Ciências da Educação | Comunicações em congressos, conferências, seminários/Communications in congresses, conferences, seminars
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Browsing Ciências da Educação | Comunicações em congressos, conferências, seminários/Communications in congresses, conferences, seminars by Author "Almeida, Ana Patrícia"
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- Decision making in virtual classrooms: a case for organisational democracy in teacher education for democracyPublication . Neves, Claudia; Oliveira, Juliana; Almeida, Ana Patrícia; Abelha, Marta; Abrantes, PedroOrganizational democracy in education emphasizes participatory decision-making processes, involving teachers, students, and other stakeholders in shaping educational policies and practices. In teacher education, organizational democracy involves decision-making that empower them to contribute to the design and improvement of educational programs. This concept underscores the importance of cocreating with teachers to foster democratic values and equip them with the knowledge, skills, and attitudes necessary to promote democratic principles within students and learning community. This approach fits into the ongoing discussion about education and the common good, questioning how education itself can be understood as “common” and as a promoter of common goods (Bollier, 2018; Velicu & Garcia -Lopez, 2020). Analyzing organizational democracy involves examining various dimensions to gain a comprehensive understanding of how democratic principles are embedded within the organizational structure and culture. The AECED project aims to develop a prototype of a pedagogical framework and guides to practice that encourages the development of activities based on arts-based embodied methods in order to provide experiences of democracy-as-becoming. The Portuguese case will carry out 4 of the case studies of the project based on the development of an online training course for teachers and educators who, using a Participatory Action-Research (PAR) methodology (Cornish, et al. 2023), will test the framework and guide in early years, primary and vocational education. In this paper we will present a set of data relating to the perceptions of teachers and educators that participated in the online course about the organizational transformation before and after the development of the activities based on the pedagogical framework and guides of AECED project. Our aim was to identify perceptions about the organizational transformation on the following dimensions: transformative dialogue, power sharing, holistic learning, relational well-being, collaborative decision-making, shared leadership, innovation, and Creativity; Conflict Resolution and Inclusivity and Diversity. By examining these dimensions, researchers and organizations can gain insights into the level of organizational democracy and identify areas for improvement or refinement.
- Os edifícios escolares: entre uma gramática escolar e a regulação do territórioPublication . Almeida, Ana PatríciaParticipação numa mesa redonda no Congresso Educação “Cidades que educam, se transformam”. São Paulo, 23-24 de novembro 2023.
- A escola e os professores … numa cidade que educa e transformaPublication . Almeida, Ana PatríciaConferência inicial nas IV Jornadas Pedagógicas do Município de Benavente, numa organização conjunta entre a CM Benavente e o Centro de Formação Educatis. Conferência no âmbito da Cátedra UNESCO (Rede UnitWin) "Cidade que educa e transforma".
- Fatores explicativos do bem-estar em lideranças escolaresPublication . Almeida, Ana Patrícia; Pacheco, Patrícia; Ferreira, Marco; Rosa, José Maria SilvaO desempenho de funções de liderança escolar é emocionalmente exigente e as consideráveis exigências experienciadas pelos diretores das escolas podem ter impacto no bem-estar de toda a escola. Num contexto educacional em constante mudança, a crescente pressão sobre estes profissionais pode afetar o seu desempenho profissional, a sua satisfação, a sua saúde mental e física, o seu bem-estar e relacionamento com os outros. A natureza do trabalho dos professores que assumem papéis de liderança configura um conjunto de desafios que podem resultar em sobrecarga de trabalho, o que põe em risco o seu bem-estar profissional e pessoal (Sutton & Gong 2021). Estes realizam ou desenvolvem um conjunto de tarefas relacionadas com a gestão de recursos humanos e materiais, avaliação, supervisão e inovação pedagógica, entre outras, num contexto educacional em constante mudança, aumentando a pressão sobre estes profissionais (Wells, 2013; Klocko & Wells, 2015; West et al., 2014). Estas tarefas incorporam recursos emocionais com impacto direto na saúde e bem-estar, na relação com os outros, tanto a nível individual como coletivo (Buskila & Chen-Levi, 2021; Heffernan et al., 2022; Stewart, 2014). Vários estudos têm demonstrado que uma liderança eficaz é imperativa para a mudança educacional e para assegurar um ambiente apropriado e um melhor clima organizacional (Kythreotis et al., 2010; Xu e Wang, 2008; Vigoda-Gadot, 2007). Lamberski (2016, p. 379) salienta que os comportamentos dos líderes, particularmente os líderes de topo, "moldam as emoções dos professores de formas importantes, influenciando a moral dos professores, burnout, stress, compromisso, eficácia pessoal e coletiva". Por outro lado, as mudanças sociais e as mudanças nos sistemas educacionais transformaram a escola numa organização cada vez mais dinâmica e complexa, onde os líderes assumem uma diversidade crescente de tarefas. Assim, e como reforçado por Tikkanen et al (2017, p. 259) "a liderança escolar é um trabalho exigente. Os envolvidos na liderança escolar têm revelado elevados níveis de stress no trabalho que, se prolongado, pode resultar em burnout ". Resultante da pesquisa sobre o conceito de burnout, emerge também o conceito de envolvimento no trabalho, que González-Romá et al. (2006, p. 166) concebem como "uma construção multidimensional descrita como um estado de espírito positivo, gratificante, relacionada com o trabalho, que se caracteriza pelo vigor, dedicação e absorção". Vigor, que está relacionado com altos níveis de energia e resiliência mental durante o trabalho e vontade de investir esforço no próprio trabalho e de persistir face às dificuldades; Dedicação, que se relaciona com o significado, entusiasmo, inspiração, orgulho e desafio e, finalmente, Absorção, que significa estar totalmente concentrado e envolvido no próprio trabalho, onde o tempo passa rapidamente e se tem dificuldade em se desligar (Schaufeli et al., 2002; González-Romá et al. 2006; Schaufeli & Bakker, 2004). A literatura sobre o bem-estar físico e mental dos professores e professores com funções de liderança também sublinhou que o propósito e a resiliência são variáveis relevantes e determinantes para o desenvolvimento profissional (Pambudi et al., 2022; Stoloff et al., 2020). A resiliência e o propósito têm sido associados ao bem-estar no trabalho. Embora existam poucas evidências empíricas sobre a ligação entre estes construtos e o bem-estar mental, físico e laboral dos professores portugueses que estão envolvidos em tarefas de gestão. Tendo como argumento apontado na literatura de que o bem-estar no trabalho é afetado por vários fatores, este estudo procurou explorar as relações entre resiliência, propósito e bem-estar em 921 professores que desempenham funções de liderança em escolas portuguesas. Para melhor compreender as relações entre estes fatores desenvolvemos um modelo conceptual de bem-estar de liderança escolar que foi empiricamente validado através de cinco hipóteses principais: H1 e H2: Espera-se que a Resiliência e o Propósito sejam preditores positivos do Bem-Estar no Trabalho em Líderes Escolares Portugueses. H3 e H4: Espera-se que o Bem-Estar Físico e Mental sejam preditores negativos do Bem-Estar no Trabalho dos Líderes das Escolas Portuguesas. H5: Espera-se que o Propósito (H5a) e a Resiliência (H5b) sejam mediadores da relação entre o Bem-Estar Mental e o Trabalho dos Líderes Escolares Portugueses. Os dados foram analisados através da modelação de equações estruturais e análise da mediação. Os principais resultados mostram que o bem-estar físico e mental são preditores negativos do bem-estar no trabalho de liderança escolar, enquanto a resiliência e o propósito predizem positivamente o bem-estar no trabalho. A análise de mediação revelou um efeito de mediação indireto: a resiliência amortece a relação entre o bem-estar mental e o bem-estar no trabalho. Em geral, os resultados deste estudo são consistentes com a literatura e contribuem de forma única para a compreensão da interação entre resiliência, propósito, bem-estar físico e mental e bem-estar no trabalho. Além disso, os resultados mostram que a resiliência preserva o bem-estar mental e a relação de bem-estar no trabalho. Pesquisas sobre a relação entre a resiliência e o bem-estar mostram que a resiliência apoia a manutenção e desenvolvimento do bem-estar (Hascher et al. 2021).
- Gestão e liderança da EMAEI na consecução e desenvolvimento de uma escola inclusivaPublication . Henriques, Susana; Almeida, Ana Patrícia; Oliveira, Susana M.Com o intuito de investigar as dificuldades advindas dos reduzidos ou falta de meios e recursos humanos e organizacionais específicos que poderão obstaculizar a operacionalização da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), afetando o desenvolvimento de uma escola efetivamente inclusiva pretende-se compreender como a sua gestão e liderança promove uma cultura de escola que visa o desenvolvimento de uma Educação Inclusiva. Concretamente entender o processo de gestão e liderança da EMAEI e a sua influência na cultura e estrutura organizacional de uma escola promotora da inclusão e equidade, atendendo à diversidade discente. Mais especificamente perceber práticas, principais dificuldades, perceções dos atores educativos, influência na cultura de escola e desempenho organizacional adaptativo da escola com a incorporação da referida equipa multidisciplinar. Este órgão de gestão escolar constata-se crucial e interrelacionado com outros diferenciados órgãos e estruturas organizacionais da instituição escolar, similarmente e em consonância, promotoras de uma Educação Inclusiva, de acordo com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho. Relativamente à abordagem metodológica optar-se-á pelo método qualitativo, recorrendo à observação direta, inquérito por entrevista semiestruturada, entrevista Focus Groups e análise documental com o objetivo de analisar, não só do ponto de vista estrutural, como é o caso da criação da EMAEI, mas também organizacional, como as escolas se adaptaram no sentido de conceder resposta educativa ao atual enquadramento legal.
- Na sombra de um diretor escolar: um estudo de caso sobre liderança num agrupamento de escolasPublication . Cardeira, Ana Mafalda; Almeida, Ana PatríciaO presente trabalho é um caso de estudo que se enquadra no cenário educacional do ensino público em Portugal, especificamente durante o ano letivo de 2022/2023. Esta investigação adota uma perspectiva qualitativa e tem como cenário um Agrupamento de Escolas situado no concelho de Lisboa. O propósito central deste estudo é desenhar um perfil de liderança, utilizando para isso o método de jobshadowing. A técnica de jobshadowing, que consiste em acompanhar uma pessoa no seu trabalho para aprender sobre o seu papel, foi a metodologia principal escolhida. Para a recolha de dados, utilizou-se uma grelha de observação. O período de observação foi dividido em diferentes momentos: uma manhã, uma tarde e três dias completos, somando um total de 1571 minutos de observação direta. Além disso, houve a oportunidade de observar duas manhãs de um evento especial organizado pelo Agrupamento, denominado “Rua Escolar Ativa”. Neste evento, as atividades pedagógicas foram realizadas nas ruas circundantes ao agrupamento, proporcionando um ambiente educativo diferente. Contudo, o foco da investigação centrou-se principalmente na manhã, tarde e nos três dias completos. Durante estes períodos, foram preenchidas grelhas de observação que permitiram um aprofundamento na análise do perfil de liderança do Diretor do Agrupamento. A partir das observações recolhidas, foi possível concluir que o Diretor exibe um estilo de liderança fortemente interpessoal e relacional, destacando-se pela sua habilidade em estabelecer e cultivar relações significativas com todos os membros da comunidade educativa, reforçando a importância das relações humanas no contexto escolar.
- Papel das associações e iniciativas comunitárias na resposta a territórios desfavorecidos: quando a resposta vem de dentro…Publication . Almeida, Ana PatríciaConferência, a convite dos organizadores, em mesa redonda sobre o papel das Associações comunitárias na transformação dos territórios.
