LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Dissertações e Teses
Permanent URI for this community
Browse
Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Dissertações e Teses by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
Now showing 1 - 10 of 42
Results Per Page
Sort Options
- A agregação de escolas e agrupamentos e a possibilidade de inovação e melhoria no sistema organizacional: dinâmicas organizacionais e sistémicas na construção de um agrupamento em interação com os ‘stakeholders’: estudo de casoPublication . Salgueiro, João Esteves; Henriques, SusanaEste trabalho analisa a possibilidade de desenvolvimento de dinâmicas inovadoras no contexto da construção de um mega-agrupamento de escolas em interação com os stakeholders da comunidade. Sustentada num quadro de referência assente na teoria dos sistemas sociais de Niklas Luhmann, mas convocando outros contributos teóricos, esta investigação põe em evidência que a construção de um novo sistema organizacional resultante da agregação de dois agrupamentos de escola e uma escola secundária não agrupada desencadeou processos de produção de mecanismos autopoiéticos, partindo da marcação de operações de distinção sistema/ambiente em contextos de fechamento operativo e abertura cognitiva. Simultaneamente, mostrou que a indução da mudança, através de novidades endógenas ao sistema, pode ser ativadora de novos horizontes de sentido, capazes de alterar as expetativas e produzir seleções que levam à melhoria do funcionamento do sistema organizacional com base nas suas próprias referências. As conclusões apontam, por outro lado, para a ideia de que os processos de mudança não podem ser completamente planeados, nem concebidos numa perspetiva linear e inteiramente controlada por dinâmicas promovidas por uma só pessoa ou mesmo por um grupo que transforma as suas perspetivas numa corrente maioritária, mas que a organização beneficiou de contributos provenientes de grupos dissidentes que contribuíram para tornar a mudança num processo de estabilidade dinâmica e recursiva, produzida num contexto de fechamento operativo e autorreferencial. Estes resultados foram alcançados com recurso a uma metodologia qualitativa, em que se realizaram entrevistas aos principais agentes do sistema organizacional em estudo, assim como dos principais stakeholders, recorrendo-se complementarmente a análise documental e a notas de campo
- An information systems' model of internal communication with and between teachers, as internal stakeholders, in portuguese public schoolsPublication . Luíso, Eugénia Maria Vicente; Mendes, António Quintas; Isaías, PedroA comunicação interna constitui um fator chave para o bom funcionamento das organizações e uma vantagem competitiva. O envolvimento dos stakeholders internos é uma questão fundamental para o futuro de qualquer organização. Igualmente importante é, também, definir uma política de comunicação interna crucial para a cooperação e motivar a relação entre os stakeholders. Esta pesquisa apresenta um estudo no âmbito da comunicação interna com os professores, enquanto stakeholders internos, nas Escolas Públicas Portuguesas nas seguintes dimensões: papel da comunicação interna, veículos de comunicação, níveis de satisfação, democratização e abertura do conselho escolar e plataforma Moodle como veículo de comunicação. As técnicas utilizadas para a recolha de dados foram as seguintes: análise documental, entrevistas estruturadas e questionário estruturado. No que diz respeito ao questionário, este foi aplicado nos meses de fevereiro, março e abril de 2017 aos professores de 53 Escolas Públicas Portuguesas. O número de respostas foi de 191. A análise fatorial foi a principal técnica utilizada para encontrar os fatores subjacentes às opiniões e comportamentos dos stakeholders. Este estudo permitiu verificar que as dimensões estudadas desempenham um papel determinante e que uma comunicação interna adequada é um instrumento que melhora a organização das Escolas Públicas Portuguesas na prossecução dos seus objetivos, tornando-se cada vez mais ativas no seu meio ambiente. Finalmente, com base em todo o trabalho desenvolvido, esta pesquisa propõe um novo modelo de Sistema de Informação bem-sucedida, baseado no modelo DeLone e McLean (2003), que permite conhecer a satisfação dos stakeholders internos nas Escolas Públicas Portuguesas, no contexto da comunicação interna, utilizando o Moodle como ferramenta de comunicação. Em suma, este estudo demonstra como a comunicação organizacional interna é um fator organizacional importante nas Escolas Públicas Portuguesas, que melhora o desempenho dos professores, enquanto stakeholders internos.
