Browsing by Issue Date, starting with "2021-04"
Now showing 1 - 10 of 25
Results Per Page
Sort Options
- Automatic detection of the best performing priority rule for the resource-constrained project scheduling problemPublication . Guo, Weikang; Vanhoucke, Mario; Coelho, José; Luo, JingyuPriority rules are applied in many commercial software tools for scheduling projects under limited resources because of their known advantages such as the ease of implementation, their intuitive working, and their fast speed. Moreover, while numerous research papers present comparison studies between different priority rules, managers often do not know which rules should be used for their specific project, and therefore have no other choice than selecting a priority rule at random and hope for the best. This paper introduces a decision tree approach to classify and detect the best performing priority rule for the resource-constrained project scheduling problem (RCPSP). The research relies on two classification models to map project indicators onto the performance of the priority rule. Using such models, the performance of each priority rule can be predicted, and these predictions are then used to automatically select the best performing priority rule for a specific project with known network and resource indicator values. A set of computational experiment is set up to evaluate the performance of the newly proposed classification models using the most well-known priority rules from the literature. The experiments compare the performance of multi-label classification models with multi-class classification models, and show that these models can outperform the average performance of using any single priority rule. It will be argued that this approach can be easily extended to any extension of the RCPSP without changing the methodology used in this study.
- Média arte locativa em realidade aumentada enquanto catalisador de laços comunitários peri-urbanos e inter-geracionaisPublication . Veiga, Pedro Alves daApresenta-se uma proposta para a construção de laços comunitários por meio da prática artística participativa, apoiada num estudo de caso, no qual um curador desenvolve um projeto artístico de base comunitária em três eixos conceituais: território, participação e cultura. Partindo da boîte-en-valise Duchampiana, como coleção portátil auto-curada de artefactos, propõe-se agora uma reinterpretação, assente em dispositivos móveis e arte urbana digital. Através desta prática transmite-se conhecimento inter-geracional, preservam-se memórias e tradições, em suma, transforma-se a cultura dos lugares e das comunidades em camadas digitais que pairam sobre as suas raízes através de georreferenciação ou marcação. É nas zonas de fronteira urbana, nos redutos que resistem à onda de gentrificação, entre uma periferia quase rural e os subúrbios, que as memórias ainda existentes e resistentes podem ser preservadas, estimuladas e interpretadas, trazendo-as para a época da comunicação digital moderna.
- Context rules! Top-level education policies for newly arrived migrant students across six european countriesPublication . Meehan, Amalee; Almeida, Silvia; Bäckström, Bárbara; Borg-Axisa, Glorianne; Friant, Nathanaël; Øystein Lund, Johannessen; Roman, MonicaMigration across Europe is an increasing reality over the last number of decades, affecting countries with long histories of immigration as well as countries newer to the phenomenon. Although education remains a key factor in receiving and integrating migrants, policies and practices differ among countries. How contextual factors shape these differences is under-represented. This article reviews the top-level education policies on receiving Newly Arrived Migrant Students (NAMS) in six European countries – Belgium, Ireland, Malta, Norway, Portugal and Romania – in an attempt to fill this gap. Employing the European Commission four-dimensional framework of educational support for migrants, we examine how the context of each country shapes these policies. Findings are somewhat paradoxical, indicating both the contextual nature of top-level policies, and a trend towards policy homogenisation at a European level, despite very different national contexts.
- Ser auto e corregulado no ensino superior: estratégias adotadas pelos estudantes de programação para superar desafiosPublication . Castelhano, Maria; Pedrosa, Daniela; Cravino, José; Morgado, LeonelO trabalho desenvolvido tem como objetivos identificar e compreender que estratégias de autorregulação e corregulação das aprendizagens foram adotadas pelos estudantes de programação de computadores no ensino a distância na transição entre iniciantes e proficientes. Este estudo decorreu na Unidade Curricular “Laboratório de Desenvolvimento de Software” (LDS) do 2.º semestre do 2.º ano da Licenciatura de Engenharia Informática da Universidade Aberta, com alunos heterogéneos em idade, residência, habilitações académicas e profissão. Adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa por análise de conteúdo (Amado, 2014) de reflexões quinzenais solicitadas aos estudantes, sobre o processo de aprendizagem. A construção das matrizes de análise de conteúdo baseou-se no modelo teórico de Zimmerman (2013). Os resultados apontam para uma maior incidência na adoção de estratégias de autorregulação de aprendizagem de organização e planeamento. As menos frequentes foram a procura de ajuda e a consciência das dificuldades. Nas de corregulação de aprendizagem, as mais evidenciadas foram as de gestão do trabalho em equipa e planeamento. As menos evidentes foram a consciência das dificuldades e a procura de ajuda.
- MOOC in Portuguese language teaching: a research project Portugal-BrazilPublication . Seara, Isabel; Santos, Leonor Werneck dosThis research proposes a theoretical-practical reflection on the aspects to be considered in the elaboration of a MOOC, destined to undergraduate and graduate students in Humanities and Linguistics. It is true that ICTs can promote more access to information and curriculum flexibility, favoring the dissemination of research and inclusion. However this practice is not very common in Brazil and in Portugal and it is still less common to take part in a MOOC. That's why we decided to create a MOOC about referencing processes, in Universidade Abertas's platform. This course is destined to undergraduate and graduate students in Humanities and Linguistics, and it is writen in Portuguese. We aim to collaborate creating a digital educacional content in these countries, and, as most of the students are also teachers, we aim to help them understand the importance of ICT in education.
- Incidência do bloqueio neuromuscular residual no pós-operatório: estudo observacional multicêntrico em Portugal (Inspire 2)Publication . Esteves, Simão; Correia de Barros, Filinto; Nunes, Catarina S.
- A framework for the implementation of the sustainable development goals in university programmesPublication . Leal Filho, Walter; Frankenberger, Fernanda; Salvia, Amanda Lange; Azeiteiro, Ulisses; Alves, Fátima; Castro, Paula; Will, Markus; Platje, Joost; Lovren, Violeta Orlovic; Brandli, Luciana; Price, Elizabeth; Doni, Federica; Mifsud, Mark; Ávila, Lucas VeigaThere is a perceived need to develop approaches, methods and tools that may help higher education institutions to systematically introduce the Sustainable Development Goals (SDGs) into research and teaching as an intrinsic part of their programs. However, at present, there is a gap in the literature on the suitable means to do so. This paper addresses this gap by examining the many foci and commitments for and about the SDGs that are currently included in university programs. An overview of the SDGs’ focus at universities was presented using a survey to gather qualitative and quantitative data. . Based on current trends and gaps, this paper identifies the need for a framework which may be of assistance in facilitating the inclusion of the SDGs as a whole, and individually targets in particular in the programs of institutions of higher education. The scientific contribution of this paper value lies in the fact that this is one of the first papers to tackle the need for a framework which caters to a more systematic introduction of the SDGs in university programs. The basis for the framework approach, here introduced, includes institutional, thematic, structural and personal/individual aspects which need to be considered for proper implementation of the SDGs at the university level.
- Integração de ambientes 2D/3D em sistemas Web: uma experiência com plataformas de e-LearningPublication . Gonçalves, Silviano Marques; Cardoso, VitorTemos assistido a uma rápida evolução dos sistemas web, em particular dos ambientes virtuais de aprendizagem que estão constantemente a receber atualizações bem como vão surgindo novas plataformas para responder a necessidades específicas, é o caso das plataformas que permitem a criação de mundos virtuais 3D. Levando em conta estes aspetos surge a necessidade de explorar as potencialidades que a integração destas plataformas agregaria, por exemplo para o e-learning. O presente trabalho teve como objetivo o estudo e implementação de abordagens de integração de ambientes virtuais 3D em ambientes virtuais de aprendizagem, recorrendo a estratégias de gamificação como complemento para aumentar a motivação e melhorar o ensino e aprendizagem eletrónico (e-learning). Para tal foi criado um Ginásio Virtual 3D multiutilizador com sistema de chat utilizando o Unity, integrado a uma versão implementada do Moodle, tendo sido criado também um minicurso para contextualizar o mundo virtual e completar o protótipo. Este minicurso foi implementado numa plataforma Moodle instalada de raiz para esta investigação e foram usadas técnicas de gamificação para estimular a participação, a atenção e o interesse. Através dos resultados foi possível observar que do ponto de vista tecnológico assim como do ponto de vista de aceitação de estudantes e especialistas da área de exercícios físicos, que fizeram parte do experimento e posterior avaliação, é possível beneficiar o ensino/aprendizagem com abordagens como a que foi proposta desde que se tenha uma boa definição de objetivos de ensino e se tenham em conta outros fatores contextuais como a qualidade do acesso a Internet, a adequação e atualização dos dispositivos/equipamentos e demais condições de acesso.
- Emissão Nº 180. AvaliaçãoPublication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria JoãoNuno Crato, ex-ministro da Educação e Ensino Superior e Diogo Casanova, vice-reitor da UAb para a Inovação e Qualidade, numa conversa moderada pela jornalista Teresa Botelheiro sobre Avaliação no Ensino Superior.
- Desenvolvimento da consciência metalinguística na aquisição bilingue de português e neerlandês: estudo de casoPublication . Caels, Anouschka Maria; Batoréo, HannaA presente dissertação dedica-se ao estudo do desenvolvimento da consciência metalinguística no bilinguismo precoce e na aquisição bilingue simultânea do português e do neerlandês. A investigação é desenvolvida a partir de um estudo de caso de uma criança, dos 2;4 até os 3 anos de idade, por meio da observação, descrição e análise das produções linguísticas, nos vários contextos de interação do seu dia a dia, sendo orientada pelos princípios teóricos da Psicolinguística (Gombert, 1992; Batoréo, 1989, 2000, 2009, 2011 e 2013) e da Aquisição Bilingue da Primeira Infância (BFLA) (De Houwer, 1995, 1998 e 2009; Meisel, 1989, 2001 e 2007; Genesee, 1989). Partindo da premissa de que as crianças que adquirem duas línguas em simultâneo desenvolvem dois sistemas linguísticos independentes (Genesee, 1989; Meisel, 1989; De Houwer 1990), visamos, com esta investigação, averiguar em que medida a criança em estudo desenvolve uma consciência metalinguística que lhe permite distinguir os contextos de uso das línguas em aquisição. Pela interpretação e análise dos dados recolhidos, podemos concluir que a criança apresenta capacidade para distinguir as duas línguas maternas e que não as confunde. Consideramos que a escolha de língua maioritariamente apropriada para interagir com o seu interlocutor, bem como as outras manifestações da atividade metalinguística identificadas no corpus evidenciam que a criança possui uma consciência metalinguística quanto ao uso contextualizado do português e do neerlandês. Os nossos dados indicam ainda que a distinção, ou não, entre as duas línguas e os respetivos contextos de uso não pode ser interpretada apenas como a presença, ou ausência, de uma consciência metalinguística relativa ao uso distinto das duas línguas. Verificamos que a escolha aparentemente “inapropriada” da língua pela criança poderá ser determinada por um conjunto de fatores, tais como o perfil linguístico dos interlocutores, uma lacuna lexical em um dos reportórios linguísticos, a preferência de determinados vocábulos em um dos idiomas, e, até, o próprio papel da criança nas interações (iniciativa vs. resposta). Por fim, verificamos ainda que também o interlocutor desempenha um papel importante nas escolhas linguísticas da criança, designadamente através das várias estratégias de discurso que adota para interagir com a criança.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »