Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ensino de língua e pluriculturalismo para a construção de identidades na sociedade pós-moderna

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
48644-Texto do Artigo-201313-1-10-20220921.pdf809.43 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A identidade de um sujeito é construída na interação com o outro, num constante processo dialógico. Buscou-se, neste trabalho, tratar do ensino de língua portuguesa, materna e não materna, na educação básica, em práticas pedagógicas que visassem à construção de identidades em uma sociedade plural e globalizada. Para este estudo, optamos pela metodologia qualitativa, por meio de uma pesquisa exploratória baseada em revisão bibliográfica. Discutimos o conceito de identidade na pós-modernidade, relacionamos a construção das identidades à existência de uma sociedade pluricultural e multilíngue, descrevemos propostas de práticas discursivas em aulas de Português que colaboram para essa construção e, por fim, refletimos sobre elas. Serviram como fundamentação teórica os estudos de Candau (2011, 2016), Hall (2006), Bakhtin (1997) e Rajagopalan (2003), dentre outros.
The identity of a subject is constructed in the interaction with the other, in a constant dialogic process. The aim of this work was to address the teaching of Portuguese, mother and non-maternal language, in basic education, in pedagogical practices aimed at building identities in a plural and globalized society. For this study, we opted for a qualitative methodology, through an exploratory research based on a literature review. We discuss the concept of identity in postmodernity, we relate the construction of identities to the existence of a pluricultural and multilingual society, we describe proposals for discursive practices in Portuguese classes that contribute to this construction and, finally, we reflect on them. The studies by Candau (2011, 2016), Hall (2006), Bakhtin (1997) and Rajagopalan (2003), among others, served as a theoretical foundation.

Description

Keywords

Identidade Pluriculturalismo Língua portuguesa Língua materna e não materna Identity Pluriculturalism Portuguese language Mother tongue and non mother tongue

Citation

SILVA, S. S. C. da; MARQUES, I. S. ENSINO DE LÍNGUA E PLURICULTURALISMO PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 73, p. 357–379, 2022. DOI: 10.9771/ell.i73.48644. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/48644. Acesso em: 22 dez. 2022.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue