Coleção Educação a Distância e eLearning
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Browsing Coleção Educação a Distância e eLearning by Sustainable Development Goals (SDG) "09:Indústria, Inovação e Infraestruturas"
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- A capacitação para a educação digital e em rede: género, equidade e desenvolvimento: perspetivas internacionaisPublication . Vieira, Cristina Pereira; Henriques, Susana; Moreira, J. AntónioA obra intitulada A Capacitação para a Educação Digital e em Rede: Género, Equidade e Desenvolvimento: Perspetivas internacionais, está centrada na necessidade de criar ecossistemas fundamentais, a partir de uma abordagem blended, que permita desenvolver situações de aprendizagem flexíveis e personalizadas. A obra está organizada em três partes. Na parte I, O papel da Universidade na Capacitação para a Educação Digital, foi redigida por professores/as e formadores/as da Universidade Aberta de Portugal (UAb), que estiveram diretamente envolvidos/as em processos de capacitação de professores/as para a docência digital em rede, dá-se especial destaque ao trabalho desenvolvido em Portugal pela UAb, em parceria com a Direção Geral de Educação, relativo à criação e desenvolvimento de ações de capacitação para a docência digital em rede no período da pandemia, quer na fase de transição digital, quer na fase de capacitação digital. A Parte II deste ebook, intitulada A educação digital e género: um caminho para a equidade, foi feita uma abordagem sobre a necessária capacitação de professores em relação ao designado “novo aluno”, com adolescentes ligados a multitarefas, destacando as implicações na capacitação da comunidade educativa e no combate às desigualdades. Paralelamente, são ainda refletidas as desigualdades de género, retratando a necessidade de empoderamento das mulheres, com um recorte para as condições das mulheres estudantes universitárias, durante o período da pandemia. Finalmente, a Parte III, Educação, Saúde e Desenvolvimento apresenta pensamentos sobre a Educação Digital em Rede, pensada como fator de Desenvolvimento, Equidade na área da Saúde e bem-estar, procurando relações desta problemática na capacitação e no desenvolvimento pessoal e social.
- Desafios contemporâneos e a emergência da educação OnLIFEPublication . Schlemmer, Eliane; Moreira, J. António; Di Felice, MassimoOs textos que compõem esse livro analisam os desafios da educação contemporânea a partir de um específico ponto de partida: a introdução das ecologias informatizadas nas práticas pedagógicas e a consequente obsolescência das salas de aula, das formas exclusivamente presenciais físicas produzidas pelas arquiteturas feitas de tijolos, de parede, de cadeiras e de portas. Hoje, não necessariamente aprender coincide com um ir até um lugar, mas assume o significado principal de um outro tipo de deslocação que não está relacionado com os espaços físicos, mas sim, com um outro tipo de sair, com uma outra forma de afastamento, aquele que nos possibilita começar um processo de heteronomia e de metamorfose. Do conjunto destes contributos resulta um menu de possibilidades e um conjunto de abordagens concetuais e empíricas reportadas a aspetos distintos no domínio do ensinar e do aprender OnLIFE. Trata-se, pois de uma obra com a qual pretendemos promover uma reflexão aprofundada nesta área, esperando que o produto deste trabalho, para além de constituir uma síntese de alguns estudos realizados pelos autores, neste domínio, possa contribuir, de forma útil, para um alargamento do conhecimento neste domínio emergente
- Desenho de e-atividades para ambientes digitaisPublication . Goulão, FátimaOs sistemas digitais de aprendizagem promovem cenários interativos e favorecem uma aprendizagem autónoma, bem como o trabalho colaborativo. A transição de um contexto presencial para um ambiente digital de aprendizagem não se faz pela transposição ipsis verbis de um contexto para o outro. Pelo contrário, cada contexto implica uma didática específica que vai para além dos conteúdos de ensino. Cabe ao docente encontrar as estratégias mais adequadas para atingir os seus objetivos. A diversidade de percursos é vasta. Por isso, o ensino em ambientes digitais deve incluir um conjunto de atividades de aprendizagem que ajudem o aluno a atingir os conhecimentos necessários, tendo em conta as necessidades e características individuais. Estas atividades ou e-atividades são variáveis críticas neste processo. Podemos encontrar diferentes tipos de e-atividades e a sua escolha deve ser feita tendo em conta os objetivos a atingir. Neste e-book procuramos dar a conhecer não só o papel das e-atividades, mas também como é que estas se estruturam tendo em conta, não só os objetivos, mas também o modelo pedagógico que lhe é inerente.
