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- Tutankhamon, mas não só… A Egiptomania no Portugal dos anos 20 do Século XXPublication . Sales, José das Candeias; Mota, SusanaEm 2016, iniciámos o Projecto de Investigação, na área da recepção do antigo Egipto, Tutankhamon em Portugal. Relatos na Imprensa Portuguesa (1922-1939), com o objectivo de identificar, recolher e analisar as notícias publicadas pela imprensa portuguesa sobre a descoberta e escavação do túmulo do faraó Tutankhamon. Esta investigação permitiu não só percepcionar a amplitude da cobertura mediática desta descoberta arqueológica em Portugal, como também perceber outros impactos que a mesma teve ao nível da Egiptomania, por influência ou inspiração da sua variante da Tutmania. Nesta comunicação iremos partilhar três exemplos: um livro, um poema e a decoração de interiores de um café. Em Agosto de 1923, a poetisa Florbela Espanca, uma autora conhecida e reconhecida em Portugal, escreveu um poema, publicado numa revista da comunidade portuguesa no Brasil, intitulado “A Moda”. Este poema, muito diferente do registo habitual de Florbela, revela que também ela estava consciente e era inspirada pela descoberta do túmulo de Tutankhamon. Na mesma altura, F. de Carvalho Henriques, um escritor português desconhecido, terminava a sua obra “A Profecia ou o mistério da morte de Tut-Ank-Amon”, publicada meses mais tarde, no início de 1924. Tal atraso não impediu, contudo, que seja o terceiro livro, publicado mundialmente, inspirado pela então recente descoberta arqueológica. Em Dezembro de 1925, foi inaugurado em Guimarães, uma cidade no Norte do país, o “Café Oriental”, cuja decoração, da autoria de Luiz Augusto de Pina Guimarães, em nada se relaciona com Tutankhamon, mas em tudo revela um interesse, um gosto, pelo antigo Egipto patente nas pinturas das paredes e no mobiliário.
- Fatores explicativos do bem-estar em lideranças escolaresPublication . Almeida, Ana Patrícia; Pacheco, Patrícia; Ferreira, Marco; Rosa, José Maria SilvaO desempenho de funções de liderança escolar é emocionalmente exigente e as consideráveis exigências experienciadas pelos diretores das escolas podem ter impacto no bem-estar de toda a escola. Num contexto educacional em constante mudança, a crescente pressão sobre estes profissionais pode afetar o seu desempenho profissional, a sua satisfação, a sua saúde mental e física, o seu bem-estar e relacionamento com os outros. A natureza do trabalho dos professores que assumem papéis de liderança configura um conjunto de desafios que podem resultar em sobrecarga de trabalho, o que põe em risco o seu bem-estar profissional e pessoal (Sutton & Gong 2021). Estes realizam ou desenvolvem um conjunto de tarefas relacionadas com a gestão de recursos humanos e materiais, avaliação, supervisão e inovação pedagógica, entre outras, num contexto educacional em constante mudança, aumentando a pressão sobre estes profissionais (Wells, 2013; Klocko & Wells, 2015; West et al., 2014). Estas tarefas incorporam recursos emocionais com impacto direto na saúde e bem-estar, na relação com os outros, tanto a nível individual como coletivo (Buskila & Chen-Levi, 2021; Heffernan et al., 2022; Stewart, 2014). Vários estudos têm demonstrado que uma liderança eficaz é imperativa para a mudança educacional e para assegurar um ambiente apropriado e um melhor clima organizacional (Kythreotis et al., 2010; Xu e Wang, 2008; Vigoda-Gadot, 2007). Lamberski (2016, p. 379) salienta que os comportamentos dos líderes, particularmente os líderes de topo, "moldam as emoções dos professores de formas importantes, influenciando a moral dos professores, burnout, stress, compromisso, eficácia pessoal e coletiva". Por outro lado, as mudanças sociais e as mudanças nos sistemas educacionais transformaram a escola numa organização cada vez mais dinâmica e complexa, onde os líderes assumem uma diversidade crescente de tarefas. Assim, e como reforçado por Tikkanen et al (2017, p. 259) "a liderança escolar é um trabalho exigente. Os envolvidos na liderança escolar têm revelado elevados níveis de stress no trabalho que, se prolongado, pode resultar em burnout ". Resultante da pesquisa sobre o conceito de burnout, emerge também o conceito de envolvimento no trabalho, que González-Romá et al. (2006, p. 166) concebem como "uma construção multidimensional descrita como um estado de espírito positivo, gratificante, relacionada com o trabalho, que se caracteriza pelo vigor, dedicação e absorção". Vigor, que está relacionado com altos níveis de energia e resiliência mental durante o trabalho e vontade de investir esforço no próprio trabalho e de persistir face às dificuldades; Dedicação, que se relaciona com o significado, entusiasmo, inspiração, orgulho e desafio e, finalmente, Absorção, que significa estar totalmente concentrado e envolvido no próprio trabalho, onde o tempo passa rapidamente e se tem dificuldade em se desligar (Schaufeli et al., 2002; González-Romá et al. 2006; Schaufeli & Bakker, 2004). A literatura sobre o bem-estar físico e mental dos professores e professores com funções de liderança também sublinhou que o propósito e a resiliência são variáveis relevantes e determinantes para o desenvolvimento profissional (Pambudi et al., 2022; Stoloff et al., 2020). A resiliência e o propósito têm sido associados ao bem-estar no trabalho. Embora existam poucas evidências empíricas sobre a ligação entre estes construtos e o bem-estar mental, físico e laboral dos professores portugueses que estão envolvidos em tarefas de gestão. Tendo como argumento apontado na literatura de que o bem-estar no trabalho é afetado por vários fatores, este estudo procurou explorar as relações entre resiliência, propósito e bem-estar em 921 professores que desempenham funções de liderança em escolas portuguesas. Para melhor compreender as relações entre estes fatores desenvolvemos um modelo conceptual de bem-estar de liderança escolar que foi empiricamente validado através de cinco hipóteses principais: H1 e H2: Espera-se que a Resiliência e o Propósito sejam preditores positivos do Bem-Estar no Trabalho em Líderes Escolares Portugueses. H3 e H4: Espera-se que o Bem-Estar Físico e Mental sejam preditores negativos do Bem-Estar no Trabalho dos Líderes das Escolas Portuguesas. H5: Espera-se que o Propósito (H5a) e a Resiliência (H5b) sejam mediadores da relação entre o Bem-Estar Mental e o Trabalho dos Líderes Escolares Portugueses. Os dados foram analisados através da modelação de equações estruturais e análise da mediação. Os principais resultados mostram que o bem-estar físico e mental são preditores negativos do bem-estar no trabalho de liderança escolar, enquanto a resiliência e o propósito predizem positivamente o bem-estar no trabalho. A análise de mediação revelou um efeito de mediação indireto: a resiliência amortece a relação entre o bem-estar mental e o bem-estar no trabalho. Em geral, os resultados deste estudo são consistentes com a literatura e contribuem de forma única para a compreensão da interação entre resiliência, propósito, bem-estar físico e mental e bem-estar no trabalho. Além disso, os resultados mostram que a resiliência preserva o bem-estar mental e a relação de bem-estar no trabalho. Pesquisas sobre a relação entre a resiliência e o bem-estar mostram que a resiliência apoia a manutenção e desenvolvimento do bem-estar (Hascher et al. 2021).
- Prefácio. Média-Arte Digital: ampliando conceitosPublication . Veiga, Pedro Alves; Bidarra, José; Araújo, AntónioO conceito de média-arte digital é o resultado da evolução, não só de movimentos estéticos e artísticos ao longo dos últimos cem anos, mas também da constante evolução da tecnologia e da ciência, apresentando-se num estado de fluxo e transformação constantes. Com a crescente digitalização e síntese de texto, imagens, sons, animação e vídeo, o termo “média” entrou no léxico corrente para designar qualquer tipo de conteúdo sensorial e cognitivo, passível de reprodução através de meios digitais, no que veio a ser designado como convergência mediática.
- Viabilidade do serviço telecirurgia na Região Autónoma dos Açores suportado pela rede 5GPublication . Sousa, Gualter de Medeiros; Santos, ArnaldoOs avanços tecnológicos na medicina são permanentes e apresentam um cenário de desenvolvimento muito encorajador a vários níveis, tais como tratamentos, equipamentos, medicamentos, vacinas ou segurança hospitalar. As telecomunicações e, em particular, as redes 5G acompanham esta evolução e têm permitido avanços consideráveis ao nível da velocidade, latência e cobertura. A tecnologia da rede 5G é considerada como uma das tecnologias impulsionadoras de diversas mudanças na sociedade. Entre os múltiplos usos que esta oferece, está a Telecirurgia. Em situações em que o paciente precisa de uma cirurgia especializada, mas não existem condições para que este seja transportado até ao local onde possa ser efetuada a intervenção cirúrgica, a Telecirurgia possibilita-lhe o acesso ao procedimento, com a velocidade e a segurança que a tecnologia da rede 5G disponibiliza. Devido à condição geográfica insular da Região Autónoma dos Açores, este estudo poderá ser de enorme importância para quebrar esta condição que se apresenta como uma barreira no campo da saúde. Neste contexto, este trabalho tem como principal objetivo estudar a viabilidade da implementação de um serviço de Telecirurgia na Região Autónoma dos Açores suportada pela rede 5G. Para o efeito, será utilizada a metodologia Survey, com recurso a um inquérito por entrevista, focado nas áreas científicas de medicina e de engenharia, para apoiar as questões de investigação. Após realizar as entrevistas, foi feita uma análise qualitativa de dados com recurso ao software "QSR NVivo" e apresentado um conjunto de conclusões, limitações e considerações futuras.
- Avaliação externa, regulação por pares, trabalho colaborativo e qualidade educativa: que relação?Publication . Miranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalves; Seabra, Filipa; Pacheco, José A.
- Introdução à geologia: principais processos e materiais geológicosPublication . Pereira, PedroO presente texto aborda conceitos introdutórios de Geologia no que respeita a minerais, sedimentogénese e rochas sedimentares, magmatismo e rochas magmáticas, metamorfismo e rochas metamórficas e deformação.
- Principais métodos de proteção costeiraPublication . Pereira, PedroO presente texto pretende enumerar e caracterizar sucintamente os métodos mais comummente utilizados na proteção/estabilização de zonas costeiras em risco e na proteção de áreas portuárias e respetivos canais de aproximação e navegação, os quais, consoante a abordagem técnica, podem ser divididos em métodos de estabilização pesada ou rígida e métodos de estabilização suave.
- New resource-constrained project scheduling instances for testing (meta-)heuristic scheduling algorithmsPublication . Coelho, José; Vanhoucke, MarioThe resource-constrained project scheduling problem (RCPSP) is a well-known scheduling problem that has attracted attention since several decades. Despite the rapid progress of exact and (meta-)heuristic procedures, the problem can still not be solved to optimality for many problem instances of relatively small size. Due to the known complexity, many researchers have proposed fast and efficient meta-heuristic solution procedures that can solve the problem to near optimality. Despite the excellent results obtained in the last decades, little is known why some heuristics perform better than others. However, if researchers better understood why some meta-heuristic procedures generate good solutions for some project instances while still falling short for others, this could lead to insights to improve these meta-heuristics, ultimately leading to stronger algorithms and better overall solution quality. In this study, a new hardness indicator is proposed to measure the difficulty of providing near-optimal solutions for meta-heuristic procedures. The new indicator is based on a new concept that uses the 𝜎 distance metric to describe the solution space of the problem instance, and relies on current knowledge for lower and upper bound calculations for problem instances from five known datasets in the literature. This new indicator, which will be called the 𝜎𝐷 indicator, will be used not only to measure the hardness of existing project datasets, but also to generate a new benchmark dataset that can be used for future research purposes. The new dataset contains project instances with different values for the 𝜎𝐷 indicator, and it will be shown that the value of the 𝜎 distance metric actually describes the difficulty of the project instances through two fast and efficient meta-heuristic procedures from the literature.
- The potential impact of cycling on urban transport energy and modal share: a GIS-based methodologyPublication . Monteiro, João Pedro Medina; Sousa, Nuno; Jesus, Eduardo Natividade; Rodrigues, João CoutinhoThis article presents a methodology to estimate the maximum potential impact of a well- built and conserved cycling infrastructure, measured as modal share for accessibility trips, as well as the associated transport energy that can be saved in those trips. The methodology uses Geographic Information Systems (GIS) to estimate active trip probabilities, from which the output variables can be obtained. It was applied to a case study of a mid-sized city in Southern Europe, and results show that an adequate cycling infrastructure can achieve cycling mode share in that city on par with the world’s most cycling-friendly cities. Concerning transport energy, a full-cycling scenario is estimated to reduce fossil energy intensity by approximately 20%, mainly by inducing a mode change for residents on the closest outskirts. It is also argued that cycling investment in commuting routes will have the most impact on reducing fossil transport energy.
- Métodos para criação de narrativas imersivas: uma revisão de revisões da literaturaPublication . Bonfim, Cristiane; Morgado, Leonel; Pedrosa, DanielaO conceito de narrativa imersiva enfoca narrativas enquanto forma de promover o estado psicológico de imersão do público-alvo. Este artigo apresenta o resultado de uma revisão de revisões de literatura que objetivou identificar os principais métodos para concepção e criação de narrativas imersivas, considerando aspectos estruturais e elementos específicos, como personagens e cenários. Os resultados revelaram cinco clusters com características diferenciadas, considerando as dimensões da imersão narrativa temporal, espacial e emocional.
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