Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - MAGE
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - MAGE by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais:Ciências da Educação"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Biblioteca escolar como espaço integrante e participativo : a situação no município de Ji-Paraná/ROPublication . Deguchi, Marlene da Silva Modesto; Bastos, GlóriaA presente pesquisa aborda a biblioteca escolar (BE) no sentido de entendê-la como um espaço não só de leitura, mas, também, como um espaço de aprendizagem, visando ampliar o seu papel educativo. Neste contexto, mais especificamente, analisa a situação das bibliotecas escolares da rede pública de Ensino Fundamental, no perímetro urbano, do município de Ji-Paraná/RO, Brasil. Pretendeu-se elaborar um diagnóstico da situação, no sentido de se poder atuar com vista a tornar a biblioteca escolar como um espaço que propicie ao aluno apropriar-se do conhecimento, de desenvolvimento de habilidades informacionais e preparo para conviver numa sociedade de mudanças aceleradas. Para isso, torna-se necessário ver in loco o que estão fazendo os atores envolvidos no processo educacional a favor, ou não, dela uma vez que são eles que estão, diariamente, mais próximos delas, e deles depende o seu sucesso ou insucesso em suas tomadas de decisões. Para tanto, optou-se por um estudo de campo, junto a seis escolas da rede municipal de Ensino Fundamental, que, a priori, seriam as que possuem BE, com o intuito de investigar o conceito que têm e conhecimento de legislação e normativos sobre a BE. Foram utilizados como recursos metodológicos de pesquisa entrevistas semiestruturadas, questionários e análise documental. Considerando o documento Parâmetros para Bibliotecas Escolares Brasileiras, foi possível observar, no final, que as bibliotecas escolares ainda não estão presentes nessas escolas. Os colaboradores da pesquisa, responsáveis pelo Ensino Fundamental deste município, não conhecem a legislação e normativos referentes à BE. São unânimes em dizer que só possuem Sala de Leitura e não BE, mas ao se reportarem ao espaço, tanto no discurso, quanto na elaboração dos documentos da escola, inúmeras vezes, denominam-na de biblioteca. Foi possível verificar que embora a Lei 12.244/10 determine que as escolas estejam com bibliotecas dentro de padrões específicos em relação a acervo e pessoal até 2020, quase a totalidade respondeu não conhecer a referida lei e alguns dizem já ter ouvido falar, mas, não conhecem o seu teor.
- O conselho pedagógico como órgão das lideranças intermédias na organização escolar de um agrupamentoPublication . Angelino, Maria Inês Miranda Carrilho; Neves, CláudiaO trabalho de investigação que nos propomos realizar insere-se na área da administração educacional, incidindo no papel que o Conselho Pedagógico (CP) desempenha como órgão de lideranças intermédias, enquanto órgão de administração e gestão especialmente responsável pela orientação pedagógica e funcional dos agrupamentos de escolas, ou escolas não agrupadas. Hoje em dia exige-se que as lideranças sejam eficazes, com visão de excelência para gerar níveis de decisão partilhada no contexto de um projeto educativo com objetivos conhecidos, compreendidos por toda a comunidade educativa. A liderança do CP deve ser reconhecida pelos docentes como uma gestão intermédia, especialmente responsável pela orientação pedagógica e formativa. Do modo como essa liderança for exercida dependerá o eventual reconhecimento. Mas o que importa sublinhar como significativo neste contexto é a nova forma de criar pedagogicamente com uma estratégia inovadora e prospetiva. - Inovadora, porque a inovação pode tornar-se num processo de dinamização das escolas, de autorregulação interna e de reforço de autonomia. - Prospetiva, porque se pode colocar em evidência um modo diferente de fazer e não o que fazer. Através de uma metodologia qualitativa privilegiámos uma abordagem descritiva e interpretativa, cujo desenho investigativo se enquadra no âmbito de um estudo de caso onde podem ser identificadas caraterísticas de investigação ação, particularmente quando os participantes ao longo do processo refletem sobre decisões e ações e ao mesmo tempo identificam áreas de melhoria. Enfatiza-se a criação de oportunidades reflexivas, que se concretizam na realização de entrevistas semiestruturadas, que permitem conhecer o contexto educativo e o conhecimento sobre as práticas implementadas no agrupamento de escolas em estudo. As entrevistas, a análise documental e as notas de campo ou observação naturalista da investigadora completam a triangulação metodológica. Com este estudo procurámos compreender a orgânica funcional do conselho pedagógico, como exerce as suas funções e como os seus membros interagem com as outras estruturas de liderança do agrupamento, em particular com o conselho geral.
