datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 09:Indústria, Inovação e Infraestruturas | pt_PT |
dc.contributor.author | Goulão, Fátima | |
dc.date.accessioned | 2024-03-13T17:01:35Z | |
dc.date.available | 2024-03-13T17:01:35Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | Os sistemas digitais de aprendizagem promovem cenários interativos e favorecem uma aprendizagem autónoma, bem como o trabalho colaborativo. A transição de um contexto presencial para um ambiente digital de aprendizagem não se faz pela transposição ipsis verbis de um contexto para o outro. Pelo contrário, cada contexto implica uma didática específica que vai para além dos conteúdos de ensino. Cabe ao docente encontrar as estratégias mais adequadas para atingir os seus objetivos. A diversidade de percursos é vasta. Por isso, o ensino em ambientes digitais deve incluir um conjunto de atividades de aprendizagem que ajudem o aluno a atingir os conhecimentos necessários, tendo em conta as necessidades e características individuais. Estas atividades ou e-atividades são variáveis críticas neste processo. Podemos encontrar diferentes tipos de e-atividades e a sua escolha deve ser feita tendo em conta os objetivos a atingir. Neste e-book procuramos dar a conhecer não só o papel das e-atividades, mas também como é que estas se estruturam tendo em conta, não só os objetivos, mas também o modelo pedagógico que lhe é inerente. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Goulão, Fátima; org. - Desenho de e-atividades para ambientes digitais. Lisboa: Universidade Aberta, 2024. 62 p. (eUAb. Educação a Distância e eLearning; 20). ISBN 978-972-674-964-6 | |
dc.identifier.doi | 10.34627/uab.ead.20 | |
dc.identifier.isbn | 978-972-674-964-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/15842 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Aberta | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Elearning | pt_PT |
dc.subject | E-atividades | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia do online | pt_PT |
dc.subject | Ferramentas digitais | pt_PT |
dc.subject | Estilos de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Estruturação da atividade didática | pt_PT |
dc.subject | Modelo pedagógico | pt_PT |
dc.title | Desenho de e-atividades para ambientes digitais | pt_PT |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Goulão | |
person.givenName | Fátima | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2285-6753 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | book | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | b72169e5-7cb9-4155-b2ee-f06bcf2faadd | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b72169e5-7cb9-4155-b2ee-f06bcf2faadd |