Browsing by Issue Date, starting with "2017-12-06"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Métodos estatísticos aplicados a estudo da distribuição territorial das desigualdades sociais em Cabo VerdePublication . Moniz, Teresa Brito Oliveira Barros; Ramos, Maria do Rosário; Caeiro, SandraAs desigualdades sociais vêm sendo estudadas há vários anos, no entanto a sua mais-valia para a elaboração de estratégias políticas para a sua diminuição iniciou com o desenvolvimento de medidas que as quantificam. O aparecimento da análise e ferramentas de estatística espacial permitiu estudar as desigualdades, não apenas em termos globais, mas também por regiões, por forma a serem comparáveis, e considerar a relação entre o fenómeno e o espaço. É objectivo deste trabalho explorar técnicas de análise e estatística espacial para caracterizar a distribuição espacial das desigualdades em Cabo Verde. Utilizam-se índices para quantificar as desigualdades sociais em diferentes vertentes, como a desigualdade de género, económica, ambiental e em saúde. Para a realização do estudo foram utilizados dados oriundos dos inquéritos e recenseamento realizados pelo Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde (INE-CV), dados do Ministério de Saúde e Conselho Nacional das Eleições (CNE), registados dos anos 2000 e 2010 a 2015. A quantificação da desigualdade económica e em saúde, deu-se através do índice de Gini e índice de concentração, respectivamente, e as desigualdades de género e ambiental através de medidas sintéticas. Utilizaram-se medidas de estatística descritiva, a análise de autocorrelação para averiguar a associação espacial entre concelhos, a análise de Hot Spot para identificar concelhos com desigualdade elevada e a análise de clusters, para identificar concelhos semelhantes. Recorreu-se ao software de Sistemas de Informação Geográfica (ArcGIS), para a análise e estatística espacial, SPSS, para análises clássicas (não espacial) e Excel para organização dos dados e cálculos intermédios. A desigualdade social abrange todo o país, sendo mais concentrada ao norte das ilhas de Santo Antão, Santiago e Fogo. A desigualdade de género apresenta um desvio menos significativo da desigualdade quando comparado a desigualdade ambiental. Os concelhos da ilha de Santiago são semelhantes, com excepção do concelho da Praia. Com o passar dos anos verificou-se semelhança entre os concelhos próximos e que partilham a mesma fronteira.
- Gestão democrática : um estudo sobre o trabalho do gestor escolar de duas escolas públicas mo município de Alto Paraíso - RondôniaPublication . Costa, Adriana da Conceição Vieira; Neves, Cláudia; Ramos, Maria do RosárioA presente pesquisa faz uma análise sobre o trabalho do gestor escolar em duas escolas públicas municipais de Alto Paraíso, no Estado de Rondônia, Brasil. O objetivo geral deste estudo é analisar as práticas e a contribuição do gestor escolar para transformar o espaço em agência educativa, visando também à importância do papel do gestor educacional dentro da instituição e como isso é importante para o trabalho produtivo da equipe e para um bom clima organizacional. Segundo orientações de diversos autores, o gestor educacional deve liderar uma gestão participativa e democrática na relação com os professores, funcionários e com a comunidade, mostrando-se positivo e confiante no desenvolvimento dos trabalhos. Fazem parte ainda às qualidades de mediador, compartilhando suas ideias, sabendo ouvir, sendo aberto e flexível à contribuição de todos, para que os profissionais e a comunidade se sintam valorizados, reconhecidos e motivados para alcançar um processo de ensino e aprendizagem de sucesso. A metodologia de investigação utilizada foi predominantemente qualitativa, realizada em duas escolas públicas municipais de Alto Paraíso. As técnicas utilizadas abrangeram análise de documentos, questionários dirigidos a professores, funcionários, pais e uma entrevista semiestruturada com o gestor escolar. Os resultados obtidos mostram que nestas escolas predomina a liderança participativa e democrática. Este modelo de gestão escolar influencia positivamente os agentes educativos viabilizando assim o ensino de qualidade. Como conclusões principais, recomenda-se que os gestores devem possuir habilidades técnicas, políticas e pedagógicas no desempenho de suas funções. Estas habilidades podem ser adquiridas através da prática e de formação continuada. A formação continuada possibilita aos gestores educativos adquirir conhecimentos que promovem alcançar os objetivos de uma gestão democrática e participativa, apresentando alternativas para um trabalho bem-sucedido, voltado para a formação plena de crianças e jovens ou em qualquer modalidade de ensino.
