LE@D | Mestrados
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Browsing LE@D | Mestrados by advisor "Barros, Daniela Melaré Vieira"
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- Abordagem por competência no ensino básico: estudo de caso realizado na escola “Quintino Ribeiro” Cabo-VerdePublication . Rosa, Eurídice Ester dos Santos; Barros, Daniela Melaré VieiraA emergência da noção de competência no sistema educativo tem vindo a ser reconhecido como um recurso importante na construção de um novo modelo de ensino aprendizagem no ensino básico. No estudo que vamos desenvolver procura-se refletir sobre a forma como se têm organizado para responder às orientações do currículo nacional que visam a mudança de paradigma de um ensino centrado nos objetivos e conteúdos para um ensino centrado no desenvolvimento de competências. O currículo exige nova postura dos professores, alunos e da própria escola, o desenvolvimento de competências valoriza a capacidade de resolver situações complexas pelos alunos e não a memorização de informação. Nesse estudo procura-se refletir sobre a forma com os professores do ensino básico da escola ‘Quintino Ribeiro’ em Cabo Verde, se têm compreendido e operacionalizam a orientação do Ministério de educação sobre a abordagem por competências no ensino Básico. Metodologicamente recorremos a um estudo de caso, que integra questionário por inquérito a uma amostra de professores da escola ‘Quintino Ribeiro’ e inquéritos aplicado pais e encarregados de educação envolvidos na conceção, organização e desenvolvimento do novo modelo de ensino-aprendizagem. O tema escolhido é pertinente, com a renovação curricular, assente numa abordagem por competências, os docentes apresentam desorientados, por causa de fraca formação neste domínio. O estudo pensa em contribuir com a identificação das conceções que os professores têm acerca da abordagem por competências no currículo, e ainda o estudo trará melhor entendimento desta abordagem na prática do ensino/aprendizagem.
- Avaliação por competência nas escolas/institutos profissionais em Moçambique: estudo realizado no Instituto Superior Dom BoscoPublication . Máximo, André; Barros, Daniela Melaré VieiraA avaliação por competência é uma componente determinante no processo de Ensino e Aprendizagem, com maior razão nas instituições do Ensino Técnico Profissional onde forjam os alunos para o saber fazer. Ao ser verdade, esta prática de avaliação exige de quem avalia uma série de indicadores que acompanham este processo. E, esses indicadores devem estar expressos nas tipologias de instrumentos de avaliação que por sua vez acompanham os vários desempenhos de quem é avaliado. Como é do conhecimento de muitos que trabalham na área da educação, a atribuição de notas (avaliação sumativa), muitas vezes sem critérios claros, tem definido a aprovação ou reprovação de muitos alunos. Na verdade, muitos dizem que avaliam, mas poucos sabem o que avaliam de fato e porquê avaliam, isto por não terem claro os objectivos ou resultados que pretendem alcançar. Segundo Sacristán et. al. (2011, p.233), a avaliação “deve estar ao serviço de quem aprende e, ao fazê-lo, simultaneamente estará ao serviço de quem ensina. Os dois serão os beneficiados directos da acção pedagógica”. Com a reforma do ensino técnico profissional em Moçambique em 2006, pretendia-se responder as exigências do mercado de trabalho, formando técnicos competentes nas áreas específicas do saber fazer. Em resposta a este projecto da reforma, foi confiado ao Instituto Superior Dom Bosco (ISDB), uma Instituição vocacionada a formação de formadores, formadores estes que já trabalham há bastante tempo nas instituições do Ensino Técnico Profissional para melhorar a qualidade de ensino, migrando do modelo de ensino disciplinar, para o baseado em padrões de competências, que pela exigência do processo, a componente avaliação por competências promove melhores resultados. Daí o tema desta pesquisa, Avaliação por competências nas escolas/institutos profissionais em Moçambique: estudo realizado no Instituto Superior Dom Bosco. Como objectivo, analisou-se como é feito esse processo de avaliação por competência nas instituições do Ensino Técnico Profissional; e assim identificaram-se os instrumentos de avaliação e os factores que influenciam na aplicação da avaliação por competência no Instituto Superior Dom Bosco. Foram inqueridos, no contexto da COVID-19, por isso com recurso aos formulários electrónicos, 16 professores e 86 alunos, todos estes das áreas técnicas, especificamente da Electricidade e Mecânica. Foram mesmo os constrangimentos da COVID-19, referenciados no trabalho que de alguma forma condicionou a fidelização da amostra inicial do projecto aprovado nas turmas do 3º e 4º anos respectivamente. De um modo geral os resultados mostraram que a avaliação por competência através das funções, dos instrumentos e dos factores de aplicação são aplicados com responsabilidade no ISDB, contudo, prevalece a necessidade de melhorar cada vez mais o comprometimento dos principais actores (professores e alunos), tendo como base as características de cada formando no processo formativo.
- Classes Hospitalares, uma aproximação ao currículo e às experiênciasPublication . Passos, Luisa de Mendonça; Barros, Daniela Melaré VieiraO presente trabalho tem por objetivo apresentar as bases teóricas e práticas referentes ao ensino e aprendizagem em contextos diversificados, mais especificamente no ambiente das Classes Hospitalares. Este contexto de aprendizagem é relevante para a continuidade de desenvolvimento educacional daqueles sob tratamento de saúde com internação, que impossibilita a frequência em escola regular. Por isso, objetiva-se conhecer como são viabilizadas as relações de ensino aprendizagem, associada a elaboração do currículo neste contexto, com as visões dos diferentes participantes do processo. Tendo assim, a questão de partida que se desdobra, a saber: como são elaborados o currículo e as estratégias pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem nas Classes Hospitalares em Niterói? Optou-se por uma pesquisa exploratória, descritiva e interpretativa, situada no plano qualitativo. Cabe salientar que a questão das Classes Hospitalares para ser debatida tem como pano de fundo os projetos de educação em desenvolvimento no Rio de Janeiro/Brasil, refletindo sobre a prática pedagógica que ocorre em duas instituições públicas: Hospital Getúlio Vargas Filho e o Hospital Universitário Antônio Pedro. Ao final da dissertação, são propostos dois quadros que exemplificam formas de prática pedagógica, características da realidade de ensino/aprendizagem viáveis nesse contexto, que supera o espaço escolar regular. Ampliando a compreensão da dimensão que o direito à educação pode alcançar no cotidiano de vários educandos.
- Desafios para o sucesso na comunicação educacional mediada: estudo das perceções dos estudantes de e-learningPublication . Silva, Sónia Maria Teixeira da; Barros, Daniela Melaré VieiraOs desenvolvimentos tecnológicos das últimas décadas foram céleres e tiveram impacto global, estando os media digitais presentes em todas as facetas da nossa vida e apresentando-se como uma oportunidade para promover oportunidades de aprendizagem. O e-learning assume as ferramentas digitais para transformar o ensino a distância. A comunicação educacional é facilitada e a possibilidade de frequentar um curso de forma assíncrona vai permitir o acesso a estudantes que não têm condições de acesso a regime presencial. Considerando importante aprofundar a investigação sobre o e-learning e contribuir para o sucesso dos estudantes, procurámos, com a presente investigação, identificar as motivações para a escolha de um curso em e-learning e as perceções dos estudantes sobre vantagens e dificuldades do ensino superior em regime a distância nesta modalidade. A investigação foi realizada com estudantes de ensino superior a frequentar curso conferente de grau académico de mestre em regime a distância e na modalidade de e-learning, ministrados por instituições públicas. Foi solicitada aos estudantes resposta a inquérito por questionário disponibilizado em formulário acedido por via eletrónica. Da análise dos dados recolhidos concluímos existirem bons graus de satisfação relativamente ao e-learning, considerando os inquiridos o e-learning adequado às suas caraterísticas pessoais e gostando da metodologia e plataformas de estudo. Apontam como fator motivacional para a frequência de um curso nesta modalidade de ensino a distância a possibilidade de melhor gestão do tempo e confirmam essa expectativa, considerando, já enquanto estudantes, conseguir gerir o tempo pessoal de forma satisfatória e boa adaptação ao regime. Concluímos, ainda, que os estudantes que escolheram esta modalidade para prosseguir os estudos têm já experiência prévia com a utilização de tecnologias.
- Didática e formação docente para a educação básica: percurso na área das metodologias ativasPublication . Vasconcelos, Luciana Fernandes de; Barros, Daniela Melaré VieiraDiante das constantes mudanças na sociedade e dos avanços tecnológicos, o mundo vem-se transformando em alta velocidade e, neste sentido, a educação não poderia permanecer estagnada aos antigos modelos didáticos tradicionais. Pensando nas relações do ensino e aprendizagem e, principalmente, na importância do papel do educador contemporâneo, o presente trabalho pretende, por meio das abordagens teóricas e práticas, identificar as práticas didáticas desenvolvidas pelos professores de educação básica envolvidos nesta investigação para conceber, assim, um material com diretrizes de orientação para a formação desses professores embasados nas metodologias ativas de aprendizagens. A metodologia do presente trabalho seguiu o estudo de investigação teórico prática. Os instrumentos utilizados nas fases de investigação foram a aplicação de questionários seguidos da elaboração do material orientativo sobre as metodologias ativas para a formação desses professores. Participaram destes momentos professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade de São Paulo, Brasil. Os principais resultados identificados, de acordo com a análise dos questionários, foi a necessidade de ampliação de conhecimentos das metodologias ativas por parte dos professores e sua utilização contínua e mais fundamentada em sala de aula já que grande parte do grupo tem interesse e acredita no método.
- Formação docente: uso das tecnologias digitais da informação e comunicação para o processo de alfabetizaçãoPublication . Lima, Ana Lúcia de Medeiros Couto; Barros, Daniela Melaré VieiraO ato de alfabetizar é o processo pelo qual colocamos o indivíduo como ser ativo na sociedade letrada. Ler, escrever e interpretar textos vai muito além da sala de aula. Através da inserção das TDIC na sociedade do conhecimento existe então a necessidade da utilização dessas ferramentas como uma mais valia na alfabetização. A evolução do conhecimento causado pelo uso das tecnologias atinge então a sociedade como um todo, cabendo à educação adequar a esse conceito. Refletir sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação como mais um instrumento de inovação no fazer pedagógico é o ponto crucial dessa dissertação. Apresentando como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas partindo da utilização das TDIC no processo de alfabetização de uma escola pública municipal, na cidade de Boituva, Estado de São Paulo, Brasil e a ampliação da discussão e investigação sobre práticas pedagógicas renovadas. Esta investigação procura dar resposta ao problema de que com o avanço tecnológico proporcionado pelas TDIC, existe uma utilização das mesmas diretamente relacionadas com o processo de alfabetização? E os professores, estarão eles capacitados para utilizar essas tecnologias em favor da aprendizagem? Para poder dar resposta aos questionamentos e atingir os objetivos propostos, foi utilizada uma metodologia mista, que envolve a pesquisa bibliográfica, o inquérito por questionário aos nove professores alfabetizadores da unidade escolar Professor Olavo Lazaro Munhoz Soares, que trouxe à luz do entendimento a utilização das TDIC pelos docentes alfabetizadores e sua formação pedagógica para a utilização das tecnologias como recurso de aprendizagem e uma entrevista estruturada aplicada aos mesmos buscando entender a sua prática educativa. A aplicação desse estudo de caso permitiu concluir que a utilização das TDIC vem sendo adotada no processo de ensino como ferramenta auxiliar em diferentes atividades escolares, tanto por parte dos alunos, como dos professores, porém a formação docente para esse fim ainda é insuficiente e necessita de uma atuação governamental de mudança de currículo nos cursos universitários e de formação docente.
- O impacto da supervisão pedagógica na formação contínua de professores do ciclo fundamental: estudo de caso realizado em uma escola de ensino elementar, no SenegalPublication . Santos, Denise Afonso Sabino; Barros, Daniela Melaré VieiraEsse trabalho pretende fomentar a reflexão sobre a supervisão pedagógica no Senegal e sua relação com a formação contínua dos professores, verificando o impacto que a primeira exerce sobre a segunda e como os professores implicados percebem esse fenômeno. Conceitua a supervisão, buscando conhecer seu desenvolvimento e modalidades e apresenta o sistema educativo senegalês e seu modelo de supervisão e formação nos diferentes níveis para finalmente se debruçar sobre o fenômeno dentro da escola, buscando caminhar com os atores, auscultando suas percepções e reflexões. Buscando entender a visão de quem olha de dentro, procedeu-se a uma dissertação exploratória na modalidade de estudo de caso e de natureza qualitativa. Os professores e supervisores de uma escola de ensino elementar e inspetores de educação, através de entrevistas semiestruturadas e grupos focais contribuíram com suas percepções e reflexões sobre as lacunas da formação inicial, o dispositivo de formação contínua, resultando no desenho de uma colaboração ainda mais próxima da supervisão e da formação. Da construção e da aplicação do conhecimento e saberes.
- Perfil de ensino: ponto de partida para o desenvolvimento profissional docente no ensino superiorPublication . Albino, Catarina Faustino Moreira; Barros, Daniela Melaré VieiraEste estudo de caso procurou caracterizar o perfil do docente, incluindo a definição e caracterização dos estilos de ensino presentes numa instituição do ensino superior, a Facultad Adventista de Teologia de Sagunto, localizada na comunidade Valenciana em Espanha. Foi utilizada uma metodologia mista num estudo exploratório sequencial, que envolveu a recolha inicial de dados quantitativos e a sua exploração e aprofundamento através de métodos qualitativos. A fase quantitativa realizou-se durante o ano de 2022, foi recolhida informação sobre o perfil docente e estilo de ensino através de um questionário aplicado ao corpo docente da Facultad Adventista de Teologia. Desta forma, as variáveis Idade; Género; Nacionalidade; Anos de experiência docente; Nível de Académico; Tipo de Formação Académica; outro tipo de formações adquiridas; e Paradigma de Ensino foram relacionadas com a variável estilo de ensino, identificada através do questionário de estilos de ensino de Martínez Geijo (2009). A fase qualitativa tratou-se de um aprofundamento dos resultados quantitativos recolhidos para que fosse possível compreender melhor o que cada estilo de ensino representava na prática docente e os motivos para a evidência dos mesmos. Neste momento exploratório foram realizadas entrevistas a um representante de cada dos diferentes estilos de ensino. Trata-se de um estudo de caso que identificou o perfil de ensino desta instituição como constituído por docentes maioritariamente do género masculino, com uma média de idades elevada, com uma grande diversidade cultural, com polos opostos de experiência docente, com grau académico elevado, com elevado número de docentes com formação académica em educação, com um paradigma de ensino maioritariamente intrapessoal, e um estilo de ensino na sua totalidade prático e dividido entre o estilo aberto e o estilo formal. Após esta identificação foram descritas as limitações encontradas e novos caminhos de desenvolvimento profissional a seguir com o objetivo de impulsionar a reflexão e a melhoria individual docente, assim como da instituição no seu todo.
