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- O recurso a audiolivros e podcasts no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: alguns resultadosPublication . Castelo, Adelina; Braz, Ana; Seara, IsabelA relevância de utilizar audiolivros e podcasts no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para desenvolver competências linguísticas como a compreensão oral, a expressão oral e o vocabulário tem sido destacada em diversos estudos empíricos e reflexões didáticas. Porém, há indícios de que o potencial destes recursos didáticos não está a ser suficientemente aproveitado. Assim, o presente trabalho visa explorar quais são as práticas, as dificuldades e as potencialidades do uso dos textos sonoros, comparando as perceções de professores e alunos. Para tal, foi disponibilizado um questionário online, ao qual responderam 29 professores e 19 alunos adultos de diversas línguas estrangeiras (incluindo o português) que estudaram ou residiam em Portugal. Esta amostra de conveniência, relativamente heterogénea, foi recrutada através de contactos pessoais e redes sociais e permite-nos captar um pouco do panorama do uso de tais recursos no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras em Portugal. Destacam-se alguns resultados. Por comparação com os alunos, os professores dominam melhor os conceitos de audiolivro e de podcast e valorizam mais a sua utilidade, mas consideram que o recurso a estes materiais é mais frequente do que o percebido pelos alunos. Alunos e professores mencionam como dificuldades consideráveis no recurso a audiolivros/podcasts a falta de tempo para os pesquisar e usar e a fraca disponibilidade de audiolivros ou podcasts gratuitos. Quanto às potencialidades destes textos, docentes e discentes privilegiam o alargamento do vocabulário, a melhoria da pronúncia e o contacto com diferentes variedades da língua, sendo que os alunos acrescentam a possibilidade de aperfeiçoamento da expressão oral. Na presente comunicação, pretende-se fundamentar a metodologia seguida, apresentar os resultados obtidos e refletir a partir deles sobre ações futuras que promovam um uso mais frequente e proveitoso destes recursos digitais no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira.
- Prólogo: o desafio do(s) encontro(s)Publication . Seara, Isabel; Marquesi, Sueli Cristina; Ferreira, Luiz AntonioEste e-book, que ora se apresenta, é a celebração escrita do encontro. A escrita, essa forma indelével de gravar as palavras, as reflexões, as memórias. É a solenização escrita de diálogos travados em múltiplos encontros de investigadores e pesquisadores que, ao longo das últimas décadas, se têm cruzado em eventos científicos e neles têm entretecido verdadeiras ligações, quer de reflexão científica, quer de construção de elos de amizade. É o resultado de diálogos profícuos que fomos construindo em vários colóquios internacionais sobre Escrita e Leitura, organizados pela PUC - São Paulo, nos congressos do Grupo ERA - Estudos Retóricos e Argumentativos da PUC - São Paulo, bem como nos Simpósios Internacionais sobre Análise do Discurso na Universidade Federal de Minas Gerais e na Universidade Federal do Espírito Santo, bem como de Linguística Textual na Universidade Federal do Ceará. Do lado português, na Universidade Aberta, na NOVA de Lisboa, e na Universidade do Porto, em que organizámos, similarmente, encontros internacionais sobre diferentes temáticas.
- Barbarus ad portas: a agressividade verbal em comentários na rede social FacebookPublication . Seara, Isabel; Cabral, Ana Lúcia TinocoO presente artigo discute a problemática da representação de migrantes refugiados na Europa, Portugal, e na América Latina, Brasil. Focalizando a violência verbal na web, neste estudo pretende-se analisar comentários de usuários do Facebook, destacando o argumento ad hominem como estratégia para macular a imagem dos migrantes refugiados, o trabalho observa duas formas de materialização desse argumento: o ataque pessoal direto e o ataque pessoal indireto. São analisadas as estratégias verbais que permitem desqualificar migrantes refugiados e representá-los negativamente. O quadro teórico é tributário da análise do discurso em diálogo com a retórica, representada pelas pesquisas de Amossy (1999, 2014b), entre outros, complementando-se em estudos sobre interações em redes sociais (Castells, 2013), e sobre violência verbal (Culpeper, 2008; Bousfield, 2008), em particular a violência verbal na internet e nas redes sociais (Castells, 2013; Rodeghiero, 2012). A análise discursiva-pragmática foi efetuada num corpus de mensagens no Facebook, recolhidas entre julho e agosto de 2017, sobre a crise migratória na Europa, e recolhidas em agosto de 2018, sobre a imigração de venezuelanos para o Brasil. O estudo permite-nos comprovar que, numa era em que as redes sociais disseminam e contagiam, através da palavra escrita, as opiniões livres de todos os que anteriormente não tinham acesso à expressão pública da sua opinião, as estratégias desvalorizadoras e agressivas dominam os comentários nas redes sociais e veiculam posicionamentos que visam excluir o migrante, considerado como perturbador de uma ordem estabelecida.
- Olhar o corpo escrito: as tatuagens como expressão do euPublication . Seara, IsabelO estudo que nos propomos desenvolver está ancorado na perspetiva linguístico-discursiva, embora convoque noções do âmbito da sociologia (nomeadamente dos movimentos sociais urbanos na contemporaneidade, ideologia, papéis sociais), da análise do discurso e da linguística textual (enunciador, deixis pessoal, dialogismo, polifonia, intertextualidade), da retórica (ethos, argumentação) e, ainda da antropologia (etnocentrismo, individualidade e alteridade).
- Textos sonoros na didática de línguas estrangeiras em Portugal: algumas práticas, dificuldades e potencialidadesPublication . Castelo, Adelina; Braz, Ana; Seara, IsabelVários estudos empíricos e reflexões didáticas têm reconhecido a relevância de utilizar audiolivros e podcasts (que designamos conjuntamente como “textos sonoros”) no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para desenvolver competências como a compreensão oral, a expressão oral e o vocabulário. Contudo, algumas experiências e trabalhos apontam no sentido de estes recursos didáticos, de fácil acessibilidade, não estarem a ser suficientemente aproveitados, pelo que se torna relevante investigar o tema. Assim, o presente trabalho visa explorar quais são as práticas, as dificuldades e as potencialidades do uso dos textos sonoros e como estas são percebidas por professores e alunos. Na prossecução deste objetivo, foi disponibilizado um questionário online, ao qual responderam 29 professores e 19 alunos adultos de diversas línguas estrangeiras (incluindo o português) que estudaram ou residiam em Portugal. Tratou-se de uma amostra de conveniência, relativamente heterogénea, recrutada através de contactos pessoais e redes sociais, permitindo-nos captar um pouco do panorama do uso de textos sonoros no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras em Portugal. Destacam-se os seguintes resultados. Em termos de compreensão dos conceitos em causa, por comparação com os alunos, os professores dominam melhor os conceitos de audiolivro e de podcast. Quanto a práticas, os professores reconhecem uma utilização modesta destes recursos, embora valorizem a sua utilidade. Já as respostas dos alunos apontam no sentido de o recurso aos textos sonoros no ensino ser ainda menor do que o percebido e relatado pelos professores, de este ser menos valorizado pelos alunos e de, apesar disso, muitos discentes já terem usado textos sonoros por iniciativa própria na sua aprendizagem de línguas estrangeiras. Quanto às dificuldades no uso dos textos sonoros, a maioria dos docentes de línguas estrangeiras aponta a falta de tempo letivo para abordar ou integrar os audiolivros e os podcasts nas aulas, a fraca disponibilidade de audiolivros ou podcasts gratuitos e a falta de tempo para pesquisar esses recursos. Nas suas respostas, os alunos de línguas estrangeiras assinalam a falta de tempo para procurar os audiolivros/podcasts, a falta de tempo para os usar e a pouca disponibilidade de audiolivros/podcasts gratuitos, coincidindo nestes três pontos com a opinião dos professores. Mencionam ainda a dificuldade de concentração durante a audição. Por sua vez, no que diz respeito às potencialidades dos textos sonoros, docentes e discentes apontam maioritariamente o alargamento do vocabulário, a melhoria da pronúncia e o contacto com diferentes variedades da língua. Os alunos acrescentam, ainda, a possibilidade de aperfeiçoamento da expressão oral. Na presente comunicação, pretende-se, portanto, fundamentar a metodologia seguida, apresentar e discutir os resultados obtidos e concluir com a apresentação de propostas de ações futuras que promovam um uso mais recorrente e proveitoso dos textos sonoros no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira.
