Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.77 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Tendo por base o modelo pedagógico da Universidade Aberta para os cursos de segundo ciclo (Pereira; Mendes; Mota; Morgado; Aires, 2003: 39-53), procuraremos analisar exemplos práticos de trabalho nos fóruns de 2º. Ciclo numa unidade curricular de Linguística, verificando a dinâmica que se pode estabelecer entre o trabalho em fórum e o desenho de atividades formativas.
Considerando que o ensino online atribui particular importância à análise entre pares (no contexto de um processo interativo que tem por base o desenho de um percurso de aprendizagem constituído por atividades formativas e feedback das atividades formativas), analisaremos de que forma o desenho de atividades formativas várias permite a dinamização da participação dos estudantes nos fóruns e a moderação dos fóruns pelo e-professor (Anderson, 2003) com o objetivo de promover aprendizagens significativas ancoradas em exemplos práticos e em experiências partilhadas. Tendo por base a relação entre a autonomia na aprendizagem (estudo independente), com a procura do conhecimento (“cognitive presence”; Garrison; Anderson, 2003), e a realização de estratégias discursivas (Gumperz, 1989) desenvolvidas pelo e-professor de dinamização de aprendizagens, analisaremos, assim, um exemplo prático da atuação do professor e dos estudantes no modo como se constrói um percurso com a constante pesquisa bibliográfica, o trabalho em fórum e o feedback relativamente às tarefas realizadas.
Teremos, assim, como enfoque analítico as três linhas de força fundamentais da educação a distância: a formação centrada no estudante; a flexibilidade permitida pelas metodologias de trabalho assíncronas que promovem a reflexão crítica por força do carácter mais elaborado da interação escrita e o primado da interação. Neste âmbito, procuraremos demonstrar que o delinear de estratégias de ativação da aprendizagem (Pereira et al., 2007) tem como resultado o envolvimento dos estudantes nos processos conjuntos de análise.
Description
Keywords
Ensino online pós-graduado Elearning E-professor Atividades formativas Estratégias discursivas Feedback
Citation
Publisher
Universidade Aberta