- Educação a distância no Estado de Rondônia - Brasil : alternativa para uma educação promissoraPublication . Molina, Rosana Navarro; Barros, Daniela Melaré VieiraA Educação a Distância - EaD no Brasil se desenvolveu por meio de iniciativas privadas e decretos governamentais, cumprindo uma trajetória que acompanha o desenvolvimento das tecnologias no país. A presente dissertação tem como objetivo verificar o desenvolvimento e contribuições que houve com implantação da educação a distância no Estado de Rondônia, analisando sua evolução, desafios e perspectivas. A EaD tem representado um papel importante na expansão do ensino superior privado, pois tem sido utilizada para ampliar o número de alunos e baratear os custos. A EaD apresenta-se como o fenômeno de mudanças na educação e é vista como a mais democrática das modalidades educacionais, uma vez que elimina, por meio das tecnologias da comunicação e informação, os tradicionais empecilhos à conquista do conhecimento, como o isolamento ou distanciamento geográfico dos grandes centros de ensino, incompatibilidade de horários e impossibilidade de conciliar trabalho e estudo. A pesquisa se descreve em caráter social, uma vez que busca respostas para os problemas mediante ao emprego dos procedimentos e métodos científicos; tem como caráter exploratório e descritivo, embasados em Gil, (1994). Em tese, este tema tem poucos estudos a respeito, por isso a importância de esclarecer e ressaltar, com visão geral, com um levantamento bibliográfico e documental, valendo-se também de entrevistas e questionários para levantar dados relevantes à pesquisa. A pesquisa, consistiu primeiramente pela parte bibliográfica, no qual se levantou as fontes bibliográficas como livros, revistas científicas, teses, dissertações, artigos e relatórios de pesquisa dos principais nomes que abordam o universo do ensino EaD. Após esse procedimento, realizou leitura do material e com base nas leituras, a elaboração de fichas com suas respectivas análises. No decorrer da pesquisa documental também foi identificado e utilizado outros tipos de materiais não científicos como as fontes de jornais, reportagens, textos e documentários sobre o ensino EaD no Brasil e em Rondônia. Após esses procedimentos foram levantado os dados qualitativos e quantitativos do local escolhido como referência para a pesquisa. Os resultados obtidos apresentam que a adoção do sistema EaD veio contribuir, não apenas com desenvolvimento do Estado de Rondônia, onde há várias áreas distantes e a educação presencial não dá conta de atingir todos os públicos, veio também contribuir com o fortalecimento dos direitos e da liberdade fundamental do ser humano de ter acesso à educação.
- Educação consciente para uma sustentabilidade econômicaPublication . Pedroso, Gisele Amaral Cintra; Lopes, Manuel MoutaA presente pesquisa tem como finalidade a Educação Consciente para uma Sustentabilidade Econômica, esse trabalho de campo foi realizada em seis escolas, sendo três públicas e três privadas na cidades de Porto Velho e o Município de Candeias do Jamari no Estado de Rondônia, foram entrevistados 120 alunos e 30 professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Objetivo : A investigação norteou pela aplicação do conceito de sustentabilidade econômica nas escolas, e como os alunos e os professores a percebem essa realidade nos seus cotidianos. O objetivo específico : verificar através de inquérito aos alunos e professores o conhecimento da gestão escolar do que se refere na aplicação de sustentabilidade econômica (lâmpadas de Led, economia de água, uso consciente do papel etc.). A presente dissertação se apresenta como aplicada, quantitativa e quanto aos seus objetivos se caracteriza como descritiva, os procedimentos usados foram à aplicação de questionários, com uma proposta em saber se a escola, alunos e professores estão conscientes em ações de sustentabilidade econômica e se preocupam em aplicadas no seu cotidiano e se adquirirem produtos que apóiam o tema. Através dos resultados chegou a essa conclusão, a escola é um fator fundamental para aumentar a consciência sobre o que é sustentabilidade econômica, que por meio de ações desenvolvidas conseguem motivar os alunos e professores a disseminarem seus cotidianos de forma natural, conscientizando assim as famílias que é possível reproduzir comportamentos em prol de uma sociedade mais consciente.
- Gestão democrática : um estudo sobre o trabalho do gestor escolar de duas escolas públicas mo município de Alto Paraíso - RondôniaPublication . Costa, Adriana da Conceição Vieira; Neves, Cláudia; Ramos, Maria do RosárioA presente pesquisa faz uma análise sobre o trabalho do gestor escolar em duas escolas públicas municipais de Alto Paraíso, no Estado de Rondônia, Brasil. O objetivo geral deste estudo é analisar as práticas e a contribuição do gestor escolar para transformar o espaço em agência educativa, visando também à importância do papel do gestor educacional dentro da instituição e como isso é importante para o trabalho produtivo da equipe e para um bom clima organizacional. Segundo orientações de diversos autores, o gestor educacional deve liderar uma gestão participativa e democrática na relação com os professores, funcionários e com a comunidade, mostrando-se positivo e confiante no desenvolvimento dos trabalhos. Fazem parte ainda às qualidades de mediador, compartilhando suas ideias, sabendo ouvir, sendo aberto e flexível à contribuição de todos, para que os profissionais e a comunidade se sintam valorizados, reconhecidos e motivados para alcançar um processo de ensino e aprendizagem de sucesso. A metodologia de investigação utilizada foi predominantemente qualitativa, realizada em duas escolas públicas municipais de Alto Paraíso. As técnicas utilizadas abrangeram análise de documentos, questionários dirigidos a professores, funcionários, pais e uma entrevista semiestruturada com o gestor escolar. Os resultados obtidos mostram que nestas escolas predomina a liderança participativa e democrática. Este modelo de gestão escolar influencia positivamente os agentes educativos viabilizando assim o ensino de qualidade. Como conclusões principais, recomenda-se que os gestores devem possuir habilidades técnicas, políticas e pedagógicas no desempenho de suas funções. Estas habilidades podem ser adquiridas através da prática e de formação continuada. A formação continuada possibilita aos gestores educativos adquirir conhecimentos que promovem alcançar os objetivos de uma gestão democrática e participativa, apresentando alternativas para um trabalho bem-sucedido, voltado para a formação plena de crianças e jovens ou em qualquer modalidade de ensino.
- Gestão democrática na escola : um estudo de casoPublication . Smaniotto, Flavia Teresinha; Barreto, Maria AntóniaEste trabalho de investigação foi realizado como quesito de conclusão do curso de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, tendo como tema uma pesquisa sobre Gestão Democrática na Escola. O estudo foi realizado numa escola estadual da cidade de Vilhena – RO, com o objetivo de discutir como a comunidade escolar compreende a Gestão democrática, que é uma situação relativamente nova no Brasil e mais ainda no estado de Rondônia. No processo de investigação usou-se o método de pesquisa qualitativa, por ser um instrumento que permite que o pesquisador esteja em contato direto com o objeto de observação. Além da observação e das entrevistas realizadas, também foi efetivada uma revisão bibliográfica sobre o assunto Gestão Democrática e sobre a gestão escolar no Brasil, e uma consulta às Leis que determinam e organizam a administração escolar, tanto no Brasil como no estado de Rondônia. O Estudo mostrou que a gestão democrática não é ainda uma pratica implementada de forma profunda na escola estudada, uma vez que os elementos que interferem delegam as responsabilidades nos dois elementos da direção.
- A implementação de novos modelos pedagógicos na educação infantil : perspectiva dos professores e gestores das instituições escolaresPublication . Sena, Dalila Maîte Rosa; Neves, CláudiaA presente pesquisa faz um estudo exploratório em dois Centros Municipais de Educação Infantil de Ji-Paraná, no estado de Rondônia. O objetivo geral deste estudo é analisar e compreender como ocorreu a organização das escolas para implementar modelos novos na educação infantil e verificar quais os principais desafios encontrados pelos gestores e professores neste processo, bem como identificar as estratégias utilizadas, para efetivação de uma proposta pedagógica sócio interacionista. Segundo as orientações de diversos autores o professor precisa aprimorar seus conhecimentos por meio de novos conceitos promovendo uma proposta de ensino e aprendizagem focada na criança. A metodologia de investigação utilizada foi uma abordagem qualitativa, realizada em duas escolas públicas de educação Infantil de Ji-Paraná. As técnicas utilizadas abrangeram análise de documentos, entrevista semiestruturada com as gestoras escolares, professores e funcionárias da secretaria municipal de educação e um questionário fechado somente com os professores. Os resultados mostram que nestas escolas apesar dos desafios encontradas para efetivação da abordagem construtivista sócio interacionista, os avanços ocorridos na prática pedagógica do professor têm possibilitado um ensino significativo e de qualidade. Como conclusões principais, recomenda-se mais trocas de experiências entre os professores e gestores das escolas infantis como forma possibilitar a socialização das práticas pedagógicas e estratégias utilizadas em sala de aula.
- Liderança e tomada de decisão no ensino superior privadoPublication . Faria, Fernanda Wascheck de; Barreto, Maria AntóniaEste trabalho foi feito no âmbito do Mestrado em Administração e Gestão Educacional, e foi resultado de leituras, reflexão, inqueritos aplicados a uma instituição de ensino superior, na cidade de Porto Velho, estado de Rondônia, no Brasil. Através desta dissertação procurou-se compreender a liderança e sua importância na tomada de decisão na faculdade, conforme o próprio título do trabalho aponta. A investigação foi norteada pela necessidade de compreender a forma como a liderança numa faculdade se norteia na tomada de decisão, como isso ocorre e quais os desdobramentos do processo decisório. Também quisemos saber de que forma os atores contribuem para o processo decisorio. Os dados foram recolhidos através de questionário semiestruturado, pretendendo-se ter uma compreensão mais verossímil possível das opinioes dos entrevistados, na de pesquisa de campo. O enquadramento teórico do trabalho assentou em reflexões e leituras sobre liderança e tomada de decisão no ensino superior privado,reflectindo sobre: liderança e suas teorias, conceito de organização.Também no enquadramento teórico, foi possível levantar alguns indicadores importantes para a tomada de decisão no ensino superior, campo de pesquisa do trabalho. Percebeu-se que a tomada de decisão constitui uma parte extremamente importante para uma liderança de excelência, além de apontar possíveis caminhos para melhor aproximação com os liderados, uma vez que seus anseios e reflexões vão sendo colocados graças à sua participação.
- As perceções dos diretores de turma sobre o uso das plataformas digitais, estudo de casoPublication . Monteiro, Paulo Alexandre Rocha; Negas, MárioEste estudo centra-se na gestão do cargo de Diretor de Turma e em todas as competências que lhe são atribuídas. O titular deste cargo estabelece uma relação muito próxima entre professor, grupo-turma, aluno, encarregado de educação, direção da escola e outros técnicos envolvidos no acompanhamento aos alunos (psicólogos, ensino especial, comissão de proteção de menores e assistentes sociais). Neste sentido, o Diretor de Turma tem um papel de mediador entre a docência e a gestão, pois se por um lado coordena um grupo de professores, por outro tem implicações diretas na gestão escolar, sobretudo a pedagógica. Dada a complexidade deste cargo, temos assistido cada vez mais ao desenvolvimento de ferramentas relacionadas com as novas tecnologias de informação e comunicação para a gestão da direção de turma. Com a proliferação da internet e a crescente utilização da informática, verifica-se a existência de uma grande tendência, por parte das escolas, de se dotarem com meios de suporte para a comunicação, partilha e cooperação entre a comunidade escolar. Nos últimos anos foram criadas várias plataformas digitais com o objetivo de apoiar o Diretor de Turma na gestão e no processamento de toda a informação relacionada com a sua atividade. Saber de que forma os Diretores de Turma percecionam o uso das plataformas digitais como auxiliares do exercício das suas funções é o objetivo principal deste trabalho. Através da aplicação de um questionário ao qual responderam quarenta docentes, esta investigação visa conhecer, a partir de um estudo de caso, as perceções dos Diretores de Turma do 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas Visconde de Chanceleiros, concelho de Alenquer, sobre o uso das plataformas digitais na gestão das suas funções. Podemos observar, a partir da interpretação dos dados recolhidos, que as áreas de intervenção do Diretor de Turma mais utilizadas com o apoio das plataformas digitais são as que estão relacionadas com as tarefas administrativas. No entanto, todos os itens relacionados com o grau de importância das plataformas digitais, quanto à ajuda na tomada de decisões, foram considerados importantes. Em relação ao aperfeiçoamento das plataformas digitais, foi considerado relevante melhorar todos os itens.