- Apps e estratégias de M-learning para PLE: estudo de caso com estudantes do ensino superiorPublication . Matos, Filipa Andreia Martins; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroCom o desenvolvimento de novas tecnologias, nas últimas décadas têm vindo a ser desenvolvidas novas abordagens de ensino-aprendizagem. Conceitos como mobile learning (m-learning) afloram e transformam o ambiente de aprendizagem em cenários móveis e de mobilidade. Com este estudo, pretendeu-se contribuir para o m-learning no campo da educação em línguas, e em particular verificar como pode enriquecer o desenvolvimento de competências comunicativas (sobretudo escritas) no ensinoaprendizagem do português como língua estrangeira (PLE), no ensino superior. Considerou-se, para esse efeito, a análise e a implementação das apps Kahoot!, Padlet e Socrative. Metodologicamente, optou-se pelo estudo de caso, tendo-se implementado inquéritos por questionário e realizado observação participante. Os dados recolhidos foram analisados recorrendo a métodos quantitativos (análise estatística) e qualitativos (análise de conteúdo). Com base nos resultados obtidos, é possível concluir que a utilização de dispositivos móveis aliada ao uso das três apps referidas - Kahoot!, Padlet e Socrative - contribui para um maior envolvimento dos estudantes nas tarefas educativas. Foi também possível atestar que o recurso às apps em análise, principalmente a app Padlet e a app Socrative, permitiram desenvolver e melhorar competências de compreensão e de produção escrita. No que diz respeito à app Kahoot!, confirmou-se ser uma app mais direcionada para o gaming, fomentando maior espírito de competição. Em suma, consideramos que estas apps, articuladas com estratégias de ensinoaprendizagem em m-learning, coadjuvam no desenvolvimento das competências para a aprendizagem do século XXI. Destaca-se ainda que esta abordagem se adequa assim às mudanças da sociedade atual, provocando desafios pedagógicos e novas formas de aprendizagem em PLE, prevendo-se alargar a sua implementação ao ensino e aprendizagem de outras línguas estrangeiras, também no Ensino Superior.
- A articulação vertical entre ciclos como uma oportunidade de aprendizagem : dois estudos de casoPublication . Carreira, Antónia Maria Louro; Oliveira, IsolinaOs agrupamentos de escolas desenvolveram-se tendo como base diversos normativos, no sentido de serem dotados de um projeto comum que abrangesse diversos ciclos de escolaridade numa lógica de rentabilização de recursos e diminuição do isolamento de estabelecimentos. Entre outras finalidades pretendia-se que com a formação de agrupamentos verticais emergisse um favorecimento da articulação e da sequencialidade entre os ciclos. A recente reorganização vertical dos agrupamentos em Mega agrupamentos fez sobressair as dificuldades já existentes no terreno em torno da articulação e sequencialidade. O presente estudo, desenvolvido em dois agrupamentos de escolas da zona centro do país, teve como objetivos: aprofundar conhecimento teórico e prático relacionado com a articulação vertical; compreender processos comunicativos, colaborativos e organizacionais referentes à articulação entre os ciclos; analisar a relação entre a articulação vertical entre os ciclos e a cultura de cada um dos agrupamentos e contribuir para a divulgação de estratégias promotoras da articulação vertical e significativa entre os ciclos. O estudo recorreu a uma abordagem metodológica mista, através da aplicação de questionários aos professores dos dois agrupamentos, da realização de entrevistas aos respetivos diretores e à análise de diversos documentos estruturantes em cada um desses agrupamentos. Os resultados revelam por parte dos professores uma visão adequada do que é a articulação vertical e vários tipos de constrangimentos na realização prática da mesma. Destaca-se uma prática de articulação vertical e de colaboração reduzida entre os professores. A existência de projetos colaborativos é uma realidade, mas nestes não está presente a perspetiva de articulação vertical, em nenhum dos agrupamentos, nem a participação de professores dos diferentes níveis de escolaridade na génese de um desses projetos. Os processos comunicativos ainda são muito formais e centrados em reuniões promovidas pelas direções dos agrupamentos. Num dos agrupamentos parece haver maior preocupação em articular o currículo dos vários ciclos na preparação do ano letivo, mas esse facto não foi suficiente para implementar de modo significativo a articulação vertical entre ciclos.
- A avaliação externa das escolas e seu impacto nas práticas de liderança num agrupamento de escolas: um estudo de casoPublication . Tavares, Ana Maria Fernandes Silva; Seabra, Filipa; Henriques, SusanaA preocupação com a qualidade da organização escolar (e os seus fracos resultados) já vem de longa data. Esta preocupação levou à instituição da avaliação das escolas. No nosso país o processo, no seu formato presente, iniciou-se com a publicação da Lei nº31/2002, porém, só em 2006 foi implementado um projeto-piloto, desenvolvido por um Grupo de Trabalho. Em 2007, finalmente, começou o primeiro ciclo da avaliação externa das escolas, orientado e executado pela IGE. O Decreto-Lei 75/2008, veio aprovar o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. Com este normativo pretendia-se tornar as escolas mais eficazes e eficientes. Segundo o legislador, a melhoria passaria, por reforçar as lideranças das escolas, sendo criado, assim, o cargo de diretor. As lideranças intermédias viram-se também valorizadas. O 2.º ciclo avaliativo das escolas iniciou-se sem realizar-se a meta avaliação do 1.º processo avaliativo. Assim sendo, entendemos que seria pertinente investigar os impactos do 1.º ciclo avaliativo nas práticas de liderança de escolas /agrupamentos. Com este estudo, que se centrou num agrupamento de escolas de um concelho de Viseu, pretendeu-se compreender como se posicionaram os vários agentes da comunidade educativa, à data, sobre os impactos da avaliação externa das escolas (AEE) ao nível das lideranças. São objetivos do presente estudo: 1 - Compreender como se posicionaram os vários agentes da comunidade educativa, sobre os impactos da AEE, após o primeiro ciclo avaliativo, no que toca: a) à visão estratégica e fomento do sentido de pertença e de identificação com o agrupamento de escolas; b) à valorização das lideranças intermédias do agrupamento de escolas; c) ao desenvolvimento de projetos, parcerias e soluções inovadoras do agrupamento de escola; d) à motivação das pessoas e gestão de conflitos do agrupamento; e) à mobilização dos recursos da comunidade educativa do agrupamento de escolas; 2 - Compreender as circunstâncias/razões subjacentes ao posicionamento da comunidade educativa sobre o impacto do 1.º ciclo avaliativo nas lideranças do agrupamento. Na investigação, de cariz qualitativa, realizou-se uma entrevista, a dezassete indivíduos da comunidade associados a papeis de liderança. Recorremos, posteriormente, à análise documental de atas do Conselho Pedagógico, bem como o projeto educativo do agrupamento e o relatório da AEE do 1º ciclo de avaliação. Os resultados encontrados vão no sentido de uma apropriação superficial do processo avaliativo, por parte dos docentes e não docentes da comunidade educativa. A maioria dos entrevistados reconheceram que a AEE (1ºciclo) causou impacto no que diz respeito a cinco das dezassete questões que lhes colocamos acerca de fatores que caraterizam o domínio Liderança. Para os fatores em que consideraram não ter havido impacto a AEE, dão como justificação a cultura da escola, a liderança do diretor e a maturidade e profissionalismo docente.
- A avaliação institucional como ferramenta de gestão da qualidade : uma proposta de transformação pela liderança participativaPublication . Silva, Gilberto Alves da; Teixeira, AntónioO presente estudo analisa a prática da avaliação institucional das instituições de educação superior brasileiras realizada a partir do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Tomando como escopo de análise duas universidades do setor privado – Universidade Braz Cubas e Universidade Castelo Branco – buscamos compreender, de um lado, como se dá o processo de implementação dessa prática avaliativa nas duas IES e, de outro, qual seria relação estabelecida entre liderança e desempenho da avaliação institucional. Em outras palavras, objetivamos verificar o grau de institucionalização do instrumento e em que medida esta depende da atuação das lideranças. Assim, com base no método de estudo de caso, a partir de análise dos documentos da avaliação externa de 2015 nas duas IES e de entrevistas realizadas seus atores institucionais, estudamos as dinâmicas, processos e estruturação das CPAs nas duas IES de forma a identificar seu modelo de atuação, coerência com o proposto pelo SINAES e possíveis limitações. Dessa análise, buscamos adaptar os indicadores usados na avaliação institucional de modo que sirvam como base para um modelo de gestão da melhoria no interior das IES. Nossa análise apontou para os seguintes resultados: 1) existência de elementos que mostram um déficit de implementação da autoavaliação nas IES, limitando a sistemática de avaliação como um todo. Entre eles, citamos a inexistência de autonomia financeira e operacional dos então integrantes das Comissões Próprias de Avaliação (CPA); 2) relatório de autoavaliação com caráter estritamente descritivo, com raras análises críticas do real contexto das IES; 3) baixa adesão da comunidade universitária; 4) falta de incentivo das lideranças quanto à condução de processos avaliativos permanentes. De forma a contribuir com a reversão desse quadro, propomos, então, baseando-nos na teoria da Administração por Objetivos (APO), um modelo de gestão de melhoria que utiliza os indicadores do SINAES para traçar objetivos e tarefas a serem atingidos e realizados por toda a coletividade de uma dada IES. Com isso, os componentes da avaliação institucional tornam-se parte de um processo contínuo de aprimoramento, são traduzidos em planos de ação concretos e distribuídos às diferentes equipes e imiscuem-se na vida institucional da IES. Com isso, nosso trabalho ofereceu uma contribuição prática ao desafio de consolidação dos instrumentos do SINAES no âmbito das IES nos moldes de uma proposta que dê centralidade ao aprendizado e melhoria contínua, sobretudo daquelas do setor privado, que mais sofrem críticas relativas a suposta baixa qualidade em comparação com IES do setor público.
- Concepções, trajetórias e práxis educativa : um estudo sobre o programa de formação de educadores de adultos em Cabo VerdePublication . Varela, Florenço Mendes; Bastos, GlóriaEm consequência de trabalhos realizados no âmbito da Educação de Adultos, o presente trabalho é um estudo que teve como propósito a busca da compreensão sobre as conceções, trajetórias e práxis educativa que nortearam o programa de formação dos educadores de adultos, no período de 1994 a 2000, os principais resultados e suas repercussões na política de Educação de Adultos em Cabo Verde. Objetivou-se, por meio desta investigação: conhecer o contexto histórico-político-social da educação no período de implementação do programa; analisar as conceções político-educacionais e teórica-metodológicas que fundamentaram a conceção e práxis educativa; compreender os resultados do programa e suas repercussões nas políticas educativas; contribuir para a constituição de um corpus de conhecimento sobre a formação de educadores e seu aporte no aprimoramento do sistema educativo. Para a realização deste estudo, foram inquiridos e entrevistados os principais intervenientes no programa. Tratando-se de um estudo longitudinal, esta investigação teve como proposta metodológica aquela que se aproxima e se caracteriza como investigação qualitativa, destacando o estudo bibliográfico e a análise documental. A construção do marco conceptual apoiou-se em vários autores com realce para Paulo Freire (1919-1997). A análise dos dados recolhidos junto dos sujeitos da investigação permite confirmar resultados excecionais do programa e repercussões significativas em diferentes âmbitos e contextos do sistema educativo, desde a independência do país, em 1975, com impacto nas políticas educativas atuais. Da análise interpretativa dos documentos e dos dados fornecidos pelos sujeitos da investigação, resulta que o programa teve resultados positivos e repercussões: na melhoria dos índices de alfabetização da população caboverdiana; na melhoria da atuação profissional dos/as educadores/as de adultos; na valorização da carreira profissional do Educador de Adultos; na democratização do acesso à educação; no fortalecimento do sistema educativo nacional.
- Construção de uma comunidade de prática numa escola do ensino básico e secundário: análise de um processo de investigação-ação participantePublication . Sousa, Maria Luísa de; Amador, FilomenaAs escolas confrontam-se atualmente com um conjunto de desafios que obrigam os seus profissionais a uma aprendizagem permanente que não se compadece com os modelos de formação tradicionais. Os professores deverão ser hoje indivíduos envolvidos em processo de aprendizagem permanente, aprendizagem entendida como muito mais que a mera aquisição de conhecimento declarativo sobre as respetivas áreas científicas ou pedagógicas, aprendizagem concebida como parte integrante da vida, aprendizagem como processo social. É neste contexto que as Comunidades de Prática emergem como instrumento de resposta às novas necessidades formativas já que contribuem para a aprendizagem individual dos participantes mas também para a aprendizagem e melhoria organizacional. No projeto de investigação por nós desenvolvido propusemo-nos construir uma comunidade de prática na escola onde exercemos funções docentes procurando compreender o processo de construção e consolidação de uma comunidade de prática analisando (i) os fatores que se vão instituindo como facilitadores e obstaculizadores do processo de construção de uma comunidade de prática; (ii) as diferentes fases de desenvolvimento interno inerentes ao processo de construção da comunidade; (iii) as dinâmicas geradas na escola a partir da comunidade de prática e (iv) o contributo da comunidade de prática em eventuais mudanças nas conceções, práticas e cultura profissional dos docentes participantes. Ao longo de dois anos letivos desenvolvemos um projeto de Investigação-Ação Participante no qual estiveram envolvidos um total de doze docentes, incluindo a investigadora. O nosso quadro teórico de referência compreende as comunidades de prática enquanto espaços de aprendizagem social, a liderança pedagógica como instrumento de empoderamento e autonomização dos professores e a investigação-ação enquanto metodologia de investigação e formação.
