Publication
Ser auto e corregulado no ensino superior: estratégias adotadas pelos estudantes de programação para superar desafios
dc.contributor.author | Castelhano, Maria | |
dc.contributor.author | Pedrosa, Daniela | |
dc.contributor.author | Cravino, José | |
dc.contributor.author | Morgado, Leonel | |
dc.date.accessioned | 2022-02-03T11:57:45Z | |
dc.date.available | 2022-02-03T11:57:45Z | |
dc.date.issued | 2021-04 | |
dc.date.updated | 2022-02-02T21:57:59Z | |
dc.description | V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, realizado (online) de 16-17 de abril. | pt_PT |
dc.description.abstract | O trabalho desenvolvido tem como objetivos identificar e compreender que estratégias de autorregulação e corregulação das aprendizagens foram adotadas pelos estudantes de programação de computadores no ensino a distância na transição entre iniciantes e proficientes. Este estudo decorreu na Unidade Curricular “Laboratório de Desenvolvimento de Software” (LDS) do 2.º semestre do 2.º ano da Licenciatura de Engenharia Informática da Universidade Aberta, com alunos heterogéneos em idade, residência, habilitações académicas e profissão. Adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa por análise de conteúdo (Amado, 2014) de reflexões quinzenais solicitadas aos estudantes, sobre o processo de aprendizagem. A construção das matrizes de análise de conteúdo baseou-se no modelo teórico de Zimmerman (2013). Os resultados apontam para uma maior incidência na adoção de estratégias de autorregulação de aprendizagem de organização e planeamento. As menos frequentes foram a procura de ajuda e a consciência das dificuldades. Nas de corregulação de aprendizagem, as mais evidenciadas foram as de gestão do trabalho em equipa e planeamento. As menos evidentes foram a consciência das dificuldades e a procura de ajuda. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | POCI-01-0145-FEDER-030040 | |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.48528/tr7a-j538 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-731-5 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-2694862 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/11700 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | UA Editora | pt_PT |
dc.subject | Autorregulação das aprendizagens | pt_PT |
dc.subject | Corregulação das aprendizagens | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Elearning | pt_PT |
dc.title | Ser auto e corregulado no ensino superior: estratégias adotadas pelos estudantes de programação para superar desafios | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 394 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 383 | pt_PT |
oaire.citation.title | V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social: vozes dos jovens investigadores | pt_PT |
person.familyName | Castelhano | |
person.familyName | Pedrosa | |
person.familyName | CERDEIRA CLETO CRAVINO | |
person.familyName | Morgado | |
person.givenName | Maria | |
person.givenName | Daniela | |
person.givenName | JOSÉ PAULO | |
person.givenName | Leonel | |
person.identifier | B-4337-2008 | |
person.identifier | R-000-93D | |
person.identifier.ciencia-id | 3217-0E88-A5AA | |
person.identifier.ciencia-id | FC10-C486-DC7C | |
person.identifier.ciencia-id | BF13-0C43-7A49 | |
person.identifier.ciencia-id | 7119-981F-18A9 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8659-9023 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9536-4234 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5376-6128 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5517-644X | |
person.identifier.rid | F-2692-2010 | |
person.identifier.scopus-author-id | 24281352800 | |
person.identifier.scopus-author-id | 23025615500 | |
rcaap.cv.cienciaid | 7119-981F-18A9 | LEONEL CASEIRO MORGADO | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | c0a2b83b-c710-4412-820c-42e122ed7c02 | |
relation.isAuthorOfPublication | 9f10ed31-c790-4496-b757-845b12aa42c1 | |
relation.isAuthorOfPublication | cda4574e-4333-4021-b201-f02224390ee0 | |
relation.isAuthorOfPublication | 310d3b15-55de-40c7-8977-5becf9010910 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9f10ed31-c790-4496-b757-845b12aa42c1 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Castelhano_Pedrosa_Morgado_Cravino_V_ENJIE_Livro_de_Atas_S.pdf
- Size:
- 312.33 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: