Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE by advisor "Barreto, Maria Antónia"
Now showing 1 - 10 of 22
Results Per Page
Sort Options
- O absentismo docente na escola básica em Moçambique : um estudo de casoPublication . Nicolau, Domingos; Barreto, Maria AntóniaEste relatório de pesquisa é o produto duma investigação subordinada ao tema: “O absentismo docente na escola básica em Moçambique - um Estudo de Caso. Este estudo identifica as principais manifestações do absentismo docente na escola básica, fatores a ele relacionados, suas consequências bem como ações em curso pelas autoridades governamentais e seus parceiros para reduzir ao mínimo o impacto deste fenómeno. A pesquisa examina dados recolhidos através de entrevistas efetuadas aos senhores Diretor Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano de Manica, Diretor Adjunto da Escola, Professores e o Pessoal não docente da Escola Primária do 1º e 2º Grau Josina Machel em Chimoio, e conclui que o nível de conhecimento acerca dos instrumentos que regulam o processo do absentismo docente em Moçambique, em geral é baixo, pelo que há necessidade dos professores se familiarizarem mais com estes instrumentos tão importantes para a sua vida profissional. O estudo revelou-nos que este fenómeno se comporta de três formas (absentismo total parcial, e virtual, sendo que este segundo, o mais frequente). Sobre as suas causas, elas são várias, desde as ligadas à gestão até às causas não dependentes exclusivamente das lideranças escolares. O estudo sugere ainda que é preciso reforçar a supervisão escolar a vários níveis, nomeadamente lideranças de âmbito central, intermédias e locais, incluindo o papel desempenhado pelos Conselhos de Escolas, através do acompanhamento a par e passo do trabalho desenvolvido pelos professores na sala de aula, daí que medidas urgentes devem ser equacionadas para que se possa melhorar o ambiente de trabalho dos professores na escola e por conseguinte o desempenho dos alunos. O estudo mostrou também, que o absentismo traz consigo consequências para todos atores educativos, sendo o aluno, ator que mais sobre recaem estas consequências. Por último, esta pesquisa mostrou -nos que os entrevistados estão conscientes de que o fenómeno do absentismo docente tem reflexo direto na qualidade de ensino e nos quadros que o País produz para o mercado de emprego. Contudo, já não se pode dizer o mesmo quanto as ações em mangas pelas autoridades educativas e seus parceiros para o combate deste fenómeno.
- A avaliação externa da escola : contributo para a promoção da qualidade institucional : estudo num agrupamento de escolasPublication . Inácio, Maria João Pina dos Santos; Barreto, Maria AntóniaA qualidade tem constituído um fator fundamental para o funcionamento e desenvolvimento das organizações. Em educação também essa preocupação se tem manifestado. A Lei nº 31/2002, de 20 de dezembro institui o sistema de avaliação do ensino não superior e tem como um dos seus objetivos a promoção da melhoria de qualidade do sistema educativo. O sistema de avaliação centra-se na autoavaliação, a realizar em cada escola ou agrupamento e na avaliação externa dos mesmos estabelecimentos de ensino. Em 2006 foi criado o Programa de Avaliação Externa das Escolas, no seguimento de outros programas, e pretende constituir-se como um contributo para o desenvolvimento organizacional e para a melhoria da qualidade educacional. Neste trabalho de investigação qualitativa procura-se identificar o contributo da avaliação externa na melhoria da qualidade das instituições e o modo como as influencia na adoção de ações e processos de mudança, no sentido de ultrapassarem os seus pontos fracos e constrangimentos. O estudo de caso, realizado num Agrupamento de Escolas partiu dos resultados constantes no relatório de avaliação externa da escola resultante da aplicação do Programa de Avaliação Externa das Escolas realizada pela Inspeção-Geral da Educação. Assentou na análise de documentos orientadores da ação educativa e em entrevistas realizadas a diferentes atores da comunidade educativa, contemplando os cincos domínios de avaliação vigentes até 2011: Resultados, Prestação do Serviço Educativo, Organização e Gestão escolar, Liderança e Capacidade de Autorregulação e Melhoria. Os resultados deste estudo permitiram identificar que, o Programa da Avaliação Externa das Escolas contribui para a melhoria da instituição analisada, proporcionando os primeiros passos no sentido da melhoria da qualidade.
