MESTRADO | MSc DISSERTATIONS
Permanent URI for this community
Browse
Browsing MESTRADO | MSc DISSERTATIONS by advisor "Albuquerque, Rosana"
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Conciliação da vida profissional, pessoal e familiar no município de Gondomar: a licença parental partilhadaPublication . Gomes, Diana Filipa Martins; Perista, Heloísa; Albuquerque, RosanaA conciliação da vida profissional, pessoal e familiar potencia uma efetiva igualdade entre homens e mulheres, permitindo a realização individual ao nível das suas escolhas em todas as esferas da sua vida. Contudo, esse equilíbrio tão almejado, pode muitas vezes ser difícil de se alcançar, colocando em questão as interações sociais e profissionais entre homens e mulheres e entre os/as mesmos/as e as suas entidades patronais. As alterações sociais, demográficas e económicas, que se têm sentido ao longo dos últimos anos, fazem-se acompanhar de alguma exigência e pressão quer individual, familiar, organizacional e da sociedade em geral, no modo em como são conjugados o trabalho e a vida pessoal e familiar. As dificuldades de conciliação entre as esferas ocorrem muitas vezes devido aos estereótipos de género existentes na sociedade, reproduzidos pelos indivíduos através dos seus comportamentos ao nível organizacional. É nesse sentido que pretendemos compreender com este estudo de caso dos trabalhadores do município de Gondomar, que foram pais entre o ano de 2017 e 2019, a sua opção de não exercício do direito à licença parental partilhada.
- Conciliação entre a vida profissional e a vida pessoal e familiar na Administração Pública Central Portuguesa: o caso da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG)Publication . Andrade, Alexandra Silva Ramos Moreira de; Casaca, Sara Falcão; Albuquerque, RosanaConsiderando a necessidade de assegurar uma adequada articulação entre a vida profissional, pessoal e familiar para combater as assimetrias de género que ainda persistem na sociedade portuguesa, e que a conciliação é um tema central na agenda política nacional porque tem impacto na produtividade e sustentabilidade demográfica do país selecionou‐se um organismo da Administração Pública Central, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género para, no âmbito de um estudo de caso, identificar e analisar as necessidades das pessoas trabalhadoras em termos de articulação entre a vida pessoal familiar e profissional e identificar os obstáculos à adoção de medidas de conciliação, os quais sejam transversais aos restantes organismos da Administração Pública Central. O presente estudo procura desta forma iniciar uma reflexão sobre as limitações e obstáculos existentes na Administração Pública (AP), para dar resposta, dentro de um quadro legal onde a lei é o princípio e o fim da atuação da AP, às necessidades dos trabalhadores e das trabalhadoras de flexibilidade e inovação na gestão dos seus tempos de trabalho.
- Os descendentes de emigrantes portugueses em França : o reencontro com as suas raízesPublication . Torrado, Mireille Heleno; Albuquerque, RosanaA partir dos anos cinquenta do século XX alguns países do norte da Europa, em franca expansão económica, optaram por abrir as suas fronteiras e deixar entrar mão de obra que iria, ao longo dos anos, contribuir para o desenvolvimento desses países. Assim muitos portugueses decidiram migrar, em busca de uma vida melhor e de um trabalho cujo ordenado lhes permitisse realizar muitos dos seus sonhos e ambições. Para muitos desses portugueses, o país de acolhimento foi a França. Lá, acabaram por nascer muitas crianças que serão designadas de filhos de imigrantes, segunda geração, franco-portugueses e mais recentemente luso-descendentes. O objectivo principal de voltar para Portugal acabou, para muitos, por ser um projeto adiado e, nalguns casos, posto de parte. Este trabalho debruçou-se sobre os filhos destes migrantes portugueses residentes em França que, apesar de estarem plenamente inseridos na sociedade de acolhimento dos seus progenitores preferiu, a dada altura, vir para Portugal sem que todavia os seus pais seguissem as suas pisadas. Assim, tentámos saber quem são e quais as razões que levaram alguns lusodescendentes de França a migrar para Portugal, sabendo que os seus progenitores não fizeram essa opção e preferiram ficar em França. Muitos foram os trabalhos que analisaram as vivências dos luso-descendentes após o “regresso” a Portugal com os seus pais, mas poucos ainda são os estudos em que os luso-descendentes migram voluntariamente para Portugal sem as suas famílias.
