Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Uma análise da abundante literatura sobre a fecundidade mostra que até hoje poucas respostas foram realmente levadas a cabo na tentativa de dar conta do seu carácter multidimensional. Venefica-se a existência de uma "barreira" que separa os estudos demográficos dos estudos sociológicos.
Os demógrafos preocupam-se sobretudo com o nível e a tendência dos fenômenos demográficos enquanto os sociólogos se preocupam pouco com o significado destes mesmos fenômenos enquanto elementos integrantes do social.
Partindo do pressuposto que a fecundidade se encontra no cruzamento de diferentes domínios da sociedade nomeadamente o demográfico. O sociológico. o cultural, o económico e o biológico e que a fecundidade nos pode revelar uma diferenciação social dos comportamentos reprodutivos, este estudo pretende constituir uma análise sociológica de um fenômeno demográfico A ambição deste estudo é a de tentar encontrar um certo equilibro entre a análise estatística da fecundidade diferencial em Maputo, através da análise dos dados do Inquérito Demográfico Nacional Moçambicano de 1991 e a explicação dessa fecundidade diferencial. Por um lado, pressupõe o domínio dos conceitos e das técnicas de análise, por outro? A localização dos fenômenos demográficos numa perspectiva mais ampla, tendo em conta os determinantes biológicos, sociais e econômicos.
Temos como objectivo conhecer a fecundidade ao nível de um grupo de mulheres em idades reprodutivas na cidade de Maputo e estabelecer uma tipologia dos seus comportamentos fecundos. Queremos também debruçarmo-nos sobre a comparação do comportamento ao nível dos diferentes grupos etários.
Para uma melhor sistematização divide-se o presente trabalho em 5 capítulos.
O primeiro dedica-se à problematização e orientação teórica. na qual se definem os conceitos e os factores determinantes da fecundidade diferencial. Neste capítulo contextualiza-se teoricamente a análise em relação à realidade africana. Para além desta contextualização e orientação teórica, definem-se o objecto de estudo e as hipóteses de investigação.
O segundo refere-se à contextualização demográfica, abrangendo as tendências e perspectivas da dinâmica demográfica moçambicana e as características da fecundidade em Moçambique.
No terceiro apresenta-se a metodologia. São abordados neste capitulo o instrumento de observação. os conceitos básicos e a qualidade dos dados.
O quarto é consagrado å análise do fenómeno fecundidade. Este capítulo comporta ao mesmo tempo o estudo da fecundidade e o dos seus determinantes. Inclui a caracterização da amostra e do casal bem como a sua respectiva fecundidade diferencial. A parte V deste capitulo: examina os dados através da análise factorial e subdivide-se numa análise multivariada das correspondências múltiplas e na classificação automática dos dados.
Finalmente o quinto resume as principais conclusões discutidas ao longo do texto.
Description
Dissertação de Mestrado em Demografia Histórica e Social
Keywords
Demografia Determinantes Fecundidade Fecundidade diferencial Moçambique Maputo