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Advisor(s)
Abstract(s)
O trabalho desenvolvido tem como objetivos identificar e compreender
que estratégias de autorregulação e corregulação das aprendizagens
foram adotadas pelos estudantes de programação de computadores
no ensino a distância na transição entre iniciantes e proficientes. Este
estudo decorreu na Unidade Curricular “Laboratório de Desenvolvimento de Software” (LDS) do 2.º semestre do 2.º ano da Licenciatura
de Engenharia Informática da Universidade Aberta, com alunos heterogéneos em idade, residência, habilitações académicas e profissão.
Adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa por análise
de conteúdo (Amado, 2014) de reflexões quinzenais solicitadas aos
estudantes, sobre o processo de aprendizagem. A construção das
matrizes de análise de conteúdo baseou-se no modelo teórico de
Zimmerman (2013).
Os resultados apontam para uma maior incidência na adoção de
estratégias de autorregulação de aprendizagem de organização
e planeamento. As menos frequentes foram a procura de ajuda e
a consciência das dificuldades. Nas de corregulação de aprendizagem, as mais evidenciadas foram as de gestão do trabalho em
equipa e planeamento. As menos evidentes foram a consciência
das dificuldades e a procura de ajuda.
Description
V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, realizado (online) de 16-17 de abril.
Keywords
Autorregulação das aprendizagens Corregulação das aprendizagens Ensino superior Elearning
Citation
Publisher
UA Editora