- Desigualdade(s) de gênero na magistratura: impactos da organização de trabalho genderizada na carreira das mulheres magistradas do tribunal de justiça Estado do Paraná - BrasilPublication . Zanetti, Luciene Oliveira Vizzotto; Albuquerque, Rosana; Mariano, Silvana Aparecida; Marques, Susana RamalhoA presente investigação adota uma perspectiva de gênero para examinar o impacto da organização genderizada na carreira das magistradas do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Brasil. Adotando o conceito de gênero de Joan Scott (1990), por meio dos estudos de Rosabeth Kanter (1977 e 1993) de Joan Acker (1990) e Santos e Amâncio (2014) aborda o debate sobre a desigualdade de gênero apresentando o conceito de tokenismo/sobreminoria e de organização genderizada. A pesquisa analisa a teoria neutra das organizações laborais que sustenta que a desigualdade nos locais de trabalho é consequência da neutralidade atribuída às instituições que na verdade são baseadas no gênero masculino, conhecida como genderização. A segregação vertical é contextualizada por metáforas compiladas do Manual "Gênero de Mudança Organizacional" (Casaca & Lortie, 2018), partindo do conceito de "teto de vidro" (Steil, A. V. 1997), que simboliza as barreiras invisíveis que dificultam a trajetória feminina até os cargos de maior poder. Além disso, o trabalho examina a representação feminina nas Supremas Cortes de países da América Latina (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe - CEPAL, 2022), bem como, trabalhos recentes sobre a presença das mulheres na magistratura brasileira (Bonelli & Oliveira, 2020; Bonelli, 2011; Fragale Filho, 2015; Severi & Jesus Filho, 2022; Sciamarella, 2020; Yoshida & Held, 2019; Yoshida, 2022), juntamente com dados disponíveis no país (Conselho Nacional de Justiça – CNJ e Associação Juízes Federais - AJUFE). Nesta senda, este estudo tem como objetivo investigar se as mulheres magistradas do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná são afetadas pela organização de trabalho baseada no gênero masculino, uma vez que ocupam posições de destaque na hierarquia da instituição e são consideradas símbolos. Em virtude da escassez de informações específicas sobre a temática no contexto do Tribunal em voga, optou-se pela aplicação de um questionário, o qual obteve a participação de 74 juízas de direito da instituição num universo de 354 mulheres. Os resultados da pesquisa indicam que as magistradas paranaenses enfrentam obstáculos institucionais, preconceito e discriminação no seu percurso profissional, desde o ingresso na carreira até a promoção e nas designações para assumir cargos administrativos na instituição.
- A desistência escolar das raparigas no ensino primário em Moçambique: o caso da Escola Primária 3 de Fevereiro-NicoadalaPublication . Patia, Inocência Adriano Penicela; Pinto, Teresa; Albuquerque, RosanaO presente estudo versa sobre “A desistência escolar das raparigas no Ensino Primário em Moçambique: o caso da Escola Primária 3 de Fevereiro-Nicoadala”, tendo como ponto de partida o seguinte problema: porque continuam as raparigas a desistir da escola, sobretudo no 3º ciclo do Ensino Primário? O objetivo é de compreender como atuam e interagem os fatores que influenciam na desistência das raparigas no 3º ciclo de aprendizagem na perspetiva de contribuir para um conhecimento mais aprofundado do fenómeno da desistência escolar das raparigas em Moçambique a partir de um estudo de caso aprofundado tendo em conta as diversidades regionais e as particularidades de cada uma das comunidades. Para a efetivação do estudo tomou-se como base uma revisão de literatura sobre a desistência escolar, sendo igualmente analisados dados estatísticos sobre a desistência escolar de forma a contextualizar o fenómeno registado na Escola Primária 3 de Fevereiro-Nicoadala cuja abordagem foi de natureza qualitativa, numa perspetiva descritiva. Teve a participação de oito (8) pessoas de entre membros de direção da escola, docentes, alunas e mães e/ou encarregadas de educação, os quais foram conduzidas entrevistas a partir de 5 guiões elaborados de forma had hoc para este estudo. Com base nos resultados do estudo, concluiu-se que na Escola Primária 3 de Fevereiro, constituem fatores de Desistência Escolar das Raparigas, os seguintes: Fatores institucionais que têm a ver com as formas de tratamento das raparigas durante a condução do Processo de Ensino-Aprendizagem; o comportamento inadequado de alguns rapazes sobre as raparigas; possibilidades de assédio sexual perpetrado por professores; indefinição clara de iniciativas de combate à desistência escolar e de sensibilização das famílias e das raparigas desistentes para o retorno à escola; inexistência de um sistema devidamente organizado para tratar assuntos relacionados com questões de género; fraco desempenho dos principais órgãos de gestão escolar (sobretudo o Conselho de Escola) tendo em vista o real papel a ser desempenhado por estes. Fatores socioculturais que têm a ver com a passividade das famílias e da liderança local em relação aos casos emergentes uniões prematuras e gravidezes precoces; fraco acompanhamento da escolaridade das raparigas, denotando passividade das famílias na exigência de frequência escolar ou de retorno à escola para os casos assumidos como de desistência. Fatores económicos que têm a ver com a privação das raparigas nas atividades agrícolas e nos negócios realizados pelas famílias como forma de assegurar o sustento familiar.
