LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Dissertações e Teses
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- O 3RD World Farmer como ferramenta promotora de competências geográficas no 9º anoPublication . Simões, Paula; Bidarra, JoséNuma sociedade em que a tecnologia toma a dianteira no desenvolvimento à escala global, a educação surge com uma necessidade premente de actualização estratégica e refletida de práticas conducentes a jovens em plena formação. Pela forma como os vídeo jogos se apresentam em termos de qualidade, potencial educativo e facilidade de utilização, eles devem ser pensados em termos de rentabilização na sala de aula. A Geografia atual, como disciplina charneira e transversal, encontra no final do 3º Ciclo do Ensino básico exigências ao nível das competências a serem atingidas pelos alunos, situação que, na maioria das atuais escolas não encontra terreno de ação viável. Foi no sentido de tentar dar um rumo diferente às possibilidades de atuação geográfica em espaço de sala de aula que surgiu este trabalho, um estudo de caso acerca do potencial de um jogo online, o 3RD World Farmer na consecução das competências geográficas ao nível de 9º ano. O estudo foi realizado com uma turma de 25 alunos de 9º ano e desenvolveu-se num processo cronológico de: (1) análise diagnóstica de competências; (2) implementação do jogo; (3) avaliação final. A investigação foi feita numa perspetiva essencialmente descritiva e interpretativa em que a observação ganhou uma posição relevante. Tendo em conta o desenvolvimento do trabalho, as observações conseguidas e os resultados encontrados com os inquéritos, questionários e entrevistas feitas, pretendeu-se verificar as possibilidades que o recurso referido apresentava ao nível da motivação e desenvolvimento de competências. Deste modo, concluiu-se que o recurso 3RD World Farmer motiva para a aprendizagem, permite o desenvolvimento de várias competências necessárias aos alunos de 9º ano na disciplina de Geografia, apesar de possuir algumas limitações que se podem facilmente contornar na forma como o recurso é aplicado junto dos alunos. In a society where technology plays an important role in global development, education emerges linked to an urgent need of strategic and thoughtful updating of practices directed to young people. Nowadays video games offer quality, educational potential and are easy to use, therefore they should be considered as an essential tool in the classroom. Modern Geography, as a transversal subject, finds new demands in what concerns the skills students should achieve at the end of the intermediate educational level and this doesn’t actually happen in the majority of schools. This work is an attempt to show different possibilities regarding Geography practices. A study based on the potential of the online game 3RD World Farmer and the development of geographical skills in the 9th Form. This study was developed in a 25 students 9th Form Class and followed a chronological process:1) diagnostic analysis ; 2) game implement; 3) final evaluation. The investigation followed an essentially descriptive and explanatory perspective, in which observation assumed a major role. All the results an explanations found through inquires, questionnaires and interviews intended to check the real possibilities of this resource, namely in what concerns motivation and skills development. As a conclusion it might be said that the 3RD World Farm motivates students and allows the development of different skills essential to the 9th Form Geography students, although it presents some limitations that can easily be overcome (in the way it is applied to the students) by adapting its implementation.
- Abordagem por competência no ensino básico: estudo de caso realizado na escola “Quintino Ribeiro” Cabo-VerdePublication . Rosa, Eurídice Ester dos Santos; Barros, Daniela Melaré VieiraA emergência da noção de competência no sistema educativo tem vindo a ser reconhecido como um recurso importante na construção de um novo modelo de ensino aprendizagem no ensino básico. No estudo que vamos desenvolver procura-se refletir sobre a forma como se têm organizado para responder às orientações do currículo nacional que visam a mudança de paradigma de um ensino centrado nos objetivos e conteúdos para um ensino centrado no desenvolvimento de competências. O currículo exige nova postura dos professores, alunos e da própria escola, o desenvolvimento de competências valoriza a capacidade de resolver situações complexas pelos alunos e não a memorização de informação. Nesse estudo procura-se refletir sobre a forma com os professores do ensino básico da escola ‘Quintino Ribeiro’ em Cabo Verde, se têm compreendido e operacionalizam a orientação do Ministério de educação sobre a abordagem por competências no ensino Básico. Metodologicamente recorremos a um estudo de caso, que integra questionário por inquérito a uma amostra de professores da escola ‘Quintino Ribeiro’ e inquéritos aplicado pais e encarregados de educação envolvidos na conceção, organização e desenvolvimento do novo modelo de ensino-aprendizagem. O tema escolhido é pertinente, com a renovação curricular, assente numa abordagem por competências, os docentes apresentam desorientados, por causa de fraca formação neste domínio. O estudo pensa em contribuir com a identificação das conceções que os professores têm acerca da abordagem por competências no currículo, e ainda o estudo trará melhor entendimento desta abordagem na prática do ensino/aprendizagem.
- Abordagem por competências no ensino técnico e na formação profissional em Cabo Verde: uma visão sistémica dos gestores, professores e alunosPublication . Rocha, Benvindo; Seabra, FilipaA problemática da abordagem por competências na organização curricular, gestão de pessoas, do conhecimento e da diversidade cultural revela-se uma preocupação da comunidade educativa em Cabo Verde. A perceção que professores, gestores e alunos têm da prática pedagógica curricular, com base nesta abordagem, tem direcionado sua própria eficácia. Sua implementação no ensino e aprendizagem, bem como nas lideranças das organizações escolares, não se sustenta em estudos prévios que redirecionem as políticas curriculares e de ensino e aprendizagem. Com enfoco nesta problemática, a tese reflete uma investigação que desenvolvemos no âmbito da linha de pesquisa “Lideranças educacionais nas redes locais de desenvolvimento” cujo título é, “Abordagem por Competência no Ensino Técnico e na Formação Profissional em Cabo Verde: Uma Visão Sistémica dos Gestores, Professores e Alunos.” O estudo focou-se na forma como os agentes educativos perspetivam a gestão curricular por competências nas organizações da formação técnico-profissional e nas lideranças no contexto educativo. A pesquisa desenvolveu-se nas escolas secundárias técnicas das ilhas de Santo Antão, São Vicente e Santiago, em dois centros de formação profissional do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) da ilha do Sal e São Vicente e uma escola técnica profissional privada. Com esta pesquisa, procuramos dar respostas às seguintes questões: 1). Em que medida e por que processos o conceito de competência tem vindo a alterar a organização e as práticas docentes e de liderança no contexto do ensino técnico e profissional em Cabo Verde? 2) Qual o papel da liderança na promoção dessas mudanças? 3) Como se tem processado a implementação destas mudanças na prática docente?4) Como é que os agentes da formação técnica e profissional vêm articulando com o sector da empregabilidade, na transferência dos saberes escolares para o mercado de trabalho? Nesta pesquisa, procuramos conhecer a visão que os agentes da formação técnicoprofissional têm da implementação do modelo do ensino por competências nas escolas do ensino técnico-profissional em Cabo Verde. Assim, tivemos como objetivos, 1) analisar as perspetivas dos agentes da formação técnico e profissional sobre a organização curricular e implementação do currículo por competências no ensino técnico-profissional em Cabo Verde; 2) analisar formas de apropriação do conceito de competência e da organização curricular por competências pelos docentes e líderes das escolas Técnicas e Profissionais; 3) analisar o processo da implementação de práticas de mudanças curriculares no sentido da inclusão do conceito de competência, nomeadamente ao nível da planificação e da avaliação; 4) identificar, na ótica de professores e gestores, o papel das lideranças na promoção de práticas educativas inovadoras que evoca mudanças nas escolas técnicas e profissionais, com base no conceito de competência; 5) compreender as perspetivas dos diferentes intervenientes sobre a relação entre o ensino técnico e profissional e a preparação para o mercado de trabalho, salientando o papel da noção de competência. Para responder a esses objetivos, seguimos uma abordagem mista, recolhendo dados através de análise documental, entrevistas semiestruturadas e inquéritos por questionário. As nossas amostras dos dados quantitativos foram de 379 alunos no subsistema de ensino técnico profissional, e 149 professores. Também entrevistámos os gestores das cinco escolas técnicas e dois centros de formação profissional do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e realizámos análise documental (legislações e documentos internos das escolas). Os dados recolhidos foram tratados através de análise de conteúdo (documentos e entrevistas) e análise estatística (inquéritos por questionário). Os resultados revelaram-nos que, no contexto em que se deu a pesquisa, as lideranças de topo e intermédias pouco têm contribuído para o desenvolvimento de práticas educativas inovadoras nas escolas técnicas e profissionais com base no desenvolvimento de competências. Realçamos que a definição de competência que reuniu maior concordância entre professores é aquela que a associa a um conjunto de conhecimentos (saber-saber), atitudes (saber-ser) e comportamentos (saber-fazer). Os resultados indicam a persistência de algumas conceções erróneas sobre o conceito de competência no seio dos agentes do sub-sistema de ensino técnico e profissional. Dos resultados concluímos que os diretores consideram que “a abordagem por competência é um dos temas que se fala muito, mas na prática, não se vive todos dias dentro do ambiente escolar” (ED4).
- Acessibilidade 2.0 : conceção de um curso onlinePublication . Lima, Luís Miguel de Castro; Morgado, LinaA acessibilidade tem sido perspetivada como uma questão iminentemente tecnologica. No entanto, apesar do esforço que tem sido realizado a esse nível é necessário centrar a questão numa dimensão pedagógica. Assim, a acessibilidade para estudantes com necessidades educativas especiais deverá constituir-se como uma dimensão, simultaneamente, tecnológica e pedagógica. Apesar de existir legislação e enquadramento normativo para o ensino em geral, no caso do ensino online as questões colocam-se de uma forma particular exigindo aos sistemas de ensino a distância uma abordagem particular criando um conjunto de dispositivos de apoio para uma efetiva inclusão digital. A presente dissertação procura efetuar uma revisão da literatura da problemática da acessibilidade na educação, para em seguida perspetivar a educação online para estudantes com necessidades educativas especiais no quadro da educação a distância de nova geração. Por outro lado, foca-se nos processos pedagógicos em eLearning nomeadamente nas linhas de trabalho sobre pedagogia do eLearning e na conceção du protótipo de curso online que, para além de considerar a dimensão tecnológica, considera a dimensão pedagógica. O curso pretende que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados, independentemente do caminho percorrido pelos estudantes.
- A ‘agenda’ do estudante online: contributo para o estudo das suas variáveis críticasPublication . Neves, Ana Maria; Morgado, LinaCom a modalidade de ensino a distância online nunca os professores e estudantes tiveram oportunidade de estar tão perto uns dos outros pedagogicamente, apesar da distância física. A internet marcou o início de uma nova geração de ensino-aprendizagem em que as fronteiras do espaço e as barreiras do tempo permitem a comunicação síncrona ou assíncrona num tempo e num espaço híbridos onde o sentido da palavra distância ganhou novos contornos e a linha do tempo rompeu-se para dar origem a um tempo eterno, sem presente e sem passado e, considerando os últimos avanços nas tecnologias de realidade virtual e inteligência artificial, com a possibilidade de prever e escolher o nosso futuro. O quotidiano vivido nos contextos virtuais tem implicações diversas nas formas de organização social e, consequentemente, na educação. Assim, sublinham-se as particularidades culturais relacionadas com a perceção do tempo, aspeto no qual nos fundamentamos teoricamente nas definições de Hall (1959), Hall e Hall (1990) e nas adaptações aos contextos educativos de Bluedorn, Kaufman e Lane (1992); Capdeferro, Romero e Barberà (2014); Kaufman, Lane e Lindquist (1991) e Stone e O’Shea (2013, 2019). No que respeita à relação dos estudantes com as tecnologias digitais, fundamentamos o nosso estudo nas metáforas sugeridas por White e Le Cornu (2011, 2017) quanto aos perfis visitante e residente. Por fim, no que concerne ao acolhimento, integração e apoio aos estudantes a distância no ensino superior tomamos como ponto de partida os estudos de Morgado et al. (2019); Morgado, Afonso e Ferret (2019, 2021); Morgado, Neves e Teixeira (2016); Morgado, Quintas-Mendes e Miranda (2017); Neto, Teixeira e Morgado (2016) e Sánchez-Elvira e González Brignardello (2014). A nossa investigação tem por objetivos contribuir para a construção de um quadro teórico sobre a variável tempo do estudante a distância online, compreender a relação entre o perfil do uso das tecnologias digitais e as variáveis de gestão do tempo, contribuir para o desenho de serviços de suporte à integração dos novos estudantes nos cursos a distância, identificar perfis de utilização das tecnologias digitais, identificar os processos de gestão do tempo pelos estudantes a distância e, por fim, analisar as principais dificuldades que os estudantes encontram na gestão do tempo online. De natureza exploratória, a investigação reveste a forma de um estudo de caso, utilizando uma metodologia mista. Como instrumentos de recolha de dados, efetuámos análise documental bem como narrativas semi-orientadas, questionário e entrevistas a estudantes a distância. Na análise dos dados recorremos a análise de conteúdo e análise estatística. As principais conclusões apontam para: a) o desejo de desenvolvimento pessoal é a primeira motivação que leva os estudantes a ingressarem num curso superior em idade madura; b) a principal razão que conduz os estudantes a procurarem um curso a distância são as relacionadas com a flexibilidade do modelo; c) as competências do domínio colaborativo são aquelas que mais se apresentam deficitárias entre os estudantes; d) observámos a existência de um perfil de utilização do tempo académico intermédio entre monocrónico e policrónico. Os estudantes de mestrado e doutoramento têm um perfil de utilização do tempo mais monocrónico enquanto os estudantes de licenciatura têm um perfil mais policrónico; e) não foi encontrada uma relação clara entre as variáveis sexo e os perfis de utilização do tempo nem entre a existência de dependentes a cargo e a gestão do tempo. Em suma, os nossos resultados apontam para a necessidade de reavaliação dos mecanismos de integração, acolhimento e apoio aos estudantes a distância online, em contexto de aprendizagem online, orientando esses mecanismos para as reais necessidades e perfis dos estudantes.
- A agregação de escolas e agrupamentos e a possibilidade de inovação e melhoria no sistema organizacional: dinâmicas organizacionais e sistémicas na construção de um agrupamento em interação com os ‘stakeholders’: estudo de casoPublication . Salgueiro, João Esteves; Henriques, SusanaEste trabalho analisa a possibilidade de desenvolvimento de dinâmicas inovadoras no contexto da construção de um mega-agrupamento de escolas em interação com os stakeholders da comunidade. Sustentada num quadro de referência assente na teoria dos sistemas sociais de Niklas Luhmann, mas convocando outros contributos teóricos, esta investigação põe em evidência que a construção de um novo sistema organizacional resultante da agregação de dois agrupamentos de escola e uma escola secundária não agrupada desencadeou processos de produção de mecanismos autopoiéticos, partindo da marcação de operações de distinção sistema/ambiente em contextos de fechamento operativo e abertura cognitiva. Simultaneamente, mostrou que a indução da mudança, através de novidades endógenas ao sistema, pode ser ativadora de novos horizontes de sentido, capazes de alterar as expetativas e produzir seleções que levam à melhoria do funcionamento do sistema organizacional com base nas suas próprias referências. As conclusões apontam, por outro lado, para a ideia de que os processos de mudança não podem ser completamente planeados, nem concebidos numa perspetiva linear e inteiramente controlada por dinâmicas promovidas por uma só pessoa ou mesmo por um grupo que transforma as suas perspetivas numa corrente maioritária, mas que a organização beneficiou de contributos provenientes de grupos dissidentes que contribuíram para tornar a mudança num processo de estabilidade dinâmica e recursiva, produzida num contexto de fechamento operativo e autorreferencial. Estes resultados foram alcançados com recurso a uma metodologia qualitativa, em que se realizaram entrevistas aos principais agentes do sistema organizacional em estudo, assim como dos principais stakeholders, recorrendo-se complementarmente a análise documental e a notas de campo
- Agressividade e violência verbais nas mensagens das redes sociais: análise de interações discursivas no Facebook: o caso das eleições presidenciais brasileiras de 2018Publication . Naime, Andreia Gonçalves Gomes; Seara, IsabelAs redes sociais exerceram papel relevante nas eleições presidenciais do Brasil em 2018, principalmente pela redução orçamentária de verbas que anteriormente sustentavam as campanhas eleitorais com uso de mídias pagas. Considerando este panorama, os candidatos fizeram largo uso das mídias gratuitas ou de baixo custo e o Facebook configurou como a rede social de maior uso e amplitude, devido sua popularidade no país. Neste sentido, consideramos pertinente a análise crítica deste momento histórico para as eleições do Brasil, onde o Facebook representou um espaço apropriado para as contendas e discussões, superando os debates presenciais e as manifestações discursivas públicas outrora utilizadas por candidatos às eleições A escolha da rede social Facebook se justifica devido sua abrangência e popularidade no Brasil; vale ressaltar a relevância desta rede mundial como disseminadora de notícias, formadora de comunidades e influenciadora de opiniões, tornando-a um espaço movimentado e rico para coleta de mensagens e uso do discurso. A presente dissertação tem, como objetivo, analisar os atos de fala presentes em mensagens postadas na internet, na rede social Facebook brasileira, no período da campanha eleitoral para as eleições presidenciais de 2018. Para isso, a metodologia aplicada ocorreu em duas etapas: a) coletamos mensagens postadas no Facebook, relacionadas aos dois principais candidatos que ocuparam posição de liderança em pesquisas e que se tornaram os favoritos na campanha eleitoral, pesquisando no buscador do Facebook perfis relacionados aos candidatos Jair Bolsonaro, Fernando Haddad, ou que trouxessem menções às eleições presidenciais brasileiras de 2018 e as quantificamos por tipo. b) analisamos as mensagens do ponto de vista discursivo e as estratégias aplicadas, identificando os atos de fala que apresentavam descortesia e marcas de agressividade, arrogância, prepotência, violência verbal, superioridade, manipulação e desqualificação do adversário em sua formação. Pretendemos, com o trabalho, apresentar, através da análise do discurso, um retrato da situação social e política, onde os atos de fala exerceram um grande papel nas mídias sociais, influenciando a definição do futuro político do país e no cotidiano e comportamento das pessoas.
- Alunos com necessidades educativas especiais : o digital storylling como estratégia de aprendizagem da língua maternaPublication . Isidoro, Anabela Ramos; Amante, LúciaA sociedade vive atualmente um processo de mudança em que as novas tecnologias estão a tornar-se omnipresentes nas nossas vidas. O professor enquanto agente educativo deverá acompanhar essa mudança, através de novas descobertas e inovações tecnológicas enfrentando novos desafios e procurando novas soluções que potenciem o desenvolvimento da qualidade dos contextos em que atua. E é esse o nosso objetivo neste estudo de caso com alunos de necessidades educativas especiais: explorar e analisar o contributo do digital storytelling para promover o desenvolvimento da proficiência na língua materna. Designadamente no que respeita à compreensão, interação e produção oral do aluno, de acordo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Queremos experienciar e averiguar de que modo esta metodologia pode ser utilizada no ensino especial, ajudando e promovendo o potencial destes alunos. Procurámos, a nível teórico aprofundar conhecimentos sobre o digital storytelling e a sua importância e o impacto da educação especial. Abordámos o ensino português no estrangeiro (EPE), uma modalidade especial de ensino, como forma de aperfeiçoar o ensino português e a difusão da cultura portuguesa junto das comunidades portuguesas. Neste contexto, tentámos demonstrar que as novas tecnologias de informação (TIC) podem constituir um instrumento poderoso para as crianças que utilizam o português como a sua língua de expressão e de afeto. A nível metodológico optámos pelo paradigma qualitativo no desenvolvimento do estudo de caso, tendo em vista analisar e refletir sobre esta experiência pedagógica. Adotou-se uma perspetiva descritiva, centrando os objetivos no entendimento da forma como os alunos interpretam e dão sentido às suas experiencias e como estas se refletem quer no processo quer nos resultados de aprendizagem. Constatámos que o DST proporcionou aos alunos a oportunidade de aprender, criar, pensar, interagir, conhecer, partilhar e realizar tarefas de uma forma estimulante e criativa, permitindo-lhes melhorar as suas competências na língua materna.
- Ambientes híbridos em educação a distância : cenários para a criação de envolvimento do estudante na redePublication . Messias, Inês; Morgado, Lina; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-ClaraO estudo referido na presente tese enquadra-se no âmbito do programa doutoral na especialidade de Educação a Distância e eLearning (EDeL) da Universidade Aberta, desenvolvida no contexto da linha de investigação em Educação a Distância e Educação em Rede do Laboratório de Educação a Distância e ELearning, LE@D, da Universidade Aberta, projeto de investigação em Educação Online e Web Social. A Educação a Distância tem sofrido grande desenvolvimento desde as primeiras gerações, possuindo hoje uma capacidade de inovação e de integração de novas plataformas e designs pedagógicos. Contudo é frequente atribuir-se-lhe alguma dificuldade em promover níveis de interação e participação dos estudantes que a frequentam. É neste contexto que esta investigação se propõe compreender a relevância do envolvimento do estudante para uma real construção e apropriação do conhecimento em cenários de educação a distância. Assim, partindo da criação de ambientes de aprendizagem híbridos ou mistos, obtidos, neste caso, conjugando ambientes virtuais formais e as suas características (por exemplo, o Learning Management System, Moodle), e complementado com ambientes virtuais informais e as suas características (por exemplo, a rede social Facebook), pretende-se compreender se e como poderá contribuir para um envolvimento do estudante em cursos do ensino superior a distância. Assim, importa antes de mais refletir e testar não só as plataformas onde o estudo será implementado, mas também as ferramentas que irão ser utilizadas para recolher os dados. O estudo pretende analisar o nível de envolvimento do estudante através do grau de interação, a frequência da colaboração e a qualidade das contribuições, quer em Fóruns de Discussão no Moodle, quer Grupos no Facebook. Os resultados desta análise permitirão identificar como estas ferramentas podem ou não influenciar o envolvimento dos estudantes e, consequentemente, o impacto que este tem no processo de construção do conhecimento. Após uma revisão da literatura, centrada nos estudos e na diversidade de ambientes virtuais disponíveis em contexto educacional, e do papel das redes sociais em contexto educacional, será realizada uma contextualização do estudo e descritos os ambientes virtuais (plataformas e as ferramentas) selecionados e o seu quadro teórico. Em termos metodológicos, uma vez que a base do estudo são a interação e o relacionamento entre o sujeito e as plataformas, adotou-se a Activity Theory como quadro teórico para o estudo, o que permitiu criar um planeamento, onde o cruzamento dos dados de ambas as plataformas foi detalhadamente pensado, definindo todos os elementos necessários ao estudo. Assim, foi possível definir o Moodle e o Facebook como as ferramentas a analisar, os participantes foram definidos como os estudantes e docentes envolvidos, as regras a serem aplicadas durante o estudo definiram-se como as normas de utilização das ferramentas, onde a comunidade se definiu como sendo o Ensino Superior a Distância em Portugal, o motivo entende-se como o objetivo do estudo, conhecer a relevância das ferramentas em estudo para o Ensino Superior a Distância, a divisão das tarefas possibilitou definir o papel que cada participante tem no estudo e o resultado entendeu-se como os dados que resultaram da experiência. O estudo apresenta uma natureza mista, uma vez que se procedeu à recolha de dados quantitativos e qualitativos, para ser possível responder às questões do estudo. Entre as ferramentas utilizadas para a recolha de dados quantitativos, para além dos questionários, houve a necessidade de recorrer a ferramentas de Learning Analytics para a recolha dos dados das plataformas em estudo. Utilizou-se o SNAPP para recolher os dados de interação no Moodle e o Netvizz para a recolha de dados nos grupos do Facebook. Este aspeto levou o estudo a enquadrar-se numa metodologia de Análise de Redes Sociais, ou Social Network Analysis. Esta metodologia, permitiu analisar os dados a diferentes níveis, quer relativamente aos intervenientes, quer a nível de grupo, local ou rede, permitindo compreender o padrão de relação entre indivíduos, os seus perfis de utilizadores e como afetam a rede. Para a visualização e análise dos dados, recorreu-se ao Gephi, que permitiu o tratamento dos dados recolhidos em ambas as plataformas e verificar os indicadores das interações em 3 níveis: individual (identificando o grau de centralidade das redes), grupo (identificando os graus de intermedialidade e o grau de coesão) e global (identificando o grau de centralização e o grau de densidade da rede). Foi