Centro de Estudos Globais | Recursos educacionais / Educational resources
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação preferencialmente sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros. Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos.
News
Esta coleção pode incluir cursos completos, parte de cursos, módulos, livros, artigos de investigação, fotografias, ficheiros de áudio ou de vídeo, testes, software bem qualquer outra ferramenta que potencie o acesso ao conhecimento. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e a reutilização dos conteúdos.
Browse
Browsing Centro de Estudos Globais | Recursos educacionais / Educational resources by Title
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação na Universidade Aberta: competências organizacionais e linguísticasPublication . Vila Maior, DionísioTrata-se de um seminário que desenvolvi para os Estudantes da Universidade Aberta. Abordo questões que dizem respeito: à avaliação exercida nas Unidades Curriculares da Universidade Aberta, lecionadas em regime online: à importância (vertebral) do Plano de Unidade Curricular; aos diferentes regimes de avaliação, em todas as suas vertentes; às atitudes e comportamentos a ter em consideração em cada regime de avaliação. Dou alguns exemplos, por um lado, de procedimentos e condutas a evitar, por outro, de procedimentos e condutas a serem seguidos. Ao mesmo tempo, destaco algumas sugestões que, ao nível da avaliação, poderão contribuir para melhorar as competências (linguísticas, organizacionais, metodológicas e académico-científicas) do Estudante.
- The circular economy: theoretical foundations, practical applications, and critical perspectivesPublication . Jacquinet, MarcThe transition from a linear "take-make-dispose" economic model to a circular economy represents one of the most significant paradigm shifts in contemporary economic and environmental discourse. This conceptual framework has emerged as a response to the increasing recognition of planetary boundaries, resource scarcity, and the environmental externalities associated with conventional economic systems (Rockström et al., 2009). The circular economy proposes a regenerative approach wherein products, materials, and resources maintain their utility and value for as long as possible, while waste generation is minimized through deliberate design, maintenance, repair, reuse, remanufacturing, refurbishing, and recycling (Ellen MacArthur Foundation, 2015).
- Conversas Abertas na Universidade. Igualdade, Expressão e Identidade de GéneroPublication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Branco, MauroPara falar sobre Igualdade de Género, a jornalista Teresa Botelheiro convidou a professora Cristina Pereira Vieira, docente da Universidade Aberta. A convidada é doutorada em Sociologia e fala sobre as questões sociais que se levantam em torno de um tema que está na ordem do dia.
- Delphi methodology: qualitative methodsPublication . Henriques, SusanaDelphi Method is… Main Characteristics Aim Application Key questions Process Strengths and limitations Real life examples
- Desigualdades socyales y tecnologíasPublication . Henriques, Susana¿Con o sin tecnología? Tecnologías y sociedad digitales La ambivalencia de la tecnologia Tecnologías digitales y educación Paradoja: Infoexclusión / ‘Aluvión de información’ Alfabetización Digital Ejemplos en Portugal
- Dez notas sobre método em história e ciências sociais e humanasPublication . Jacquinet, Marc; Jacquinet, Maria LuísaEste texto assume-se como recurso pedagógico de apoio a uma aula de Teoria da História e História Teórica e visa fornecer, a estudantes de História ou Ciências Sociais, noções básicas de epistemologia, ontologia e metodologia, numa perspetiva interdisciplinar. A questão do método coloca-se de forma idêntica ou muito semelhante em História e nas Ciências Sociais e Humanas. O que difere são os princípios adotados em termos ontológicos e epistemológicos. Como se verá, do ponto de vista operacional, o leque de abordagens é muito amplo, indo desde o positivismo ao interpretativismo. Foram selecionados dez tópicos para discussão numa aula virtual, assíncrona ou síncrona, online ou presencial, a que se associam atividades formativas que devem refletir a aplicação das referidas noções metodológicas. No final do texto é apresentada uma bibliografia genérica sobre o tema. Os estudantes devem aprofundar cada um dos tópicos, recorrendo seja às referências sugeridas, seja a recursos académicos e científicos acessíveis através de motores de busca e bases de dados idóneas.
- Elaboração de questionários online e sua análisePublication . Henriques, SusanaO processo de investigação (relembrar) Análise extensiva / quantitativa Operacionalização Amostragem Elaboração de questionários online Etapas Desenho Problemas Ferramentas Particularidades Análise dos dados
- Guia de boas práticas para a intervenção com pessoas LGBTI vítimas de violência domésticaPublication . Neves, Sofia; Ferreira, Mafalda; Topa, Joana; Borges, Janete S.; Vieira, Cristina Pereira; Allen, Paula; Sousa, E.; Costa, Rodrigo; Rocha, Helena; Silva, Lourença; Lira, AndréGuia de Boas Práticas para a Intervenção com Pessoas LGBTI Vítimas de Violência Doméstica.
- Introdução aos métodos de pesquisa em educação comparada: anotações para um minicursoPublication . Constantino, Paulo; Henriques, SusanaPretende-se com este recurso reconhecer o campo de estudo e a base conceptual da educação comparada. Com estas bases, pretende contribuir-se para promover o conhecimento e aplicação de métodos comparativos.