Browsing by Issue Date, starting with "2017-12-04"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Chipre na União Europeia: uma ilha ainda divididaPublication . Pereira, Teresinha da Silva; Fontes, JoséConsiderada a terceira maior ilha do Mediterrâneo, a seguir à Sicília e à Sardenha, com uma área total de 9.521 km2 e uma população estimada em 1.138.071 habitantes (WorldFactBook da CIA para 2012), Chipre viu satisfeito o seu pedido de adesão à União Europeia, apesar de se saber que esta, até então, era “avessa” à entrada de um país dividido e, sobretudo, com a presença de uma Força das Nações Unidas (UNIFICYP). O conflito em Chipe, conhecido como “a questão de Chipre”, surgiu em 1974, com a invasão da ilha pelas forças militares turcas sob o pretexto de que a comunidade turca aí existente estaria a ser alvo de represálias por parte do governo cipriota grego. Este conflito levou à divisão da ilha em duas partes, uma sob a administração de Nicósia – a República de Chipre – e a República Turca de Chipre do Norte, apenas reconhecida por Ancara. Apesar da sua entrada na União Europeia, a ilha de Chipre ainda possui o estigma de uma divisão que é o resultado de longos períodos de colonizações. Por seu turno, a Turquia, cuja mesma pretensão de adesão à União Europeia foi formalizada em 1987, tem visto a mesma ser constantemente adiada, com o veto de Chipre.
- A implementação de novos modelos pedagógicos na educação infantil : perspectiva dos professores e gestores das instituições escolaresPublication . Sena, Dalila Maîte Rosa; Neves, CláudiaA presente pesquisa faz um estudo exploratório em dois Centros Municipais de Educação Infantil de Ji-Paraná, no estado de Rondônia. O objetivo geral deste estudo é analisar e compreender como ocorreu a organização das escolas para implementar modelos novos na educação infantil e verificar quais os principais desafios encontrados pelos gestores e professores neste processo, bem como identificar as estratégias utilizadas, para efetivação de uma proposta pedagógica sócio interacionista. Segundo as orientações de diversos autores o professor precisa aprimorar seus conhecimentos por meio de novos conceitos promovendo uma proposta de ensino e aprendizagem focada na criança. A metodologia de investigação utilizada foi uma abordagem qualitativa, realizada em duas escolas públicas de educação Infantil de Ji-Paraná. As técnicas utilizadas abrangeram análise de documentos, entrevista semiestruturada com as gestoras escolares, professores e funcionárias da secretaria municipal de educação e um questionário fechado somente com os professores. Os resultados mostram que nestas escolas apesar dos desafios encontradas para efetivação da abordagem construtivista sócio interacionista, os avanços ocorridos na prática pedagógica do professor têm possibilitado um ensino significativo e de qualidade. Como conclusões principais, recomenda-se mais trocas de experiências entre os professores e gestores das escolas infantis como forma possibilitar a socialização das práticas pedagógicas e estratégias utilizadas em sala de aula.
- Educação consciente para uma sustentabilidade econômicaPublication . Pedroso, Gisele Amaral Cintra; Lopes, Manuel MoutaA presente pesquisa tem como finalidade a Educação Consciente para uma Sustentabilidade Econômica, esse trabalho de campo foi realizada em seis escolas, sendo três públicas e três privadas na cidades de Porto Velho e o Município de Candeias do Jamari no Estado de Rondônia, foram entrevistados 120 alunos e 30 professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Objetivo : A investigação norteou pela aplicação do conceito de sustentabilidade econômica nas escolas, e como os alunos e os professores a percebem essa realidade nos seus cotidianos. O objetivo específico : verificar através de inquérito aos alunos e professores o conhecimento da gestão escolar do que se refere na aplicação de sustentabilidade econômica (lâmpadas de Led, economia de água, uso consciente do papel etc.). A presente dissertação se apresenta como aplicada, quantitativa e quanto aos seus objetivos se caracteriza como descritiva, os procedimentos usados foram à aplicação de questionários, com uma proposta em saber se a escola, alunos e professores estão conscientes em ações de sustentabilidade econômica e se preocupam em aplicadas no seu cotidiano e se adquirirem produtos que apóiam o tema. Através dos resultados chegou a essa conclusão, a escola é um fator fundamental para aumentar a consciência sobre o que é sustentabilidade econômica, que por meio de ações desenvolvidas conseguem motivar os alunos e professores a disseminarem seus cotidianos de forma natural, conscientizando assim as famílias que é possível reproduzir comportamentos em prol de uma sociedade mais consciente.
- O estágio supervisionado na formação inicial dos educadores de infância : estudo de casoPublication . Serpa, Vanessa Belo; Henriques, SusanaEste trabalho de investigação, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Supervisão Pedagógica, oferecido pela Universidade Aberta, produto de uma busca incessante de informação, tem por intuito analisar e procurar entender qual o impacto dos estágios supervisionados na formação inicial dos educadores de infância. Tendo em conta o conjunto de diversos fatores que influenciam as práticas pedagógicas, este estudo procurará clarificar alguns aspetos inerentes aos mesmos. Deste modo, o objetivo geral desta investigação é analisar a relevância dos estágios pedagógicos para o processo de formação dos futuros educadores de infância e qual o contributo/influência dos/as educadores/as cooperantes, enquanto supervisores/as neste processo. Delineamos, com este fim, alguns objetivos específicos: Conhecer a realidade atual do curso de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico oferecido pela Universidade dos Açores; Compreender o plano implementado pela Instituição, no que concerne às práticas pedagógicas; Perceber se existe um apoio por parte das educadoras cooperantes; Compreender qual a articulação existente entre os diversos agentes formativos; Conhecer o regime de avaliação dos formandos. Optámos por um estudo de natureza qualitativa, tendo, para o efeito, selecionado como população-alvo os alunos do mestrando em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no ano de 2014/2015 da Universidade dos Açores - Pólo de São Miguel, Região Autónoma dos Açores, e as respetivas educadoras cooperantes. A recolha de dados foi efetuada através da realização de entrevistas semiestruturadas, tanto aos alunos, como às educadoras cooperantes. Como principais resultados, pudemos concluir a existência de uma fraca articulação entre as Educadoras Cooperantes e a escola de formação, assim como uma supervisão quase nula, por parte dos orientadores da universidade, aos alunos estagiários. Por sua vez, a relação estabelecida entre os estagiários e a Educadora Cooperante foi, em geral, boa, sendo esta fundamental para uma prática de supervisão favorável.