Linguística / Linguistics
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Browsing Linguística / Linguistics by Author "Almeida, Carla Aurélia de"
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- O acto ilocutório de oferta em portuguêsPublication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base o enquadramento teórico da Análise do Discurso e da Análise da Conversação, o presente texto tem como enfoque analítico as dimensões sequenciais e interativas dos atos ilocutórios de oferta e de convite tal como eles se realizam num corpus de interações verbais do quotidiano.
- Apresentação [do] Dossiê "O Português como Língua Pluricêntrica"Publication . Ribeiro, Alexandre do Amaral; Almeida, Carla Aurélia de; Osório, PauloA escolha da temática para este dossiê – O Português como Língua Pluricêntrica – prende-se com as motivações que esta questão suscita, tanto num plano mais teórico, quanto numa dimensão mais prática no seio da própria Linguística Aplicada. O presente texto visa apresentar o dossiê “Português como Língua Pluricêntrica" editado por Alexandre Ribeiro; Carla Aurélia de Almeida e Paulo Osório em 2022, que está integrado no número temático intitulado "Português: Língua de Muitas Pátrias" da revista Caderno Seminal Digital, nº42, revista eletrónica do Instituto de Letras e da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Publicações Dialogarts), julho de 2022 [e-ISSN: 1806-9142].
- Aspectos semânticos e pragmáticos da co-construção de identidades discursivas em narrativas de experiência de vida produzidas por participantes de emissões nocturnas de rádioPublication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base um corpus oral constituído por interacções verbais presentes em cinco programas de rádio portugueses, realizados em período nocturno, analisaremos a organização e o funcionamento das narrativas de experiência de vida que ocorrem no discurso interactivo oral, destacando os aspectos semânticos e pragmáticos que permitem a co-construção do sentido e das identidades discursivas presentes no discurso em análise.
- Aspetos da interação online numa unidade curricular de 2º. Ciclo da Universidade Aberta: desenho de atividades e estratégias discursivas de dinamização de aprendizagens”Publication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base o modelo pedagógico da Universidade Aberta para os cursos de segundo ciclo (Pereira; Mendes; Mota; Morgado; Aires, 2003: 39-53), procuraremos analisar exemplos práticos de trabalho nos fóruns de 2º. Ciclo numa unidade curricular de Linguística, verificando a dinâmica que se pode estabelecer entre o trabalho em fórum e o desenho de atividades formativas. Considerando que o ensino online atribui particular importância à análise entre pares (no contexto de um processo interativo que tem por base o desenho de um percurso de aprendizagem constituído por atividades formativas e feedback das atividades formativas), analisaremos de que forma o desenho de atividades formativas várias permite a dinamização da participação dos estudantes nos fóruns e a moderação dos fóruns pelo e-professor (Anderson, 2003) com o objetivo de promover aprendizagens significativas ancoradas em exemplos práticos e em experiências partilhadas. Tendo por base a relação entre a autonomia na aprendizagem (estudo independente), com a procura do conhecimento (“cognitive presence”; Garrison; Anderson, 2003), e a realização de estratégias discursivas (Gumperz, 1989) desenvolvidas pelo e-professor de dinamização de aprendizagens, analisaremos, assim, um exemplo prático da atuação do professor e dos estudantes no modo como se constrói um percurso com a constante pesquisa bibliográfica, o trabalho em fórum e o feedback relativamente às tarefas realizadas. Teremos, assim, como enfoque analítico as três linhas de força fundamentais da educação a distância: a formação centrada no estudante; a flexibilidade permitida pelas metodologias de trabalho assíncronas que promovem a reflexão crítica por força do carácter mais elaborado da interação escrita e o primado da interação. Neste âmbito, procuraremos demonstrar que o delinear de estratégias de ativação da aprendizagem (Pereira et al., 2007) tem como resultado o envolvimento dos estudantes nos processos conjuntos de análise.
- Atos de fala e estratégias de delicadeza no desenvolvimento da competência pragmática de alunos de Português Língua Não Materna no contexto de ensino alemãoPublication . Lajewski, Leda; Almeida, Carla Aurélia deO presente trabalho reflete sobre as realizações de atos de fala e de estratégias de delicadeza a partir de um corpus composto por diálogos realizados por alunos de Português Língua Não Materna de níveis A1.2/A1.3 e B1/B2 em Hamburgo, Alemanha. O trabalho tem como objetivo observar o desenvolvimento da competência pragmática a partir da realização de atos de fala e estratégias de delicadeza produzidas pelos alunos de Português Língua Não Materna em interações desenvolvidas em diferentes contextos.
- Azares, riscos e culpas: representações sobre o operário da construção civil acidentado na imprensa portuguesa (1996-2017)Publication . Monteiro, Bruno; Almeida, Carla Aurélia deTendo por base um corpus de 1218 notícias recolhidas no arquivo do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção e Madeiras, Mármores e Pedreiras, Cerâmicas e Materiais de Construção de Portugal, num período temporal entre 1996 e 2017, no presente texto, procedemos a uma crítica sociológica em combinação com uma análise semântica e pragmática dos discursos produzidos a respeito de casos singulares de acidentes de trabalho. O levantamento das estratégias discursivas mobilizadas por diferentes agentes que apresentam uma pluralidade de perspetivas sobre os acidentes de trabalho (representantes patronais e empresários, sindicalistas, colegas de trabalho ou familiares, inspetores de trabalho e técnicos de segurança, entre outros) permite compreender a organização e o funcionamento destes discursos. Detetámos, assim, três importantes operadores de explicação e de imputação dos acidentes de trabalho: o azar, o risco e a culpa. Embora trazidos com prioridade por distintos interlocutores, estas noções concentram uma nuvem de significados que pode ser perspetivada com mais detalhe mediante a análise linguística do seu uso em contexto discursivo.
- Azares, riscos e culpas: representações sobre os acidentes de trabalho da construção civil na imprensa portuguesa (1996-2017)Publication . Monteiro, Bruno; Almeida, Carla Aurélia deNo presente texto, analisamos o modo como nas notícias da imprensa portuguesa se constroem e transformam as representações sobre os acidentes de trabalho na construção civil. A partir da sua vinculação a uma pluralidade de perspetivas, tenta-se compreender as estratégias discursivas aqui mobilizadas. Tendo por base um corpus de 1218 notícias coletadas num arquivo sindical, para um período temporal compreendido entre 1996-2017, procedemos a uma crítica sociológica em combinação com uma análise semântica e pragmática dos discursos produzidos.
- «Conselho de amigo, aviso do céu»: contributos para a análise semântico-pragmática dos atos ilocutórios de conselho e de aviso em confronto com o de ameaçaPublication . Almeida, Carla Aurélia deCom base em exemplos de um corpus oral de Português Europeu, o presente texto discute a organização e funcionamento do ato ilocutório de conselho e de aviso, destacando as semelhanças e diferenças entre eles e os atos de discursos como ameaças e promessas, avisos hipotéticos e ameaças condicionais. Depois da análise das noções do “querer dizer NN” de Grice e de “uptake” de Austin, destacamos a importância da relação entre intenção e convenção na análise dos atos ilocutórios de Searle com o levantamento das regras que determinam os indicadores de força ilocutória. A interpretação dos valores ilocutórios na sequencialidade das intervenções destaca a relação entre práticas discursivas e figuração.
- A construção da ordem interaccional na rádio : contributos para uma análise linguística do discurso em interacções verbaisPublication . Almeida, Carla Aurélia deA partir da mobilização do acervo teórico que, no domínio da Linguística, tem vindo a ser construído para conhecer a organização estrutural e as estratégias discursivas que configuram diferentes relações interlocutivas e interactivas, o presente livro propõe-se desenvolver uma análise linguística de interacções verbais na rádio, tomando por referência um conjunto alargado de trocas discursivas entre locutores e ouvintes de cinco programas de rádio nocturnos portugueses. Cruzando os olhares característicos da Linguística com as propostas que os especialistas da Comunicação e da Sociologia têm vindo a desenvolver para o estudo das práticas discursivas, este livro fornece um caminho analítico que poderá interessar a todos aqueles que procuram compreender as interacções verbais. Para esse efeito, o livro salienta as questões teórico-metodológicas subjacentes ao estudo da linguagem em funcionamento, caracteriza as coordenadas genéricas do discurso institucional de rádio, identifica o modo como se constrói a ritualização das práticas discursivas e procede ao estudo das interacções nos seus momentos principais, considerando as sequências de actos de discurso, os rituais verbais e as estratégias discursivas que organizam o fluxo temático das interacções.
- A construção do discurso em ambientes digitais: contributos para o estudo dos rituais verbais de indelicadezaPublication . Antão, Marta; Almeida, Carla Aurélia deO presente trabalho inscreve-se no âmbito da Sociopragmática (Haugh, Kádár & Terkourafi, 2021) e tem como objeto de análise um corpus de interações verbais em ambientes digitais, considerando os mecanismos linguístico-discursivos da indelicadeza verbal que ocorrem no comentário da rede social do Facebook. O estudo tem por base uma análise linguística das estratégias discursivas que configuram, por um lado, a credibilização da imagens do enunciador e, por outro lado, o modo como discursivamente se realiza o descrédito do alocutário visado. Assim, o estudo dos usos linguísticos nas redes sociais permite compreender as dinâmicas e as relações sociais que aqui se estabelecem, possibilitando o levantamento de regularidades discursivas desenvolvidas pelos seus utilizadores e a verificação do modo como a indelicadeza (Culpeper, 2013; Culpeper & Haugh, 2021, p. 315) e o discurso do ódio (Culpeper, 2021) são lexicalizados no contexto específico da comunicação mediada por computador (CMC).