- Biblioteca escolar como espaço integrante e participativo : a situação no município de Ji-Paraná/ROPublication . Deguchi, Marlene da Silva Modesto; Bastos, GlóriaA presente pesquisa aborda a biblioteca escolar (BE) no sentido de entendê-la como um espaço não só de leitura, mas, também, como um espaço de aprendizagem, visando ampliar o seu papel educativo. Neste contexto, mais especificamente, analisa a situação das bibliotecas escolares da rede pública de Ensino Fundamental, no perímetro urbano, do município de Ji-Paraná/RO, Brasil. Pretendeu-se elaborar um diagnóstico da situação, no sentido de se poder atuar com vista a tornar a biblioteca escolar como um espaço que propicie ao aluno apropriar-se do conhecimento, de desenvolvimento de habilidades informacionais e preparo para conviver numa sociedade de mudanças aceleradas. Para isso, torna-se necessário ver in loco o que estão fazendo os atores envolvidos no processo educacional a favor, ou não, dela uma vez que são eles que estão, diariamente, mais próximos delas, e deles depende o seu sucesso ou insucesso em suas tomadas de decisões. Para tanto, optou-se por um estudo de campo, junto a seis escolas da rede municipal de Ensino Fundamental, que, a priori, seriam as que possuem BE, com o intuito de investigar o conceito que têm e conhecimento de legislação e normativos sobre a BE. Foram utilizados como recursos metodológicos de pesquisa entrevistas semiestruturadas, questionários e análise documental. Considerando o documento Parâmetros para Bibliotecas Escolares Brasileiras, foi possível observar, no final, que as bibliotecas escolares ainda não estão presentes nessas escolas. Os colaboradores da pesquisa, responsáveis pelo Ensino Fundamental deste município, não conhecem a legislação e normativos referentes à BE. São unânimes em dizer que só possuem Sala de Leitura e não BE, mas ao se reportarem ao espaço, tanto no discurso, quanto na elaboração dos documentos da escola, inúmeras vezes, denominam-na de biblioteca. Foi possível verificar que embora a Lei 12.244/10 determine que as escolas estejam com bibliotecas dentro de padrões específicos em relação a acervo e pessoal até 2020, quase a totalidade respondeu não conhecer a referida lei e alguns dizem já ter ouvido falar, mas, não conhecem o seu teor.
- Modelação de séries temporais de dados oceanográficosPublication . Monteiro, Bruno Vasconcelos Oliveira; Cordeiro, Clara; Ramos, Maria do RosárioO aquecimento global, e em particular o dos oceanos, é um assunto de extrema importância, atendendo à atualidade das alterações climáticas e da consequente necessidade de adaptação das populações face a este fenómeno. As séries temporais de variáveis físicas, como por exemplo a temperatura à superfície do mar (SST), permitem estudar e interpretar estes fenómenos ao procurar modelos matemáticos para os descrever e prever, quando possível. Nesta dissertação são utilizadas técnicas estatísticas de análise de séries temporais no estudo da SST. Foram selecionadas latitudes representativas das regiões Norte, Centro e Sul de Portugal, e fixadas a duas localizações geográficas, uma próxima da costa e outra distante da costa. É dada ênfase ao fenómeno do afloramento costeiro e foi proposto um índice de afloramento costeiro relativo (IAR), para as localizações geográficas com a mesma latitude. Para cada região, foram explorados modelos de séries temporais para a série IAR, nos quais se incluem os modelos de Decomposição Clássica e de Holt-Winters, e ainda os modelos ARIMA sobre a série residual, resultante do ajustamento de uma tendência linear e uma componente sazonal à série temporal inicial. A seleção do melhor modelo foi auxiliada por medidas de ajustamento disponíveis para este tipo de análise. Toda a componente computacional deste trabalho foi realizada com recurso ao programa estatístico . Foi identificado um padrão sazonal de doze meses para as três regiões e foi ainda possível observar o efeito do afloramento costeiro, mais evidente nos meses mais quentes do ano, em que, devido a este fenómeno, o aumento da SST é mais evidente nas localizações distantes da costa relativamente às localizações costeiras com a mesma latitude. Por fim são apontadas algumas direções para a continuidade deste estudo.