Linguística / Linguistics
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- A categoria linguística aspecto no discurso conversacional de uma criança bilingue aos cinco anos de idadePublication . Batoréo, HannaA Dissertação de Mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva apresentada à FLUL em 1989 resulta de uma investigação pioneira em Portugal, desenvolvida na segunda metade dos anos oitenta, constituindo o primeiro trabalho académico em Português e elaborado em Portugal sobre a área relativa à Aquisição da Linguagem por uma criança bilingue. Trata-se de uma criança que desde o nascimento e ao longo dos seus primeiros cinco anos de vida esteve exposta simultaneamente a duas línguas: a do pai (o Português) e à da mãe (o Polaco), seguindo a regra operacional de interacção verbal "uma pessoa - uma língua", num processo que - passadas três décadas decorrentes da apresentação da investigação - se convencionou chamar de Aquisição Bilingue (Bilingual Acquisition). O objectivo da dissertação é analisar a produção linguística de uma criança bilingue na situação de interacção verbal, desenvolvida em cada uma das duas línguas em aquisição/ aprendizagem simultânea, tendo em consideração orientações diferentes para a significação que regulam as suas produções textuais (cf. Faria, 1983). O estudo adquire, por conseguinte, uma orientação psicossociolinguística, isto é, eminentemente interdisciplinar, no cruzamento das áreas de Linguística Descritiva, Psicolinguística e Sociolinguística. Dadas as dimensões da Dissertação, o trabalho de campo foi restrito ao estudo da categoria linguística Aspecto, uma categoria que é realizada por processos linguísticos diferentes em cada uma das duas línguas em aquisição simultânea (abrangendo os processos de morfologia derivacional e flexional, sintaxe, léxico, semântica e discurso). Por conseguinte, o objectivo específico do estudo é o de apresentar a análise da realização da categoria linguística Aspecto na produção discursiva conversacional da criança sob observação, visando, sobretudo, as estratégias e os processos psicossociolinguísticos por ela utilizados. A análise foi efectuada com base na transcrição da interacção verbal oral da criança com um adulto, de três horas de gravação, feito no início do sexto ano de vida da criança, altura em que se costuma considerar o sistema básico da Linguagem como já estabelecido (cf. Sim-Sim, 1998). O estudo demonstra como o processo da aquisição/ aprendizagem das duas línguas em simultâneo pode ser analisado em etapas e subetapas diferenciadas da construção do bilinguismo infantil.
- Introdução aos estudos linguísticos: aprender a aprenderPublication . Marques, Maria Emília Ricardo; Duarte, Carlos; Guerreiro, Maria JoãoUm mimo simula uma situação em que um aluno está inscrito num curso de linguística a distância, refletindo sobre a natureza e princípios deste tipo de aprendizagem e escutando as orientações de uma voz "ex-machina".
- Introdução aos estudos linguísticos : interlocução e xadrezPublication . Marques, Maria Emília Ricardo; Duarte, Carlos; Guerreiro, Maria JoãoPartindo da metáfora de Saussure com o jogo de xadrez, reflete-se sobre alguns dos princípios da linguística interna.
- Introdução aos estudos linguísticos : linguagem humana como semiótica socialPublication . Marques, Maria Emília Ricardo; Duarte, Carlos; Guerreiro, Maria JoãoO videograma aborda questões relacionadas com a "Prosódia", a "Quinésica" e a "Proxémica", através de exemplos do quotidiano.
- Introdução aos estudos linguísticos: num quotidiano de metáforasPublication . Marques, Maria Emília Ricardo; Duarte, Carlos; Guerreiro, Maria JoãoA presença das metáforas no quotidiano através de vários exemplos de utilização da língua. Inclui dois "clips" de poesia de Camilo Pessanha exemplificando o uso da metáfora na linguagem poética.
- Deixis temporal e modos de enunciação, tempos do «discurso»/ tempos da «narração»Publication . Almeida, Carla Aurélia deO presente trabalho situa-se no âmbito da análise enunciativo-pragmática dos tempos verbais, considerando-os como marcas da enunciação no enunciado, isto é, como categorias deícticas. Num primeiro momento, procede-se a uma reflexão das propostas de dois níveis de enunciação apresentadas por Émile Benveniste (1966) e H. Weinrich (1973). Num segundo momento, apresenta-se a análise desenvolvida por F. I. Fonseca (1992) sobre as relações temporais em Português Europeu, perspectivando, na linha de K. Bühler, a deixis indicial, anafórica e fictiva. Por fim, estabelece-se uma análise das relações de tempo num conto de Herberto Hélder.
- Os "tempos compostos" do sistema verbal portuguêsPublication . Silva, Paulo Nunes daO presente livro tem como objectivo fundamental contribuir para a descrição do funcionamento e da estrutura do sistema verbal do português. Pretende-se problematizar e aprofundar os conceitos de modo, voz, tempo, perspectiva e inclusivamente as noções de pessoa e de número, à luz do Funcionalismo segundo André Martinet. Visa-se, através da descrição exaustiva dos sentidos dos tempos compostos, configurar o seu valor no sistema verbal português e contribuir para uma melhor compreensão desses sintagmas que, talvez por serem erradamente concebidos como um sistema secundário (relativamente ao sistema primário, que seria o dos tempos ditos simples), são normalmente marginalizados em estudos sobre o verbo, mesmo sabendo-se que alguns deles são frequentemente usados no nosso dia a dia (em especial os chamados pretérito mais-que-perfeito composto e pretérito perfeito composto do modo indicativo).
- Introdução aos estudos linguísticos: Cesário VerdePublication . Seara, Isabel; Piedade, Guilherme; Guerreiro, Maria JoãoAtravés do estudo lexicométrico da obra de Cesário Verde constata-se a importância dos cinco sentidos na sua poesia, em especial da visão.
- Introdução aos estudos linguísticos: letras e sonsPublication . Marques, Maria Emília Ricardo; Duarte, Carlos; Guerreiro, Maria JoãoOs sons e as letras mais difíceis da língua portuguesa.
- O acto ilocutório de oferta em portuguêsPublication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base o enquadramento teórico da Análise do Discurso e da Análise da Conversação, o presente texto tem como enfoque analítico as dimensões sequenciais e interativas dos atos ilocutórios de oferta e de convite tal como eles se realizam num corpus de interações verbais do quotidiano.