- Linguagem e poder nas mídias brasileira e portuguesaPublication . Seara, Isabel; Santos, Leonor Werneck dosEste estudo propõe ampliar a discussão teórica sobre referenciação, analisando artigos de opinião que tratam de temas associados à violência, publicados na mídia em Portugal e no Brasil. Na perspetiva teórica, serão discutidos tópicos referentes à correferencialidade e à inferencialidade necessárias para a identificação dos objetos de discurso, seguindo o aporte teórico da Linguística de Texto e de outras pesquisas com viés textual-discursivo, como Fonseca (1992), Fuchs (1992), Apotheloz e Reichler-Béguelin (1995), Koch e Marcuschi (1998), Mondada e Dubois (2003), Cornish (2011) Maalej (2011), Pecorari (2015), Cabral e Santos (2016), entre outros. Convocamos igualmente alguns pressupostos sobre argumentação, alicerçando a reflexão nos estudos de Ducrot (1988), Charaudeau (2008) e Amossy (2008, 2009). Nosso propósito é descrever o comportamento das anáforas como marcadores axiológicos da condução argumentativa dos textos com temática política, polarizando a complexa rede de poder. Pretendemos, portanto, colaborar nos estudos de interface entre referenciação e gênero textual, especificamente em se tratando de gêneros textuais aos quais os leitores têm fácil acesso via Web, demonstrando como anáfora e dêixis podem ajudar a marcar ideologicamente o texto.
- ApresentaçãoPublication . Seara, Isabel; Gomes Alonso Dominguez, Michelle
- MOOC in Portuguese language teaching: a research project Portugal-BrazilPublication . Seara, Isabel; Santos, Leonor Werneck dosThis research proposes a theoretical-practical reflection on the aspects to be considered in the elaboration of a MOOC, destined to undergraduate and graduate students in Humanities and Linguistics. It is true that ICTs can promote more access to information and curriculum flexibility, favoring the dissemination of research and inclusion. However this practice is not very common in Brazil and in Portugal and it is still less common to take part in a MOOC. That's why we decided to create a MOOC about referencing processes, in Universidade Abertas's platform. This course is destined to undergraduate and graduate students in Humanities and Linguistics, and it is writen in Portuguese. We aim to collaborate creating a digital educacional content in these countries, and, as most of the students are also teachers, we aim to help them understand the importance of ICT in education.
- Ligações vertiginosas: violência verbal em 'comentários' nas redes sociaisPublication . Seara, IsabelPartindo do pressuposto de que o ‘comentário’ é, na sua essência, uma tomada de posição sobre algo anteriormente dito ou escrito, propomo-nos, neste estudo, observar, numa perspectiva enunciativo-pragmática, as estratégias linguístico-discursivas que dominam estes espaços considerados espaços de agressividade e violência verbal. Com base numa notícia de um jornal online português sobre uma polémica desencadeada pelo líder do partido populista CHEGA, pretendemos refletir sobre as formas que estão ao serviço da construção das imagens dos enunciadores, convocando as teorias da face e a noção de ethos discursivo. O nosso objetivo é compreender como se constrói no comentário o discurso de exacerbação e de intolerância e quais os atos ameaçadores da face (FTAs) que predominam. Os comentários serão analisados com base nos estudos da agressividade e violência verbais (Culpeper, 2011; Bousfiled & Locher 2008), em diálogo com estudos pragmáticos (Goffman, 1967; Brown & Levinson, 1987) e com estudos sobre discurso polémico (Kerbat-Orecchioni 2008). Destacar-se-ão os FTAS, nomeadamente os atos de acusação e de difamação e os insultos, ensaiando comprovar que neste palco mediatizado das redes sociais se assiste a uma banalização crescente da violência verbal.
- Argumentação e impolidez: o post nas instâncias da interaçãoPublication . Albuquerque, Rodrigo; Seara, Isabel; Santos, Leonor Werneck dos; Mattedi Tomazi, MichelineA partir da convergência teórica dos estudos de (im)polidez e de argumentação, este artigo busca analisar estratégias linguístico-discursivas (im)polidas que subjazem aos posicionamentos dos leitores que opinam, no Facebook, sobre a notícia “Moradores de rua se casam em avenida de BH”. Para a construção da base teórica, convocam-se trabalhos afiliados aos estudos da (im)polidez (LAKOFF, 1973; LEECH, 1983; BROWN; LEVINSON, 1987; CULPEPER, 1996) e da argumentação (ROULET, 1989; AMOSSY, 2000; 2009; 2017; RODRIGUES, 2011). Sob a orientação de um paradigma qualitativo, foram analisados 22 comentários referentes à referida notícia, veiculada em 2019 no Facebook do Portal G1. Como resultados, percebeu-se, no corpus, que as interlocuções foram permeadas por diversas estratégias linguístico-discursivas que visavam a ridicularizar o casamento coletivo realizado em Belo Horizonte (BH), revelando um discurso marcadamente agressivo e impolido.
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