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- Desenvolvimento da consciência metalinguística na aquisição bilingue de português e neerlandês: estudo de casoPublication . Caels, Anouschka Maria; Batoréo, HannaA presente dissertação dedica-se ao estudo do desenvolvimento da consciência metalinguística no bilinguismo precoce e na aquisição bilingue simultânea do português e do neerlandês. A investigação é desenvolvida a partir de um estudo de caso de uma criança, dos 2;4 até os 3 anos de idade, por meio da observação, descrição e análise das produções linguísticas, nos vários contextos de interação do seu dia a dia, sendo orientada pelos princípios teóricos da Psicolinguística (Gombert, 1992; Batoréo, 1989, 2000, 2009, 2011 e 2013) e da Aquisição Bilingue da Primeira Infância (BFLA) (De Houwer, 1995, 1998 e 2009; Meisel, 1989, 2001 e 2007; Genesee, 1989). Partindo da premissa de que as crianças que adquirem duas línguas em simultâneo desenvolvem dois sistemas linguísticos independentes (Genesee, 1989; Meisel, 1989; De Houwer 1990), visamos, com esta investigação, averiguar em que medida a criança em estudo desenvolve uma consciência metalinguística que lhe permite distinguir os contextos de uso das línguas em aquisição. Pela interpretação e análise dos dados recolhidos, podemos concluir que a criança apresenta capacidade para distinguir as duas línguas maternas e que não as confunde. Consideramos que a escolha de língua maioritariamente apropriada para interagir com o seu interlocutor, bem como as outras manifestações da atividade metalinguística identificadas no corpus evidenciam que a criança possui uma consciência metalinguística quanto ao uso contextualizado do português e do neerlandês. Os nossos dados indicam ainda que a distinção, ou não, entre as duas línguas e os respetivos contextos de uso não pode ser interpretada apenas como a presença, ou ausência, de uma consciência metalinguística relativa ao uso distinto das duas línguas. Verificamos que a escolha aparentemente “inapropriada” da língua pela criança poderá ser determinada por um conjunto de fatores, tais como o perfil linguístico dos interlocutores, uma lacuna lexical em um dos reportórios linguísticos, a preferência de determinados vocábulos em um dos idiomas, e, até, o próprio papel da criança nas interações (iniciativa vs. resposta). Por fim, verificamos ainda que também o interlocutor desempenha um papel importante nas escolhas linguísticas da criança, designadamente através das várias estratégias de discurso que adota para interagir com a criança.
- Breve nota de introdução à metodologia de investigaçãoPublication . Jacquinet, MarcNesta breve nota, vou seguir os passos que Raymond Quivy, um antigo professor meu de faculdade, seguia para organizar os vários passos de metodologia científica para trabalhos académicos nas ciências sociais.