Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP
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Browsing Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP by advisor "Barros, Daniela Melaré Vieira"
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- Abordagem por competência no ensino básico: estudo de caso realizado na escola “Quintino Ribeiro” Cabo-VerdePublication . Rosa, Eurídice Ester dos Santos; Barros, Daniela Melaré VieiraA emergência da noção de competência no sistema educativo tem vindo a ser reconhecido como um recurso importante na construção de um novo modelo de ensino aprendizagem no ensino básico. No estudo que vamos desenvolver procura-se refletir sobre a forma como se têm organizado para responder às orientações do currículo nacional que visam a mudança de paradigma de um ensino centrado nos objetivos e conteúdos para um ensino centrado no desenvolvimento de competências. O currículo exige nova postura dos professores, alunos e da própria escola, o desenvolvimento de competências valoriza a capacidade de resolver situações complexas pelos alunos e não a memorização de informação. Nesse estudo procura-se refletir sobre a forma com os professores do ensino básico da escola ‘Quintino Ribeiro’ em Cabo Verde, se têm compreendido e operacionalizam a orientação do Ministério de educação sobre a abordagem por competências no ensino Básico. Metodologicamente recorremos a um estudo de caso, que integra questionário por inquérito a uma amostra de professores da escola ‘Quintino Ribeiro’ e inquéritos aplicado pais e encarregados de educação envolvidos na conceção, organização e desenvolvimento do novo modelo de ensino-aprendizagem. O tema escolhido é pertinente, com a renovação curricular, assente numa abordagem por competências, os docentes apresentam desorientados, por causa de fraca formação neste domínio. O estudo pensa em contribuir com a identificação das conceções que os professores têm acerca da abordagem por competências no currículo, e ainda o estudo trará melhor entendimento desta abordagem na prática do ensino/aprendizagem.
- A aprendizagem em educação física : análise de dois modelos de ensino em basquetebol : instrução direta e educação desportivaPublication . Lopes, Maria Filomena Lourenço Rodrigues Lobo da Costa; Barros, Daniela Melaré VieiraO presente estudo, feito numa Escola Secundária, analisou se existiam diferenças na aprendizagem do basquetebol em modelos de ensino diferentes: instrução direta e educação desportiva e estudou as perceções dos alunos e da professora. A pesquisa foi experimental e descritiva e a amostra formada pelos alunos de duas turmas do 10º ano. Aplicou-se em cada turma um modelo diferente e na avaliação testes escritos, testes de AAHPERD, GPAI, questionário e diário de bordo. No tratamento estatístico calculou-se percentagens, médias, desvio padrão, amplitude e coeficiente de variação, usou-se testes t para amostras emparelhadas e para duas amostras independentes. Concluiu-se que houve diferenças significativas nos conhecimentos em instrução direta e no lançamento em educação desportiva. Foi em educação desportiva onde se referiu que se aprendeu mais. Em instrução direta houve menos comportamentos desviantes e melhor desempenho na arbitragem. Em educação desportiva os alunos mostraram desagrado pela extensão do tempo numa mesma modalidade.
- A aprendizagem no ensino a distância do departamento de psicologia do Instituto Superior Monitor na zona Sul de Moçambique: um estudo de casoPublication . Manhiça, Abiatar Fernando; Barros, Daniela Melaré VieiraO presente trabalho visa analisar a aprendizagem dos estudantes no ensino a distância do departamento de Psicologia do Instituto Superior Monitor na Zona Sul de Moçambique, nomeadamente nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane. Pretendese identificar os elementos condicionantes da aprendizagem dos estudantes do ensino à distância do departamento de Psicologia do ISM. O objeto deste trabalho foi obtido através da caracterização dos fatores presentes na aprendizagem, identificação dos fatores presentes na avaliação da aprendizagem e pela análise do impacto dos fatores condicionadores da avaliação da aprendizagem na influência do aluno. Os dados compulsados foram obtidos através do método monográfico e indutivo, pois pretendia-se através da análise a uma instituição específica tirar ilações que pudessem ser generalizadas para casos semelhantes. Na recolha de informação, e visto tratar-se de uma análise, foi privilegiada a abordagem qualitativa, sem contudo dispensar a abordagem quantitativa configurando-se em Mista para um melhor alcance dos objetivos pré definidos. No que se refere às técnicas, usou-se a observação direta intensiva e extensiva, através da aplicação da entrevista e do questionário, respetivamente. Os resultados obtidos demostraram que a aprendizagem dos estudantes do departamento de Psicologia do Instituto Superior Monitor na zona sul de Moçambique é condicionada, pela dedicação dos estudantes na aprendizagem dos conteúdos lecionados aliada a fraca formação e experiência profissional dos tutores na área da docência no geral e no ensino a distância em particular.
- Avaliação por competência nas escolas/institutos profissionais em Moçambique: estudo realizado no Instituto Superior Dom BoscoPublication . Máximo, André; Barros, Daniela Melaré VieiraA avaliação por competência é uma componente determinante no processo de Ensino e Aprendizagem, com maior razão nas instituições do Ensino Técnico Profissional onde forjam os alunos para o saber fazer. Ao ser verdade, esta prática de avaliação exige de quem avalia uma série de indicadores que acompanham este processo. E, esses indicadores devem estar expressos nas tipologias de instrumentos de avaliação que por sua vez acompanham os vários desempenhos de quem é avaliado. Como é do conhecimento de muitos que trabalham na área da educação, a atribuição de notas (avaliação sumativa), muitas vezes sem critérios claros, tem definido a aprovação ou reprovação de muitos alunos. Na verdade, muitos dizem que avaliam, mas poucos sabem o que avaliam de fato e porquê avaliam, isto por não terem claro os objectivos ou resultados que pretendem alcançar. Segundo Sacristán et. al. (2011, p.233), a avaliação “deve estar ao serviço de quem aprende e, ao fazê-lo, simultaneamente estará ao serviço de quem ensina. Os dois serão os beneficiados directos da acção pedagógica”. Com a reforma do ensino técnico profissional em Moçambique em 2006, pretendia-se responder as exigências do mercado de trabalho, formando técnicos competentes nas áreas específicas do saber fazer. Em resposta a este projecto da reforma, foi confiado ao Instituto Superior Dom Bosco (ISDB), uma Instituição vocacionada a formação de formadores, formadores estes que já trabalham há bastante tempo nas instituições do Ensino Técnico Profissional para melhorar a qualidade de ensino, migrando do modelo de ensino disciplinar, para o baseado em padrões de competências, que pela exigência do processo, a componente avaliação por competências promove melhores resultados. Daí o tema desta pesquisa, Avaliação por competências nas escolas/institutos profissionais em Moçambique: estudo realizado no Instituto Superior Dom Bosco. Como objectivo, analisou-se como é feito esse processo de avaliação por competência nas instituições do Ensino Técnico Profissional; e assim identificaram-se os instrumentos de avaliação e os factores que influenciam na aplicação da avaliação por competência no Instituto Superior Dom Bosco. Foram inqueridos, no contexto da COVID-19, por isso com recurso aos formulários electrónicos, 16 professores e 86 alunos, todos estes das áreas técnicas, especificamente da Electricidade e Mecânica. Foram mesmo os constrangimentos da COVID-19, referenciados no trabalho que de alguma forma condicionou a fidelização da amostra inicial do projecto aprovado nas turmas do 3º e 4º anos respectivamente. De um modo geral os resultados mostraram que a avaliação por competência através das funções, dos instrumentos e dos factores de aplicação são aplicados com responsabilidade no ISDB, contudo, prevalece a necessidade de melhorar cada vez mais o comprometimento dos principais actores (professores e alunos), tendo como base as características de cada formando no processo formativo.
- Classes Hospitalares, uma aproximação ao currículo e às experiênciasPublication . Passos, Luisa de Mendonça; Barros, Daniela Melaré VieiraO presente trabalho tem por objetivo apresentar as bases teóricas e práticas referentes ao ensino e aprendizagem em contextos diversificados, mais especificamente no ambiente das Classes Hospitalares. Este contexto de aprendizagem é relevante para a continuidade de desenvolvimento educacional daqueles sob tratamento de saúde com internação, que impossibilita a frequência em escola regular. Por isso, objetiva-se conhecer como são viabilizadas as relações de ensino aprendizagem, associada a elaboração do currículo neste contexto, com as visões dos diferentes participantes do processo. Tendo assim, a questão de partida que se desdobra, a saber: como são elaborados o currículo e as estratégias pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem nas Classes Hospitalares em Niterói? Optou-se por uma pesquisa exploratória, descritiva e interpretativa, situada no plano qualitativo. Cabe salientar que a questão das Classes Hospitalares para ser debatida tem como pano de fundo os projetos de educação em desenvolvimento no Rio de Janeiro/Brasil, refletindo sobre a prática pedagógica que ocorre em duas instituições públicas: Hospital Getúlio Vargas Filho e o Hospital Universitário Antônio Pedro. Ao final da dissertação, são propostos dois quadros que exemplificam formas de prática pedagógica, características da realidade de ensino/aprendizagem viáveis nesse contexto, que supera o espaço escolar regular. Ampliando a compreensão da dimensão que o direito à educação pode alcançar no cotidiano de vários educandos.
- Competências transversais e orientações curriculares na educação infantil : um estudo de caso entre Portugal e AlemanhaPublication . Monteiro, Sandra Patrícia Viana; Barros, Daniela Melaré VieiraA presente dissertação centra-se no desenvolvimento das competências cognitivas, sócio emocionais e pessoais no pré-escolar, partindo de um conjunto de orientações específicas determinadas por dois sistemas educacionais distintos, um português e outro alemão. A investigação foi realizada no ano letivo de 2014/2015, com o objetivo de analisar o desenvolvimento de competências em dois estabelecimentos de educação pré-escolar: um jardim infantil que promove a pedagogia Waldorf em Portugal, e uma das instituições do ICP (Centro para a inclusão, integração e promoção multicultural), o Kinderhaus em Westpark - Integrative Kinderförderung GmbH na Alemanha. Esta comparação analisa por um lado as diretrizes curriculares de ambos os contextos no processo de ensino e aprendizagem a partir do nível pré-escolar no que concerne o desenvolvimento de habilidades cognitivas; e por outro, o impacto das emoções sobre a aprendizagem das crianças. O desenho metodológico da pesquisa foi o estudo de caso comparativo em duas instituições. Os resultados demonstram que existe diferenciação de currículos no contexto europeu e que a regulação das emoções constitui um factor pertinente para que outras competências possam ser desenvolvidas.
- Didática e formação docente para a educação básica: percurso na área das metodologias ativasPublication . Vasconcelos, Luciana Fernandes de; Barros, Daniela Melaré VieiraDiante das constantes mudanças na sociedade e dos avanços tecnológicos, o mundo vem-se transformando em alta velocidade e, neste sentido, a educação não poderia permanecer estagnada aos antigos modelos didáticos tradicionais. Pensando nas relações do ensino e aprendizagem e, principalmente, na importância do papel do educador contemporâneo, o presente trabalho pretende, por meio das abordagens teóricas e práticas, identificar as práticas didáticas desenvolvidas pelos professores de educação básica envolvidos nesta investigação para conceber, assim, um material com diretrizes de orientação para a formação desses professores embasados nas metodologias ativas de aprendizagens. A metodologia do presente trabalho seguiu o estudo de investigação teórico prática. Os instrumentos utilizados nas fases de investigação foram a aplicação de questionários seguidos da elaboração do material orientativo sobre as metodologias ativas para a formação desses professores. Participaram destes momentos professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade de São Paulo, Brasil. Os principais resultados identificados, de acordo com a análise dos questionários, foi a necessidade de ampliação de conhecimentos das metodologias ativas por parte dos professores e sua utilização contínua e mais fundamentada em sala de aula já que grande parte do grupo tem interesse e acredita no método.
- Estratégias de ensino na educação visual para o segundo e terceiro ciclos do ensino básicoPublication . Pereira, Maria do Carmo Pires Nunes; Barros, Daniela Melaré VieiraNa elaboração deste trabalho, tivemos como incentivo conhecer quais as principais estratégias, aplicadas no ensino da educação visual, para o 2º e 3ºciclos do ensino básico e o nível de sucesso na aprendizagem. Foi nosso objetivo geral verificar quais as estratégias, normalmente, utilizadas pelos professores que lecionam esta disciplina. A preocupação pelo sucesso escolar, as aprendizagens significativas para a vida, como forma de adaptação à sociedade em constante mutação, reforçaram a pertinência deste estudo, na medida, em que se procurou conhecer quais as competências que o ensino desta disciplina potencia nos alunos. Tendo em conta os objetivos definidos, este estudo recaiu numa abordagem metodológica mista, em que nos propusemos fazer uma recolha de informação através de um inquérito aos docentes das escolas do segundo e terceiro ciclos da cidade da Guarda e entrevistas semiestruturadas aos professores desta área disciplinar. Os resultados deste estudo foram tratados estatisticamente e posteriormente analisados, permitindo-nos saber que os professores de educação visual usam estratégias diversificadas tais como oficinas e workshops, projeção de filmes/PowerPoint, visitas e exposições, estudo com pesquisa. Os resultados obtidos nesta disciplina são geralmente bons tendo sido apontadas várias razões. Pudemos ainda verificar que as atividades promovidas (trabalhos práticos e pesquisa) contribuem para o desenvolvimento do espírito crítico. Os recursos usados são diversificados desde os materiais tradicionais aos mais inovadores, possibilitando o desenvolvimento de capacidades de caráter psicológico, social e motor. Verificámos também que a maioria dos recursos e estratégias aplicadas no ensino de outras disciplinas são coincidentes com as utilizadas na educação visual. A frequência é que varia tendo em conta a especificidade de cada disciplina.
- Formação docente: uso das tecnologias digitais da informação e comunicação para o processo de alfabetizaçãoPublication . Lima, Ana Lúcia de Medeiros Couto; Barros, Daniela Melaré VieiraO ato de alfabetizar é o processo pelo qual colocamos o indivíduo como ser ativo na sociedade letrada. Ler, escrever e interpretar textos vai muito além da sala de aula. Através da inserção das TDIC na sociedade do conhecimento existe então a necessidade da utilização dessas ferramentas como uma mais valia na alfabetização. A evolução do conhecimento causado pelo uso das tecnologias atinge então a sociedade como um todo, cabendo à educação adequar a esse conceito. Refletir sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação como mais um instrumento de inovação no fazer pedagógico é o ponto crucial dessa dissertação. Apresentando como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas partindo da utilização das TDIC no processo de alfabetização de uma escola pública municipal, na cidade de Boituva, Estado de São Paulo, Brasil e a ampliação da discussão e investigação sobre práticas pedagógicas renovadas. Esta investigação procura dar resposta ao problema de que com o avanço tecnológico proporcionado pelas TDIC, existe uma utilização das mesmas diretamente relacionadas com o processo de alfabetização? E os professores, estarão eles capacitados para utilizar essas tecnologias em favor da aprendizagem? Para poder dar resposta aos questionamentos e atingir os objetivos propostos, foi utilizada uma metodologia mista, que envolve a pesquisa bibliográfica, o inquérito por questionário aos nove professores alfabetizadores da unidade escolar Professor Olavo Lazaro Munhoz Soares, que trouxe à luz do entendimento a utilização das TDIC pelos docentes alfabetizadores e sua formação pedagógica para a utilização das tecnologias como recurso de aprendizagem e uma entrevista estruturada aplicada aos mesmos buscando entender a sua prática educativa. A aplicação desse estudo de caso permitiu concluir que a utilização das TDIC vem sendo adotada no processo de ensino como ferramenta auxiliar em diferentes atividades escolares, tanto por parte dos alunos, como dos professores, porém a formação docente para esse fim ainda é insuficiente e necessita de uma atuação governamental de mudança de currículo nos cursos universitários e de formação docente.
- Formação inicial de professores no ensino superior : estratégias didático-pedagógicas interdisciplinaresPublication . Ferreira, Maria Estela Lacerda; Barros, Daniela Melaré VieiraEste trabalho investiga as estratégias didático pedagógicas utilizadas na formação inicial de professores. Em paralelo, identifica se essas estratégias apresentam uma perspectiva interdisciplinar. A pesquisa foi realizada em um ISE, localizado na cidade de São Paulo, em um curso de pedagogia. Dada as características da pesquisa, optou-se por uma metodologia qualitativa, um estudo de caso etnográfico. Foram observadas as aulas de três componentes curriculares específicos, e aplicados 38 questionários para os estudantes do último semestre do curso. Os dados receberam primeiro uma organização quantitativa, e posteriormente, uma análise qualitativa. Pelo instrumento guião questionário, os alunos escolheram quais estratégias didático pedagógicas facilitam melhores aprendizagens, e justificaram as respostas dadas. Na grelha de observação das aulas foram registradas as estratégias didático pedagógicas utilizadas pelos professores e a interação dos alunos frente às estratégias. Os dados obtidos com o questionário indicam quais estratégias os estudantes preferem e as justificativas mostram a relação existente entre estratégia e aprendizagem. Os dados registrados na grelha de observação mostram que os professores não utilizam, intencionalmente, estratégias didático pedagógicas interdisciplinares, mas no diálogo entre aluno e formador, há evidências que os futuros professores, esponteaneamente, estabelecem relações não sistematizadas, com conhecimentos já desenvolvidos pela disciplina.