- Contextos e condicionantes para o uso e reutilização de recursos educacionais abertosPublication . Fernandes, Isabelle Anjos Martins; Mendes, António QuintasNa globalidade do mundo em que vivemos, fala-se de sociedade da informação, de redes sociais e de partilha generalizada. Nas universidades, as solicitações para uso e reutilização de Recursos Educacionais pertencem a um mundo onde se fala cada vez mais de abertura. A abertura deve ser entendida como mais hipóteses para todos acederem a mais oportunidades de aprender e partilhar. Para aproveitar esta potencialidade, precisamos de apreender o contexto e as condicionantes em que se inscrevem os Recursos Educacionais Abertos (REAs), em particular no Ensino Superior Português. A presente investigação procurou estudar as perceções de um grupo de estudantes do Ensino Superior Português sobre os Recursos Educacionais Abertos (REAs) e as suas condicionantes no momento de transformar produções escritas por outros em REAs. A investigação incidiu sobre um grupo de estudantes de uma unidade curricular de um mestrado completamente online mais especificamente na unidade curricular de Psicologia da Comunicação Online do Mestrado em Pedagogia do E-learning da Universidade Aberta de Portugal. A metodologia escolhida para desenvolver o trabalho foi a Design-Based Research (DBR) porque se adequa às fases de design, implementação e análise que integram um processo em construção. Foram consideradas iterações da unidade curricular de enquadramento, o processo de aplicação da DBR contemplou dois grupos de investigadores nos quais cada um desenvolveu a sua pesquisa, situação que representa um desafio aceite e apresentou os seus benefícios. O objeto do nosso estudo situa-se na iteração da unidade curricular onde foram aplicados dois questionários e uma grelha da análise que permitiram recolher dados sobre a perceção dos estudantes ao trabalhar no contexto dos REAs. Os 5 Rs de Wiley foram pautando o ritmo do estudo, ficando convicta a investigadora da necessidade de mais aplicações e de mais estudos que permitam consolidar o objetivo de mais REAs para a educação aberta.
- O contributo das tecnologias digitais na transparência da avaliação digital no contexto de educação superior a distânciaPublication . Oliveira, Ricardo; Pereira, AldaO presente trabalho desenvolveu-se com base na aplicação de um modelo que apresenta um quadro concetual que procura enquadrar em quatro dimensões as práticas de avaliação e contribuir para a sustentabilidade dessas mesmas práticas, em contextos de aprendizagem digital – modelo PrACT (Praticabilidade, Consistência, Autenticidade e Transparência). Num contexto de Educação Superior a Distância, concretamente no 2.º Ciclo, o estudo tratou de aplicar a Dimensão «Transparência», na qual a estratégia de avaliação deve ser visível e compreensível por todos os intervenientes, evidenciando os estudantes. Assim sendo, o estudo foi orientado tendo como base quatro questões de investigação: (1) Que estratégias e instrumentos de avaliação digital são utilizados no Ensino Superior a Distância?; (2) Quais as formas de participação dos estudantes na sua própria avaliação?; (3) Qual o impacto das tecnologias digitais na apresentação e partilha dos processos e produtos de avaliação?; e (4) Qual a importância das tecnologias digitais na avaliação das competências a desenvolver? A investigação enquadrou-se, assim, no campo de estudo de múltiplos casos, de natureza qualitativa e descritiva. Numa perspetiva holística, a investigação focou cinco casos particulares, cada um deles correspondendo a uma Unidade Curricular de Mestrados. Os dados da investigação foram recolhidos por via de: entrevistas semiestruturadas; inquéritos por questionário (docentes e estudantes) e análise documental específica de cada Unidade Curricular em estudo. Para uma melhor apreciação dos parâmetros da dimensão «Transparência» foi desenvolvido um guião de análise. Embora a metodologia aplicada não permita generalizações, constatou-se que as tecnologias digitais: facilitaram a realização das tarefas de avaliação; facilitaram a partilha dos produtos e originaram maior interesse na realização das tarefas de avaliação. Perante os dados recolhidos, e considerando a dimensão da «Transparência», verificou-se que: o parâmetro mais frágil foi o da «Visibilidade» e o mais fortalecido o do «Impacto».