Repository logo
 
Publication

Ser auto e corregulado no ensino superior: estratégias adotadas pelos estudantes de programação para superar desafios

dc.contributor.authorCastelhano, Maria
dc.contributor.authorPedrosa, Daniela
dc.contributor.authorCravino, José
dc.contributor.authorMorgado, Leonel
dc.date.accessioned2022-02-03T11:57:45Z
dc.date.available2022-02-03T11:57:45Z
dc.date.issued2021-04
dc.date.updated2022-02-02T21:57:59Z
dc.descriptionV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, realizado (online) de 16-17 de abril.pt_PT
dc.description.abstractO trabalho desenvolvido tem como objetivos identificar e compreender que estratégias de autorregulação e corregulação das aprendizagens foram adotadas pelos estudantes de programação de computadores no ensino a distância na transição entre iniciantes e proficientes. Este estudo decorreu na Unidade Curricular “Laboratório de Desenvolvimento de Software” (LDS) do 2.º semestre do 2.º ano da Licenciatura de Engenharia Informática da Universidade Aberta, com alunos heterogéneos em idade, residência, habilitações académicas e profissão. Adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa por análise de conteúdo (Amado, 2014) de reflexões quinzenais solicitadas aos estudantes, sobre o processo de aprendizagem. A construção das matrizes de análise de conteúdo baseou-se no modelo teórico de Zimmerman (2013). Os resultados apontam para uma maior incidência na adoção de estratégias de autorregulação de aprendizagem de organização e planeamento. As menos frequentes foram a procura de ajuda e a consciência das dificuldades. Nas de corregulação de aprendizagem, as mais evidenciadas foram as de gestão do trabalho em equipa e planeamento. As menos evidentes foram a consciência das dificuldades e a procura de ajuda.pt_PT
dc.description.sponsorshipPOCI-01-0145-FEDER-030040
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.48528/tr7a-j538pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-789-731-5
dc.identifier.slugcv-prod-2694862
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11700
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUA Editorapt_PT
dc.subjectAutorregulação das aprendizagenspt_PT
dc.subjectCorregulação das aprendizagenspt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.titleSer auto e corregulado no ensino superior: estratégias adotadas pelos estudantes de programação para superar desafiospt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage394pt_PT
oaire.citation.startPage383pt_PT
oaire.citation.titleV ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social: vozes dos jovens investigadorespt_PT
person.familyNameCastelhano
person.familyNamePedrosa
person.familyNameCERDEIRA CLETO CRAVINO
person.familyNameMorgado
person.givenNameMaria
person.givenNameDaniela
person.givenNameJOSÉ PAULO
person.givenNameLeonel
person.identifierB-4337-2008
person.identifierR-000-93D
person.identifier.ciencia-id3217-0E88-A5AA
person.identifier.ciencia-idFC10-C486-DC7C
person.identifier.ciencia-idBF13-0C43-7A49
person.identifier.ciencia-id7119-981F-18A9
person.identifier.orcid0000-0001-8659-9023
person.identifier.orcid0000-0001-9536-4234
person.identifier.orcid0000-0002-5376-6128
person.identifier.orcid0000-0001-5517-644X
person.identifier.ridF-2692-2010
person.identifier.scopus-author-id24281352800
person.identifier.scopus-author-id23025615500
rcaap.cv.cienciaid7119-981F-18A9 | LEONEL CASEIRO MORGADO
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationc0a2b83b-c710-4412-820c-42e122ed7c02
relation.isAuthorOfPublication9f10ed31-c790-4496-b757-845b12aa42c1
relation.isAuthorOfPublicationcda4574e-4333-4021-b201-f02224390ee0
relation.isAuthorOfPublication310d3b15-55de-40c7-8977-5becf9010910
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9f10ed31-c790-4496-b757-845b12aa42c1

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Castelhano_Pedrosa_Morgado_Cravino_V_ENJIE_Livro_de_Atas_S.pdf
Size:
312.33 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: