOs cursos de 1.º ciclo em língua estrangeira da Universidade Aberta caracterizam-se por oferecer aos estudantes um alto grau de flexibilidade e versatili-dade na gestão do conteúdo, dos materiais e do próprio estudo na plataforma Moodle. De acordo com o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta, o ensino-aprendizagem em ambientes virtuais baseia-se no princípio da aprendizagem centrada no estudante, bem como na promoção da autonomia e na interação multidirecional. Como docentes de língua estrangeira, estamos cientes de que os processos de ava-liação são caracterizados por uma série de particularidades motivadas pelo contexto de aprendizagem. Neste trabalho pretendemos descrever o modelo de avaliação das Unidades Curriculares (UC) de Língua Estrangeira na Universidade Aberta, bem como as alterações e práticas pedagógicas implementadas nas mesmas com o objetivo de tornar a avaliação o mais formativa e expressiva possível. Existe a necessidade de integrar de forma coerente, fluida e produtiva todos os elementos que fazem parte do processo de aquisição de uma língua estrangeira no ensino a distância, respeitando o modelo pedagógico, que defende uma avaliação contínua e formativa nas UC de língua estrangeira. Além disso, as docentes pretendem, com a implementação dessas práticas, promover a consolidação da comunidade de aprendizagem que garanta a durabilidade do conteúdo assimilado.
- Characters and figures: conceptual and critical approachesPublication . Reis, Carlos; Grünhagen, SaraThe present collection comprises six chapters, preceded by an introduction that offers background and context. Analysed here are certain theoretical questions on the category of the character, re-addressing them from the specific angles that the pluralistic and interdisciplinary features of narrative studies have favoured. Some of the essays, for example, deal with traditionally less valued characters, or ones more distant from a strictly literary and canonising vision of the narrative. In this respect, the variety of approaches in this book highlight the dynamic condition of the character, configuring a state of the art that is always provisional and which is inscribed in a broader context of the theoretical re-dimensioning and transdisciplinary openness of narrative studies. The issues raised and illustrated in these essays have as much to do with their respective narrative category as with the field of studies in which they are framed. Texts by Carlos Reis, Sara Grünhagen, Marie-Laure Ryan, Brian Richardson, Raphaël Baroni, and Marta Teixeira Anacleto.
- Desenvolver a pronúncia do português europeu com recursos digitais: sequências de treino para três áreas críticasPublication . Castelo, AdelinaA pronúncia, sobretudo nas suas componentes de inteligibilidade e compreensibilidade, é crucial por razões comunicativas e sociais, pelo que se encontram na literatura propostas de estratégias ou princípios relevantes para promover tal capacidade. Um desses princípios é o da autonomia do aprendente, constituindo o recurso ao treino da pronúncia assistido por computador um dos meios para a alcançar. Considerando estes factos, o presente trabalho apresenta e fundamenta três sequências de treino da pronúncia do português europeu, baseadas em recursos digitais gratuitos e propostas para uso autónomo dos aprendentes de língua materna chinesa. Cada sequência aborda uma oposição fonológica identificada na literatura como problemática para estes aprendentes: (1) vogais médias [e, o] vs. baixas [ɛ, ɔ]; (2) oclusivas vozeadas, [b, d, g], vs. não vozeadas, [p, t, k]; (3) lateral [l] vs. vibrante [ɾ].
- O duploPublication . Bär, Gerald; Silva, Helder Matta e; Guerreiro, Maria João
- Uma “educação de qualidade” para os migrantes e o desenvolvimento da pronúnciaPublication . Castelo, AdelinaA pronúncia constitui uma competência importante para todos os aprendentes de línguas não maternas, sobretudo para os que usam diariamente a linguagem oral com fins comunicativos e desejam ser integrados na comunidade de falantes da língua-alvo sem serem prejudicados profissional e socialmente pelo seu nível de proficiência linguística. Este é precisamente o caso dos migrantes num país de acolhimento. No entanto, para assegurar o desenvolvimento adequado da sua pronúncia, é necessário proporcionar-lhes oportunidades de aprendizagem ao longo da vida que sejam acessíveis (quanto a tempo e custos financeiros). Tal esforço enquadra-se no ODS da Agenda 2030 de garantir uma “educação de qualidade” para todos, que contribuirá igualmente para a concretização de ODSs como “erradicar a pobreza” e “reduzir as desigualdades” (Centro de Informação Regional das Nações Unidas para a Europa Ocidental, 2016). Assim, esta apresentação visa mostrar como se pode ajudar os migrantes a aceder a uma educação de qualidade no âmbito do desenvolvimento da pronúncia. Incluirá quatro partes: (1) motivar a abordagem explícita da pronúncia, segundo a literatura (e.g. Grant, 2014); (2) mostrar o que é necessário para desenvolver uma melhor pronúncia (e.g. Celce-Murcia et al., 2010; Castelo, 2022); (3) ilustrar indicações para os migrantes usarem vários recursos digitais gratuitos a fim de praticarem a sua pronúncia, nomeadamente vídeos do YouTube, aplicações móveis, tradutores online e cursos online (e.g. Liakin et al., 2015); (4) sugerir formas de fazer chegar estas indicações aos migrantes e de aumentar a sua consciência e autonomia na aprendizagem ao longo da vida.
- Emotions and Early Modern diplomacy: the case of iberian ambassadors at the Elizabethan CourtPublication . Oliveira, Susana M.; Cerezo, Marta MorenoEmotions underlie world politics and are essential to state actors’ strategies and exchanges. Considering the complexities of the early modern Anglo-Iberian relations and the diplomatic sources, it is possible to pursue a line of enquiry which analyzes emotions in foreign affairs policies. This paper explores the Iberian diplomatic missions to the Elizabethan court, applying the current research on emotions in diplomacy to the sixteenth-century diplomatic practice and its conventions regarding emotional display. Early modern Iberian diplomatic correspondence reveals a collective dimension, conveying an official—rather than personal—emotional strategy on foreign affairs. Spain’s dominant geopolitical and economic circumstances favored a more aggressive diplomatic approach. At the same time, Portugal’s more delicate strategic position and the maintenance of the Anglo-Portuguese Alliance determined a diplomacy of appeasement. Sovereigns selected their envoys based on how their diplomatic skills and emotional behavior would suit the kingdom’s agenda. This diplomatic strategy allowed a collaborative and synchronized emotional behavior amongst state actors to emerge.
- Emotions, online teaching and online evaluation in higher education during a pandemicPublication . Runa, Ana; Cardoso, Carla; Oliveira, Susana M.The present exploratory study aims to identify and assess positive and negative emotions felt by students from two higher education institutions regarding the change in the evaluation paradigm (from on-site to online) during the lockdown period resulting from the COVID-19 pandemic. A questionnaire with two Likert scales (emotional Well-being and emotional Ill-being) was applied for data collection. The results reveal the experience of more positive than negative emotions, indicating that online evaluation does not intensify negative emotions besides those usually associated with the evaluation process itself. On the contrary, there is a higher record of positive emotions related to the newly instituted evaluation model. The exploratory study also suggests that the new teaching and evaluation model may benefit students' emotions and improve their academic success, promoting emotional well-being.
- Ensino de língua e pluriculturalismo para a construção de identidades na sociedade pós-modernaPublication . Souza, Simone de; Marques, Isabelle SimõesA identidade de um sujeito é construída na interação com o outro, num constante processo dialógico. Buscou-se, neste trabalho, tratar do ensino de língua portuguesa, materna e não materna, na educação básica, em práticas pedagógicas que visassem à construção de identidades em uma sociedade plural e globalizada. Para este estudo, optamos pela metodologia qualitativa, por meio de uma pesquisa exploratória baseada em revisão bibliográfica. Discutimos o conceito de identidade na pós-modernidade, relacionamos a construção das identidades à existência de uma sociedade pluricultural e multilíngue, descrevemos propostas de práticas discursivas em aulas de Português que colaboram para essa construção e, por fim, refletimos sobre elas. Serviram como fundamentação teórica os estudos de Candau (2011, 2016), Hall (2006), Bakhtin (1997) e Rajagopalan (2003), dentre outros.
- Entre les langues ou la question du plurilinguisme littérairePublication . Marques, Isabelle SimõesNous souhaitons comprendre la notion de plurilinguisme littéraire à travers l’expérience d´écrivains de langue française. Nous problématisons cette notion à travers une perspective narratologique et énonciative. Nous mettons en contexte la pratique du plurilinguisme littéraire chez différents auteurs et nous appréhendons diverses facettes de cette pratique littéraire à travers différentes perspectives. Nous verrons que le plurilinguisme littéraire peut revêtir plusieurs fonctions. À travers cette problématisation, nous tentons de percevoir comment les écrivains envisagent les différentes langues en présence, quels sont les rapports quʼils entretiennent avec leur outil premier et nous verrons les rapports entre langue(s) et littérature. Nous appréhenderons le plurilinguisme comme un phénomène liant les langues au roman. Pour finir, nous nous questionnons sur les enjeux linguistiques et textuels en abordant les questions liées au métissage, à lʼhybridisme et à lʼaltérité mais aussi lʼhétérolinguisme, la diglossie littéraire et textuelle ainsi que lʼhétéroglossie contrastive.
- Francês III : découvrir : arrivéePublication . Nobre, Ana; Gomes, Cláudia; Pereira, Alda; Firmino, Joaquim; Silva, Fátima Ferreira da
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »