Línguas, Literaturas e Culturas Estrangeiras / Foreign Languages, Literatures and Cultures
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- Figuras do Silêncio: do inter/dito à emergência da palavra no texto medievalPublication . Carreto, Carlos F. ClamoteFalar ou escrever sobre o silêncio representa sempre um desafio. Um desafio e também um paradoxo que devemos assumir quando nos defrontamos com esta ferida que a escrita nunca cessa de deslocar e de reabrir. Ora, desde a sua infância, é justamente através da escrita do silêncio, através da outra face de si mesma, que a literatura medieval se pensa e se reflecte de forma privilegiada. Não se trata aqui do silêncio “mudo”, daquele que se instala como negação ou vazio de sentido, mas sim de um silêncio positivo, matricial e poético na plena acepção do termo: é o silêncio da espera, o silêncio que escande a linguagem e sem o qual nem a comunicação, nem o sentido seriam possíveis, o silêncio que precede uma resposta, o silêncio que traduz um não-saber, uma hesitação ou um consentimento. Ctónico, mortal e opaco, ou, pelo contrário, absolutamente luminoso e numinoso, este silêncio define-se como a presença que se inscreve na própria ausência. Silêncio e palavra in-formam-se assim mutuamente, constiuindo as duas faces indissociáveis de uma única, embora complexa, realidade, essencialmente quando nos situamos num contexto literário (o do romance arturiano em verso do século XII) que se caracteriza pela enriquecedora fusão de culturas, discursos e imaginários. Daí falarmos em figuras do silêncio. As figuras remetem, antes de mais, para uma morfologia, ou melhor, para os diversos rostos desta entidade multiforme constantemente investida pelo mito, a ideologia e o desejo que a obrigam a dissimular-se ou a retirar-se sempre que qualquer um destes discursos a tenta apreender ou aprisionar na e pela palavra, ficando então sujeita a repetidas anamorfoses perante este imenso espelho deformador que o texto medieval representa. Mas as figuras evocam também os lugares comuns da retórica sem os quais o percurso pela plasticidade dos significantes textuais e a evanescência dos significados se tornaria desconcertante. Representam finalmente as entrelinhas do discurso, os interstícios criados no interior da própria palavra: dimensão verdadeiramente simbólica veiculada simultaneamente pelo não-dito e pelo inter/dito. O traço oblíquo que cinde esta última palavra não é fortuito: significa precisamente a fractura que inexoravelmente se inscreve na linguagem, dificultando o acesso ao sentido e bloqueando temporariamente a comunicação do sujeito consigo próprio, com o outro e/ou com o mundo. Este ensaio adquire então, naturalmente, os contornos de um tríptico no qual, podemos observar, num dos lados, os caminhos para o surgimento privilegiado de um tema (Limiares) e, no outro (U-tópicas), algumas das estratégias poéticas que a ficção desenvolve para restituir à linguagem o seu poder de representação, a sua sacralidade e a sua transparência, reintegrando-a na Ordem Universal da qual emerge a “grande planície das palavras e das coisas” (utilizando a bela expressão de M. Foucault). No centro deste quadro e na origem do romance arturiano está o eterno drama de Babel (Anamorfoses). Levar os silêncios a comunicarem algo exige evidentemente, mais do que nunca, uma abordagem inter ou pluridisciplinar. Contudo, na impossibilidade de reencontrar utopicamente o mundo das correspondências perdidas, será na tentativa de fazer convergir o Real, a Linguagem e o Imaginário que este trabalho pretende explorar o universo pluridimensional do silêncio e procurar um sentido no e para o texto medieval cujo objectivo primeiro e último é o de restaurar o bom funcionamento dos signos, inicitando o leitor a “penser et antandre/ a bien dire et a bien aprandre” (Chrétien de Troyes, Érec et Énide, v.11-12).
- Sir Robert Sidney’s Poems Revisited: the alternative sequencePublication . Relvas, Maria de JesusThe essay approaches the lyric sequence written by Sir Robert Sidney (1563-1626) in the Elizabethan age, by mainly exploring its unique formal structure, which encloses an alternative sequence formed by a re-numbering of several poems.
- Sociedade e cultura norte americanas : o sonho políticoPublication . Pires, Maria Laura Bettencourt; Jardim, Pedro; Camacho, LurdesA importância da imagem mítica da América para os primeiros colonos. A criação do Estado Americano e o desenvolvimento da vida política na nova nação. A luta pela independência, a constituição, a Bill of Rights. A evolução geográfica e populacional do novo país.
- Sociedade e cultura norte americanas : os índios e o sonho religiosoPublication . Pires, Maria Laura Bettencourt; Jardim, Pedro; Camacho, LurdesO encontro entre os primeiros colonizadores europeus e os índios. Características de cada grupo, a entreajuda inicial e a cooperação. A reação ao Novo Mundo: do encantamento inicial ao "destino" dos Puritanos. O embate posterior: razões para o conflito e consequências.
- Aspekte des Zynismus in Heines LutetiaPublication . Rodrigues, Cristiana VasconcelosPretende-se avaliar até que ponto figuras retórico-estilísticas como a alegoria e a ironia aproximam a prosa publicística de «Lutetia» de uma forma de cinismo, ou pelo menos de uma postura crítica de pendor cínico — se não mesmo do seu contrário. Parte-se de reflexões contemporâneas sobre o cinismo (Sloterdijk) para esta leitura, com vista a actualizar o passado pela sua abordagem a partir de um ponto de vista presente, sob pena de, em última análise, tal revelar-se impossível neste caso específico.
- Baltasar Gracián and the ethics of the RenaissancePublication . Relvas, Maria de JesusThe essay approaches the ethics relevantly inherent to the Renaissance courtly society of Europe, in general, and of England, in particular. Its most vivid and symptomatic formulation is contained in the works by two authors of the Continent who, in different ways, deeply influenced the Elizabethan authors: Baldassare Castiglione’s Il Cortegiano (1502; 1528) and Baltasar Gracián’s El héroe (1637), El discreto (1646) and Oráculo manual y arte de prudencia (1647).
- Sociedade e cultura norte americanas : o sonho da cultura para todosPublication . Pires, Maria Laura Bettencourt; Jardim, Pedro; Almeida, VítorEste videograma apresenta alguns aspetos relacionados com a Cultura Norte-Americana: museus, compositores musicais, ensino, pintura, etc. Inclui uma entrevista com o professor Haskell Thomson sobre a obra do compositor Charles Ives.
- Sociedade e cultura norte americanas : o Sul, terra de sonhos e pesadelosPublication . Pires, Maria Laura Bettencourt; Jardim, Pedro; Camacho, LurdesEste videograma apresenta alguns aspetos sociais, económicos e culturais do Sul dos Estados Unidos da América.
- Imagens de Alcobaça e Batalha na obra de William BeckfordPublication . Pires, Maria Laura Bettencourt
- Lady Gregory e o movimento dramático irlandêsPublication . Pires, Maria Laura Bettencourt