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- Os retornados de África : estudo de caso sobre a sua integração na MadeiraPublication . Souto, Odete Mendonça Henriques; Sousa, Lúcio; Costa, Paulo ManuelA descolonização portuguesa em África, após o 25 de Abril de 1974, deu origem ao maior êxodo de portugueses de que há memória, e um dos maiores da Europa, no contexto das migrações de retorno pós-coloniais. Estima-se que Portugal tenha recebido, entre os anos de 1974 e 1976, cerca de meio milhão de pessoas provenientes das ex-colónias, comummente designados como retornados. Entre estes, calcula-se que oito mil tenham vindo para a Madeira. Esta dissertação de mestrado é um estudo de caso qualitativo, de cariz exploratório, que tem como principal objetivo analisar os percursos de vida de um grupo de retornados chegados ao território madeirense, através do relato das suas vivências pessoais, procurando compreender como decorreu o seu processo de integração. Recorreu-se a diversas técnicas de pesquisa para a sua elaboração, como a análise documental e o recurso a entrevistas semiestruturadas, efetuadas a quatro informantes qualificados e vinte e três retornados. Foram examinadas a partida, trajeto, acolhimento e a existência de apoios institucionais ou outros, as dificuldades sentidas durante o processo de integração e os contextos e estratégias pessoais adotados para superá-las. Os resultados indicam que a família foi a principal base de acolhimento dos participantes no estudo, ficando inicialmente alojados em casa destes. O apoio institucional foi feito por parte da autarquia de Machico e do Instituto de Apoio ao Retorno de Nacionais (IARN). Este processo desenrolou-se de forma natural, com esse apoio familiar e a sua própria resiliência. As principais dificuldades de integração foram sobretudo a nível económico e cultural, superadas através do regresso à vida ativa: trabalho e estudos. É possível concluir que, apesar do drama vivido e das grandes dificuldades experienciadas, a integração dos retornados entrevistados decorreu sem perturbação social, considerando os mesmos que estão plenamente integrados na sociedade madeirense.
- As perceções dos diretores de turma sobre o uso das plataformas digitais, estudo de casoPublication . Monteiro, Paulo Alexandre Rocha; Negas, MárioEste estudo centra-se na gestão do cargo de Diretor de Turma e em todas as competências que lhe são atribuídas. O titular deste cargo estabelece uma relação muito próxima entre professor, grupo-turma, aluno, encarregado de educação, direção da escola e outros técnicos envolvidos no acompanhamento aos alunos (psicólogos, ensino especial, comissão de proteção de menores e assistentes sociais). Neste sentido, o Diretor de Turma tem um papel de mediador entre a docência e a gestão, pois se por um lado coordena um grupo de professores, por outro tem implicações diretas na gestão escolar, sobretudo a pedagógica. Dada a complexidade deste cargo, temos assistido cada vez mais ao desenvolvimento de ferramentas relacionadas com as novas tecnologias de informação e comunicação para a gestão da direção de turma. Com a proliferação da internet e a crescente utilização da informática, verifica-se a existência de uma grande tendência, por parte das escolas, de se dotarem com meios de suporte para a comunicação, partilha e cooperação entre a comunidade escolar. Nos últimos anos foram criadas várias plataformas digitais com o objetivo de apoiar o Diretor de Turma na gestão e no processamento de toda a informação relacionada com a sua atividade. Saber de que forma os Diretores de Turma percecionam o uso das plataformas digitais como auxiliares do exercício das suas funções é o objetivo principal deste trabalho. Através da aplicação de um questionário ao qual responderam quarenta docentes, esta investigação visa conhecer, a partir de um estudo de caso, as perceções dos Diretores de Turma do 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas Visconde de Chanceleiros, concelho de Alenquer, sobre o uso das plataformas digitais na gestão das suas funções. Podemos observar, a partir da interpretação dos dados recolhidos, que as áreas de intervenção do Diretor de Turma mais utilizadas com o apoio das plataformas digitais são as que estão relacionadas com as tarefas administrativas. No entanto, todos os itens relacionados com o grau de importância das plataformas digitais, quanto à ajuda na tomada de decisões, foram considerados importantes. Em relação ao aperfeiçoamento das plataformas digitais, foi considerado relevante melhorar todos os itens.
