Centro de Estudos Globais | Recursos educacionais / Educational resources
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação preferencialmente sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros. Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos.
News
Esta coleção pode incluir cursos completos, parte de cursos, módulos, livros, artigos de investigação, fotografias, ficheiros de áudio ou de vídeo, testes, software bem qualquer outra ferramenta que potencie o acesso ao conhecimento. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e a reutilização dos conteúdos.
Browse
Browsing Centro de Estudos Globais | Recursos educacionais / Educational resources by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Reduzir desigualdadesPublication . Vieira, Cristina PereiraReduzir desigualdades: Intervenção e Ação Social com Idosos, à conversa com Lurdes Bandeira (Diretora Técnica na Santa Casa da Misericórdia do Porto). Conteúdos Pedagógicos em Ciências Sociais na área da Gerontologia e Família (Delegação do Porto).
- Avaliação na Universidade Aberta: competências organizacionais e linguísticasPublication . Vila Maior, DionísioTrata-se de um seminário que desenvolvi para os Estudantes da Universidade Aberta. Abordo questões que dizem respeito: à avaliação exercida nas Unidades Curriculares da Universidade Aberta, lecionadas em regime online: à importância (vertebral) do Plano de Unidade Curricular; aos diferentes regimes de avaliação, em todas as suas vertentes; às atitudes e comportamentos a ter em consideração em cada regime de avaliação. Dou alguns exemplos, por um lado, de procedimentos e condutas a evitar, por outro, de procedimentos e condutas a serem seguidos. Ao mesmo tempo, destaco algumas sugestões que, ao nível da avaliação, poderão contribuir para melhorar as competências (linguísticas, organizacionais, metodológicas e académico-científicas) do Estudante.
- Violência contra as mulheres nos seus múltiplos contextos: feminização da migração em PortugalPublication . Vieira, Cristina PereiraViolência contra as mulheres nos seus múltiplos contextos - Feminização da Migração em Portugal, à conversa com Joana Topa (Investigadora no Centro Interdisciplinar em Estudos de género e Docente na Universidade da Maia). Conteúdos pedagógicos em Ciências Sociais: Feminização da Migração - Editora: Academy ON.
- Trajetórias de vida de pessoas LGBTI vítimas de violência domésticaPublication . Vieira, Cristina PereiraTrajetórias de vida de pessoas LGBTI vítimas de violência doméstica, à conversa com Edgar Sousa (Investigador no Projeto ÍRIS). Conteúdos pedagógicos em Ciências Sociais: violência doméstica nas pessoas LGBTI.
- Guia de boas práticas para a intervenção com pessoas LGBTI vítimas de violência domésticaPublication . Neves, Sofia; Ferreira, Mafalda; Topa, Joana; Borges, Janete S.; Vieira, Cristina Pereira; Allen, Paula; Sousa, E.; Costa, Rodrigo; Rocha, Helena; Silva, Lourença; Lira, AndréGuia de Boas Práticas para a Intervenção com Pessoas LGBTI Vítimas de Violência Doméstica.
- Violência contra as mulheres nos seus múltiplos contextos: femicídio - mulheres assassinadas!Publication . Vieira, Cristina PereiraViolência contra as mulheres nos seus múltiplos contextos: Femicídio - Mulheres Assassinadas! À conversa com Cátia Pontedeira (UMAR e Docente na Universidade da Maia). Conteúdos pedagógicos em Ciências Sociais: Violência contra as mulheres e Femicidio Editora: Academy ON.
- Introdução aos métodos de pesquisa em educação comparada: anotações para um minicursoPublication . Constantino, Paulo; Henriques, SusanaPretende-se com este recurso reconhecer o campo de estudo e a base conceptual da educação comparada. Com estas bases, pretende contribuir-se para promover o conhecimento e aplicação de métodos comparativos.
- Understanding organizations: key theoretical perspectivesPublication . Jacquinet, Marc
- Dez notas sobre método em história e ciências sociais e humanasPublication . Jacquinet, Marc; Jacquinet, Maria LuísaEste texto assume-se como recurso pedagógico de apoio a uma aula de Teoria da História e História Teórica e visa fornecer, a estudantes de História ou Ciências Sociais, noções básicas de epistemologia, ontologia e metodologia, numa perspetiva interdisciplinar. A questão do método coloca-se de forma idêntica ou muito semelhante em História e nas Ciências Sociais e Humanas. O que difere são os princípios adotados em termos ontológicos e epistemológicos. Como se verá, do ponto de vista operacional, o leque de abordagens é muito amplo, indo desde o positivismo ao interpretativismo. Foram selecionados dez tópicos para discussão numa aula virtual, assíncrona ou síncrona, online ou presencial, a que se associam atividades formativas que devem refletir a aplicação das referidas noções metodológicas. No final do texto é apresentada uma bibliografia genérica sobre o tema. Os estudantes devem aprofundar cada um dos tópicos, recorrendo seja às referências sugeridas, seja a recursos académicos e científicos acessíveis através de motores de busca e bases de dados idóneas.