- As e os assistentes sociais e o seu papel na intervenção com as pessoas em situação de sem-abrigoPublication . Nunes, Mara Maria Pereira; Albuquerque, RosanaA presente investigação pretende compreender o papel dos profissionais de Serviço Social na promoção da cidadania e inclusão social das pessoas em situação de sem-abrigo. Partindo desta questão orientadora, definiram-se os seguintes objetivos de investigação: caracterizar e analisar as políticas sociais que enquadram a intervenção da e do assistente social na intervenção com a pessoa em situação de sem-abrigo; caracterizar as técnicas, os métodos e as práticas de intervenção do Serviço Social face à situação de sem-abrigo; identificar, na perspetiva da e do assistente social, as dificuldades no exercício da atividade profissional; identificar, na perspetiva da e do assistente social, as lacunas nas respostas sociais dirigidas à população em situação de sem-abrigo, bem como as estratégias para as superar e que permitam contribuir para melhorias na intervenção; compreender como a atuação da e do assistente social promove a cidadania e inclusão social da pessoa sem-abrigo; compreender o papel das competências interculturais na intervenção do e da assistente social. No sentido de responder aos objetivos traçados, foi realizado um estudo de caso cuja amostra abrangeu as e os assistentes sociais inseridos nos Núcleos de Prevenção e Intervenção Sem-Abrigo (NIPSA) existentes em território nacional. A investigação permitiu-nos concluir que os e as assistentes sociais revelam ter um papel de facilitador, mediador e interventivo, desde a elaboração até à execução das políticas sociais. No entanto, na atuação no terreno, persiste uma intervenção direcionada para as práticas assistencialistas, com poucos recursos humanos e financeiros, respostas de emergência e estruturas organizacionais e intervencionais com algumas falhas, desadequadas à realidade de uma sociedade multicultural. Esperamos com esta pesquisa contribuir para a construção de um olhar reflexivo, a nível académico e social, sobre a intervenção com as pessoas em situação de sem-abrigo e a profissão do Serviço Social.
- Igualdade de género: sim ou não? Perspetivas de um grupo de jovens de São Tomé e Príncipe em PortugalPublication . Martins, Bernardina Margarida Pinhão; Albuquerque, RosanaA presente dissertação pretende compreender qual o papel da mulher e do homem na sociedade, segundo as perspetivas de um grupo de jovens adultos de São Tomé e Príncipe, que se encontra a estudar num centro de formação profissional, em Portugal. Partindo desta questão orientadora, definiram-se os seguintes objetivos específicos de investigação: Identificar os papéis sociais que as e os jovens atribuem a mulheres e homens; Entender as razões dos comportamentos autoritários, por parte dos jovens do sexo masculino, relativamente às colegas; Perceber a subserviência das referidas jovens, face a esses comportamentos de autoritarismo dos seus colegas; Compreender quais as questões, do ponto de vista cultural, social e/ou outras que contribuem para tais comportamentos e perceções (e em que medida); Conhecer quais as expetativas das/dos jovens, face ao futuro. A investigação permitiu-nos concluir que as representações de género estão ainda muito enraizadas, continuando as mulheres a serem muito submissas, restringindo-se essencialmente à esfera privada, enquanto os homens dominam o espaço público. Embora a maioria dos jovens considere que devam ser iguais os papéis da mulher e do homem na sociedade, ao mesmo tempo estão também conscientes do peso das tradições culturais no seu país, considerando-as, inclusive, obstáculos à igualdade de género. Assim, apesar de se verificar uma evolução nesse sentido, há ainda um longo caminho a percorrer! Esperamos com esta pesquisa contribuir para a urgente reflexão acerca das sociedades contemporâneas e desigualdades que se perpetuam, sobretudo relativamente à igualdade de género, promovendo o conhecimento, para uma realidade efetivamente justa, equitativa e inclusiva.
