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- "Que nunca caiam as pontes entre nós": um novo olhar sobre a mediação intercultural em contexto educativoPublication . Paiva, Ana Mafalda Rodrigues Abrantes Mendes de Almeida e; Seqieira, Rosa MariaNas sociedades contemporâneas, caracterizadas pela diversidade cultural, a mediação assume grande importância, não só como ferramenta de suporte à resolução de conflitos, mas também na sua função preventiva. Neste contexto, as instituições educativas têm especial relevância, pois replicam a sociedade e incluem uma capacidade transformadora. Desta forma, se a mediação intercultural é necessária na sociedade, também o será em contexto educativo. Através do presente estudo procurou-se delinear os contornos que a mediação intercultural deve ter em contexto educativo e qual pode ser o papel das direções escolares. Tomou-se como ponto de partida a análise das perceções dos docentes relativamente às necessidades sentidas face à diversidade cultural, à sua preparação para incluir atividades de mediação na sua prática letiva e ao papel que as direções escolares desempenham. Para a recolha de dados realizou-se um inquérito por questionário a docentes do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Os resultados revelam que os docentes não sentem dificuldade em lidar com a diversidade cultural em contexto escolar, considerando-a uma oportunidade no ensino, mas reconhecem que a sua formação inicial não os preparou devidamente para tal e que necessitam de formação no domínio da mediação intercultural. A mediação é percecionada como uma ferramenta de suporte às relações e ao estabelecimento de diálogo intercultural, capaz de facilitar a gestão da sala de aula, e que poderá integrar o currículo de forma transversal. A investigação realizada permitiu inferir que a diversidade ainda representa um desafio para as comunidades educativas, considerando-se necessário um plano a nível nacional que promova a introdução da mediação e dos princípios da interculturalidade neste contexto, numa perspetiva de extensão à sociedade em geral.
- Perfil de ensino: ponto de partida para o desenvolvimento profissional docente no ensino superiorPublication . Albino, Catarina Faustino Moreira; Barros, Daniela Melaré VieiraEste estudo de caso procurou caracterizar o perfil do docente, incluindo a definição e caracterização dos estilos de ensino presentes numa instituição do ensino superior, a Facultad Adventista de Teologia de Sagunto, localizada na comunidade Valenciana em Espanha. Foi utilizada uma metodologia mista num estudo exploratório sequencial, que envolveu a recolha inicial de dados quantitativos e a sua exploração e aprofundamento através de métodos qualitativos. A fase quantitativa realizou-se durante o ano de 2022, foi recolhida informação sobre o perfil docente e estilo de ensino através de um questionário aplicado ao corpo docente da Facultad Adventista de Teologia. Desta forma, as variáveis Idade; Género; Nacionalidade; Anos de experiência docente; Nível de Académico; Tipo de Formação Académica; outro tipo de formações adquiridas; e Paradigma de Ensino foram relacionadas com a variável estilo de ensino, identificada através do questionário de estilos de ensino de Martínez Geijo (2009). A fase qualitativa tratou-se de um aprofundamento dos resultados quantitativos recolhidos para que fosse possível compreender melhor o que cada estilo de ensino representava na prática docente e os motivos para a evidência dos mesmos. Neste momento exploratório foram realizadas entrevistas a um representante de cada dos diferentes estilos de ensino. Trata-se de um estudo de caso que identificou o perfil de ensino desta instituição como constituído por docentes maioritariamente do género masculino, com uma média de idades elevada, com uma grande diversidade cultural, com polos opostos de experiência docente, com grau académico elevado, com elevado número de docentes com formação académica em educação, com um paradigma de ensino maioritariamente intrapessoal, e um estilo de ensino na sua totalidade prático e dividido entre o estilo aberto e o estilo formal. Após esta identificação foram descritas as limitações encontradas e novos caminhos de desenvolvimento profissional a seguir com o objetivo de impulsionar a reflexão e a melhoria individual docente, assim como da instituição no seu todo.