- Boas práticas em escolas posicionadas nos últimos lugares nas listas de ordenaçãoPublication . Monteiro, Ana Paula Fernandes; Barreto, Maria AntóniaResumo - Nesta dissertação faz-se a apresentação do trabalho conducente à realização de provas na Universidade Aberta no ramo de Administração e Gestão Educacional para obtenção do grau de Mestre. O trabalho consiste na apresentação dos resultados de uma investigação levada a efeito em onze escolas com ensino secundário que têm sido posicionadas nos últimos lugares das listas de ordenação (rankings) que vêm sendo publicadas. Pretende-se com esta investigação proceder a uma reflexão sobre a escola, enquanto Organização e por outro, analisar os resultados dos alunos em relação aos processos pedagógicos e organizacionais de cada uma das instituições observadas. Estão em causa algumas escolas com opções organizacionais completamente distintas, que serão observadas através de recolha de informação a vários níveis, nomeadamente, por entrevista aos presidentes dos órgãos de gestão, recolha documental, questionário e verificação in loco. A primeira parte consiste numa reflexão teórica sobre gestão, liderança e avaliação educacional. A pesquisa empírica, de carácter naturalista, realizou-se em onze escolas pertencentes à área de jurisdição da Direcção Regional de Educação de Lisboa, colocadas nos cem últimos lugares das listas de ordenação (ranking), publicadas nos anos de 2003 e 2004. Esta investigação conduz-nos à percepção de boas práticas promotoras do sucesso educativo, desenvolvidas nestas escolas o que pode questionar o seu lugar na seriação
- Escolas a tempo inteiro na Região Autónoma da Madeira : estudo de casoPublication . Guincho, Ana Patrícia Mendes Amaral; Barreto, Maria AntóniaO trabalho, que seguidamente se apresenta, pretende constituir um contributo para a compreensão do papel das Escolas a Tempo Inteiro (ETI) na Região Autónoma da Madeira (RAM). Assim, constitui objectivo principal deste estudo, reconhecer a importância das Escolas Tempo Inteiro na RAM, nomeadamente na EB1/PE da Terça de Cima. Este trabalho é de carácter exploratório e representa um Estudo de Caso demarcado a uma parte da população alvo, docentes e encarregados de educação da EB1/PE da Terça de Cima no decorrer do ano lectivo 2006/2007. O plano metodológico, para a realização deste Estudo de Caso, e de acordo com os objectivos definidos, passou por um enquadramento teórico onde se procura entender teoricamente, com o auxílio bibliográfico, a problemática proposta. Em seguida, optámos por elaborar, como processo de recolha de dados, entrevistas semi-directivas e inquéritos por questionário. Sendo que as entrevistas foram dirigidas a sete docentes e os questionários foram dirigidos a cinquenta e oito encarregados de educação. Os questionários foram constituídos por questões fechadas e, garantindo o anonimato. Depois de tratados e analisados os dados recolhidos, foi possível chegar a algumas conclusões, que dão ênfase à importância das ETI’s nas escolas da RAM.
- A escolha dos estabelecimentos escolares para a frequência do ensino secundário : um estudo de caso na Região Autónoma da MadeiraPublication . Ponto, Zulay Maria Ferreira de; Barreto, Maria AntóniaAs expectativas dos alunos com relação ao ensino secundário, a possibilidade de escolha de diferentes percursos possíveis rumo ao ensino superior ou para o ingresso no mundo de trabalho, e as dificuldades que defrontam na superação das diferentes etapas que o constituem, são fatores que conferem grande importância à escolha do estabelecimento escolar onde pretendem frequentar o ensino secundário. Nos últimos anos tem-se verificado que, aproximadamente metade dos alunos que frequentam o 9º ano de escolaridade na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, EBSAAS, localizada no Funchal, Região Autónoma da Madeira (RAM), optam por mudar para outras escolas secundárias quando transitam para o 10º ano, apesar da primeira disponibilizar de uma série de recursos e de infraestruturas de boa qualidade. O presente trabalho de investigação debruçou-se sobre a temática: “A escolha dos estabelecimentos escolares para a frequência do ensino secundário” identificando quais as razões que os alunos, encarregados de educação e professores apresentam para os alunos continuarem na escola EBSAAS ou mudarem para outra quando do prosseguimento para o ensino secundário. A modalidade de investigação escolhida foi o estudo de caso numa abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada na EBSAAS, envolvendo os alunos das turmas do 9º e 10º ano, os seus encarregados de educação e os professores que lecionam o 3º ciclo e secundário. Foi realizada uma análise documental consultando a plataforma de serviços e recursos para a comunidade educativa, place, da Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos da RAM procedeu-se ao levantamento estatístico da evolução do número de alunos inscritos nas turmas do 9º ano que optaram por permanecer na EBSAAS desde o ano letivo 2005-2006 até 2012-2013 e, foram aplicados inquéritos por questionário ao público-alvo já referido. Os resultados revelam que a escolha da escola para frequentar o ensino secundário depende da sua oferta em termos de cursos e agrupamentos, da qualidade das suas instalações e professores, mas também de motivações de carácter subjetivo, relacionadas com a opinião dos seus encarregados de educação e amigos: “Os meus encarregados de educação gostam dessa escola” e “Tenho familiares e amigos a estudar nessa escola”.
- Expetativas dos pais e encarregados de educação dos alunos que frequentam o ensino primário num colégio em AngolaPublication . Martins, Tânia Nicola dos Reis Canuto; Barreto, Maria AntóniaA presente investigação incide sobre um trabalho de fim de tese de Mestrado em Administração e Gestão Educacional da Universidade Aberta de Portugal. Apresentam-se as expetativas dos Pais e Encarregados de Educação dos alunos que frequentam o En-sino Primário num Colégio da cidade do Lubango, na província da Huila, em Angola. A dissertação foi estruturada em duas partes, na primeira parte efetuou-se o enqua-dramento teórico com base em documentos, textos e livros publicados; a segunda parte constitui a parte empírica, com a metodologia, apresentação, analise e comentário de da-dos e finalmente as conclusões. A metodologia delineada para este trabalho foi o método de investigação quantita-tivo. Esta dissertação apresenta como pergunta de partida: “Quais são às expetativas dos Pais e Encarregados de Educação dos alunos que frequentam o Ensino Primário num co-légio em Angola em relação à organização a escolar? Queríamos compreender como é que a instituição responde às diferentes necessidades dos alunos e dos seus encarregados de educação. Como técnica de recolha dos dados recorreu-se a questionários, dos quais fizemos posteriormente a sua análise, de forma a tentar perceber o que os pais esperam do colégio e dar resposta às necessidades concretas dos alunos. Questionou-se o grau de satisfação e insatisfação dos Pais e Encarregados de Edu-cação em relação ao processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos em múltiplos aspetos. A análise dos dados permitiu concluir que apesar de existirem aspetos que os satisfazem existem outros que os preocupam, e em alguns aspetos as respostas são pouco claras. Com estes resultados sugere-se que, o órgão de gestão escolar do topo, na figura do Diretor, desenvolva ações que garantam o desenvolvimento da escola, com vista à quali-dade do sucesso educativo dos alunos que a frequentam, elevando o grau de satisfação dos encarregados de educação.
- Gestão de recursos em educação visual e tecnológicaPublication . Cerqueira, José Henrique da Silva; Barreto, Maria AntóniaCom o presente trabalho sobre a gestão de recursos, aplicada à especificidade da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT), pretendeu-se recolher informação sobre: as práticas de gestão de recursos; o papel dos diferentes actores escolares nas decisões que implicam directamente a gestão de recursos; os conceitos e as práticas de ensino gratuito e a existência ou não de relação entre gestão e (in)sucesso e desperdício escolar. Qual o desempenho dos representantes dos professores de EVT, na gestão democrática das escolas, na garantia de um ensino universal, gratuito e em igualdade de opor-tunidades e qual o seu papel na gestão para o combate ao desperdício e insucesso esco-lares, foram os tópicos para a investigação e reflexão. A investigação iniciou-se após uma prospecção informal sobre práticas de gestão e (des)orçamentação dos recursos afectos à disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Nesta prospecção detectou-se o que parecia ser uma grande diversidade de práticas no modo de operar no que respeita à afectação de recursos, e as preocupações iniciais sobre a eficiência de algumas práticas de gestão no cumprimento dos pressupostos do ensino básico e das práticas democráticas. Depois de confirmada a pertinência para desenvolver o estudo, realizou-se um conjunto de entrevistas exploratórias com vista a esclarecer algumas questões e, em simultâneo, compreender a extensão, aprofundando junto dos implicados, os conheci-mentos sobre os conceitos e práticas. Com estas entrevistas constatou-se alguma diversi-dade de práticas de gestão, que nem sempre se justificam pela sua eficiência nem pelo respeito das leis da nação, nomeadamente pela Constituição da República. Como as entrevistas exploratórias foram realizadas sem qualquer preocupação de caracterizar uma determinada população, procedeu-se, após a análise do conteúdo das entrevistas, à delimitação do campo de investigação, o distrito de Santarém, onde se rea-lizou um estudo qualitativo. Com a recolha de dados efectuada junto da amostra, vieram a confirmar-se, sucessivamente, muitas das questões problemáticas. Revelaram-se, ainda, questões até então ignoradas: práticas de gestão pouco democráticas, subalternização dos procedimentos pedagógicos a procedimentos administrativos, ausência de gestão planeada, ausência de ensino realmente gratuito e uma deficiente igualdade de oportunidades. Perante a realidade detectada, importa reflectir sobre o papel dos actuais gestores e as suas práticas de gestão, assim como o exercício da democracia no espaço escolar no respeito pelos princípios consagrados na Constituição da República
