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Abstract(s)
Os sistemas digitais de aprendizagem promovem cenários interativos e favorecem uma aprendizagem autónoma, bem como o trabalho colaborativo. A transição de um contexto presencial para um ambiente digital de aprendizagem não se faz pela transposição ipsis verbis de um contexto para o outro. Pelo contrário, cada contexto implica uma didática específica que vai para além dos conteúdos de ensino.
Cabe ao docente encontrar as estratégias mais adequadas para atingir os seus objetivos. A diversidade de percursos é vasta. Por isso, o ensino em ambientes digitais deve incluir um conjunto de atividades de aprendizagem que ajudem o aluno a atingir os conhecimentos necessários, tendo em conta as necessidades e características individuais. Estas atividades ou e-atividades são variáveis críticas neste processo. Podemos encontrar diferentes tipos de e-atividades e a sua escolha deve ser feita tendo em conta os objetivos a atingir. Neste e-book procuramos dar a conhecer não só o papel das e-atividades, mas também como é que estas se estruturam tendo em conta, não só os objetivos, mas também o modelo pedagógico que lhe é inerente.
Description
Keywords
Elearning E-atividades Pedagogia do online Ferramentas digitais Estilos de aprendizagem Estruturação da atividade didática Modelo pedagógico
Pedagogical Context
Citation
Goulão, Fátima; org. - Desenho de e-atividades para ambientes digitais. Lisboa: Universidade Aberta, 2024. 62 p. (eUAb. Educação a Distância e eLearning; 20). ISBN 978-972-674-964-6
Publisher
Universidade Aberta