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- História do currículo : contornos do currículo de enfermagem geral desde o período Pós-Guerra à actualidade (1992-2016) em MoçambiquePublication . Notiço, Ermelinda Maria do Sacrário; Seabra, FilipaA enfermagem em Moçambique, fundamentada pelos princípios de Florence Nightingale teve início a partir da entrada do regime colonial português o qual organizou o sistema de saúde até a independência em 1975.Com o abandono de enfermeiros após a independência, foi necessário recrutar candidatos para exercerem actividades de enfermagem, tendo sido seleccionadas pessoas não qualificadas para prestarem cuidados aos pacientes, acarretando uma baixa qualidade na assistência de enfermagem. Os anos de 1979 a 1983 foram chamados de “período negro” da história da enfermagem, caracterizado pela má qualidade dos cuidados de enfermagem. A falta de recursos para a consecução das acções de saúde, sobretudo pela demanda devida à guerra e a deficiência estrutural para atender aos doentes associadas às dificuldades que o país atravessava (devido à Guerra Civil), agravaram a situação da enfermagem (Gilio & Freitas, 2007, p.100). Face à difícil evolução que o sistema de saúde e a enfermagem têm vindo a sofrer em Moçambique, as questões relacionadas com a formação de enfermeiros neste país assumem particular relevância e por isso julgamos fundamental conhecer a evolução dos currículos dos cursos de formação de enfermeiros em Moçambique, do pós-guerra até à actualidade. Após as análises efectuadas à volta do tema formulamos a seguinte questão: Que contornos tem assumido o currículo de enfermagem geral (EG) desde o período pós guerra ou seja, de 1992 a 2016. E com vista a responder a esta pergunta de partida, delineámos os seguintes objectivos de investigação: como objectivo geral descrever a evolução do currículo de formação técnica de enfermagem geral, no período entre 1992 a 2016 em Moçambique, interpretando-a à luz dos desenvolvimentos sociais concomitantes. De forma específica, o estudo pretende: identificar a estrutura, características e alterações dos planos de estudos dos cursos de formação de enfermeiros em Moçambique, no período definido; Identificar os pressupostos que determinaram a revisão ou mudança do currículo de enfermagem geral; Interpretar as principais alterações que o currículo sofreu ao longo do período em estudo; Analisar o papel e a influência da(s) liderança(s) na mudança do currículo a partir das percepções dos professores e dos técnicos do Departamento de Formação. Diante destes objectivos, optámos pela metodologia qualitativa com recurso à entrevista e análise documental como técnicas de recolha de dados e como técnica de análise de dados a análise de conteúdo. Os currículos de EG de 1996, 2002 e 2004 estiveram assentes numa estrutura por disciplinas e a partir de 2010 iniciou o currículo por competências. As interpretações sobre as alterações do currículo de EG recaem sobre o tempo de formação que reduziu para 2 anos, sem que no entanto, as competências a desenvolver tivessem sido significativamente alteradas. Contribuiu para a reformulação dos currículos a actualização do perfil profissional em função da evolução técnico-científica na área da saúde e da educação. Entre as reformas destaca-se a de 2010 que introduziu o currículo modular por competências, contudo os entrevistados consideraram que não foram criadas condições efectivas para a concretização do modelo, nomeadamente: a capacitação dos docentes sobre o currículo por competências, a sua aplicação e implementação; a composição de um corpo docente para suportar as aulas teóricas e os estágios.
- Liderança e tomada de decisão no ensino superior privadoPublication . Faria, Fernanda Wascheck de; Barreto, Maria AntóniaEste trabalho foi feito no âmbito do Mestrado em Administração e Gestão Educacional, e foi resultado de leituras, reflexão, inqueritos aplicados a uma instituição de ensino superior, na cidade de Porto Velho, estado de Rondônia, no Brasil. Através desta dissertação procurou-se compreender a liderança e sua importância na tomada de decisão na faculdade, conforme o próprio título do trabalho aponta. A investigação foi norteada pela necessidade de compreender a forma como a liderança numa faculdade se norteia na tomada de decisão, como isso ocorre e quais os desdobramentos do processo decisório. Também quisemos saber de que forma os atores contribuem para o processo decisorio. Os dados foram recolhidos através de questionário semiestruturado, pretendendo-se ter uma compreensão mais verossímil possível das opinioes dos entrevistados, na de pesquisa de campo. O enquadramento teórico do trabalho assentou em reflexões e leituras sobre liderança e tomada de decisão no ensino superior privado,reflectindo sobre: liderança e suas teorias, conceito de organização.Também no enquadramento teórico, foi possível levantar alguns indicadores importantes para a tomada de decisão no ensino superior, campo de pesquisa do trabalho. Percebeu-se que a tomada de decisão constitui uma parte extremamente importante para uma liderança de excelência, além de apontar possíveis caminhos para melhor aproximação com os liderados, uma vez que seus anseios e reflexões vão sendo colocados graças à sua participação.
- Gestão democrática na escola : um estudo de casoPublication . Smaniotto, Flavia Teresinha; Barreto, Maria AntóniaEste trabalho de investigação foi realizado como quesito de conclusão do curso de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, tendo como tema uma pesquisa sobre Gestão Democrática na Escola. O estudo foi realizado numa escola estadual da cidade de Vilhena – RO, com o objetivo de discutir como a comunidade escolar compreende a Gestão democrática, que é uma situação relativamente nova no Brasil e mais ainda no estado de Rondônia. No processo de investigação usou-se o método de pesquisa qualitativa, por ser um instrumento que permite que o pesquisador esteja em contato direto com o objeto de observação. Além da observação e das entrevistas realizadas, também foi efetivada uma revisão bibliográfica sobre o assunto Gestão Democrática e sobre a gestão escolar no Brasil, e uma consulta às Leis que determinam e organizam a administração escolar, tanto no Brasil como no estado de Rondônia. O Estudo mostrou que a gestão democrática não é ainda uma pratica implementada de forma profunda na escola estudada, uma vez que os elementos que interferem delegam as responsabilidades nos dois elementos da direção.