- A gestão de recursos humanos docentes na administração e gestão educacional: marketing interno como modelo de abordagemPublication . Oliveira, Ana Rita Ferreira de; Barreto, Maria AntóniaResumo - O tema é inspirado na temática do “Sucesso no Ensino” e do melhoramento efectivo das práticas educativas. Pretende distinguir o valor da força humana docente como um factor crítico de sucesso na educação. Realça o professor como força de trabalho que necessita de ser apoiada por uma Gestão de Recursos Humanos (GRH) estrategicamente pensada na rentabilização do potencial humano, suportada em políticas que acentuem o seu valor e que acrescentem significado às suas acções. Faz-se uma menção sucinta do conceito de GRH no mundo empresarial, pois este meio possui um vasto historial evolutivo e um grande número de processos consagrados nesta área. A parte central do trabalho recai na interpretação cuidada do contexto de Administração e Gestão Escolar e o seu enquadramento nas políticas de GRH – sem que as especificidades das escolas sejam descuradas. O Marketing interno é apresentado como modelo estratégico da GRH. Neste âmbito, é definida a concretização dos objectivos da escola/educação a partir do recurso à força humana docente. Prevê, como ponto de partida, para a aplicação de medidas de motivação e apoio dos docentes, a promoção das relações de trabalho, entre pares e entre os vários níveis de hierarquia. O trabalho de pesquisa de campo utilizou a metodologia de investigação de inquérito por questionário para a recolha dos dados necessários para a exploração do objectivo do trabalho “Analisar o nível de formalidade das políticas de GRH Docentes, numa perspectiva de Marketing Interno”
- Gestão democrática na escola : um estudo de casoPublication . Smaniotto, Flavia Teresinha; Barreto, Maria AntóniaEste trabalho de investigação foi realizado como quesito de conclusão do curso de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, tendo como tema uma pesquisa sobre Gestão Democrática na Escola. O estudo foi realizado numa escola estadual da cidade de Vilhena – RO, com o objetivo de discutir como a comunidade escolar compreende a Gestão democrática, que é uma situação relativamente nova no Brasil e mais ainda no estado de Rondônia. No processo de investigação usou-se o método de pesquisa qualitativa, por ser um instrumento que permite que o pesquisador esteja em contato direto com o objeto de observação. Além da observação e das entrevistas realizadas, também foi efetivada uma revisão bibliográfica sobre o assunto Gestão Democrática e sobre a gestão escolar no Brasil, e uma consulta às Leis que determinam e organizam a administração escolar, tanto no Brasil como no estado de Rondônia. O Estudo mostrou que a gestão democrática não é ainda uma pratica implementada de forma profunda na escola estudada, uma vez que os elementos que interferem delegam as responsabilidades nos dois elementos da direção.
- Insucesso escolar em Moçambique : estudo de caso na Escola Secundária Graça MachelPublication . Macamo, Ernesto Mário; Barreto, Maria AntóniaO insucesso escolar constitui um dos grandes problemas do sistema educativo formal, em Moçambique. Existe por várias razões, tais como o abandono da escola antes da conclusão do ciclo, as reprovações anteriores que dão lugar a grandes desníveis entre a idade cronológica do aluno e o nível escolar em que se encontra, a falta de materiais pedagógicos, os métodos usados pelos professores. Os níveis de fracasso escolar podem ser totais (em todas as disciplinas) ou parciais (numa ou duas disciplinas). Um dos objetivos do estudo é o de identificar as perceções sobre as causas do insucesso escolar. Pretendemos também saber se os factores apontados são de ordem interna ou externa à escola. A investigação utilizou o método de estudo de caso, de tipo exploratório. Para conhecermos as opiniões de alunos e professores, recorremos à utilização de inquérito por questionário. Foram ainda realizadas entrevistas semi-estruturadas ao director da escola e ao presidente do conselho da escola. Foram analisadas pela técnica análise de conteúdo. Segundo os inquiridos e os dois entrevistados, a falta de laboratórios eficientemente equipados, a prática de atividades de pastagem pelos alunos, implicando o afastamento da escola por longos períodos de tempo, os casamentos prematuros e a falta de acompanhamento pelos pais e encarregados de educação tem contribuído para o insucesso escolar. Não existe por parte dos professores nem por parte da direção pedagógica e do presidente do conselho de escola a assunção da sua responsabilidade no problema.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »