Browsing by Issue Date, starting with "2018-10-11"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Desafios para o sucesso na comunicação educacional mediada: estudo das perceções dos estudantes de e-learningPublication . Silva, Sónia Maria Teixeira da; Barros, Daniela Melaré VieiraOs desenvolvimentos tecnológicos das últimas décadas foram céleres e tiveram impacto global, estando os media digitais presentes em todas as facetas da nossa vida e apresentando-se como uma oportunidade para promover oportunidades de aprendizagem. O e-learning assume as ferramentas digitais para transformar o ensino a distância. A comunicação educacional é facilitada e a possibilidade de frequentar um curso de forma assíncrona vai permitir o acesso a estudantes que não têm condições de acesso a regime presencial. Considerando importante aprofundar a investigação sobre o e-learning e contribuir para o sucesso dos estudantes, procurámos, com a presente investigação, identificar as motivações para a escolha de um curso em e-learning e as perceções dos estudantes sobre vantagens e dificuldades do ensino superior em regime a distância nesta modalidade. A investigação foi realizada com estudantes de ensino superior a frequentar curso conferente de grau académico de mestre em regime a distância e na modalidade de e-learning, ministrados por instituições públicas. Foi solicitada aos estudantes resposta a inquérito por questionário disponibilizado em formulário acedido por via eletrónica. Da análise dos dados recolhidos concluímos existirem bons graus de satisfação relativamente ao e-learning, considerando os inquiridos o e-learning adequado às suas caraterísticas pessoais e gostando da metodologia e plataformas de estudo. Apontam como fator motivacional para a frequência de um curso nesta modalidade de ensino a distância a possibilidade de melhor gestão do tempo e confirmam essa expectativa, considerando, já enquanto estudantes, conseguir gerir o tempo pessoal de forma satisfatória e boa adaptação ao regime. Concluímos, ainda, que os estudantes que escolheram esta modalidade para prosseguir os estudos têm já experiência prévia com a utilização de tecnologias.
- Emissão Nº 147Publication . Universidade Aberta; Maria João Guerreiro; Arieira, Rui30 Anos da Universidade Aberta: Entrevista ao Reitor da Universidade Aberta, professor doutor Paulo Maria Bastos da Silva Dias. Fugas: Atelier-Museu Júlio Pomar. Visita guiada por Sara Antónia Matos, diretora e curadora do Atelier Museu Júlio Pomar. Noticias: XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (APL), decorreu de 26 a 28 de setembro de 2018, na Universidade Aberta, em Lisboa; Ciclo de conferências dos 30 Anos da Universidade Aberta: Conferência “Que futuro para a segurança alimentar: a complexidade dos novos desafios’’, proferida por Maria Helena Semedo, atual diretora adjunta da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), dia 21 de setembro de 2018, na sede da Universidade Aberta, em Lisboa; Aula Aberta: plataforma da Universidade Aberta. Fecho da emissão.
- Ser gibraltarino: estudo exploratório sobre a cultura e identidade dos residentes de GibraltarPublication . Gilotay, Sandra Regina Borges; Magano, OlgaEste estudo de investigação foi desenvolvido no intuito de conhecer a complexidade cultural, a construção e a afirmação identitária dos residentes de Gibraltar. Devido à sua diversidade cultural, social, linguística e religiosa, e por ser um território de pequena dimensão com uma ubicação geográfica estratégica, Gibraltar usufrui hoje de excelentes condições económicas e sociais. Tratando-se de um território dentro do continente europeu, onde ainda prevalecem certos vínculos coloniais, com um passado de conquistas e disputas de soberania (entre Espanha e Inglaterra), que ainda são percetíveis através da sua fronteira, despertou-nos a atenção o modo como os seus habitantes interagem e conjugam as suas múltiplas pertenças. No desenvolvimento teórico, procuramos retratar alguns dos eixos pertinentes para esta análise, nomeadamente as conceções de cultura, as interações sociais, as fronteiras sociais e culturais, formas de mestiçagem e hibridismo, a pluralidade cultural, a identidade e a integração social, para tentar perceber em que consiste a identidade dos residentes de Gibraltar e a conceção do ser gibraltarino. Em termos metodológicos, optámos por um estudo exploratório, devido à falta de trabalhos publicados anteriormente e concernentes à identidade gibraltarina, de caráter qualitativo, através da realização de entrevistas semi-estruturadas a diferentes perfis de entrevistados/as residentes ou que trabalham em Gibraltar. Os resultados apontam para a importância que a diversidade cultural assume na construção da identidade gibraltarina. Considerando a imposição histórica das duas culturas, tanto a inglesa como a espanhola, e a influência das demais culturas dos residentes em Gibraltar, o gibraltarino encontrou uma forma particular de se integrar diante a sua própria diversidade cultural. Quanto mais diversificou a sua cultura mais complexificaram as formas identitárias, provocando, para além um sentimento comum entre os seus residentes, também um sentimento de partilha, de integração e tolerância, desprendendo também um sentimento de orgulho da sua própria diversidade. O ser gibraltarino é o resultado final das suas múltiplas pertenças que certamente continuarão a fazer parte da sua complexa forma de ser.