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- O conselho pedagógico como órgão das lideranças intermédias na organização escolar de um agrupamentoPublication . Angelino, Maria Inês Miranda Carrilho; Neves, CláudiaO trabalho de investigação que nos propomos realizar insere-se na área da administração educacional, incidindo no papel que o Conselho Pedagógico (CP) desempenha como órgão de lideranças intermédias, enquanto órgão de administração e gestão especialmente responsável pela orientação pedagógica e funcional dos agrupamentos de escolas, ou escolas não agrupadas. Hoje em dia exige-se que as lideranças sejam eficazes, com visão de excelência para gerar níveis de decisão partilhada no contexto de um projeto educativo com objetivos conhecidos, compreendidos por toda a comunidade educativa. A liderança do CP deve ser reconhecida pelos docentes como uma gestão intermédia, especialmente responsável pela orientação pedagógica e formativa. Do modo como essa liderança for exercida dependerá o eventual reconhecimento. Mas o que importa sublinhar como significativo neste contexto é a nova forma de criar pedagogicamente com uma estratégia inovadora e prospetiva. - Inovadora, porque a inovação pode tornar-se num processo de dinamização das escolas, de autorregulação interna e de reforço de autonomia. - Prospetiva, porque se pode colocar em evidência um modo diferente de fazer e não o que fazer. Através de uma metodologia qualitativa privilegiámos uma abordagem descritiva e interpretativa, cujo desenho investigativo se enquadra no âmbito de um estudo de caso onde podem ser identificadas caraterísticas de investigação ação, particularmente quando os participantes ao longo do processo refletem sobre decisões e ações e ao mesmo tempo identificam áreas de melhoria. Enfatiza-se a criação de oportunidades reflexivas, que se concretizam na realização de entrevistas semiestruturadas, que permitem conhecer o contexto educativo e o conhecimento sobre as práticas implementadas no agrupamento de escolas em estudo. As entrevistas, a análise documental e as notas de campo ou observação naturalista da investigadora completam a triangulação metodológica. Com este estudo procurámos compreender a orgânica funcional do conselho pedagógico, como exerce as suas funções e como os seus membros interagem com as outras estruturas de liderança do agrupamento, em particular com o conselho geral.