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- Desenvolvimento profissional e formação docente: práticas co-formativas para a mudança da práxis pedagógicaPublication . Silva, Ana Maria da Assunção Veiga Moreira da; Moreira, J. AntónioSerá pela necessidade de resposta ao teor das mudanças que se sucederam, muito especialmente a partir do Século XX, que os sistemas educativos e os modelos de ensino têm registado alterações cada vez mais profundas e frequentes. Atualmente, assistimos a uma preocupação de caráter urgente com as aprendizagens e com as competências desenvolvidas pelos jovens durante a vida escolar, numa perspetiva que participa do elevado grau de exigência dos desafios que se colocam em termos tecnológicos, sociais e até ambientais. Para responder cabalmente a este novo paradigma, são necessários novos modelos e novas abordagens, funcionais, baseados numa lógica colaborativa e não individual, à base de investigação, de análise e de intervenção estratégica. Neste sentido, a investigação desenvolvida procurou analisar o impacto de um processo de co-formação docente numa escola de ensino particular, com quinze professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. Partindo-se de uma definição conjunta dos temas a abordar, pela sua pertinência como fatores de retração da evolução dos discentes, desenvolveram-se três sessões de trabalho em grupos distintos. As mesmas culminaram num seminário de coformação, durante o qual se discutiram estratégias concretas de atuação. Inserindo-se no tipo de investigação qualitativa, estudo de caso, o resultado do impacto do processo de colaboração nos docentes envolvidos foi analisado, a partir da aplicação de uma entrevista semiestruturada, de resposta facultativa, à qual responderam doze dos quinze participantes. Por meio desta entrevista, procurou-se conhecer o percurso formativo dos docentes, analisar a sua relação com o contexto educativo particular em que desenvolvem a sua atividade docente, conhecer o tipo de trabalho colaborativo que é desenvolvido na instituição e analisar o possível impacto que esta dinâmica co-formativa poderá ter na melhoria da praxis pedagógica. Os resultados permitem observar que a formação realizada pelos docentes fora da instituição e sem ligação direta com os problemas particulares da mesma tem uma importância eminentemente individual, por oposição à prática colaborativa em contexto, que, no entender dos docentes, permite o reforço das relações interpessoais, promove o desenvolvimento profissional e abre pistas concretas de intervenção, direcionada para a melhoria das aprendizagens dos alunos.
- Apps e estratégias de M-learning para PLE: estudo de caso com estudantes do ensino superiorPublication . Matos, Filipa Andreia Martins; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroCom o desenvolvimento de novas tecnologias, nas últimas décadas têm vindo a ser desenvolvidas novas abordagens de ensino-aprendizagem. Conceitos como mobile learning (m-learning) afloram e transformam o ambiente de aprendizagem em cenários móveis e de mobilidade. Com este estudo, pretendeu-se contribuir para o m-learning no campo da educação em línguas, e em particular verificar como pode enriquecer o desenvolvimento de competências comunicativas (sobretudo escritas) no ensinoaprendizagem do português como língua estrangeira (PLE), no ensino superior. Considerou-se, para esse efeito, a análise e a implementação das apps Kahoot!, Padlet e Socrative. Metodologicamente, optou-se pelo estudo de caso, tendo-se implementado inquéritos por questionário e realizado observação participante. Os dados recolhidos foram analisados recorrendo a métodos quantitativos (análise estatística) e qualitativos (análise de conteúdo). Com base nos resultados obtidos, é possível concluir que a utilização de dispositivos móveis aliada ao uso das três apps referidas - Kahoot!, Padlet e Socrative - contribui para um maior envolvimento dos estudantes nas tarefas educativas. Foi também possível atestar que o recurso às apps em análise, principalmente a app Padlet e a app Socrative, permitiram desenvolver e melhorar competências de compreensão e de produção escrita. No que diz respeito à app Kahoot!, confirmou-se ser uma app mais direcionada para o gaming, fomentando maior espírito de competição. Em suma, consideramos que estas apps, articuladas com estratégias de ensinoaprendizagem em m-learning, coadjuvam no desenvolvimento das competências para a aprendizagem do século XXI. Destaca-se ainda que esta abordagem se adequa assim às mudanças da sociedade atual, provocando desafios pedagógicos e novas formas de aprendizagem em PLE, prevendo-se alargar a sua implementação ao ensino e aprendizagem de outras línguas estrangeiras, também no Ensino Superior.