LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Capítulos livros / Papers in books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Capítulos livros / Papers in books by Sustainable Development Goals (SDG) "05:Igualdade de Género"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- A competencia escrita en español como lingua extranjera en el contexto digital: propusta de invetestigación en una universidad portuguesaPublication . Navas de Pereira, Grauben Helena; Morgado, Lina; Chenoll, AntonioSe presenta un proyecto doctoral circunscrito al área de didáctica de lenguas extranjeras que busca profundizar en la investigación sobre las herramientas digitales utilizadas por estudiantes universitarios de español como lengua extranjera (ELE) en el contexto universitario portugués. Se plantea explorar cómo los estudiantes integran (o no) los recursos lingüísticos digitales al escribir en un contexto digital para mejorar sus textos en el nivel lingüístico. Se propone trabajar con un diseño de investigación cuasiexperimental que proporcionará datos cuantitativos y cualitativos sobre la influencia del uso de tales recursos digitales en sus textos escritos. Esta propuesta de investigación se nutre de los aportes de disciplinas como la lingüística aplicada y análisis de errores e interlengua con el fin de ofrecer un aporte a la didáctica de lenguas extranjeras, particularmente a la promoción de la competencia escrita en español como lengua extranjera en el contexto universitario.
- A contribuição das abordagens do design educacional para a pesquisa-formação de professoresPublication . Carolei, Paula; Morgado, LinaEsse trabalho investiga a contribuição das abordagens do Design Educacional para a pesquisaformação de educadores a partir da criação e adaptação de artefactos a partir das metodologias do design que podem tornar-se dispositivos formativos e ajudar a desenvolver uma postura mais reflexiva, projetural e protagonista em educadores, apoiando a concretização de ações educacionais. O Design, como campo de conhecimento, que estuda a concretização de projetos, pode dispor de artefactos como frameworks, canvas, personas, cards ou jogos que têm a intenção de dar visibilidade ao pensamento e à complexidade dos processos ajudando a promover a consciência e concretude do que é abstrato e intuitivo, apoiando assim, ações mais estratégicas e viáveis. Apresentamos um quadro relacionando as abordagens do Design e os desafios da pesquisa formação de professores e a proposta de alguns frameworks que estão em desenvolvimento aprimoramento, prototipagem, validação como artefactos de apoio para lidar com esses desafios.
- Educação a distância e eLearning em instituições de ensino superior em Moçambique: construindo referenciais de qualidadePublication . Tumbo, Dionísio; Morgado, LinaEste texto, resultando do recorte do projeto de investigação em andamento para os estudos avançados de pós-doutoramento, centra sua a abordagem num Referencial de Qualidade para os Modelos de Educação a Distância e eLearning. Traz uma abordagem do cunho qualitativo operacionalizado pela revisão e análise bibliográfica com a intenção de diagnosticar o panorama da Educação a Distância (EaD) e eLearning para, seguidamente, sugerir um referencial de qualidade que poderá orientar a conceção, governação, práticas e (auto) avaliação dos programas de educação e formação em EaD e eLearning em IES moçambicanas. Entendemos que se trata de um tema bastante pertinente e instigante, pois a experiência que se tem, é que os docentes e investigadores desta modalidade são imigrantes, vindo com suas “trouxas”: teoria e prática de educação presencial, que nestes tempos pandémicos de SARS COV 2, associados aos tempos de cibercultura, começam já a perder sentido. Assim, esperamos apresentar e descrever as principais categorias, em termos de: Perfil dos atores educativos; Organização de cursos de Educação a Distância (EaD) e eLearning; Orientações pedagógicas; Tecnologias de comunicação; Distribuição e mediatização dos conteúdos; Infraestruturas tecnológicas de suporte. Estas tem sido comumente abordadas em vários referenciais de qualidade que tendem inspirar a conceção, acreditação e avaliação prévia e em funcionamento dos cursos e programas oferecidos em EaD e eLearning na Educação Superior.
- Ferramentas de suporte ao mentoring onlinePublication . Rebordão, José Herculano; Morgado, LinaEsta comunicação apresenta uma síntese do projeto de desenvolvimento do protótipo da ferramenta Mentora, desde a justificação da ideia ao design do protótipo. Trata-se de uma nova ferramenta de mentoring desenvolvida para apoiar grupos em programas de mentoria nas organizações, quer sejam equipas de trabalho nas empresas ou em outro tipo de instituições, quer grupos de investigação, ou indivíduos que necessitam de ampliar conhecimentos em torno de temas ou desenvolvimento de competências. Apresenta-se um breve enquadramento teórico que contextualiza teoricamente o projeto as soluções tecnológicas de apoio à aprendizagem e à capacitação dos indivíduos com recurso ao mentoring. Finalmente apresenta-se uma breve visão do projeto, a metodologia de desenvolvimento do protótipo, as suas principais características e funcionalidades.
- Formação aberta e a distância de tutores: modelos e práticas luso-brasileirosPublication . Costa, Maria Angélica; Morgado, LinaAs tecnologias digitais de informação e comunicação são parte integrante de nossa sociedade e, os modos como as utilizamos são vitais para nós cidadãos do século XXI, pois elas fazem parte de nosso cotidiano de vida, de trabalho, social, cultural, educacional. No cotidiano de trabalho educativo e de formação docente, o uso das tecnologias digitais possibilita a criação e o desenvolvimento de cenários e estratégias pedagógicas, que podem ser convergentes com dispositivos inovadores do ponto de vista da mediação, da comunicação e da avaliação. Neste aspecto, este artigo objetiva dar a conhecer ideias sobre a formação aberta e a distância de tutores, que atuam na Universidade Aberta de Portugal (UAb-PT), na cidade de Lisboa, em Portugal, e na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz, localizada no Rio de Janeiro, no Brasil. As possibilidades e os limites da formação aberta e a distância de tutores que são concretizadas, por meio de seus modelos e práticas no cotidiano de trabalho das duas instituições, são também apresentados neste trabalho. Em nossa Instituição de Ensino Superior na área da saúde, o tutor é considerado docente enquanto exerce a tutoria em cursos lato sensu de especialização e de qualificação profissional em cursos de atualização, aperfeiçoamento e de formação continuada em saúde. Frente a esta situação, a Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância, enfrenta o desafio não apenas de incorporar as tecnologias digitais nos processos ensino-aprendizagem dos cursos ofertados, mas também de reconhecer seu uso cotidiano para elaborar, desenvolver e avaliar práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento de uma disposição crítica e reflexiva sobre a informação, o conhecimento e os usos tecnológicos.
- A gestão multi-agendas do estudante a distânciaPublication . Neves, Ana Maria; Morgado, LinaO constructo tempo virtual, disruptivo, surge do impacto das novas tecnologias cujos resultados não são totalmente previsíveis. A Educação e a Educação a Distância (EaD), em particular, são setores particularmente sensíveis aos desenvolvimentos tecnológicos, razão pela qual o nosso estudo é justificado e foi apoiada pela FCT com uma bolsa de doutoramento acolhida pelo LE@D. A investigação é focada na experiência dos estudantes na Universidade Aberta portuguesa. Pretendeu se observar e analisar a variável gestão do tempo na sua relação com as tecnologias considerando a virtualização dos contextos na qual se desenvolve a relação pedagógica. Participaram neste estudo de caso, de natureza exploratória, estudantes de diversos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento. A metodologia utilizada é de natureza mista. Como principais resultados destacamos: 1) o perfil de gestão do tempo académico tem relação direta com o grau do curso frequentado; 2) os estudantes apresentam parcas competências digitais no domínio colaborativo, no momento de ingresso na universidade.
- Pedagogias pós-pandemia e hibridização do trabalho docente: digitalização e práticas educacionais abertasPublication . Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Rocha, Maria Antonieta; Spilker, Maria JoãoO cenário vivido recentemente com a pandemia colocou novos desafios e rupturas à sociedade, incluindo a educação. Os governos recorreram a medidas extremas como, o estado de emergência. Em Portugal todas as instituições de ensino encerraram. Desse facto emergiu a necessidade de dar continuidade e concluir o ano escolar através da mediação tecnológica. Este capítulo discute e apresenta uma pesquisa em progresso sobre a resposta das instituições de ensino portuguesas e a adoção de alternativas ao ensino tradicional. Esta transição de uma sala de aula presencial para uma sala de aula online conduziu a práticas diversas: desde a adopção de práticas educacionais que constituíam uma réplica do sistema presencial (Remote Learning), a práticas mais suportadas na matriz Educação a Distância (EAD), a modelos híbridos e ainda, modelos de Educação Aberta (EA) e de práticas educacionais abertas (PEA). A pesquisa adopta a metodologia Design-Based Research (DBR) tendo implementado vários ciclos iterativos: entrevistas e grupo focal; design de intervenções por equipa interdisciplinar; desenvolvimento de modelo de formação de professores; avaliação. Este capítulo apresenta os resultados do projeto em progresso e dos modelos desenhados de acordo com a análise no terreno que possibilitaram o apoio à medida às instituições envolvidas através do LE@D, a unidade de pesquisa dedicada à EAD.
- Seniores online e vida quotidiana: comunicar e socializar através de dispositivos móveis tácteisPublication . Rodrigues, Carina; Morgado, LinaO envelhecimento da população representa um dos desafios mais importantes para as sociedades no séc XXI do ponto de vista social, económico e político. Segundo dados da Comissão Europeia, em 2025, mais de 20% dos europeus terão mais de 65 anos, esperando-se um aumento do número de adultos com mais de 80 anos.Cerca de 30 % dos europeus nunca utilizou a internet, tendo a maioria idades compreendidas entre os 65 e os 74 anos (Gil, 2014; Patrício, 2014). Estes indivíduos ficam assim, privados do acesso a conteúdos que lhes permitiriam ultrapassar barreiras nas suas interações sociais, reforçar a rede de apoio social, combater a solidão e depressão e melhorar as suas capacidades cognitivas, autonomia e bem estar, bem como no domínio físico. O uso de dispositivos móveis, nomeadamente os tablets e outros dispositivos tácteis tem sido apontado em vários estudos como de utilização fácil pelos seniores. O estudo que se apresenta pretende investigar qual a apropriação dos dispositivos móveis tácteis por seniores nas áreas de comunicação, socialização, saúde e bem-estar e em tarefas de aquisição de serviços online, em dois cenários de aprendizagem diferentes. Pretende-se elaborar um protótipo de modelo de formação adequado que facilite a real apropriação e integração do uso dos dispositivos móveis tácteis pelos seniores. Em termos metodológicos, optou-se pela design-based research(DBR) tendo sido desenvolvidas várias fases de recolha de dados através da aplicação de inquéritos por questionário (fase 1), sessões de focus-group (fase 2) que sustentarão a fase 3, ou seja, o desenvolvimento do protótipo de modelo de formação (Oficinas de Formação) e a sua aplicação-testagem e reformulação. Neste capítulo, damos conta dos resultados preliminares sobre o tipo de utilização dos dispositivos móveis realizada pelos seniores tendo-se verificado que das 36 situações apresentadas, apenas cinco correspondem a atividades realizadas pelos seniores no seu quotidiano. Estes resultados têm implicações para a fase seguinte deste estudo, ou seja, o desenho de um modelo de formação que produza impacto na apropriação dos dispositivos móveis tácteis por estes indivíduos.