Ciências da Informação / Information Sciences
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- Actas do 10º Encontro Português de Computação GráficaPublication . Madeira, Joaquim; Marques, Jorge SalvadorA investigação, o desenvolvimento e o ensino na área da Computação Gráfica constituem, em Portugal, uma realidade positiva e de largas tradições. O Encontro Português de Computação Gráfica (EPCG), realizado no âmbito das actividades do Grupo Português de Computação Gráfica (GPCG), tem permitido reunir regularmente, desde o 1º EPCG realizado também em Lisboa, mas no já longínquo mês de Julho de 1988, todos os que trabalham nesta área abrangente e com inúmeras aplicações. Pela primeira vez no historial destes Encontros, o 10º EPCG foi organizado em ligação estreita com as comunidades do Processamento de Imagem e da Visão por Computador, através da Associação Portuguesa de Reconhecimento de Padrões (APRP), salientando-se, assim, a acrescida colaboração, e a convergência, entre essas duas áreas e a Computação Gráfica. Este é o livro de actas deste 10º EPCG.
- Histórias tradicionais em língua portuguesaPublication . Pais, Carlos Castilho; Martins, Amílcar; Firmino, JoaquimTrata-se de um documento interactivo que contém dez histórias tradicionais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Macau, Moçambique , Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor Leste, ilustradas e adaptadas para crianças. As ilustrações foram concebidas pelas crianças da Escola EB1 Telha Nova nº 1 do Agrupamento de escolas "D. Manuel I" do Barreiro.
- Estudo de impacto da formação específica do professor bibliotecário no sucesso educativo: situação actual nas Escolas Básicas IntegradasPublication . Novo, Ana; Calixto, José AntónioEsta comunicação apresenta a situação actual da formação dos recursos humanos das equipas das Bibliotecas Escolares /Centros de Recursos Educativos (BE/CREs) das Escolas Básicas Integradas (EBIs) do ensino público Português que em 2005 estavam integradas na Rede de Bibliotecas Escolares. Estudos extensivos feitos noutros países, como os EUA e o Reino Unido sugerem que os alunos atingem níveis mais elevados de literacia, de aprendizagem e de resolução de problemas quando os professores bibliotecários possuem formação específica para exercício de funções na biblioteca escolar. A análise preliminar dos dados obtidos através de um questionário indica que 32.4% dos professores bibliotecários não têm qualquer formação específica para desempenho de funções.
- Bibliotecário escolar, biblioteca e sucesso educativo : uma revisão da literaturaPublication . Novo, AnaEste artigo descreve a investigação sobre biblioteconomia escolar, tanto a nível nacional como internacional, com principal incidência na última década. Através de uma revisão da literatura, onde foram consultados vários tipos de fontes em diversos formatos, faz-se uma caracterização do bibliotecário escolar e das bibliotecas nas escolas. Com as palavras e opiniões de autores especialistas na matéria distinguem-se, seguidamente, os conceitos de (in)sucesso escolar e (in)sucesso educativo. Faz-se posteriormente referência e descrição de um leque variado de documentos e estudos internacionais, quantitativos e qualitativos, que mostram que existe uma relação estreita entre uma biblioteca escolar com adequados recursos humanos (número e formação) e o desempenho e sucesso escolar dos alunos. Referem-se igualmente algumas limitações da investigação nesta área. O artigo termina concluindo que conhecida a realidade portuguesa actual, ainda que parcialmente, dos bibliotecários escolares e das bibliotecas e dos resultados dos numerosos estudos de impacto internacionais, que se torna cada vez mais importante e necessária a formação específica dos professores responsáveis pelas bibliotecas escolares e/ou a legislação adequada que permitiria pôr em prática numerosas propostas que de há já bastantes anos têm vindo a ser feitas tanto por pessoas colectivas como singulares.
- Are portuguese school libraries providing access to information for everyone?: the case of 20 selected onesPublication . Novo, AnaThis paper aims at describing the today’s reality of 20 school libraries (SL) belonging to Portuguese public basic integrated schools (Escolas Básicas Integradas, EBIs), which were in the school libraries network (Rede de Bibliotecas Escolares, RBE) till 2005, in terms of their human resources, clients, physical space, books and other materials’ collection and some ongoing activities. This paper is based on the field notes analysis and non-participant direct observation that took place at 20 SL during November and December 2006 and January 2007. This was the 2nd phase, out of four, of a PhD program research for which was adopted a qualitative methodology both for data gathering and analysis techniques. In this sense, the majority of data were obtained through semi-structured interviews and field notes taken during about 4 hours of non participant direct observation to selected respondents. By the end of this research phase it was found that the most significant element in bring about improvements was the commitment and support of the school’s management board. Nevertheless, school libraries with more students coming in, more activities, larger and catalogued/classified book stock, more equipment and with better physical space, have team members with adequate training for the development of their tasks and roles. Recommendations/suggestions are given both to school management boards and the ones responsible for the development of school libraries in schools, the RBE and the regional education authorities, aiming at placing school libraries on the top educational priorities, therefore recognizing them as an important point of access to information for everyone.
- O REPOSITÓRIOAbERTO : recuperar, preservar e difundir o conhecimento "em qualquer lugar do mundo"Publication . Carvalho, Madalena; Campos, Fernanda Guedes dePretende-se apresentar o repositório institucional da Universidade Aberta, explicar como nasceu, como se desenvolveu e estruturou e em que moldes se pode enquadrar no perfil desta universidade. Porque este repositório se baseia numa filosofia de disponibilização de conteúdos em acesso aberto, quisemos aprofundar o conhecimento sobre a problemática que envolve os repositórios institucionais contextualizando o seu desenvolvimento e afirmação, com a introdução do acesso aberto à literatura científica. A grande especificidade do REPOSITÓRIOAbERTO face aos seus pares do projecto RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, no seio do qual nasceu e se desenvolveu, reside nos documentos audiovisuais. Perante a necessidade de se preservarem ficheiros deste tipo, é fundamental que se conheça, compreenda e saiba aplicar nestes suportes, as ferramentas desenvolvidas pelas bibliotecas digitais. Por ser a plataforma no qual está alojado, foi efectuada uma análise das características e funcionalidades do software DSpace. É analisada a norma ―MPEG-7 que fornece parâmetros para a criação de metadados a aplicar a conteúdos audiovisuais. São analisadas as propostas de preservação existentes para aplicação a estes suportes. A Universidade Aberta tem o dever de procurar responder às necessidades e aos interesses de grupos de utilizadores, não necessariamente ligados ao mundo universitário ou da investigação e providenciar serviços específicos passíveis de melhor responder às suas necessidades. Pretende-se demonstrar que o REPOSITÓRIOAbERTO pelas características técnicas de que é composto, bem como pela especificidade dos conteúdos que se pretendem incluir, se pode constituir como um instrumento de grande valor a utilizar pela Universidade Aberta na prossecução dos seus objectivos e da sua missão.
- The value of collaboration: who, how, whyPublication . Novo, AnaThe qualitative analysis done on interviews to 20 teacher librarians, about their perceptions on factors that might impact students’ educational success seems to reveal that collaborative work is one of the conditions for this success to exist and one of the biggest challenges to those teachers. The theme collaboration appears in the discourse of all interviewees and it was not found significant differences of opinion, in what refers to its importance, between teachers with and without specific training to perform their tasks in the school libraries belonging to schools with diverse characteristics and geographical location. Nevertheless, it was not identified any real collaboration practices between teachers but only cases of coordination and / or cooperation. Some of the conditions most referred by the interviewed teacher librarians as “against” to and “in favour” of collaborative work and educational success, where respectively, lack of time and the existence of a full time teacher librarian. Some suggestions and / or recommendations are done to the responsible for the organisation and development of school libraries as to gather efforts to get the teacher librarian post institutionalised, and to the school management boards to implement and stimulate true collaborative work between teachers and teacher librarian, aiming at the students’ educational success. specific training might have on students’ educational success, and to gather diverse opinions, TL with (WT) and with out (WOT) specific training, to perform their duties at the SL were interviewed. The interviews were taped, with the interviewee’s agreement, and their qualitative analysis was supported by the use of ATLAS.ti software.