- A implementação da Metodologia Fenix : mudanças e implicações no Agrupamento de Escolas de PenichePublication . Vitorino, António José NicolauEste estudo enquadra-se na linha orientadora de Teaching and Learning International Survey (2013) da Education, Audiovisual and Culture Executive Agency (Eurodyce Report, 2015) e do Programa mais Sucesso Escolar da Direção-Geral Educação (Projeto Fénix, 2010). Segue a linha teórica de diversos autores, entre eles, Abelha (2005), Hargreaves (1998), Milheiro (2013), Roldão (2007). A presente dissertação é o resultado de uma investigação realizada no Agrupamento de Escolas de Peniche. Apresentava um número significativo de alunos de baixo rendimento escolar que não registava melhoria ao longo do percurso académico. A tomada de consciência pela comunidade escolar de que alguma coisa tinha de ser feita para reverter a situação, levou o Direção a implementar a Metodologia Fénix no 2.º ciclo. A implementação desta Metodologia proporciona alterações na organização escolar e previa que tivesse influência positiva na cultura da escola, nos alunos, nos professores e nas famílias. Este estudo teve o propósito de identificar e mensurar o impacto da implementação da Metodologia Fénix no agrupamento. O foco da investigação esteve dirigido ao trabalho colaborativo entre professores. Participaram neste estudo os professores do 2.º ciclo, os professores do Conselho Pedagógico, a Diretora e Adjuntos. Para a realização do estudo foi realizada a leitura e análise dos documentos estruturantes do agrupamento: Projeto Educativo, Projeto Curricular, Plano Anual de Atividades, Regulamento Interno e Plano Plurianual de Melhorias. A esta fase seguiu-se a preparação e a operacionalização da recolha de dados através dos questionários e entrevistas. As informações recolhidas dos questionários foram submetidas a análises estatísticas, com o apoio da ferramenta informática de cálculo SPSS (Statistical Package for the Social Sciencies), versão 22 e as informações recolhidas nas entrevistas foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo, tendo sido os dados organizados em diversas categorias de forma a dar respostas às questões de investigação. Em linha com os resultados obtidos, podemos concluir que a inclusão do Agrupamento como escola TEIP e a Metodologia Fénix tiveram influência no Agrupamento, nomeadamente no trabalho colaborativo entre professores. Os inquiridos consideram que o trabalho colaborativo aumentou ou aumentou muito (82,5%) e todos os entrevistados referem que a Metodologia Fénix influencia positivamente o trabalho colaborativo entre professores. Os professores consideram que a motivação e a responsabilidade na organização são os fatores mais importantes e mais vantajosos para o envolvimento no trabalho colaborativo entre professores. O estudo indica que os professores estão satisfeitos com o desenvolvimento deste tipo de trabalho e que a partilha de informação e de recursos e a ética de relação são os fatores mais importantes. Os professores mostram-se satisfeitos com os efeitos do trabalho colaborativo entre professores e consideram que a alteração na organização escolar, as alterações no processo ensino-aprendizagem e o reforço da socialização são as alterações mais importantes provocadas pelo trabalho colaborativo. Em síntese, a inclusão do Agrupamento como escola TEIP e a Metodologia Fénix foram o ponto de partida para o aumento do trabalho colaborativo entre professores. A procura de soluções para a melhoria da qualidade do sucesso educativo levou à implementação destas medidas que, como é evidente no presente estudo, teve influência no trabalho colaborativo entre professores e como refere Vieira (2011) exigem o desenvolvimento de práticas de trabalho colaborativo entre os docentes. Sabendo que o trabalho colaborativo, como concluiu a EACEA (2015), “pode afetar positivamente a motivação dos professores, a eficácia do seu ensino e a sua satisfação no trabalho”, no Agrupamento de Escolas de Peniche, de acordo com presente estudo, encontram-se evidências de estar no caminho da eficácia do seu ensino e da melhoraria do rendimento escolar dos seus alunos.