também possível identificar visualmente os padrões de rede presentes. Para a análise qualitativa, foi necessário estabelecer categorias e subcategorias, para se possível determinar os níveis e dimensões do discurso. Foram tidos em conta diversos modelos para se chegar ao modelo desenhado para este estudo, onde as categorias foram divididas em subcategorias positivas e negativas, e em níveis de grau de envolvimento. Utilizou-se o QDA Miner para a visualização e análise dos dados em detalhe, de forma organizada e metódica. As conclusões apontam para a necessidade de rever o perfil de estudante e docente do Ensino Superior a Distância em Portugal, uma vez que os resultados sugerem uma não conformidade relativamente aos perfis apontados pela literatura atual, que serve de base para a estruturação das ferramentas e design instrucional atualmente utilizado em Portugal. Ainda assim, foi possível estabelecer uma nova proposta de maturação dos perfis e também uma proposta dos que atualmente é possível encontrar no ensino a distância no nosso país. A clara preferência dos perfis mais jovens pela utilização do Facebook como espaço de discussão mostra-se oposto à escolha dos docentes, que na sua maioria continuam a escolher os Fóruns do Moodle. A análise dos dados recolhidos, em ambas as plataformas permitem verificar que não só os níveis de interação são superiores nos Grupos de Facebook, apresentando graus de centralidade baixos e graus de densidade elevados, como qualitativamente os resultados demonstram que é nesta rede social que o debate de ideias, a partilha, e a criação de conhecimento ocorrem. Estes aspetos verificaram-se ser inexistentes nos Fóruns do Moodle analisados, sendo que esta plataforma foi predominantemente utilizada como repositório de documentos. Os resultados obtidos no estudo apontam para a importância da adoção de ferramentas da Web 2.0 como complemento ao Moodle de modo a possibilitar a criação do envolvimento do estudante. É neste contexto que se registou alguma dinâmica e interação nos grupos, tendo ocorrido um elevado grau de envolvimento, a criação e o aprofundamento de conhecimento.
- Ambientes pessoais de aprendizagem (PLE): estudo de um ecossistema pedagógico para a aprendizagem ao longo da vidaPublication . Almeida, António Manuel Galinho Pires de; Morgado, LinaEste estudo tem por objetivo apresentar a problemática da aprendizagem e atualização de conhecimentos ao longo da vida, apresentando os Ambientes Pessoais de Aprendizagem, como uma solução alternativa, a outras soluções existentes, nomeadamente os cursos formais e informais, quer sejam online ou presenciais. De facto, em grande parte, como consequência dos fenómenos da Cibercultura (Lévy 1999), e sociedade em rede (Castells, 1999), atualmente, a velocidade de aparecimento e renovação de conhecimentos é muito elevada. Por esta razão, os conhecimentos e saberes adquiridos tornam-se rapidamente obsoletos. Principalmente por este motivo, ao longo da vida, vai existir uma necessidade permanente e contínua, de renovação de saberes e “savoirfaire”. Os Ambientes Pessoais de Aprendizagem (PLE’s), criados com base em redes sociais, e ferramentas da Web 2.0, poderão promover a autoaprendizagem ao longo da vida, pois potenciam a comunicação, a partilha de informação e conhecimento, permitindo a criação de quadros de ensino / aprendizagem dinâmicos, abertos participativos e criativos. Dito de outra forma, os Ambientes Pessoais de Aprendizagem, permitem criar ecossistemas adequados para aprendizagens abertas, flexíveis e colaborativas. Todavia, neste contexto, é necessário saber criar Ambientes Pessoais de Aprendizagem, que permitam obter as mediações tecnológicas e pedagógicas adequadas à aprendizagem ao longo da vida. Ou seja, por um lado, é necessário conhecer as técnicas e ferramentas que permitem criar Ambientes Pessoais de Aprendizagem com base em redes sociais e ferramentas da Web 2.0, e por outro, saber integrar e relacionar os conteúdos disponibilizados, de forma pedagógica, para que o conhecimento e saber disponibilizado seja compreendido, útil, e válido em determinada área do conhecimento. Neste sentido, o presente trabalho, irá apresentar alguns modelos concetuais de PLE’s criados a partir de ferramentas de modelação e ferramentas da Web 2.0, descrevendo de seguida todo o processo de criação e implementação de um Ambiente Pessoal de Aprendizagem, que será utilizado para o estudo de caso. Portanto, e para concluir, o presente trabalho pretende dar uma possível resposta para o problema da aprendizagem ao longo da vida, através da utilização de Ambientes Pessoais de Aprendizagem, apresentando-se, como uma espécie de “Guideline” para a criação de Ambientes Pessoais de Aprendizagem, a utilizar na Aprendizagem ao Longo da Vida.