- Academic achievement and/or educational attainment : the role of teacher librarians in students’ future: main findings of a research in PortugalPublication . Novo, Ana; Calixto, José AntónioThis paper aims at analysing 20 teacher librarians definitions’ of academic achievement and educational attainment targeting their students’ preparation for the future. Reflection is also done on how these teacher librarians see their roles and specific qualifications in relation with those concepts. This research work, belonging to a PhD program, is focused on School Libraries of Portuguese public elementary integrated schools, which were in the school libraries network till 2005. This research used a qualitative methodology both for data gathering and analysis techniques.
- Prioridade nº 1 - Conquista de leitores: estratégias adoptadas em bibliotecas escolaresPublication . Novo, Ana; Calixto, José AntónioEste texto descreve e discute as estratégias de conquista de leitores,adoptadas por 20 professores bibliotecários de Escolas Básicas Integradas (EBIs) do ensino público Português, integradas na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) até 2005. Tem como ponto de partida as conclusões de relatórios nacionais que sugerem que os estudantes Portugueses revelam competências abaixo da média dos países da OCDE, que estudantes com menos competências literácitas são mais vulneráveis ao insucesso escolar e que o combate ao insucesso pode passar pela conquista de leitores. O estudo em que o texto se baseia resulta também da análise qualitativa de 20 entrevistas que tiveram lugar entre Novembro de 2006 e Janeiro de 2007, e da análise documental dos Planos de Actividades das BE/CREs das referidas EBIs. Estas análises, parte integrante da terceira fase de investigação de um programa de doutoramento, apontam a leitura como uma das condições necessárias ao sucesso escolar/educativo e uma das maiores preocupações para os professores bibliotecários. Várias estratégias para a conquista de leitores aparecem no discurso da totalidade dos entrevistados, colocados em escolas com características e localização geográfica diversas, não tendo sido encontradas diferenças significativas de opinião, quanto à sua importância. Investigação feita em Portugal acerca do impacto que as bibliotecas escolares e os professores bibliotecários podem ter no sucesso escolar/educativo, directamente relacionado com a in)existência de práticas de leitura, é reduzida. Este texto visa trazer algum conhecimento sobre a maneira como estes profissionais tentam conquistar leitores combatendo o insucesso escolar.
- O desbaste da colecção : um adjuvante da leitura?Publication . Póvoa, Maria Clara de Oliveira; Vasconcelos, Ana IsabelO objectivo desta comunicação é demonstrar que uma colecção sujeita a um desbaste criteriosamente efectuado favorece a leitura. A cada vez maior utilização da Biblioteca Escolar, a par com a criação do Plano Nacional de Leitura (PNL) nos 1º, 2º e 3º Ciclos e com a obrigatoriedade de se estabelecerem Contratos de Leitura, a nível da disciplina de Português, no Ensino Secundário vêm necessariamente provocar alterações na constituição, desenvolvimento e gestão dos fundos documentais. Este facto realçou a necessidade de se proceder à avaliação sistemática da colecção da BE, tornando-se fundamental a implementação de uma Política de Desenvolvimento de Colecções. Esta “Política” vai, entre outros aspectos, estabelecer princípios claros e fundamentados para a acção de selecção, encontrando-se este processo na base de duas actividades complementares: a aquisição e o desbaste. É sobre este último procedimento e sobre as suas implicações na optimização da gestão da colecção – nomeadamente na organização do espaço e na recuperação da informação --, que nos propomos debruçar nesta comunicação. Complementaremos esta reflexão com a apresentação de um estudo empírico realizado num conjunto de bibliotecas escolares portuguesas e que teve como objectivo perceber e explicar as atitudes dos responsáveis pela colecção relativamente ao desbaste da mesma. Concluiremos, demonstrando que uma colecção sistematicamente sujeita a desbaste é uma colecção que facilita e promove a leitura.