- Proposta educativa de aprendizagem-serviço como atividade acadêmica de extensão no Curso Superior de Graduação em Pedagogia da Faculdade de Ribeirão Preto-SP, BrasilPublication . Cenedesi, Renata Trivelato Felício; Barros, Daniela Melaré VieiraA Aprendizagem-Serviço é uma metodologia de ensino e aprendizagem que une teoria e prática em um contexto experiencial, estendendo o aprendizado para além da sala de aula e fomentando ações de responsabilidade cívica. Tem sido aplicada na formação de professores e estudada como ferramenta de aprendizagem significativa, contribuindo para o desenvolvimento de competências integradas ao exercício de cidadania e responsabilidade social dos alunos, professores e instituição, compreendidos como um todo. No atual contexto, a Faculdade de Ribeirão Preto, São Paulo (Brasil), oferece um curso de graduação na área de Educação, mas não apresenta em sua estrutura atividades que a conectem com a comunidade em seu entorno, o que pode implicar uma lacuna em termos de representatividade e responsabilidade social como instituição promotora de conhecimento. Consideremos ainda que o Curso de Pedagogia não apresenta, em sua grade de disciplinas, atividades práticas que possibilitem ao aluno em formação praticar seus conhecimentos teóricos construídos em sala de aula. Combinar objetivos de servir e aprender, com a intenção de proporcionar trocas entre quem recebe o serviço e quem oferece, é a essência da Aprendizagem-serviço, e por isso empenhamos uma investigação qualitativa para apresentar esta metodologia educativa e propô-la como uma disciplina extracurricular no curso de Pedagogia, da Faculdade de Ribeirão Preto. Para verificar se tal proposta seria relevante, realizamos uma sondagem com questionários aplicados a professores, coordenadora, diretor e alunos do último período do curso de Pedagogia. Com efeito, foi possível concluir que, pelo fato de proporcionar o exercício dos conhecimentos de formação a favor da comunidade, agregando novas experiências aos currículos pessoais e profissionais de alunos e professores, a metodologia educativa de Aprendizagem-Serviço, sendo proposta como extensão no curso de Pedagogia, poderá contribuir para que a vivência dos conteúdos teóricos sejam percebidos e refletidos nos espaços cotidianos da sociedade.
- Recursos educacionais abertos (REA) em contexto escolar : estudo de um caso numa escola do 1ª Ciclo do Ensino Básico do Concelho de AlmeirimPublication . Pereira, Francisco Miguel da Conceição; Barros, Daniela Melaré VieiraNo actual quadro da evolução da educação, os recursos educacionais abertos ou REA, tomam cada vez mais preponderância na facilitação dos processos de ensino e de aprendizagem. O objectivo deste trabalho, foi entender como estão os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico a utilizar esses recursos educacionais e que interfaces utilizam para conceber e partilhar esses recursos. Escolhemos uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Almeirim para desenvolver a nossa investigação, uma escola que fez parte de um projecto educativo tecnológico o PET 21, que pretendeu modificar a maneira como os professores percebem o ensino. A revisão da literatura essencial para este trabalho centrou-se principalmente nos seguintes autores: Anderson (2004), Coutinho (2005), Castells (2000), Weippl (2005), Stallman (2002), Jones (2011), Downes (2007), Siemens (2004). Adoptamos para a investigação uma metodologia qualitativa, que se desenvolveu como estudo de caso. O público-alvo, foram os professores dessa escola. O instrumento de recolha de dados foi um questionário elaborado para esta investigação bem como uma entrevista semi estruturada. Os resultados permitiram-nos concluir que os docentes não reconhecem o que são REA tem dificuldades na sua utilização. Os REA são percepcionados como um extra, utilizados como um recurso solto, limitando-se, a utilizar conteúdos disponíveis, como meros utilizadores sem clara intervenção no processo produtivo de REA.