Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - MAGE
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - MAGE by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 10 of 53
Results Per Page
Sort Options
- Administração e gestão educacional prisional, pilar para reabilitação e reinserção na sociedade : estudo de casoPublication . Nascimento Júnior, João do; Seabra, FilipaO presente documento resulta do estudo de caso CEEBJA (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos) Doutor Mário Faraco. A partir da investigação o objeto central desse trabalho é a Administração e Gestão Educacional em contexto prisional na cidade de Piraquara, Paraná, Brasil. Nesse contexto a problemática que envolve o tema é fundamentada na carência e absoluta necessidade de mais estudos no âmbito da educação prisional. Os principais objetivos do trabalho realizado são: analisar o contexto da educação prisional através de um estudo de caso e compreender a estrutura organizacional do sistema educativo prisional considerando a educação de adultos. A metodologia científica usada foi o Estudo de Caso exploratório usando como método de recolha de dados a entrevista semi-estruturada tendo como público alvo 10 colaboradores, sendo 1 vice diretora, 1 secretária, 1 pedagoga e 7 professores que fazem parte da organização e execução administrativa e pedagógica. Como resultados apresentamos as perspectivas dos entrevistados, os avanços e desafios que devem ser superados, bem como aspetos da realidade da educação em sistema prisional especificamente do estudo de caso investigado.
- Alterações geradas pela avaliação externa de escolas na autoavaliação: estudo de caso num agrupamento de escolas do AlgarvePublication . Tomás, Ana Carina Guerreiro; Henriques, Susana; Abelha, MartaNo contexto educativo nacional a avaliação externa de escolas e a autoavaliação são uma obrigatoriedade regulamentada pela Lei nº 31/2002, de 20 de dezembro, que vai ao encontro da grande maioria dos contextos educativos internacionais, sendo ambas consideradas pilares na construção de uma escola de qualidade. A presente investigação, no âmbito da relação entre a avaliação externa de escolas com a autoavaliação, visa analisar alterações que foram geradas nos processos de autoavaliação, num agrupamento de escolas do Algarve, após a receção dos relatórios elaborados pela Inspeção Geral de Educação e Ciência relativos ao 1.º e 2.º ciclos de avaliação externa de escolas. Tendo como ponto de partida a revisão da literatura sobre: avaliação e avaliação de escolas; autoavaliação nas escolas e avaliação externa de escolas, a investigação desenvolvida é de natureza qualitativa, tendo sido realizado um estudo de caso. Os dados foram recolhidos com base na análise documental e em entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos vão no sentido de um conhecimento superficial, por parte dos participantes, acerca da informação que consta nos relatórios de avaliação externa e dos processos de autoavaliação do agrupamento em estudo. Nesse sentido, apesar de terem sido geradas algumas alterações no agrupamento de escolas estudado, estas foram insipientes e o processo de autoavaliação tem sido realizado de forma intermitente.
- Análise comparada das políticas educativas para a educação à distância em três países: Brasil, Portugal e Irlanda, especificamente na pandemia Covid-19Publication . Xavier, Adriana Maria Sonego; Barros, Daniela Melaré VieiraEsta investigação é incentivada no contexto educativo da aprendizagem à distância no Brasil, em Portugal e na Irlanda, em diferentes perspectivas analíticas. A técnica de entrevista semiestruturada, investigação exploratória e qualitativa foi aplicada para contribuir para a recolha de informações. A análise comparativa recorda-nos a uma visão de metodologia de investigação no sistema educativo, contribuindo para a identificação de semelhanças e de diferenças no campo amplo das políticas educativas nos países em análise. No entanto, na educação comparativa, espera-se que as experiências positivas adquiridas sejam agregadas na educação durante todo o processo de aprendizagem. Ao longo desta investigação, verificou-se que a história econômica e o índice populacional dos três países analisados eram representativos para este estudo. Foi estabelecido que os impactos educativos aumentam a compilação de informações e de mecanismos de como cada país conduz as suas atividades educativas. As políticas públicas na educação à distância permitiram uma análise onde a prática pedagógica se destaca estrategicamente no cenário em que a tecnologia ajuda a aprendizagem com níveis de oportunidade para todos os que dela necessitam. O papel da educação à distância impulsionou a transformação de uma realidade virtual, especialmente com o impacto de Covid-19, que transformou novos paradigmas de utilização do ensino/aprendizagem em sala de aula, para o modelo de ensino da EaD, que integra a tecnologia até a atualidade.
- Análise de estratégias adaptadas no processo de inclusão: uma experiência narrativa no acolhimento dos alunos com necessidades educativas especiaisPublication . Campos, Lígia Moraes de Matos; Gonçalves, Maria Filomena; Neves, CláudiaA presente dissertação foi desenvolvida a partir de uma pesquisa narrativa sobre a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais (NEEs) no ambiente escolar, baseada na experiência exercida pela diretora no combate a exclusão, construindo sentidos através de relatos narrados e vivenciados no processo de inclusão dos alunos com NEEs nas suas relações pessoais e com os órgãos responsáveis pelo atendimento desses alunos em um colégio público estadual situado no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo geral do estudo que propomos desenvolver é analisar a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais no colégio na percepção da diretora adjunta, considerando a atuação dos profissionais envolvidos nesse processo, que são o orientador educacional, a professora da sala de recursos, a coordenador(a) pedagógico e os(as) líderes, composto pelos diretores. A orientação educacional, a professora de sala de recurso, a coordenação pedagógica e a equipe diretiva, chamados de núcleos de assistência, possuem funções de cooperação, orientação, intervenção e liderança, ainda que sejam encontrados percalços e desafios encontrados ao longo do caminho da inserção do aluno com NEE. Observa-se que o processo inclusivo apresenta lacunas e ainda precisa responder a todas as dúvidas e questionamentos relativos às necessidades educativas especiais investigando, mantendo-nos informados, atualizando-nos constantemente, cuidando dos alunos e sobretudo, partilhando as experiências que adquirimos ao longo da nossa profissão docente.
- Apoio tutorial específico: um caminho para o sucesso educativo?Publication . Ferreira, Andreia Raposo; Abrantes, PedroNo quadro atual de políticas educativas, o Apoio Tutorial Específico (ATE) surge como uma medida de combate ao abandono escolar precoce e de promoção do sucesso educativo, pelo que o estudo Apoio Tutorial Específico: um caminho para o sucesso educativo? tem como objetivo compreender o respetivo processo de implementação e de que forma o mesmo contribui para a melhoria da qualidade da escola e, paralelamente, para o sucesso educativo. Para o efeito, foram analisados os principais fatores de insucesso escolar/educativo, assim como as principais medidas de política educativa implementadas no nosso país para o debelar, das quais destacámos o objeto do nosso estudo. De forma a melhor compreendermos todo o processo que envolve a implementação desta medida, adotámos um paradigma de investigação interpretativo, num design de estudo de caso, com abordagem mista, suportando-nos em dados qualitativos e quantitativos. Para o seu desenvolvimento realizámos a análise documental ao Projeto Educativo da escola onde o estudo foi realizado e procedemos à elaboração, testagem e aplicação de dois questionários destinados a diretores de turma e a alunos que beneficiaram de ATE. Realizámos, ainda, uma entrevista semiestruturada ao Diretor da escola e um focus group com os professores que se encontravam na altura do estudo a exercer a função de professores tutores. Os resultados do estudo revelam que a equipa de ATE, composta por uma coordenadora, professores tutores, uma psicóloga, uma professora da Educação Especial e uma assistente operacional, tem desenvolvido ações promotoras de uma maior colaboração entre professores e vários outros agentes educativos, provocando, ao longo do tempo, mudanças na cultura da escola, tornando-a muito mais colaborativa.
- Avaliação da implementação do programa das academias de líderes Ubuntu em escolas TEIP da Área Metropolitana de LisboaPublication . Ribeiro, António Manuel Mateus Castel-Branco; Álvares, Maria Eugénia Cotta Patrício; Henriques, SusanaDesde o final do século XX que tem crescido o interesse pelo desenvolvimento das competências socioemocionais nas crianças e nos jovens, levando ao aparecimento de diversos programas tendentes à sua promoção. A Academia de Líderes Ubuntu (ALU) é um desses programas, tendo a Direção-Geral de Educação (DGE), em 2019, colocado à disposição das escolas integradas nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) a adesão ao mesmo, com o objetivo de contribuir para o sucesso dos alunos, através do desenvolvimento de competências sociais. Dois anos passados, o programa foi alargado a todas as escolas que manifestassem interesse no programa. Atendendo ao sucesso do programa da ALU, e à ausência de qualquer avaliação formal do programa, que se constituiria como um importante apoio para os decisores, quer de políticas educativas, quer os líderes escolares, entendemos avaliar este programa, verificando se os seus objetivos foram cumpridos e auscultando a perceção dos intervenientes, dois/ três anos após a frequência. Pretendemos, assim, explorar os resultados do projeto das Academias de Liderança Ubuntu no desenvolvimento das competências dos alunos que as frequentaram. Para isso, socorremo-nos dos resultados dos questionários que os participantes na ALU preencheram no final da mesma, efetuámos uma entrevista exploratória ao Diretor-Geral da Educação, aplicámos um questionário aos animadores e ouvimos os pais e os alunos em focus group. Os resultados obtidos, analisados de acordo com a matriz de avaliação definida, parecem indicar que os objetivos foram atingidos, sendo referidas mudanças verificadas na generalidade dos alunos e a expetativa de continuidade da ALU.
- Avaliação externa de escolas: estudo a partir das perceções e expectativas dos diretores de um estabelecimento de ensino profissional privadoPublication . Luís, Maria Sílvia Rodrigues; Henriques, Susana; Abelha, MartaA educação é um fator essencial de desenvolvimento social e económico de uma nação. Numerosos autores já manifestaram a ligação existente entre os níveis de escolarização e os índices de desenvolvimento de um país. Dentre os diversos níveis de ensino, o ensino profissional tem uma especial relevância uma vez que, desde o início, estabelece um vínculo com o mundo do trabalho através da componente prática, com uma sólida base teórica, proporcionando aos alunos uma profissão, ou seja, um conjunto de competências de saberfazer, imprescindíveis ao seu desenvolvimento profissional futuro. Diversos trabalhos de investigação reconhecem os benefícios do ensino profissional, não só para o aluno, como para o próprio país, nomeadamente no que concerne ao crescimento económico, à maior capacidade de corresponder às necessidades do mercado de trabalho, no acesso a melhores remunerações e numa maior inclusão. Face a esta preocupação, em 2009, o Parlamento Europeu promoveu a implementação do quadro EQAVET- Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e Formação Profissional como componente de acreditação de qualidade das instituições que organizam cursos de formação profissional. Neste sentido, a presente dissertação procurou compreender o processo de avaliação externa de um estabelecimento de ensino profissional privado, tendo como principal objetivo responder às seguintes questões: Quais as perceções e expetativas dos atores educativos com funções de liderança num Estabelecimento de Ensino Profissional Privado, face ao terceiro ciclo da AEE? Qual a influência que o terceiro ciclo de AEE pode ter, enquanto elemento impulsionador do sucesso escolar da Instituição em estudo, na perspetiva dos seus líderes? Neste estudo recorreu-se à pesquisa e análise documental e entrevistas semiestruturadas ao Diretor da EPBJC- Escola Profissional Bento Jesus Caraça, Delegação do Seixal e ao Diretor Pedagógico Nacional da AEBJC – Associação Ensino Bento Jesus Caraça. A análise do conteúdo das entrevistas realizadas possibilitou-nos concluir que a EPBJC já tem implementado um sistema de avaliação externa no âmbito do quadro EQAVET. É entendido, por parte dos entrevistados, que o 3º ciclo de avaliação externa, poderá ser potenciador de qualidade e sucesso educativo. Os resultados das avaliações internas e externas indiciam uma melhoria de quase todos os pontos fracos e constrangimentos indicados, sendo reconhecidos como uma contribuição pedagógica fundamental que, quando praticadas com rigor e equidade, adicionam qualidade ao ensino e contribuem para o sucesso escolar dos discentes. Exigirá ser aplicada de forma sistemática e organizada, envolvendo todos os atores educativos e valorizando o papel de cada em todo o processo. Sendo condição sine qua non a sua aplicação em todos os estabelecimentos de ensino públicos ou privados.
- "A Aventura da Vida” nas escolas do 1.º CEB da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria: um programa de educação para a saúdePublication . Rodrigues, Elisabete Cristina Silva; Henriques, SusanaO presente estudo enquadra-se na abordagem da educação para a saúde e na crescente importância desta temática nas escolas, enquanto promotoras de comportamentos saudáveis entre as crianças. A escolha do tema – “A Aventura da Vida nas escolas do 1.º CEB da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria – Um Programa de Educação para a Saúde” – visa avaliar o impacto deste Programa nas escolas onde foi aplicado. Para o efeito, é analisado o aumento de competências na área da educação que têm vindo a ser transferidas para as Autarquias Locais e para as Comunidades Intermunicipais, bem como a forma como a Liderança dos Professores e o Clima de Escola podem contribuir para o sucesso da implementação de Programas desta natureza. Em termos metodológicos, após as devidas autorizações, foi aplicado um inquérito por questionário a 18 professores que frequentaram e concluíram com sucesso a ação de capacitação do Programa “A Aventura da Vida” e 32 alunos de duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico onde foi aplicado o Programa. Depois de realizada a análise descritiva dos dados recolhidos, e como conclusões principais do estudo, destacamos as perspetivas dos professores e dos alunos que salientaram o sucesso da aplicação do Programa “A Aventura da Vida”. Na perspetiva dos alunos, estes revelaram uma maior preocupação com a adoção de estilos de vida saudável, sendo ainda considerado por estes que a aplicação do Programa contribui para favorecer a qualidade das relações entre pares. Relativamente ao impacto da implementação do Programa “A Aventura da Vida” nos Professores, constatamos que os mesmos consideram que o Programa lhes proporcionou uma oportunidade para melhorar o seu trabalho enquanto docentes, fazendo-os refletir sobre a visão que tinham sobre a liderança e contribuindo para que pudessem alterar as suas práticas pedagógicas. Em termos gerais, o Programa “A Aventura da Vida”, destaca-se em áreas como a promoção da qualidade das relações, o aumento do grau de participação e de satisfação com a escola, sendo que os Professores consideram que o mesmo contribuiu para melhorar o Clima de Escola e para melhorar o seu desempenho profissional.
- Características da teoria da complexidade na ação das lideranças escolares: estudo do processo educativo em quatro agrupamentos de escolas da região centro durante a crise Covid-19Publication . Silva, Carlos António Lopes Pais e; Neves, CláudiaA presente investigação tem como principal objetivo identificar as características da Complexidade associadas à ação das lideranças escolares. Foi utilizado o quadro teórico da Teoria da Complexidade que é caracterizado por uma visão sistémica, pela noção de que existem fortes ligações e interdependências entre elementos, em que os resultados constituem novos pontos de partida e cada sistema constitui uma parte de outro sistema mais vasto. A Complexidade ajuda a compreender que, embora as relações entre os elementos possam ser simples, através de processos iterativos, algo novo e extremamente complexo pode emergir num curto período de tempo dando origem à imprevisibilidade e turbulência. Um destes momentos, que ocorreu como resultado do encerramento das escolas em 16 de março de 2020 como medida preventiva para a pandemia de Covid-19, foi selecionado como o foco para explorar as perceções dos líderes escolares. Na época, as escolas continuaram o seu trabalho educativo com os meios ao seu alcance e enfrentaram grandes desafios. Este período merece uma reflexão e análise aprofundadas. O processo de investigação seguiu o paradigma qualitativo assente no estudo de casos. Foram realizadas entrevistas a líderes escolares (diretores de agrupamento de escolas e coordenadores de diretores de turma) de quatro agrupamentos de escolas de concelhos pertencentes à Comunidade Intermunicipal Viseu Dão-Lafões. Os resultados mostram que as características da Complexidade estão presentes no processo estudado o que se considera demonstrar a validade da matriz interpretativa da Teoria da Complexidade. A partir dos relatos obtidos, esta investigação permitiu realizar a descrição do que aconteceu durante este período construindo, assim, um registo do processo, dinâmicas e constrangimentos encontrados.
- Clima e cultura organizacional: a perceção docente na Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua PortuguesaPublication . Marques, António Jorge Nunes; Neves, Cláudia; Henriques, SusanaO presente projeto de investigação pretendeu avaliar o clima e a cultura organizacional de uma escola do ensino de português no estrangeiro (EEPE), identificando a perceção dos professores relativamente às diversas dimensões do clima e cultura organizacional dessa escola, mas também as relações entre os professores, a imagem da Direção e as relações entre os vários agentes da comunidade escolar, percecionando e identificando os pontos fortes e fracos, tendo também em conta a melhoria do clima e cultura de escola e a sua reflexão nas aprendizagens. Tal identificação foi possível a partir da recolha de dados através da aplicação de um inquérito por questionário aos professores. Adotou-se uma amostra adequada ao universo em estudo, composta por um número significativo de docentes e representativo de todo o universo. Como espaço do estudo investigativo, escolheu-se a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), em Maputo, aplicando o questionário como instrumento que visou obter informações que possibilitem percecionar o seu clima e cultura organizacional. Conseguiu-se perceber, da recolha e análise dos Dados obtidos que, a consistência positiva do Clima e Cultura Organizacional desta escola tem tido nos seus agentes educativos o seu maior pilar, principalmente nos que aqui permanecem há mais tempo. Estas práticas de índole organizacional, que caracterizam a cultura predominante desenvolvida, também, pela gestão desta escola, onde são evidenciadas características referentes à participação ativa dessa gestão, disseminando e perpetuando a prática de valores e crenças referentes à cidadania e desenvolvimento junto dos alunos e agentes educativos, e as mais diversas práticas desenvolvidas na execução do trabalho que amplificam a importância da atividade de ensino, constata-se que esta escola apresenta uma estrutura organizacional bem sólida em termos de cultura e, tais aspetos são refletidos no excelente clima que se respira no ambiente de trabalho. Pensamos que através dos resultados obtidos neste estudo, também deixamos a possibilidade aberta a que, em estudos futuros, escolas similares de ensino de português no estrangeiro e outras, possam vir a traçar ações estratégicas que permitam a esta e outras escolas manter e melhorar um clima harmonioso, indutor de maior produtividade, melhorando os processos de ensino e aprendizagem. Também dessa forma, a manutenção e perpetuação da cultura organizacional escolar será cada vez mais interiorizada, resultando em climas e culturas organizacionais propícias à potencialização do desempenho dos profissionais de ensino.