- Educação a distância e elearning no ensino superiorPublication . Dias, Paulo; Caeiro, Domingos; Aires, Luísa; Moreira, Darlinda; Goulão, Fátima; Henriques, Susana; Moreira, J. António; Nunes, Catarina S.O presente relatório documenta a trajetória inicial do estudo para um “Diagnóstico sobre o Ensino a Distância e eLearning no Ensino Superior em Portugal”, desenvolvido no âmbito do Observatório da Qualidade do Ensino a Distância e eLearning, sediado na UAb (Despacho, extrato n.º 10823/2012). A crescente mobilização das Instituições de Ensino Superior (IES) para o desenvolvimento de oferta educativa suportada por modelos de eLearning, bem como a ausência de informação sistematizada sobre as conceções pedagógicas dos atores vinculados aos processos de gestão, desenvolvimento e coordenação de cursos em EaD e eLearning, justificaram a primeira etapa do estudo que apresentamos neste documento. A necessidade de realizar um diagnóstico sobre o EaD e eLearning nas instituições públicas de ES surge da constatação de uma grande diversidade de conceções e de práticas abrangidas por um conceito com significados e sentidos tão diversos, como é o caso do “eLearning”. Alguns registos esporádicos sobre os contextos de prática pedagógica no Ensino Superior permitem-nos observar que, atualmente, o eLearning abrange um amplo leque de variantes que vão, desde práticas ocasionais de ensino e aprendizagem mediadas por tecnologias digitais, até ao desenvolvimento e oferta de cursos exclusivamente online. Estas práticas não se dissociam das marcas históricas do conceito e do universo teórico que o sustenta e enraízam-se nos modelos pedagógicos e culturais das instituições de ES que as promovem, sejam presenciais ou a distância. Na primeira fase da investigação, pretendeu-se “explorar conceções pedagógicas, organizativas e tecnológicas de membros de órgãos de gestão e coordenação envolvidos no desenvolvimento e oferta de cursos em eLearning, no Ensino Superior Público”. O contexto da investigação foram as Instituições de Ensino Superior Público que, representadas pelos seus membros com funções de direção e coordenação, voluntariamente aderiam ao estudo. A informação foi obtida através de um questionário online desenvolvido para o estudo, sendo maioritariamente constituído por itens de resposta de tipo Likert. Importa salientar que a presente pesquisa constitui, tão-só, a primeira etapa de um percurso investigativo que se pretende mais amplo e aprofundado. O estudo empírico decorreu entre 28/03/2014 e 25/05/2014, tendo respondido ao questionário 26 indivíduos. De entre os 26 respondentes, é possível identificar 3 grupos: um subgrupo (maioritário) que apresenta conceções organizativas próximas do que é proposto na revisão da literatura sobre eLearning, um subgrupo com conceções próximas do Blended Learning e um terceiro subgrupo (minoritário) que parece afastar-se destas conceções, perspetivando o eLearning na sua dimensão tecnológica e reduzindo-o à mera disponibilização online de conteúdos. Há, ainda, dados que revelam contradições nas respostas a alguns itens (como conteúdos/ recursos; orientação/diretividade). Considera-se, portanto, fundamental o aprofundamento de algumas dimensões deste estudo. No que diz respeito à formação de professores, importa salientar que, de acordo com as respostas de grande parte dos respondentes, a responsabilidade do processo de formação, nesta área, recai sobre o indivíduo, aparentando a ausência da valorização institucional deste tipo de docência. Há, no entanto, IES que já incorporaram a formação de professores para a educação online na sua missão. Este aspeto salienta a necessidade de intensificar o investimento na formação pedagógica dos professores para a docência online e a urgência em ser adotada uma discriminação positiva dentro das IES no que diz respeito à formação e prática deste tipo de ensino, em instituições de ES com culturas pedagógicas presenciais. Dada a natureza exploratória deste estudo, a reduzida dimensão da sua amostra e a especificidade do instrumento de recolha de informação adotado, reitera-se a necessidade de, em futuro próximo, se perspetivar o seu aprofundamento, seja através da aplicação do questionário construído no âmbito deste estudo a uma amostra mais ampla, seja através da aplicação de metodologias compreensivas de investigação.
- Educação digital, a distância e em redePublication . Dias, Paulo; Freitas, João Correia deA Sociedade Digital afirma-se hoje, cada vez mais, como uma realidade incontornável e o seu forte ritmo de desenvolvimento tem colocado desafios particularmente significativos aos modelos, processos e práticas da Educação. Constitui, para além dos novos desafios, a oportunidade para desenvolvermos o pensamento sobre a Educação Digital, a Distância e em Rede, inesperadamente reforçada pela crise pandémica que nos impôs a urgência de ação. Onde, anteriormente, se verificava a procura do enriquecimento educativo das comunidades de aprendizagem, construímos hoje, impulsionados pela força das circunstâncias e pela natural evolução do desenvolvimento neste domínio, a mudança dos cenários e contextos para a aprendizagem em rede. Deste modo, são tempos tanto de emergência como de necessária reflexão face a uma nova “normalidade”, justificando na presente publicação uma atenção especial às dimensões e valências desta temática. A Educação não pode ser planeada como um espaço de reprodução de saberes e práticas, mas deverá afirmar-se em liberdade na cultura de inovação para a sociedade da aprendizagem e do conhecimento em rede. É este o sentido da presente publicação que procura contribuir para o desenvolvimento do pensamento neste domínio, através dos textos de investigadores do Brasil, de Inglaterra e de Portugal que nos apresentam as suas reflexões sobre o pensamento estratégico e as experiências pedagógicas para promover a mudança na Educação Digital.
- Educação, formação e transformação digital em estabelecimentos prisionaisPublication . Moreira, J. António; Caeiro, Domingos; Trindade, Sara DiasA educação é um direito universal e desempenha um papel crucial no desenvolvimento humano, ajudando o indivíduo a construir a sua personalidade e o seu carácter. Mesmo em situação de reclusão, e tendo em consideração as Recomendações do Conselho da Europa referentes à Educação nas Prisões e as Regras das prisões europeias, os cidadãos possuem os mesmos direitos no acesso à educação. Partindo, pois, destes pressupostos, nesta obra apresentam-se um conjunto de textos de autores de várias nacionalidades que indagam e exploram a importância do desenvolvimento dos processos educacionais em contexto de reclusão, especificamente no que diz respeito à utilização de tecnologias e plataformas digitais.
- Estilos pedagógicos de internacionalização no digital: da alfabetização ao ensino superiorPublication . Barros, Daniela Melaré VieiraO e-book "Estilos Pedagógicos de Internacionalização no Digital: da alfabetização ao ensino superior" explora a internacionalização em diversas perspetivas, destacando suas múltiplas manifestações que devem ser adaptadas às dimensões globais de cada país e instituição. Isso é precisamente o que o livro nos apresenta ao longo de seus capítulos. As práticas, dinâmicas e reflexões nele contidas definem o conceito, ampliam seu significado e inovam na forma como é implementado por instituições e profissionais envolvidos. O objetivo principal é identificar dinâmicas, estratégias e propostas inovadoras de internacionalização nos processos de ensino e aprendizagem em ambientes digitais e híbridos em diversos níveis de ensino. Isso implica oferecer elementos que orientem o ensino e a aprendizagem colaborativos e em parceria Quando se trata de uma abordagem pedagógica para a internacionalização, questões como acesso e equidade são fundamentais, assim como a expansão do ensino híbrido, à distância e digital. Isso se deve não apenas à natureza transnacional dos contextos educacionais, que podem ser frequentados por estudantes de todo o mundo, mas também ao suporte de redes de mobilidade virtual que têm o potencial de concretizar a internacionalização de forma ampla. As características inovadoras, refletidas na abordagem pedagógica, no currículo, nas práticas de ensino e aprendizagem, bem como em questões organizacionais e comunicativas, são evidenciadas de maneira clara. Isso demonstra a complexidade e as vantagens da implementação da internacionalização pensada de forma qualitativa ao nível pedagógico.
- I Seminário Internacional Comunidades Digitais em Rede [CODIRE]: ebook multimédiaPublication . Costa, Adelaide Millán; Barros, Daniela Melaré Vieira; Caeiro, Domingos; Caetano, João Relvão; Moreira, J. António; Negas, Mário Carrilho; Henriques, Susana
- Inovar para a qualidade na educação digitalPublication . Dias, Paulo; Moreira, Darlinda; Mendes, António Quintas
- Lideranças e inovação em contextos educativosPublication . Grave-Resendes, Lídia; Bastos, Glória; Oliveira, IsolinaO presente volume surge no contexto das atividades desenvolvidas na especialidade de Liderança Educacional, do Programa de Doutoramento em Educação da Universidade Aberta, apresentando resultados de estudos realizados nesse âmbito e também outros contributos de investigadores que têm analisado as dinâmicas de liderança nas escolas. Começou a ser construído beneficiando do entusiasmo que a Lídia colocou na iniciativa, e tornou-se um dever a sua publicação, após o triste desenlace que a todos surpreendeu. Esta temática constituiu um dos núcleos fundamentais do seu trabalho, e nesse sentido o seu nome estará ligado a alguns dos textos aqui incluídos, perpetuando o seu intenso e dedicado labor pedagógico. Em relação à problemática que o título convoca, de facto, a liderança educacional tem vindo a assumir um protagonismo crescente: presente nos discursos políticos, nas análises transnacionais sobre os sistemas educativos, nos vários olhares sobre o papel da escola e a forma como esta deve encontrar respostas para os múltiplos desafios internos e externos que se lhe colocam diariamente. Os textos aqui apresentados refletem sobre algumas das exigências e dos reptos que a escola vai enfrentando, e como os processos de liderança construídos encontram caminhos diversos para encarar e reagir a problemáticas e situações distintas. A liderança exercida pelos professores e a forma como estes se encaram também enquanto líderes (de topo ou em posições intermédias, ou ainda a liderança pedagógica na sala de aula) merece a atenção de todos os que se movimentam no território da educação. Este livro procura, neste contexto, ser mais um contributo para apoiar o pensamento e a ação nessa área.