Repository logo
 
Publication

Ensino de língua e pluriculturalismo para a construção de identidades na sociedade pós-moderna

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorSouza, Simone de
dc.contributor.authorMarques, Isabelle Simões
dc.date.accessioned2022-12-29T11:38:50Z
dc.date.available2022-12-29T11:38:50Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractA identidade de um sujeito é construída na interação com o outro, num constante processo dialógico. Buscou-se, neste trabalho, tratar do ensino de língua portuguesa, materna e não materna, na educação básica, em práticas pedagógicas que visassem à construção de identidades em uma sociedade plural e globalizada. Para este estudo, optamos pela metodologia qualitativa, por meio de uma pesquisa exploratória baseada em revisão bibliográfica. Discutimos o conceito de identidade na pós-modernidade, relacionamos a construção das identidades à existência de uma sociedade pluricultural e multilíngue, descrevemos propostas de práticas discursivas em aulas de Português que colaboram para essa construção e, por fim, refletimos sobre elas. Serviram como fundamentação teórica os estudos de Candau (2011, 2016), Hall (2006), Bakhtin (1997) e Rajagopalan (2003), dentre outros.pt_PT
dc.description.abstractThe identity of a subject is constructed in the interaction with the other, in a constant dialogic process. The aim of this work was to address the teaching of Portuguese, mother and non-maternal language, in basic education, in pedagogical practices aimed at building identities in a plural and globalized society. For this study, we opted for a qualitative methodology, through an exploratory research based on a literature review. We discuss the concept of identity in postmodernity, we relate the construction of identities to the existence of a pluricultural and multilingual society, we describe proposals for discursive practices in Portuguese classes that contribute to this construction and, finally, we reflect on them. The studies by Candau (2011, 2016), Hall (2006), Bakhtin (1997) and Rajagopalan (2003), among others, served as a theoretical foundation.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSILVA, S. S. C. da; MARQUES, I. S. ENSINO DE LÍNGUA E PLURICULTURALISMO PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 73, p. 357–379, 2022. DOI: 10.9771/ell.i73.48644. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/48644. Acesso em: 22 dez. 2022.pt_PT
dc.identifier.issn2176-4794 (Online)
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12826
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Federal da Bahia (UFBA)pt_PT
dc.subjectIdentidadept_PT
dc.subjectPluriculturalismopt_PT
dc.subjectLíngua portuguesapt_PT
dc.subjectLíngua materna e não maternapt_PT
dc.subjectIdentitypt_PT
dc.subjectPluriculturalismpt_PT
dc.subjectPortuguese languagept_PT
dc.subjectMother tongue and non mother tonguept_PT
dc.titleEnsino de língua e pluriculturalismo para a construção de identidades na sociedade pós-modernapt_PT
dc.title.alternativeLanguage teaching and pluriculturalism for the construction of identitues in post-modern societypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSalvadorpt_PT
oaire.citation.endPage379pt_PT
oaire.citation.issue73pt_PT
oaire.citation.startPage357pt_PT
oaire.citation.titleEstudos Linguísticos e Literáriospt_PT
person.familyNameSouza
person.familyNameMarques
person.givenNameSimone de
person.givenNameIsabelle Simões
person.identifier.ciencia-idFC11-1F85-C804
person.identifier.orcid0000-0002-6583-5223
person.identifier.orcid0000-0002-3155-3762
person.identifier.ridN-8231-2013
person.identifier.scopus-author-id56609229600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication303d0880-cf9e-433f-8571-5d5bb7f7f113
relation.isAuthorOfPublicationfac7a3c9-f15e-4c40-9d4c-a6262cf12159
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfac7a3c9-f15e-4c40-9d4c-a6262cf12159

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
48644-Texto do Artigo-201313-1-10-20220921.pdf
Size:
809.43 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: