Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-28"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A aprendizagem no ensino a distância do departamento de psicologia do Instituto Superior Monitor na zona Sul de Moçambique: um estudo de casoPublication . Manhiça, Abiatar Fernando; Barros, Daniela Melaré VieiraO presente trabalho visa analisar a aprendizagem dos estudantes no ensino a distância do departamento de Psicologia do Instituto Superior Monitor na Zona Sul de Moçambique, nomeadamente nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane. Pretendese identificar os elementos condicionantes da aprendizagem dos estudantes do ensino à distância do departamento de Psicologia do ISM. O objeto deste trabalho foi obtido através da caracterização dos fatores presentes na aprendizagem, identificação dos fatores presentes na avaliação da aprendizagem e pela análise do impacto dos fatores condicionadores da avaliação da aprendizagem na influência do aluno. Os dados compulsados foram obtidos através do método monográfico e indutivo, pois pretendia-se através da análise a uma instituição específica tirar ilações que pudessem ser generalizadas para casos semelhantes. Na recolha de informação, e visto tratar-se de uma análise, foi privilegiada a abordagem qualitativa, sem contudo dispensar a abordagem quantitativa configurando-se em Mista para um melhor alcance dos objetivos pré definidos. No que se refere às técnicas, usou-se a observação direta intensiva e extensiva, através da aplicação da entrevista e do questionário, respetivamente. Os resultados obtidos demostraram que a aprendizagem dos estudantes do departamento de Psicologia do Instituto Superior Monitor na zona sul de Moçambique é condicionada, pela dedicação dos estudantes na aprendizagem dos conteúdos lecionados aliada a fraca formação e experiência profissional dos tutores na área da docência no geral e no ensino a distância em particular.
- Diacrítica - Argumentação e DiscursosPublication . Marques, Maria Aldina; Seara, Isabel
- Utilização das TIC no contexto das universidades senioresPublication . Macedo, Carla; Barros, Daniela Melaré VieiraA utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por parte dos seniores tem vindo a verificar-se, sendo as universidades seniores um meio através do qual esta população pode iniciar a utilização das mesmas, adquirindo competências tecnológicas, ou colmatar necessidades relacionadas com a sua utilização. No presente trabalho pretende-se analisar o uso das TIC por parte de pessoas idosas que frequentam duas Universidades Seniores no concelho de Almada durante o ano letivo de 2017/2018. Pretende-se ainda investigar quais as aplicações e equipamentos tecnológicos mais utilizadas, quais as suas dificuldades e receios na utilização das TIC e de que forma estas contribuíram para a melhoria do bem-estar diário do sénior. Trata-se de um Estudo de Caso de caráter exploratório e descritivo, através de um estudo de levantamento de natureza qualitativa. Os métodos de recolha de dados foram a aplicação de um inquérito aos sessenta e sete discentes frequentadores da disciplina de Informática e entrevistas aos diretores das UTI em estudo e ao docente da disciplina. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente. Este estudo serviu para perceber quais as opiniões, motivações e dificuldades dos seniores na utilização das TIC e consequentemente de que forma conseguem colmatar essas dificuldades. Esta investigação permitiu apurar que os seniores procuram obter maior conhecimento ao nível das tecnologias, desta forma sentem-se mais autónomos e confiantes na utilização da internet, aplicação que mais utilizam pela vasta informação que dispõe, aprenderam outras formas de comunicação entre os familiares e amigos através do email e das redes sociais, consequentemente a diminuição da solidão, o aumento da autoestima, e, cumulativamente, aumenta a qualidade de vida dos seniores.