- Imigração qualificada : o caso dos profissionais de música clássica oriundos da Ucrânia na Orquestra Clássica da MadeiraPublication . Dias, Teresa Norton; Nunes, Pedro; Albuquerque, RosanaNo universo artístico da Região Autónoma da Madeira existe um significativo e experiente grupo de profissionais de música clássica oriundos de países da Europa Central e de Leste. Tomando como principal enfoque o papel daqueles que assumem, no seio da Orquestra Clássica da Madeira, maior representatividade relativamente ao país de origem - os ucranianos - procurámos, através de um estudo empírico caracterizar esta população e perceber, não só o seu papel na sociedade de acolhimento, como a sua aceitação por esta.
- O impacto das relações interculturais nas crenças e atitudes dos viajantes relativamente ao país e à sociedade visitados : estudo de caso : a brigada agroecológica e Guamá, Cuba, organizada pela ONGD SODePAZPublication . Lacerda, Ana Filipa; Albuquerque, Rosana; Simão, JoãoA presente investigação pretende dar mais um contributo para melhor se entender a influência das relações interculturais para a compreensão entre os povos, no contexto da interação turística. Parte-se de um quadro teórico que cruzou reflexão de áreas como a Psicologia Social, o Turismo e a Comunicação Intercultural – procurando-se entender como as representações do destino turístico se formam e como o self as integra – para se entrar na análise do universo de crenças e atitudes relativamente a Cuba e à sociedade cubana de um grupo de viajantes espanhóis que realizou uma brigada agroecológica a Guamá, Cuba, em 2013, promovida pela ONGD espanhola SODePAZ em parceria com a ONG local CUBASOLAR. Uma análise que resulta da aplicação do modelo de formação do destino de viagem (com base em estudos sobre mudanças de atitudes em contexto turístico) ao dinamismo do caleidoscópio do self de Deaux e Perkins (2001). Consegue-se perceber a influência de diferentes elementos na formação da imagem de destino – antes, durante e após a experiência de viagem – e ver como o self vai, num diálogo permanente entre os seus planos individual, relacional e coletivo, reforçar ou mudar crenças e atitudes quanto ao destino. Durante a experiência de viagem, vemos que, dependendo da abertura dos brigadistas à inclusão da visão dos residentes e vice-versa bem como da resolução de conflitos interpessoais, é possível integrar novas perspetivas. Pontos de vista e formas de sentir que abrem a potencialidade de compreensão entre os povos para além daquilo que lhes é comum. Assim, na zona onde o self dos brigadistas integra o que se observa da sociedade dentro e fora de Cuba – por via de um reconhecimento de dadas caraterísticas mais ou menos positivas – e o que se vive com o povo cubano – por via do encontro – é possível vermos nascer um pensamento elaborado em conjunto. Culturas híbridas, tantas quanto os papéis desempenhados pelo indivíduo que se move entre diferentes esferas de identificação coletiva.
- Os media digitais nos processos de identidade, pertenças transnacionais e integração : estudo de caso de imigrantes brasileiros no concelho de GrândolaPublication . Correia, Joana Duarte; Albuquerque, RosanaIn the twenty-first century, with globalization in all its aspects - financial flows worldwide, regulatory institutions of world trade, network communication or international migration – we witnessed the outbreak of a world increasingly articulated worldwide. In this "network society", the digital media have transformed the social life, creating new forms of action and interaction that have revolutionized and brought a new glow to the phenomenon of immigrant transnationalism. It is therefore necessary to investigate the role of digital technologies for the development of networks established between transmigrants and what are the consequences in the identity level for these "technological nomads". The main objective of this research is to find answers to a key question: what is the role of digital media in identity processes, transnational belonging and integration of Brazilian immigrants living in the small town of Grândola? To this end, through a case study, semi-structured interviews were conducted to ten people belonging to the Brazilian community, witnesses of different places and incorporation modes in the economy and Portuguese and grandolense society. The results show that the digital media, especially the Internet, allow immigrants to find and reinvent their country of origin and create ties in the host society, offer opportunities to interact with their peers and with local communities, and consolidate transnational public spheres, while networks of excellence to / link and contact between migrants individuals together, societies of origin and host societies. Thus, it will be of utmost importance to continue to study the true implications of new technologies on the lives of immigrant communities.