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  • D. João VI e o seu reinado na historiografia oitocentista portuguesa
    Publication . João, Maria Isabel
    No artigo analisa-se a forma como D. João VI (1767-1826) e a sua governação foram vistos pela historiografia portuguesa do século XIX. Primeiro como Príncipe Regente e, após a morte de D. Maria I em 1816, na qualidade de monarca, D. João deteve o poder durante um período crucial da história da nação. A sua época correspondeu à transição, a vários títulos penosa, do Antigo Regime para a contemporaneidade e foi marcada pelo impacte das invasões francesas, do exílio da família real e da corte portuguesa no Brasil, da primeira revolução liberal, da independência do colónia brasileira e das profundas clivagens políticas no seio da elite dirigente e da própria família real. Num período especialmente difícil e controverso, o rei foi um homem que ascendeu ao poder por força da morte do irmão mais velho, sem possuir grandes aptidões para o cargo aos olhos de figuras coevas. A loucura da mãe obrigou-o a tomar as rédeas do governo mais cedo, com 24 anos. Para a história ficou com o cognome de “Clemente”, mas isso não o livrou de uma morte traiçoeira sob fortes suspeitas de envenenamento. Ao nível pessoal e como governante, D. João foi duramente causticado pela vida. Por isso, será importante analisar como os historiadores do século que foi inaugurado pelo seu reinado o julgaram e o retrataram para a posteridade.
  • A festa cívica: o tricentenário de Camões nos Açores (10 de Junho de 1880)
    Publication . João, Maria Isabel
    Análise sobre o tricentenário de Camões nas ilhas dos Açores, tendo presente o contexto nacional e as finalidades da comemoração.
  • Aspectos do ensino e da cultura no distrito da Horta no século XIX
    Publication . João, Maria Isabel
    Trata de história do ensino e da cultura no distrito da Horta no século XIX, com especial destaque naturalmente para a própria capital do distrito.
  • A licenciatura em história da Universidade Aberta de Portugal: do ensino a distância tradicional ao e-learning
    Publication . João, Maria Isabel
    O artigo analisa a experiência da Universidade Aberta de Portugal, que completou 25 anos de existência em 2013. Fundada com o objetivo de desenvolver a formação da população adulta portuguesa em nível superior, tem realizado a sua missão em várias áreas, com particular destaque para o âmbito das humanidades e das ciências sociais. Por isso, passa em retrospetiva a evolução em termos curriculares e de modalidade de ensino do curso de história, um dos mais antigos da instituição. Em termos pedagógicos, a mudança foi profunda entre a modalidade do ensino a distância da primeira geração, ou tradicional, e o atual regime de e-learning com recurso à plataforma Moodle. Procura-se analisar essas alterações e as suas implicações no papel dos docentes e dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem.
  • Memória, história e educação
    Publication . João, Maria Isabel
    Apresentamos neste artigo uma breve síntese sobre a importância da memória para a vida e os conceitos mais utilizados. Analisaremos as relações entre a História e a memória, distinguindo a memória histórica das memórias colectivas. Faremos também uma curta apresentação dos estudos historiográficos sobre esta temática. Terminaremos com uma reflexão sobre o ensino da História e a formação da memória histórica das novas gerações.
  • Public memory and power in Portugal (1880-1960)
    Publication . João, Maria Isabel
    Public memory is selectivc and given to myth. It chooses its events and its heroes to be commemorated as a function of the interests of the present. Therefore, in the period analysed, the great commemorations, prominent in the whole country and eventually in the colonies, had as their principal theme the heroic age mirrored in the epic of Os Lusíadas, transformed into a site of the nation's memory. The relation with ideology is evidenced by the way the commemorative rhetoric reflects the various regimes and politicai conjunctures. Nevertheless, certain themes, ideas and images are repeated in all the celebrations. These constituted the nucleus and most enduring of the representations that the politicai elites, holders of power, were forging as an identifying image of Portugal and of the Portuguese. This article has attempted to present the fundamental aspects of these representations that formed the public memory, supported by the state and by dominant social groups, from 1880 to 1960.
  • Historiografia e identificação de Portugal
    Publication . João, Maria Isabel
    Análise do papel das histórias nacionais na construção dos fatores de identificação portuguesa e da própria identidade nacional.
  • O mar na identidade cultural portuguesa
    Publication . João, Maria Isabel
    Analisa-se, de um ponto de vista histórico e cultural, o papel da relação entre os portugueses e o mar no processo de construção da identidade nacional. Passa-se em revista múltiplos aspetos do passado histórico e da produção literária, artística e cultural do povo português em que se observa a importância do mar na vida e na mundividência.