Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP
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Browsing Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Abordagem por competência no ensino básico: estudo de caso realizado na escola “Quintino Ribeiro” Cabo-VerdePublication . Rosa, Eurídice Ester dos Santos; Barros, Daniela Melaré VieiraA emergência da noção de competência no sistema educativo tem vindo a ser reconhecido como um recurso importante na construção de um novo modelo de ensino aprendizagem no ensino básico. No estudo que vamos desenvolver procura-se refletir sobre a forma como se têm organizado para responder às orientações do currículo nacional que visam a mudança de paradigma de um ensino centrado nos objetivos e conteúdos para um ensino centrado no desenvolvimento de competências. O currículo exige nova postura dos professores, alunos e da própria escola, o desenvolvimento de competências valoriza a capacidade de resolver situações complexas pelos alunos e não a memorização de informação. Nesse estudo procura-se refletir sobre a forma com os professores do ensino básico da escola ‘Quintino Ribeiro’ em Cabo Verde, se têm compreendido e operacionalizam a orientação do Ministério de educação sobre a abordagem por competências no ensino Básico. Metodologicamente recorremos a um estudo de caso, que integra questionário por inquérito a uma amostra de professores da escola ‘Quintino Ribeiro’ e inquéritos aplicado pais e encarregados de educação envolvidos na conceção, organização e desenvolvimento do novo modelo de ensino-aprendizagem. O tema escolhido é pertinente, com a renovação curricular, assente numa abordagem por competências, os docentes apresentam desorientados, por causa de fraca formação neste domínio. O estudo pensa em contribuir com a identificação das conceções que os professores têm acerca da abordagem por competências no currículo, e ainda o estudo trará melhor entendimento desta abordagem na prática do ensino/aprendizagem.
- Articulação vertical entre o 1º e 2º ciclos do ensino básico, na disciplina de matemática: modelos de supervisão percecionadosPublication . Ramalho, Rute Isabel dos Santos Cardoso; Abelha, MartaA presente dissertação procura desenvolver uma análise sobre os principais benefícios e desafios da articulação vertical, entre o 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (CEB), na disciplina de Matemática. A questão de investigação que norteia este estudo é: “De que forma(s) se estabelece(m) a articulação vertical entre o 1º e o 2º CEB na disciplina de Matemática, num agrupamento de escolas e que modelos de supervisão pedagógica se identificam nesse processo?”. Consideramos que os supervisores devem estar atentos à problemática que se apresenta nesta dissertação, de forma a conhecer a realidade dos alunos e das suas famílias, no sentido de conseguir auxiliar no processo de transição, identificando e respondendo de forma atempada e eficaz, evidenciando uma postura de investigação-ação. Devem também cooperar e apoiar os professores, objetivando uma melhoria do ensino, que se refletirá no envolvimento dos agentes educativos e no comprometimento com a melhoria das aprendizagens. O estudo de natureza qualitativa, enquadra-se nos critérios de Estudo de Caso, adotou um caráter exploratório, com particularidades interpretativas. Foi desenvolvido com recurso aos seguintes instrumentos de recolha de dados: inquérito por questionário; entrevista semiestruturada e análise documental. Como técnicas de análise de dados foram adotadas as seguintes: análise estatística para os dados quantitativos e análise de conteúdo para os dados qualitativos. Principais resultados do estudo apontam para uma consciencialização sobre a importância dos processos de articulação vertical, no Agrupamento de Escolas X. Contudo, os documentos orientadores registam muitas atividades de articulação entre o ensino Préescolar e o 1º CEB, em detrimento de atividades em articulação vertical entre os 1º e 2º CEB. Os resultados retratam ainda, a relevância percecionada sobre a função do supervisor pedagógico, sendo apresentadas diversas funções, sem nunca mencionar uma relação direta com os processos de articulação vertical. Conclui-se ser benéfico a constituição de uma equipa, bem como a elaboração de um projeto orientado para os processos de articulação vertical.
- Avaliação externa: perceções das lideranças de escolas TEIP e não TEIPPublication . Costa, Silvana Nunes Martinho Almeida; Oliveira, IsolinaA avaliação dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas (AE/ENA) é um processo criado em 2002 que incide sobre diversos domínios do quotidiano da Escola. Desde a sua criação ocorreram três ciclos de avaliação que resultaram em modificações no processo a cada mudança de ciclo. Esta dissertação tem como objetivo identificar perceções das lideranças de AE/ENA pertencentes e não pertencentes ao programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) sobre a avaliação externa das escolas (AEE) no atual ciclo de avaliação. Foi seguida a abordagem metodológica mista com design exploratório sequencial. Os dados foram obtidos a partir dos relatórios de avaliação externa das escolas disponibilizados pela Inspeção Geral de Educação e Ciência (IGEC), e de um questionário desenvolvido para esta investigação baseado no Quadro de Referência do Terceiro Ciclo de AEE. A justiça social e curricular esteve subjacente à seleção dos itens do principal instrumento de recolha de dados pela importância da sua concretização nas decisões e ações educativas. O questionário foi posteriormente aplicado a 15 agrupamentos de escolas e os dados obtidos foram sujeitos a tratamento estatístico. Os resultados evidenciam que as perceções dos professores com cargos de liderança diferem significativamente em relação ao contexto socioeconómico em que o AE/ENA está inserido e não há diferenças significativas em relação à pertença ao programa TEIP do seu AE/ENA nem ao cargo de liderança que ocupam. Verificou-se também que os AE/ENA localizados em contextos mais desfavorecidos apresentam maior discordância em relação à classificação da IGEC do que os AE/ENA localizados em contextos mais favorecidos. Este facto pode significar que os AE/ENA pertencentes a meios socioeconómicos mais desfavorecidos lutam com dificuldades eventualmente semelhantes quer sejam TEIP ou não-TEIP e que por isso não se sentem avaliados com justiça já que o seu meio é adverso e exige muito mais esforço, estratégias e resiliência do que outros AE/ENA localizados em meios mais favoráveis.
- Avaliação por competência nas escolas/institutos profissionais em Moçambique: estudo realizado no Instituto Superior Dom BoscoPublication . Máximo, André; Barros, Daniela Melaré VieiraA avaliação por competência é uma componente determinante no processo de Ensino e Aprendizagem, com maior razão nas instituições do Ensino Técnico Profissional onde forjam os alunos para o saber fazer. Ao ser verdade, esta prática de avaliação exige de quem avalia uma série de indicadores que acompanham este processo. E, esses indicadores devem estar expressos nas tipologias de instrumentos de avaliação que por sua vez acompanham os vários desempenhos de quem é avaliado. Como é do conhecimento de muitos que trabalham na área da educação, a atribuição de notas (avaliação sumativa), muitas vezes sem critérios claros, tem definido a aprovação ou reprovação de muitos alunos. Na verdade, muitos dizem que avaliam, mas poucos sabem o que avaliam de fato e porquê avaliam, isto por não terem claro os objectivos ou resultados que pretendem alcançar. Segundo Sacristán et. al. (2011, p.233), a avaliação “deve estar ao serviço de quem aprende e, ao fazê-lo, simultaneamente estará ao serviço de quem ensina. Os dois serão os beneficiados directos da acção pedagógica”. Com a reforma do ensino técnico profissional em Moçambique em 2006, pretendia-se responder as exigências do mercado de trabalho, formando técnicos competentes nas áreas específicas do saber fazer. Em resposta a este projecto da reforma, foi confiado ao Instituto Superior Dom Bosco (ISDB), uma Instituição vocacionada a formação de formadores, formadores estes que já trabalham há bastante tempo nas instituições do Ensino Técnico Profissional para melhorar a qualidade de ensino, migrando do modelo de ensino disciplinar, para o baseado em padrões de competências, que pela exigência do processo, a componente avaliação por competências promove melhores resultados. Daí o tema desta pesquisa, Avaliação por competências nas escolas/institutos profissionais em Moçambique: estudo realizado no Instituto Superior Dom Bosco. Como objectivo, analisou-se como é feito esse processo de avaliação por competência nas instituições do Ensino Técnico Profissional; e assim identificaram-se os instrumentos de avaliação e os factores que influenciam na aplicação da avaliação por competência no Instituto Superior Dom Bosco. Foram inqueridos, no contexto da COVID-19, por isso com recurso aos formulários electrónicos, 16 professores e 86 alunos, todos estes das áreas técnicas, especificamente da Electricidade e Mecânica. Foram mesmo os constrangimentos da COVID-19, referenciados no trabalho que de alguma forma condicionou a fidelização da amostra inicial do projecto aprovado nas turmas do 3º e 4º anos respectivamente. De um modo geral os resultados mostraram que a avaliação por competência através das funções, dos instrumentos e dos factores de aplicação são aplicados com responsabilidade no ISDB, contudo, prevalece a necessidade de melhorar cada vez mais o comprometimento dos principais actores (professores e alunos), tendo como base as características de cada formando no processo formativo.
- Centros escolares e supervisão colaborativa: perspetivas quanto ao contributo para o desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicasPublication . Miranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalves; Seabra, FilipaA dissertação incide no estudo exploratório das repercussões da transição de professores e educadoras de infância de escolas isoladas para centros escolares de um dado agrupamento, sobre as suas vivências de supervisão entre pares, averiguando o eventual contributo para o seu desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicas, numa perspetiva de supervisão colaborativa, procurando responder à questão: Que repercussões da sua transição de escolas isoladas para centros escolares são identificadas pelos professores e educadoras de infância de um agrupamento, no que concerne aos processos de supervisão colaborativa, de desenvolvimento profissional e melhoria das práticas pedagógicas? São objetivos centrais perceber de que forma relacionam a transição com o seu desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas curriculares e pedagógicas; quais as conceções e sentimentos que a supervisão evoca; e identificar mais-valias da supervisão colaborativa nesse mesmo desenvolvimento e melhoria. Para o efeito, foi desenvolvido um estudo de cariz, essencialmente, qualitativo, sob a forma de estudo de caso, o qual recolheu dados através da realização de entrevistas de grupo focal a 28 docentes da educação pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico que transitaram de escolas isoladas para centros escolares de um agrupamento de escolas; complementadas por um inquérito por questionário e por entrevistas individuais a um grupo selecionado em função de critérios predefinidos. A respetiva análise de dados recolhidos evidenciou tendências de resposta associadas a mudanças nas práticas docentes e a perspetivas sobre supervisão. Grande parte dos inquiridos conota a supervisão apenas com avaliação, considerando, também, que esta não cumpre propósitos de melhoria das práticas docentes, apartando desse conceito as práticas interdocentes de colaboração. Reconhecem e valorizam a colaboração no centro escolar, no que concerne a articulação, partilha, ajuda, diálogo e melhoria do desempenho, enquanto práticas potenciadas pelos centros escolares. O impacto destas interações no plano formativo foi enfatizado, pela proximidade com as realidades e necessidades educacionais dos alunos, equacionando-se a expressão “escolas aprendentes”.
- Classes Hospitalares, uma aproximação ao currículo e às experiênciasPublication . Passos, Luisa de Mendonça; Barros, Daniela Melaré VieiraO presente trabalho tem por objetivo apresentar as bases teóricas e práticas referentes ao ensino e aprendizagem em contextos diversificados, mais especificamente no ambiente das Classes Hospitalares. Este contexto de aprendizagem é relevante para a continuidade de desenvolvimento educacional daqueles sob tratamento de saúde com internação, que impossibilita a frequência em escola regular. Por isso, objetiva-se conhecer como são viabilizadas as relações de ensino aprendizagem, associada a elaboração do currículo neste contexto, com as visões dos diferentes participantes do processo. Tendo assim, a questão de partida que se desdobra, a saber: como são elaborados o currículo e as estratégias pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem nas Classes Hospitalares em Niterói? Optou-se por uma pesquisa exploratória, descritiva e interpretativa, situada no plano qualitativo. Cabe salientar que a questão das Classes Hospitalares para ser debatida tem como pano de fundo os projetos de educação em desenvolvimento no Rio de Janeiro/Brasil, refletindo sobre a prática pedagógica que ocorre em duas instituições públicas: Hospital Getúlio Vargas Filho e o Hospital Universitário Antônio Pedro. Ao final da dissertação, são propostos dois quadros que exemplificam formas de prática pedagógica, características da realidade de ensino/aprendizagem viáveis nesse contexto, que supera o espaço escolar regular. Ampliando a compreensão da dimensão que o direito à educação pode alcançar no cotidiano de vários educandos.
- Cocriação de recursos educacionais digitais abertos potenciada por uma supervisão pedagógica colaborativa no Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto LouroPublication . Tomás, Cecília; Teixeira, AntónioO movimento da educação aberta traz consigo a possibilidade da democratização do acesso à informação e ao conhecimento. É neste contexto que surge, também, o movimento dos recursos educacionais abertos, aos quais se juntam, agora, os digitais. Associado a este movimento, estão os conceitos de colaboração, criação e partilha que podem ser apropriados através de comunidades de aprendizagem e prática. Desta apropriação, e com vista à mudança, a aposta e o apoio das lideranças e uma supervisão colaborativa vertical, mas essencialmente horizontal interpares, fomentam a formação, a experimentação, o erro, a procura de soluções e a reflexão sobre a ação. Permitem, ainda, a criação de espaços maker, dentro e fora da sala de aula, onde se desenvolvam cocriações e partilhas. Fazer e Aprender no Digital é o projeto que implementa os princípios e traça os objetivos técnicos e tecnológicos, pedagógicos, legais e éticos. O Clube de Ciência Viva na Escola Cocriação de Recursos Educacionais Abertos, nascido no âmbito do projeto, ainda em piloto, Fazer e Aprender no Digital é a resposta no âmbito da cocriação que permite, ainda, a agregação de recursos físicos e digitais. No contexto destes projetos promove-se uma desconstrução, se não de mentalidades, pelo menos de práticas que levam à transformação da realidade da aprendizagem. Isso é feito com recurso a práticas colaborativas e partilhadas que têm promovido a cocriação e a validação interpares de recursos educacionais digitais abertos cocriados e agregados em Plataformas institucionais do Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro.
- Conceções e práticas de feedbackPublication . Tavares, Olímpio Olegário Mendes; Amante, LúciaA avaliação formativa permite fazer uma ligação intrínseca entre o ensino e a aprendizagem. Nesse processo, o feedback desempenha um papel regulador essencial. Partindo da questão: quais as conceções e as práticas em relação ao feedback de professores do ensino secundário do agrupamento de escolas Olegário Tavares, realizámos um estudo de caso intrínseco numa abordagem, essencialmente, qualitativa e interpretativa, para investigar as conceções e as práticas de feedback dos professores deste agrupamento, considerando a sua perspetiva, mas também a dos estudantes. Enquadrámos teoricamente o nosso estudo considerando os principais desenvolvimentos dos estudos sobre ensino e aprendizagem, bem como as atuais perspetivas sobre a avaliação, em especial sobre o feedback e as suas caraterísticas para que possa ser eficaz e contribuir para a regulação da aprendizagem. Como instrumentos de recolha de dados, recorremos ao questionário e às entrevistas aos professores assim como a entrevistas a grupos focais de alunos. Os dados quantitativos foram tratados usando análise estatística descritiva. Os dados qualitativos foram tratados com análise de conteúdo. Em síntese, os resultados revelaram que as conceções e as práticas de feedback dos professores são diversificadas, havendo casos em que o feedback é percebido de forma consistente com a literatura científica nesta área, ou seja, como um dos elementos fundamentais da avaliação formativa. Há também casos em que o feedback é percebido como um elemento tanto da avaliação sumativa como formativa, e casos em que o feedback é entendido como uma simples classificação. Ou seja, verificamos que a noção sobre o papel do feedback e a sua relevância no processo de aprendizagem não está consolidada junto de uma parte significativa dos docentes. Do ponto de vista dos alunos, o feedback é visto como algo importante para a sua aprendizagem, mas em muitos casos consideram que a sua prática na sala de aula não é consistente.
- Contextos de mudança: efeitos na identidade profissional de professoresPublication . Alemão, Rosália Silva; Mouraz, AnaEste estudo investiga os efeitos das mudanças contextuais, profissionais e pessoais no desenvolvimento profissional e na (re)construção da identidade de professores portugueses do Ensino Básico e Secundário, em exercício na Região Autónoma dos Açores, com carreiras temporalmente representativas. Utilizando uma abordagem qualitativa e fenomenológica, baseada em narrativas biográfico-profissionais, realizaram-se entrevistas aprofundadas a três professores com 25 a 30 anos de experiência. A análise dos dados, conduzida com o software MAXQDA24, revelou que as políticas educativas, os contextos escolares e os eventos pessoais desempenham um papel crucial na evolução da identidade profissional dos docentes. Os resultados destacam a resiliência como um fator central na adaptação às mudanças e na manutenção do compromisso com a profissão. Além disso, observou-se que a identidade profissional dos professores evolui de uma abordagem centrada no conteúdo para uma perspetiva focada no bem-estar e no desenvolvimento dos alunos. Ainda em evidência, neste estudo, o contributo de programas de formação contínua que vão além do aperfeiçoamento de competências profissionais e técnicas, englobando o desenvolvimento de competências emocionais e sociais que suportam a resiliência e fortalecem a identidade profissional. Embora os resultados sejam significativos, a natureza qualitativa do estudo e a condicionante geográfica (Açores) limita a generalização para outros contextos. Pesquisas futuras poderiam explorar esses temas em grupos maiores e mais diversificados, bem como em estudos longitudinais.
- O contributo da supervisão pedagógica para o desenvolvimento profissional dos docentes do 1.º CEB de escolas com currículo português em AngolaPublication . Pereira, Carolina Sotomaior; Filipa, SeabraA presente dissertação surgiu com o intuito de desenvolver um trabalho em torno do tema mais amplo, Supervisão e Desenvolvimento Profissional, intitulado: O contributo da Supervisão Pedagógica para o Desenvolvimento Profissional dos/as Docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico, doravante designado CEB, de Escolas com Currículo Português em Angola. Os objetivos face ao tema supracitado, passam por: i) descrever as conceções de supervisão pedagógica adotadas por docentes e coordenadores/as do 1.º CEB de escolas com currículo Português em Angola; ii) caracterizar as práticas de supervisão pedagógica desenvolvidas por docentes e coordenadores/as do 1.º CEB dessas escolas; iii) perceber o contributo que docentes e coordenadores/as do 1.º CEB dessas escolas reconhecem em relação às práticas de supervisão pedagógica adotadas, nomeadamente, em relação à melhoria das práticas de ensino em contexto de sala de aula; iv) perceber o contributo que docentes e coordenadores/as do 1.º CEB dessas escolas reconhecem em relação às práticas de supervisão pedagógica adotadas, nomeadamente em relação a potencialidades para o desenvolvimento profissional dos/as docentes. Com vista a conhecer a realidade dessas escolas no contexto onde se inserem pretendeu-se perceber os processos de monitorização, operacionalização e implementação da supervisão pedagógica para o desenvolvimento profissional dos/as docentes, quer na perspetiva dos/as docentes quer na perspetiva dos/as coordenadores/as e/ou supervisores/as [pedagógicos/as]. Realizou-se um estudo de abordagem metodológica mista, de cunho exploratório interpretativo. As técnicas de recolha de dados apresentadas foram a entrevista semiestruturada e o inquérito por questionário, respondidos por coordenadores/as e professores/as do 1.º CEB, respetivamente, a lecionar em escolas de Currículo Português em Angola. Com recurso ao Excel procedeu-se à análise, e apresentação dos resultados do inquéritos por questionário. A análise de conteúdo permitiu analisar e apresentar os dados obtidos através das entrevistas semiestruturadas. Recorreu-se ainda à triangulação dos dados obtidos dos inquéritos por questionário com os das entrevistas. Os principais resultados do estudo indicam que os/as coordenadores/as e/ou supervisores/as [pedagógicos/as] entendem que a SP assume um papel fundamenta para o desenvolvimento contínuo dos/as intervenientes do processo supervisivo. Qualidades como a reflexão e a colaboração são uma prática essencial a todo o processo de SP, pelo que são uma constante para a melhoria dos/as supervisionados/as. Os/As docentes reconhecem que é fundamental aprender ao longo do percurso profissional, fazendo uma procura e investimento para esse efeito. Estes consideram que o processo de SP assume um papel fundamental para o crescimento profissional, embora se destaque uma minoria que não reconhece potencial no processo de SP como um contributo para o seu desenvolvimento contínuo.