CEMRI | Teses
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- Modelos ibéricos de ensino superior a distância no contexto mundialPublication . Carmo, Hermano; Rocha-Trindade, Maria Beatriz; Barata, Óscar SoaresO presente trabalho tem como objectivo comparar duas organizações de ensino superior a distância, a Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) de Espanha e a Universidade Aberta de Portugal, como instrumentos de desenvolvimento de recursos humanos, no contexto global da problemática da educação no mundo contemporâneo e da contribuição dada pelo ensino a distância. Para atingir tal objectivo, o autor adoptou uma estratégia interdisciplinar, com recurso de forma mais frequente às contribuições da Sociologia das Organizações e da Educação e à abordagem sistémica. A dissertação está organizada em três partes distintas, precedidas de uma introdução e seguidas de uma bibliografia consultada e de cinco breves anexos. Na introdução, após situar-se o leitor quanto ao percurso teórico e empírico empreendido pelo autor até chegar ao objecto de estudo, procura-se elucidá-lo sobre as opções metodológicas feitas ao longo da pesquisa bem como das suas principais contribuições e limitações. Na primeira parte (caps. 1 e 2), partindo de uma perspectiva macrossociológica, identificam-se três grandes processos sociais contemporâneos que condicionam a emergência de seis necessidades educativas, tendo procurado demonstrar-se que os sistemas de ensino convencional, só por si, não lhes conseguem dar resposta. Seguidamente, após descrever-se o modo como se desenvolveram os sistemas de ensino a distância, foram identificadas as suas principais contribuições para a resolução de alguns dos problemas educativos referidos. Na segunda parte (caps.3 a 6), a aplicação, a diversos níveis, do modelo de análise organizacional adoptado, permitiu observar, nas suas linhas mestras, dois sistemas de ensino a distância bem diferentes - o espanhol e o português. Na terceira parte, (cap. 7 e conclusão), em jeito de reflexões finais, procurou-se identificar um novo campo de pesquisa no domínio da Sociologia da Educação, o da educação a distância, traçando-lhe os principais contornos e virtualidades. Seguidamente, procedeu-se à síntese do caminho percorrido, a uma análise contrastiva das duas universidades abertas estudadas, procurando-se daí extrair um conjunto de condicionantes estratégicas dos dois modelos.
- Contribuições para o estudo da fecundidade diferencial em Moçambique: o caso particular da cidade de MaputoPublication . Bäckström, BárbaraUma análise da abundante literatura sobre a fecundidade mostra que até hoje poucas respostas foram realmente levadas a cabo na tentativa de dar conta do seu carácter multidimensional. Venefica-se a existência de uma "barreira" que separa os estudos demográficos dos estudos sociológicos. Os demógrafos preocupam-se sobretudo com o nível e a tendência dos fenômenos demográficos enquanto os sociólogos se preocupam pouco com o significado destes mesmos fenômenos enquanto elementos integrantes do social. Partindo do pressuposto que a fecundidade se encontra no cruzamento de diferentes domínios da sociedade nomeadamente o demográfico. O sociológico. o cultural, o económico e o biológico e que a fecundidade nos pode revelar uma diferenciação social dos comportamentos reprodutivos, este estudo pretende constituir uma análise sociológica de um fenômeno demográfico A ambição deste estudo é a de tentar encontrar um certo equilibro entre a análise estatística da fecundidade diferencial em Maputo, através da análise dos dados do Inquérito Demográfico Nacional Moçambicano de 1991 e a explicação dessa fecundidade diferencial. Por um lado, pressupõe o domínio dos conceitos e das técnicas de análise, por outro? A localização dos fenômenos demográficos numa perspectiva mais ampla, tendo em conta os determinantes biológicos, sociais e econômicos. Temos como objectivo conhecer a fecundidade ao nível de um grupo de mulheres em idades reprodutivas na cidade de Maputo e estabelecer uma tipologia dos seus comportamentos fecundos. Queremos também debruçarmo-nos sobre a comparação do comportamento ao nível dos diferentes grupos etários. Para uma melhor sistematização divide-se o presente trabalho em 5 capítulos. O primeiro dedica-se à problematização e orientação teórica. na qual se definem os conceitos e os factores determinantes da fecundidade diferencial. Neste capítulo contextualiza-se teoricamente a análise em relação à realidade africana. Para além desta contextualização e orientação teórica, definem-se o objecto de estudo e as hipóteses de investigação. O segundo refere-se à contextualização demográfica, abrangendo as tendências e perspectivas da dinâmica demográfica moçambicana e as características da fecundidade em Moçambique. No terceiro apresenta-se a metodologia. São abordados neste capitulo o instrumento de observação. os conceitos básicos e a qualidade dos dados. O quarto é consagrado å análise do fenómeno fecundidade. Este capítulo comporta ao mesmo tempo o estudo da fecundidade e o dos seus determinantes. Inclui a caracterização da amostra e do casal bem como a sua respectiva fecundidade diferencial. A parte V deste capitulo: examina os dados através da análise factorial e subdivide-se numa análise multivariada das correspondências múltiplas e na classificação automática dos dados. Finalmente o quinto resume as principais conclusões discutidas ao longo do texto.
- O poder e o desejo na recepção de uma literatura estrangeira : a literatura portuguesa em universidades alemãs no confronto com PortugalPublication . Sequeira, Rosa Maria; Silva, Vitor Manuel de Aguiar e; Marques, Maria Emília RicardoEsta investigação é uma abordagem renovada sobre os problemas da interpretação literária e o ensino de línguas estrangeiras a nível universitário. Centra-se no processo interpretativo e no estudo da interação dos leitores com os textos neste contexto, explorando as causas das dificuldades na interação com os textos literários, a variedade de leituras ou o grau de concordância entre as leituras feitas pelos estudantes, bem como os efeitos do contexto institucional sobre a interpretação. A investigação inscreve-se num modelo pragmático e numa conceção nova da situação interpretativa, considerando não apenas a interação texto-leitor mas também as relações de poder próprias do contexto institucional. Embora considerando a interpretação em contexto institucional um ato social que faz parte do jogo social e envolve atores sociais, esta nova abordagem não deixa de considerar também as teorias clássicas da interpretação que pretende complementar. O 1º capítulo tem em conta as abordagens tradicionais do texto literário nos métodos de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, desde o Método de Gramática e Tradução até outros mais recentes como a Abordagem Comunicativa e a sua ênfase na interação real. O 2º capítulo considera o papel das teorias da receção e da investigação empírica para o ensino da literatura e para uma conceção de ensino centrada no estudante e baseada na experiência. O 3º capítulo fundamenta o inquérito a dois grupos de estudantes universitários, considerando a vertente dos leitores, dos textos e da situação interpretativa institucional e assumindo a similaridade entre a aprendizagem de uma língua estrangeira e a leitura literária. Os dois últimos capítulos constituem um estudo exploratório, compreendendo a leitura literária e as questões que envolvem a interculturalidade. A literatura convoca competências como a abertura, a flexibilidade e a suspensão do julgamento prematuro que também estão presentes na competência comunicativa intercultural. Práticas de leitura e modos de interação com a obra literária em língua estrangeira em diferentes contextos nos dois grupos de estudantes são analisados e comparados.
- Questões de poética simbolista : estudo comparativoPublication . Coelho, Paula Mendes; Gorceix, Paul; Reis, CarlosTrata-se nesta tese de questionar uma poética – a simbolista de expressão francesa - tendo por horizonte o inegável “risco” representado por Mallarmé, ou antes, pela sua “arquitectura” teórica e, como objectivo, uma reavaliação do Simbolismo, a partir da reapreciação e “desmontagem” de alguns lugares comuns que a História e a Crítica literárias, em geral, vieram a perpetuar. Parte-se da reavaliação do soneto “Correspondances” de Baudelaire, da teoria das “correspondências” (tidos como o fundamento “natural” do Simbolismo), todavia entendidos aqui na perspectiva acordo/desacordo, num distanciamento da Weltanshauung de matriz decadentista, do “homem decadente”, ponto de partida para a “dinâmica “ do movimento simbolista, para uma Estética da Modernidade. Dá-se conta do debate teórico em torno do conceito de símbolo (que teve lugar na década de 1885-1895), protagonizado por poetas tidos pela crítica como minores, mas cujo contributo se revelaria determinante para a reconstituição da rede teórico-doutrinária do movimento simbolista. Traça-se assim um percurso através de diferentes textos teóricos/doutrinários/poéticos, nas suas parecenças/contiguidades/contradições, na procura de uma “essência” primeira e do entendimento global da poética questionada. São assim detectados vectores que conduzem ao papel determinante da música (entre idealidade e arquitectura formal, bem longe do “De la musique avant toute chose...” de Verlaine), vectores que inesperadamente conduzem à recuperação do”humano”, da “sensação”, adquirindo uma dimensão nova, quando confrontados com a “arquitectura teórica” de Mallarmé, sobretudo quando articulados com o seu “démon de l´analogie”, conducente a uma “estética do objecto”, numa ligação inesperada às Artes Decorativas, ou seja, uma poética que se encontra nos antípodas de uma poética do “vago”, do “fluido”, tal como é geralmente considerada pela crítica. Este confronto constitui parte integrante do fenómeno simbolista, cuja especificidade enquanto entidade só é possível delimitar quando equacionada com as obras dos Simbolistas belgas (de origem flamenga, mas de língua francesa), cujo contributo teórico e poético se revelou da maior importância para o Simbolismo. A especificidade deste simbolismo é analisada, na sua relação privilegiada com o Romantismo alemão, através sobretudo do “diálogo intertextual” que fomos estabelecendo entre os textos de Novalis, de Maeterlinck e do místico flamengo Ruysbroeck. (importância do “inconsciente”, da “intuição”...) As conclusões acerca da “sugestão poética” e do processo de “simbolização”, no âmbito da tradicional oposição entre “alegoria” e “símbolo” (reafirmação da dicotomia vs reabilitação benjaminiana da alegoria), revelam-se decisivas para a compreensão dos mecanismos da escrita simbolista: a transformação dos valores “negativos” (obscuridade, indefinição, indeterminação), em valores performantes e operatórios. O símbolo (symbolon) aparece enquanto elo de ligação primordial, e o Simbolismo, enquanto última tentativa de reconciliação, através da arte, do sujeito com o mundo, com o universo.
- Vozes sobre a televisão no âmbito da educação de pessoas adultas : uma abordagem socioculturalPublication . Aires, Luísa; Trindade, Armando Rocha; Pablos Pons, Juan deA presente investigação emerge do campo epistemológico das Ciências Sociais – mais especificamente dos denominados Estudos Culturais – e fundamenta-se nas teorias de Lev Vygotski e Mikhaïl Bakhtin. A dimensão externa mais visível da perspectiva teórico-metodológica adoptada reside no seu carácter interdisciplinar, integrando propostas oriundas do âmbito da Psicologia, Filosofia, Sociologia, Ciências da Comunicação e Ciências da Educação. No estudo desenvolvido definimos como meta prioritária explorar os contributos da teoria sociocultural para a análise do papel mediador da Televisão nos processos de construção da Identidade Cultural vinculados a contextos específicos de Educação de Pessoas Adultas. Consideramos que os processos sociais e culturais que configuram o quotidiano das sociedades hodiernas produzem-se, sobretudo, como acontecimentos comunicativos mediáticos que interferem não só nas formas de organização social como também nos processos de construção de identidade cultural. Esta dimensão da realidade social constitui um importante repto para as Ciências da Educação, participantes na produção de novos discursos sobre os processos de aprendizagem observados nos diferentes âmbitos da acção humana. A concepção vygotskiana de mediação cognitiva e o papel dos signos – linguísticos e não linguísticos – na criação do pensamento humano associada à perspectiva bakhtiniana de discurso enquanto comunicação, dialogia, voz, género discursivo permitem-nos a abordagem sociocultural da oralidade como manifestação da linguagem nos modos de pensamento humano. Mediante o uso, domínio, privilegiação, reintegração e apropriação de diferentes instrumentos mediadores, os agentes criam outros instrumentos transformando o sentido e a natureza dos primeiros. Neste contexto, definimos como objectivo central da investigação estudar as formas de mediação protagonizadas pela Televisão em geral, e por um programa cultural televisivo, em particular, nos discursos escolares. Para tal, seleccionámos quatro grupos naturais de alunos do Ensino Recorrente pertencentes a diferentes níveis de escolaridade – 1º, 2º e 3º ciclos. A metodologia de recolha e análise de informação adoptada é de natureza qualitativa exploratória. A partir da aplicação da técnica de grupos de discussão e da metodologia microgenética inseridas na dinamização de actividades escolares orientadas pelos temas “A Televisão e o Quotidiano” e “O documentário Senhora Aparecida”, acedemos à exploração da privilegiação e reintegração do papel da Televisão como instrumento mediador nos processos educativos. O contraste teórico de uma proposta metodológica para a análise da mediação sociocultural com base na acção discursiva escolar, a exploração do método de grupos de discussão no estudo da mediação produzida por instrumentos culturais específicos como é o caso da Televisão e a análise de estratégias de resolução de problemas a partir dos discursos produzidos no contexto da aplicação da metodologia microgenética desocultam-nos um conjunto de propostas sobre a importância do diálogo na Educação de Pessoas Adultas, os modos de apropriação de programas de Televisão específicos e o papel dos contextos escolares na articulação de relações semânticas descontextualizadas e contextualizadas nas vozes dos agentes.
- Múltiplas vozes sobre a construção do individual e do social no teatro para criançasPublication . Bastos, Glória; Marques, Maria Emília RicardoPrimeiro trabalho sobre o teatro para crianças em Portugal, na vertente de literatura dramática, este estudo pretende dar a conhecer uma área da cultura e da literatura portuguesas que tem permanecido na penumbra. Tratando-se de textos dramáticos, escritos para crianças, estamos perante duas características singulares que simultaneamente suscitam algumas questões e sugeriram caminhos a percorrer. Assim, poderemos colocar o problema de como é que o dispositivo enunciativo particular ao texto dramático, onde deparamos com um discurso / diálogo duplo (interior e exterior ao texto), se constrói tendo em atenção um destinatário específico, com características (psicológicas, linguísticas, etc.) não menos específicas. Outro ponto de problematização situa-se na forma como a tentação/tendência pedagógica e/ou moralizante que a literatura destinada aos mais novos tem revelado se poderá articular, em cada época, e de acordo com os núcleos culturais e ideológicos predominantes (ou não), com esse mesmo dispositivo Tudo isto introduz-nos, pois, numa multiplicidade de "vozes" e de "diálogos" – os internos e os externos às obras – que são examinados neste estudo. O trabalho organiza-se em redor de três momentos/tempos históricos que percorrem a totalidade da produção dramática para crianças, desde o final do século XIX até à atualidade. No percurso histórico e crítico que é traçado, identificam-se e analisam-se correntes e finalidades de escrita, interações culturais e literárias bem como as dominantes temático-estilísticas mais marcantes. Neste sentido, até ao final da Primeira República destacam-se os conjuntos temáticos centrados em torno dos núcleos família, escola e pátria. No período do Estado Novo a literatura dramática para crianças alinha com uma visão conservadora e imobilista da sociedade, emergindo, todavia, alguns elementos de inovação, nomeadamente com a programação desenvolvida no Teatro de D. Maria II pela Companhia de Amélia Rey Colaço/Robles Monteiro. Com o 25 de Abril de 1974, a literatura para os mais novos ganhou novos contornos e o teatro para crianças desenvolveu vertentes renovadas, tanto em termos temáticos como comunicativos. Lança-se ainda, nesta história e crítica do teatro para crianças, um olhar mais atento a estruturas e autores representativos de cada período analisado: Rita Chiappe Cadet, que escreve os primeiros textos dramáticos publicados para a infância; António Couto Viana, responsável pelo Teatro da Mocidade e depois pelo Teatro do Gerifalto (1956-1973); e finalmente, António Torrado, um dos autores mais consistentes no panorama atual do teatro para os mais novos.
- Das Motiv des Doppelgängers als Spaltungsphantasie in der Literatur und im deutschen StummfilmPublication . Bär, Gerald; Pires, Maria Laura Bettencourt; Scheidl, LudwigEmbora enquadrado na Área de Línguas e Literaturas Modernas, mais concretamente no âmbito dos Estudos Alemães a tese entende-se como um trabalho interdisciplinar no campo das Literaturas Inglesas e Norte-Americanas explorando também as dimensões cinematográficas do motivo do Doppelgänger. A tese compõe-se de quatro partes: A primeira parte contém uma introdução à temática da dissertação, explicando o aparecimento e o desenvolvimento das várias definições do conceito de Doppelgänger e termos relacionados (Sósia, duplo, clone, etc.), posições da crítica, assim como a comparação dos resultados dos trabalhos sobre o motivo mais relevante para a nossa abordagem. A segunda parte explora circunstâncias e situações que favorecem o desenvolvimento de fantasias de fragmentação do Eu. Encontramos o fenómeno na literatura mundial no pensamento filosófico, religioso e antroposófico, no espiritismo, na psicanálise e até na medicina. Tenta-se explicar as condições sociais e individuais que acompanham estas fantasias recorrentes desde os tempos míticos. Numa linha de interpretação que seguimos de Novalis a Adorno, o Doppelgänger parece uma figuração do ausente – um símbolo de alienação existencial. Na terceira parte analisam-se as múltiplas formas do motivo literário e a sua utilização por autores de várias épocas. Ao contrário de outros trabalhos sobre o tema, dividimos o corpus literário em géneros e tentamos seguir uma cronologia. Em foco estão sobretudo peças, poemas e narrativas com o motivo em questão na literatura alemã dos séculos XVIII, XIX e XX. Tenta-se encontrar características que as representações das fantasias de fragmentação têm em comum e explicar a longevidade do motivo. A quarta parte, antes de explicar técnicas fotográficas e cinematográficas importantes para a captação do imaginário, tenta abordar o tema através da pintura e outras artes. Estabelece um corpus de filmes ligados ao motivo e resume os resultados da pesquisa no campo cinematográfico sobretudo em filmes mudos alemães. Em vários estudos literários sobre o Doppelgänger encontram-se pistas sobre a sua representação nas outras artes, nomeadamente na cinematografia, mas faltava um trabalho compreensivo que ligasse as duas áreas de Estudos Literários e Estudos de Cinema. Com a técnica do novo medium fílme conseguiu-se tornar visível o duplo que foi adoptado pela literatura fantástica. O Doppelgänger, a sombra, a imagem no espelho e os fantasmas, tirados do seu habitat literário, saem do reino da mera imaginação e ganham vida própria no ecrã. Uma seleção de cenas montadas num vídeo que faz parte integral da dissertação ilustra como as fantasias de fragmentação são tornadas visíveis. Procuramos demonstrar como as novas tecnologias fílmicas tornaram possível a integração do fantástico e do inédito na experiência visual dos espectadores.
- Imigrantes, minorias étnicas e autarquias : intervenção e omissões : práticas políticas no Município da AmadoraPublication . Cordeiro, Ana Paula; Guerra, Isabel; Rocha-Trindade, Maria BeatrizO trabalho de investigação que suportou a realização da tese de doutoramento em referência teve como principal objetivo analisar e interpretar a ação do poder autárquico direcionada a imigrantes e minorias étnicas em situação de desfavorecimento ou exclusão social, constituindo as práticas políticas implementadas pelo município da Amadora, entre 1979 e 2004, o seu objeto de estudo específico. O enquadramento teórico da pesquisa resultou da confluência e articulação de três parâmetros conceptuais fundamentais: imigração, Estado e integração. O primeiro, a imigração, foi observado na sua dimensão política, como fenómeno que cativa e mobiliza a atenção dos atores políticos, transformando-se em objeto particular da sua ação. O segundo, o Estado, foi considerado na sua dimensão subnacional, muito embora se tomem em linha de conta as relações que estabelece com os planos nacional e internacional do Estado, nos quais se definem, em larga medida, as potencialidades e limitações da sua ação. O terceiro, a integração, foi encarado também na vertente política, como conjunto de ações e omissões intencionalmente levadas a efeito por uma autoridade investida de poder público e legitimidade governamental, com a finalidade de proporcionar aos imigrantes e minorias étnicas as condições necessárias à sua participação nos vários domínios da esfera pública. O modelo de análise adotado no presente estudo centrou-se na identificação e caracterização do tipo de processos executivos das práticas políticas (top-down ou bottom-up), bem como nas lógicas de implementação que lhe estão subjacentes (territorialização ou desterritorialização). No intuito de conferir utilidade a este modelo foram estudadas as práticas políticas implementadas nos domínios da habitação, educação, saúde, cidadania, emprego e formação profissional.
- Promoção da língua portuguesa no mundo : hipótese de modelo estratégicoPublication . Silva, Mário Filipe da; Marques, Maria Emília Ricardo; Sequeira, Rosa Maria; Grosso, Maria José ReisSucessivos Governos, Organizações Governamentais e responsáveis desses Governos e Organizações têm apresentado até ao presente e de forma veemente e repetida uma sistemática ligação da língua portuguesa não só à identidade nacional como também a uma forma de reconhecimento internacional ligada a uma visão mais ampla, geolinguística e geopolítica de uma Lusofonia, capaz de agir de forma concertada conforme ao exemplo de outros blocos político-linguísticos, como o Francófono, o Espanófono ou o Anglófono, por forma a promover o uso alargado da língua portuguesa como língua internacional e o desenvolvimento económico e social dos países membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Este trabalho é um estudo sobre a indissociável relação entre as reiteradas afirmações constantes no discurso oficial e nos documentos legais que as suportam no que respeita à promoção e difusão do uso da Língua Portuguesa quer como Língua Estrangeira (PLE), quer na promoção do seu uso nas Organizações Internacionais de que Portugal, os Países de Língua Portuguesa ou de Língua Oficial Portuguesa fazem parte. Este discurso oficial sobre a língua e a documentação legal que a suporta, que surge sempre apresentado como uma prioridade política e como desígnio nacional, impõe a necessária confrontação entre a afirmação daqueles propósitos e a realidade da política de língua implementada de facto, ou seja, a forma como esse desígnio nacional é levado à prática pelo Estado e, logo, pelos governantes que agem em seu nome e definem esta política de língua externa ao longo de um período de cerca de 30 anos de democracia em que este estudo se centra.
- Línguas e culturas nas comunicações de exportação : para uma política de línguas estrangeiras ao serviço da internacionalização da economia portuguesaPublication . Salomão, Ricardo; Marques, Maria Emília Ricardo; Hagen, StephenO processo de globalização a que assistimos tem vindo a provocar transformações profundas. A crescente internacionalização das economias vem determinar uma crescente importância – e valor – às competências em Línguas e Culturas. Especialmente num contexto global que impele fortemente a economia portuguesa para a internacionalização, as Línguas e Culturas nas Comunicações de Exportação revelam-se um factor vital para o necessário desenvolvimento das trocas comerciais além das nossas fronteiras. A provisão destas competências tem sido tradicionalmente concebida a nível dos sectores da educação e da formação. Propõe-se neste estudo uma intervenção mais centrada no seio dos exportadores, procurando sensibilizá-los para a sua importância, intervindo assim no âmbito da procura, de forma a dinamizar igualmente a oferta. Tendo em conta a ausência de estudos de necessidades destas competências junto dos exportadores portugueses, tornou-se necessário caracterizar a realidade portuguesa neste domínio e identificar instrumentos de acção que garantam a identificação, a análise e a validação dos recursos necessários no domínio das Línguas e Culturas, e, com especial atenção para a posterior provisão. Assim, esta pesquisa tem como Objectivo Central: Identificar e caracterizar um instrumento que poderá apoiar e incentivar as Empresas Exportadoras portuguesas a definirem uma estratégia de comunicação (que lhes permita actuar nos mercados estrangeiros, beneficiando do domínio das respectivas Línguas e Culturas) e que, ao mesmo tempo, constitua o suporte estruturante ao serviço de uma Política de Línguas Estrangeiras Portuguesa. Procura-se, em consequência, articular este objectivo central com os seguintes cinco Objectivos Específicos: Caracterizar a área científica da Política de Língua e do Planeamento Linguístico em geral, e da Política de Línguas Estrangeiras, em particular. Identificar e caracterizar as necessidades, em Línguas e Culturas estrangeiras, das empresas exportadoras portuguesas Identificar, descrever e avaliar instrumentos de acção, de preferência já testados em outros países, construindo um modelo de adaptação à realidade portuguesa. Identificar e caracterizar outros instrumentos importantes para a prossecução de uma política de provisão de competências em Línguas e Culturas Estrangeiras, política essa sintonizada com as necessidades das empresas exportadoras portuguesas. Desenhar um modelo funcional concertado dos instrumentos de provisão de Línguas e Culturas no âmbito de uma Política de Línguas Estrangeiras. Seguindo uma metodologia de Pesquisa de Desenvolvimento, foram utilizadas diversas técnicas de investigação. Procurou-se caracterizar o universo das necessidades de formação em línguas e culturas das empresas exportadoras portuguesas, através de dois inquéritos, um de natureza quantitativa e outro de natureza qualitativa, através ainda de diversas entrevistas, algumas das quais estão acessíveis nos Anexos, e, enfim, através de 13 estudos de caso, cujas fichas estão igualmente nos Anexos. Caracteriza-se o instrumento - que constitui o objectivo principal da pesquisa - construído a partir do Modelo Europeu desenvolvido pelo Prof. Stephen Hagen, implementado e experimentado em múltiplos países europeus. Figura ainda, nos Anexos, uma entrevista com o responsável por esta implementação em Espanha, escolhido, pela proximidade, como exemplo. A viabilidade deste instrumento foi validada por um painel de Associações Empresariais, Câmaras de Comércio, entidades oficiais e PME. Finalmente são propostos dois outros instrumentos que, em articulação com o anterior, poderão servir de base para estruturar e concertar uma Política de Línguas Estrangeiras.