- Política e gestão da educação ibero-americana: tendências e desafiosPublication . Viseu, Sofia; Almeida, Ana Patrícia; Lopes, José Hipólito; Cruz, Carla; Pires, Carlos; Neves, CláudiaO VI Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / IX Congresso LusoBrasileiro de Política e Administração da Educação decorreu em Espanha, nos dias 30, 31 de maio e 1 de junho de 2018 na cidade de Lleida, nas instalações da Universidade de Lleida. Este evento, cumprindo a missão do Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) de manter vínculos com organizações Internacionais que tenham objetivos semelhantes, foi promovido pelo FPAE, conjuntamente com duas associações homólogas com que vimos mantendo laços estreitos e sistemáticos há diversos anos: a Associação Nacional de Política e Administração da Educação e o Fórum Europeu de Administradores da Educação na Espanha (2007). O Congresso teve como tema central “Política e Gestão da Educação Ibero-Americana: tendências e desafios” e constituiu um espaço de debate internacional, tendo sido estruturado em torno dos seguintes eixos temáticos: 1. Política e gestão da educação básica e secundária; 2. Política e gestão da educação superior; 3. Políticas e práticas de formação dos docentes e dirigentes escolares; 4. Políticas e práticas de planeamento e financiamento e avaliação da educação; 5. Gestão pedagógica, organização curricular e qualidade da educação; 6. Educação e direitos humanos, diversidade cultural e inclusão social. A representação portuguesa efetivou-se através da representação na Comissão Organizadora Internacional e na Comissão Científica internacional e mediante a participação direta no congresso de investigadores, professores dos ensinos superior e secundário, inspetores, membros da administração central e estudantes de doutoramento. Foi uma representação bastante alargada e diversificada, de acordo com a natureza dos associados do FPAE e estas atas reúnem os textos finais apresentados pelos congressistas. A direção do FPAE agradece a todos os associados que contribuíram para a realização deste evento, quer através da sua participaço direta quer nos trabalhos de preparação e organização do mesmo. Saúda, igualmente, as associações parceiras e deixa um agradecimento especial às equipas que no terreno contribuíram de forma significativa para o sucesso do congresso e para o reforço dos laços e do diálogo, no domínio da Política e Administração Educacional, entre Portugal, Espanha e Brasil. A direção Sofia Viseu, Ana Patrícia Almeida, José Hipólito Lopes, Cláudia Neves, Clara Cruz e Carlos Pires
- Políticas de autonomia das escolasPublication . Almeida, Ana PatríciaConferência na mesa redonda de abertura do I Encontro de Primavera FPAE/ARAE, Funchal.
- Políticas de construções escolares: conhecimento, decisão política e acção públicaPublication . Almeida, Ana PatríciaEsta comunicação pretende dar conta de um projecto de investigação sobre as Políticas de Construções Escolares, que se insere no âmbito de um curso de doutoramento em Ciências da Educação, sob o tema aglutinador “Conhecimento, decisão política e acção pública”. É no interior deste espaço que o objecto de estudo é construído, mobilizando para tal contributos teóricos oriundos de diversos campos disciplinares, tais como a sociologia, a ciência política, a análise das políticas públicas. Animado, assim, por um debate acerca das transformações do papel e das formas de intervenção do Estado no governo da educação, este projecto procura constituir um compromisso com a compreensão das relações entre conhecimento, decisão política e acção pública (Carvalho, 2007). É neste campo que o projecto é elaborado e é à luz do modelo teórico da sociologia da acção pública que o tema de investigação é problematizado e que é definida a inquirição. Pretende-se, assim, desenvolver uma análise destas políticas, que consiga centrar num único debate um conjunto de aspectos muitas vezes dissociados (DerouetBesson, 1998) e que, simultaneamente procure apreender “a heterogeneidade de interesses em presença, a complexidade de estratégias dos actores envolvidos, os meandros da tomada de decisão política, as reinterpretações no momento da implementação, os efeitos e os reajustamentos regulares dos dispositivos iniciais” (Lascoumes citado por van Zanten, 2004, p. 26)